Psicologia

Procrastinação: causas e formas de superar

Procrastinação: causas e formas de superar
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Fatores de ocorrência
  4. Sintomas
  5. Efeitos
  6. Maneiras de superar
  7. dicas e truques

“Amanhã vou começar uma vida diferente,

Amanhã vou começar muito de novo

Amanhã arriscarei romper com o passado,

Amanhã vou desistir de tudo que me incomodava ... ”

Estas são palavras da irônica e outrora popular canção "Tomorrow", interpretada por Yuri Antonov. Também canta que tal raciocínio é familiar às pessoas e, infelizmente, típico. Na verdade, a maioria de nós costuma adiar "até amanhã" a implementação de várias tarefas e o cumprimento de quaisquer metas. O autor dessa música mal entendeu que ele descreveu de forma muito sucinta e vívida algo como procrastinação.

O que é isso?

Procrastinação é chamada comportamento humano, no qual há um adiamento patológico constante das coisas para depois ou sua substituição por atividades sem importância e insignificantes. É geralmente aceito que a procrastinação é um fenômeno jovem e é inerente apenas ao nosso século, a era do digital e da alta tecnologia. Mas, na verdade, ele existe há muito tempo e foi descrito por antigos filósofos, escritores e cientistas. E a própria palavra é encontrada pela primeira vez em dicionários do século XVI. Os cientistas começaram a estudar esse fenômeno não há muito tempo.

Pela primeira vez, o termo "procrastinação" foi descrito em publicações científicas estrangeiras em 1977. Na Rússia, a definição e a origem da procrastinação foram comentadas recentemente.

Em termos de etimologia, a palavra "procrastinação" é uma cópia da palavra inglesa "procrastinação" (procrastinação, demora, demora). E se você olhar para o significado da palavra latina "procrastinação", a seguinte imagem emerge: "pro" é traduzido como "para", "por causa de" e "crash" ou "crastinum" - "amanhã" e amanhã".Em palavras simples, procrastinar significa adiar a implementação de tarefas e questões importantes, primordiais e urgentes em uma data posterior. Ao mesmo tempo, uma pessoa entende as consequências de seu comportamento, sabe que isso pode criar problemas e levar a fracassos em diferentes áreas da vida, mas ela ainda o faz e não pode fazer nada a respeito.

Vamos descrever um dos muitos exemplos de procrastinação... Uma mulher precisa consultar um médico, por certos motivos. Em seu dia de folga, quando o médico solicitado está vendo e ela sabe disso, de repente ela encontra muitos afazeres domésticos: limpar, ir ao mercado, passar, fazer o jantar, remendar meias ... Ela faz tudo menos ir ao médico . Assim passa o dia e ao cair da noite, cansada das coisas que podiam esperar, a mulher percebe que a clínica está prestes a fechar e a visita ao médico terá de ser adiada. Embora este caso particular fosse muito mais importante do que o resto.

Visualizações

Especialistas que estudam a procrastinação identificaram e descreveram seus principais tipos:

  • Doméstico a procrastinação envolve atrasos permanentes nas tarefas domésticas diárias, o que pode atrapalhar a rotina diária e o estilo de vida. A limpeza da casa, a compra de mantimentos e outras coisas necessárias, cozinhar, lavar e passar roupa, resolução de problemas, pequenas e urgentes reparações, a hora de dormir e acordar, a realização de procedimentos de higiene e outras coisas são adiados.
  • Debaixo neurótico a procrastinação oculta o atraso regular na tomada de decisões fundamentais da vida, como a escolha da educação, local de residência e trabalho, vida pessoal, casamento e parto.
  • Acadêmico procrastinação significa adiamento constante por parte dos alunos da conclusão dos trabalhos de casa, dos alunos redigindo resumos, relatórios, trabalhos de conclusão de curso e qualquer outro tipo de trabalho, preparando-se para testes e exames, etc.
  • Procrastinação tomando uma decisão ocorre quando a pessoa percebe que uma decisão é muito importante para se tomar, é necessário fazê-la, é extremamente significativa e muito depende dela, mas ainda coloca essa questão de lado e tenta não resolver nada pelo maior tempo possível.
  • Compulsivo a procrastinação é a transferência constante de assuntos diferentes, ou seja, a procrastinação comportamental em tudo, mais a procrastinação na tomada de decisões.

