Quais cores afetam o apetite?
No mundo moderno, a atitude em relação à ingestão de alimentos é bastante ambígua. Moradores de países desenvolvidos, que não experimentam escassez de alimentos e produtos nas mesas e nas prateleiras das lojas, muitas vezes se deixam cativar pelo apetite brincalhão. Publicidade, embalagens coloridas e vitrines dão vontade de fazer um lanche ou até uma refeição farta com muito mais frequência do que o corpo precisa. Um dos estimulantes do apetite humano é a cor. O artigo discutirá quais sombras podem despertar significativamente a sensação de fome e quais, ao contrário, embotam a vontade de comer.
Mecanismo de influência
Ao visitar cafés e restaurantes, comprar comida em lojas ou petiscar em fast food, provavelmente você perceberá a diversidade do design de interiores de estabelecimentos, embalagens e balcões. Estamos tão acostumados com isso que não damos muita importância a isso. Mas muitas vezes é a influência de um determinado esquema de cores que é uma ferramenta para estimular o comprador.
Para começar, vale esclarecer os conceitos de fome e apetite. A primeira, ou seja, a fome, é de natureza fisiológica. Ocorre depois que os sinais dos receptores são enviados ao cérebro. Os quimiorreceptores são acionados quando os níveis de glicose no sangue caem. Depois disso, os órgãos do trato gastrointestinal e as glândulas digestivas são conectados. Nesse caso, a pessoa pode sentir fraqueza, leves cólicas no abdômen ou no estômago. Com as refeições e a saciedade gradual, a fome diminui e um sinal é enviado ao cérebro para que os níveis de glicose sejam restaurados.
O apetite está mais associado a fatores psicológicos. Pode ocorrer quando o corpo humano não está totalmente esgotado.Emoções, cheiros e ambientes são capazes de desencadear o apetite e o desejo psicológico de agradar a si mesmo com coisas saborosas. É do desejo fisiologicamente injustificado de comer que muitos habitantes modernos das megalópoles sofrem. E a cor pode estimular ou reduzir a vontade de fazer um lanche ou comer uma refeição completa.
Portanto, ao escolher as tonalidades para decorar o interior da cozinha, as cores dos móveis e talheres da sala de jantar, deve-se levar em consideração seu efeito no apetite. Dessa forma, você pode se ajudar a controlar a ingestão de alimentos e também fornecer um ambiente confortável para isso.
Cores emocionantes
Então, vamos começar com aqueles tons que podem aumentar nossa vontade de comer. As cores vibrantes do espectro quente tornam a comida atraente. Além disso, eles chamam a atenção por si próprios. As barracas de fast food costumam ser coloridas de vermelho, amarelo ou laranja e as vitrines com itens de confeitaria ou bolos são iluminadas. Além disso, as embalagens com vários produtos costumam ter cores exatamente quentes.
- vermelho a cor é o mais forte estimulante do apetite. Excita o sistema nervoso, é capaz de aumentar ligeiramente a pressão arterial e acelerar os processos metabólicos. No entanto, a cor vermelha muito brilhante pode afetar negativamente o apetite, pois em grandes quantidades leva à irritação excessiva da psique. E em tal estado, a pessoa torna-se incapaz de comer, ela freqüentemente experimenta ansiedade ou até mesmo um pânico inconsciente. Portanto, no interior de cafés e restaurantes, o vermelho suave ou seus tons mais suaves são mais usados. Mas o vermelho vivo na maioria das vezes decora as janelas de bistrôs e barracas de fast food. Nesse caso, o ponto de venda chama a atenção do comprador, mas ele mesmo não fica lá por muito tempo.
- laranja a cor pode animá-lo rapidamente. Evoca emoções positivas e alegria. Este tom quente é mais suave e, portanto, não estimula em excesso. Os cafés e cantinas familiares costumam ser decorados com essa cor. Em um ambiente confortável, as pessoas estão prontas para ficar o tempo suficiente sem desconforto, enquanto a cor desperta o interesse pela comida.
- Quase no mesmo nível da laranja em sua capacidade de estimular o apetite também é amarelo Cor. É uma sombra quente associada ao verão, sol, areia. O amarelo se enche de alegria, e uma pessoa alegre e alegre sempre tem um apetite muito bom. Frutas e vegetais saudáveis geralmente são laranja ou amarelos: laranjas, maçãs, cenouras, abóboras, damascos e outros. Portanto, a técnica de exposição à cor pode ser usada por crianças pequenas que recusam vegetais e frutas. Basta fazer uma composição desses produtos brilhantes em um prato, e eles ficarão muito mais atraentes para o bebê.
- Tons de verde são os mais naturais. Eles estão associados ao frescor. Ao contrário das três cores anteriores, o verde não excita, mas, ao contrário, acalma o sistema nervoso. Portanto, pode ser utilizado nos casos em que não seja necessário despertar excessivo interesse pela comida, mas apenas um ambiente confortável para uma refeição tranquila. Nesse estado, a pessoa estima o grau de saciedade muito melhor e, provavelmente, não comerá em excesso.
Conversamos sobre os tons que realçam e estimulam a vontade de comer. Agora, vamos passar para as cores que têm o efeito oposto na psique.
Que tonalidades reduzem o interesse pela comida?
As cores podem ser usadas para outro propósito, ou