Mas também há uma descrição estrutural mais simples:

  • procrastinação na execução de tarefas;
  • procrastinação na tomada de decisão.

Durante vários atrasos "para mais tarde", uma pessoa experimenta certas emoções, a este respeito, os psicólogos distinguem um tipo de procrastinação relaxado e tenso.

Procrastinadores relaxados consideram suas responsabilidades negativas, para que as evitem de todas as maneiras possíveis, neguem-nas e se escondam delas. E concentram sua atenção em outras atividades que tragam prazer, entretenimento e sensações agradáveis. Assim, eles sacrificam a vida real para a satisfação apenas do lado sensual de sua personalidade. Eles fogem do trabalho que ainda terá que ser feito, mas não estão preocupados com o prazo. Eles estão calmos e relaxados e não sentem culpa ou vergonha por causa disso.

Outros sentimentos oprimem procrastinadores tensos... Eles estão sob constante pressão do peso das responsabilidades e do momento de sua realização, e é por isso que experimentam muitas emoções negativas. Essas pessoas supostamente precisam constantemente de relaxamento e tranquilidade, pois não têm certeza de suas habilidades, não sabem como se concentrar nas tarefas estabelecidas, pensam antecipadamente que estão condenadas ao fracasso e ao fracasso. Mas, ao mesmo tempo, ainda estão cheios de planos que, via de regra, dificilmente serão implementados. Eles só querem se dar um pouco de tempo para descansar, ganhar força e correr para a batalha, mas isso só leva a um estresse adicional,Afinal, o prazo estipulado para a realização do trabalho expira e há um sentimento de culpa, ansiedade e medo. Tudo isso acarreta uma série de atrasos e falhas sem fim, atrasos constantes no cumprimento de tarefas e planos.

Procrastinadores intensos devido ao seu comportamento infantil, muitas vezes fracassam não só nas esferas educacional, profissional e financeira, mas também na vida pessoal, criando muitos problemas no relacionamento com as pessoas. Como muitas vezes não sabem o que querem da vida, não conseguem definir metas para si mesmas e alcançá-las sistematicamente, elas se sentem extremamente desconfortáveis ​​ao lado de pessoas que têm um propósito e são autoconfiantes. Isso provoca o aparecimento de depressão nesses indivíduos, eles se fecham em si mesmos, se fecham do mundo exterior, se afastam da vida em sociedade e cortam os contatos com a família e os amigos. Também existe essa classificação de tipos de procrastinação: crônica e temporária (não crônica).

O crônico, por sua vez, é subdividido em:

  • evasão procrastinação (os procrastinadores evitativos ficam inseguros de si mesmos, evitando trabalhos desagradáveis ​​e sua avaliação final lhes dá a oportunidade de reduzir seu nível de ansiedade, pois se sentem intimidados pelo próprio fato de considerar seu trabalho e avaliá-lo, mesmo que seja positivo; abordando o o fim do prazo leva a ainda mais entusiasmo e experiências);
  • procrastinação na tomada de decisão (procrastinadores indecisos são praticamente incapazes de tomar qualquer decisão em um determinado período de tempo, principalmente pelo medo de cometer erros, fazer algo errado);
  • procrastinação agitada (neste caso, uma pessoa atrasa deliberadamente a realização de tarefas, pois deseja uma descarga de adrenalina: atrasar a realização de uma tarefa é uma espécie de desafio às suas capacidades).

O primeiro e o segundo tipo (evasão e indecisão) especialistas referem-se a uma forma passiva de procrastinação e terceiro (com tesão) - para o ativo. A diferença entre eles está nos resultados finais e no grau de satisfação com eles. Isso significa que os procrastinadores ativos evitam deliberadamente concluir as tarefas a tempo, querendo experimentar a emoção, e não porque não podem e não estão confiantes em si mesmos. Pelo contrário, têm muita confiança em si próprios, porque sabem que, apesar de levar o prazo ao extremo, vão conseguir fazer tudo a tempo e com sucesso. Essa maneira de fazer as coisas os excita e lhes dá a oportunidade de se admirarem até certo ponto. Os procrastinadores passivos, por outro lado, são o oposto exato dos procrastinadores ativos e iniciam seus negócios por causa da insegurança e de habilidades fracas.

Os psicólogos falam sobre outro tipo separado - um certo procrastinação antagônica, cuja essência reside na oposição de uma pessoa ao sistema social, imposta a ela contra sua vontade, a negação de todas as regras, regimes e termos. Nesse caso, a pessoa não está absolutamente satisfeita com a ordem estabelecida na sociedade, mas não pode mudar nada ao seu redor.

Nessas situações, a procrastinação e os atrasos refletem um humor rebelde e dão a oportunidade de sentir sua individualidade, independência e importância. Mas isso é apenas uma ilusão e nada mais.

Fatores de ocorrência

Em sua pesquisa, os psicólogos descrevem várias causas da procrastinação. Vamos considerá-los com mais detalhes.

interno

  • Crenças que causam medo do fracasso e medo do sucesso. Nesse caso, a pessoa busca subconscientemente adiar a tarefa, pois não tem certeza de que terá um bom êxito e tem medo de que, como resultado, se torne objeto de ridículo e condenação por parte dos outros. Ele está certo de antemão que não vai enfrentar ou que vai lidar mal, ou mediocremente, portanto, ele não vai tentar, porque ele não vê sentido nisso.
  • Perfeccionismo. Os perfeccionistas buscam a excelência em tudo. Ao se concentrar nas pequenas coisas, eles se esforçam para levar as coisas à perfeição.Os prazos limitados não os assustam, via de regra, eles os ignoram, pois é muito mais assustador para eles não fazerem o seu trabalho com perfeição, sem o menor erro. O perfeccionismo em si é uma boa qualidade, o principal é que não provoca atrasos ou recusa total de trabalhar pela confiança de que não será possível completá-lo com perfeição.
  • Baixa auto-estima e dúvida. Tal estado psicológico de uma pessoa leva-a à convicção de que não será capaz de completar um trabalho ou tarefa, já que é incapaz de nada, não tem talento, habilidades, habilidades, não tem conhecimento suficiente, etc. ele decide que não adianta desperdiçar força e energia em um negócio deliberadamente desastroso.
  • Disposição recalcitrante e independente, espírito de contradição e confrontação... Indivíduos com tal caráter (também podem ser chamados de niilistas, anarquistas e rebeldes) demonstram sua indisposição em obedecer ao mundo ao seu redor, rejeitam as regras impostas pela sociedade. Nesse caso, a procrastinação atua como um instrumento de conflito provocado pelo desejo de libertação da vida programada da sociedade.
  • Incapacidade de priorizar... Quando uma pessoa recebe muitas tarefas, ela passa a assumir tudo, por isso a pessoa tem dificuldade de concentração de atenção e distribuição de forças, e simplesmente para de fazer tudo. Segue o caminho de menor resistência, decidindo que não chegará a tempo de qualquer maneira.
  • Falta de auto-organização... Tudo é simplesmente explicado aqui. Uma pessoa não sabe alocar adequadamente seu tempo, por isso existem atrasos e atrasos constantes.

Externo

  • Trabalho desagradável e chatoque uma pessoa não goste, muitas vezes torna-se o motivo para procrastinação.
  • Falta de motivação... Sabendo que receberemos uma boa remuneração justa no final da obra, buscamos um desempenho melhor e mais rápido da obra. Se for sabido que o volume de trabalho é grande, para completá-lo terá que despender muito tempo e esforço, e como resultado o executor terá uma remuneração insuficiente em sua opinião, então ele não tentará Conclua este trabalho dentro do prazo e com alta qualidade. Uma vez que não há interesse elementar, e se a antipatia real por um trabalho específico é adicionada a isso, então uma alimentação dupla de procrastinação é formada.

Sintomas

Se você notar regularmente em você ou em seus filhos sinais como preguiça, um estado de apatia, adiamento constante de tarefas importantes, um estreitamento da atenção, uma diminuição do nível ou total falta de auto-organização e pontualidade, ou a presença de outros maus hábitos semelhantes, então é bem possível que em sua família viva e floresça síndrome de procrastinação.

Saiba que esse estado de coisas não está funcionando a seu favor, mas contra você. Você não pode adiar a luta contra esse problema se não for completamente indiferente a como será sua vida, qual será sua qualidade e quais os resultados e sucessos que qualquer uma de suas atividades acarretará.

O traço psicológico da procrastinação é que muitas vezes se baseia na frustração. Talvez em algum momento você tenha se enganado muito, sofreu um sério fracasso e isso o traumatizou e assustou. Certifique-se de entender as causas básicas de porque você procrastina. Talvez não seja a preguiça que desempenhe aqui o papel principal. Em qualquer caso, indicadores excessivamente altos da escala que mostram o nível de sua auto-sabotagem devem ser reduzidos. Do contrário, você mesmo lamentará amargamente o tempo perdido e as oportunidades perdidas.

Efeitos

Os especialistas tiraram muitas conclusões sobre as consequências, prós e contras da procrastinação. Não há vantagens nisso. Portanto, é importante saber que a procrastinação leva a consequências negativas e lembrar quais.

Ao procrastinar constantemente, você pode:

  • reduza a eficiência do seu trabalho;
  • perder a oportunidade de crescimento na carreira ou até mesmo perder o emprego;
  • crie sérias dificuldades financeiras para si mesmo;
  • entrar em conflito com parentes, amigos e colegas de trabalho;
  • Síndrome de fadiga crônica do "ganho" devido à falta regular de sono, insônia e tensão nervosa;
  • tornar-se uma pessoa irritável, cair em prostração e depressão.

No trabalho

No trabalho, uma pessoa está distraída. consumo frequente de café e chá, pausas para fumar, conversa vazia com colegas, conversas telefônicas pessoais, correspondência em mensagens instantâneas, troca de fotos e vídeos engraçados e sua exibição, visitas a redes sociais, leitura de feeds de notícias e colunas de fofoca na Internet, jogos de computador, etc. Tudo isso pode levar ao cumprimento prematuro de pedidos ou ao seu completo não cumprimento. Como resultado, você pode receber uma reprimenda, multa, perder seu bônus, ser rebaixado ou até demitido.

Na vida pessoal

Depois de um longo dia de trabalho, muitas pessoas optam por relaxar deitando no sofá, navegando na Internet ou assistindo TV. Os programas de TV favoritos, os jogos de computador, as redes sociais criam uma enorme ilusão de relaxamento, não só não dão descanso ao corpo e ao cérebro, mas, pelo contrário, os cansam ainda mais. E também não dão a oportunidade de realizar algumas tarefas domésticas, que depois se acumulam e privam os membros da família da atenção uns dos outros. Assim, os membros da família vão se afastando com o tempo, queixas mesquinhas e eufemismos se acumulam, cria-se uma atmosfera de tensão e mal-entendido. Como resultado, surgem problemas cotidianos e nas relações familiares.

Além disso, tal passatempo não traz nenhum desenvolvimento para a personalidade, mas, ao contrário, contribui para a diminuição da inteligência e degradação.

Maneiras de superar

O conselho para mudar de emprego que não traz alegria é muito radical e poucos ousariam dar esse passo. Além disso, não terá sentido se o problema não estiver no trabalho em si, mas na falta de auto-organização e na ansiedade excessiva.

Não existe uma panacéia que elimine completamente este problema de uma vez por todas, Mas existem algumas maneiras de você deixar de ser 100% procrastinado, melhorar seus níveis de produtividade e renda, o que pode levar à plena satisfação com a vida e livrar-se de medos e barreiras psicológicas.

Planeje e organize as coisas

Muito importante traga todos os seus negócios para o sistema no papel, então, na vida real, será muito mais fácil navegar neles. Nesse caso, os primeiros socorros serão prestados por uma matriz de Eisenhower simples e eficaz. É uma tabela com quatro campos. Na linha horizontal superior, escreva "assuntos urgentes" e "assuntos não urgentes". Esquerda vertical - "importante" e "sem importância". Assim, verifica-se quatro grupos: "negócio importante urgente", "negócio não urgente não importante", "negócio importante não urgente" e "negócio não urgente não importante".

Todos os casos urgentes “em chamas” são registrados no campo superior esquerdo “urgente importante” e são realizados imediatamente. Isso geralmente acontece por si só. Em "urgente sem importância" é possível entrar em casos que não toleram demora (por exemplo, substituição de uma lâmpada queimada no banheiro), mas que não ameaçam a saúde ou a vida, cujo fracasso não terá consequências terríveis. "Assuntos importantes não urgentes" - são tarefas e objetivos fundamentais da vida que abrem o caminho para o futuro e dão sentido à existência. E é essa categoria de casos que é extremamente propensa à procrastinação. Portanto, tente fazer com que cada meta planejada seja motivada.

E a última categoria de casos - "Sem importância e sem urgência". Isso inclui qualquer absurdo com o qual uma pessoa tenda a passar a maior parte do tempo.São esses "casos" que mergulham as pessoas em um círculo vicioso sem fim de procrastinação e desviam sua atenção de outros grupos de atividades e responsabilidades, especialmente de assuntos não urgentes, mas muito importantes, necessários para o crescimento pessoal de uma pessoa e a realização de sucesso.

Tente não fazer nada ou apenas quando realmente não tiver nada para fazer.

Gerenciar metas e calcular força

Não é suficiente apenas definir metas para si mesmo, adicionando-as à lista. É necessário distribuí-los para que fique claro quais recursos serão necessários para alcançá-los e quanto tempo levará. As metas podem ser determinadas como um todo para a vida, pelos próximos anos, pelo próximo ano, mês, semana, dia. Quando você entende claramente quais são seus objetivos na vida, o que eles significam para você e qual é o seu significado, então a imagem de seu presente e futuro será clara e clara. E você não será mais um procrastinador, perdido na falta de sentido e vagando sem rumo no vazio e na monotonia dos dias.

Também é importante aprender a calcular sua força... Esta é a única maneira de abordar razoavelmente a questão de atingir metas. Se você se esforçar e perder o fôlego antes de realizar qualquer coisa, isso pode jogá-lo novamente em um turbilhão de procrastinação. E tente ter um descanso de qualidade, para que o corpo e o cérebro fiquem realmente descarregados e carregados de emoções positivas e novas forças.

Gaste seu tempo livre de forma útil

Inscreva-se em cursos de desenvolvimento, melhore a autoeducação, leia literatura de qualidade, seja criativo, passe tempo com sua família e filhos.

dicas e truques

Cultive o trabalho árduo. A psicologia humana é tal que o trabalho muitas vezes é percebido como um inimigo imposto pelo sistema. Mas é importante perceber que o trabalho é a base do sucesso, nada de bom se consegue na vida sem trabalho, por isso é preciso tratá-lo como um amigo e tentar amar.

Devemos compreender que passatempo vazio, uma série de entretenimento sem fim e vaidade sem sentido não trazem nenhum benefício. Além disso, trazem danos e prejuízos à personalidade de uma pessoa, tirando-lhe um tempo precioso e privando-a da oportunidade de se aperfeiçoar.

Somente quando você aprender a amar o trabalho, as contradições internas, tormentos e tormentos desaparecerão. Acredite em mim, a expressão "o trabalho enobrece uma pessoa" é uma verdade verdadeira.

sem comentários

Moda

a beleza

casa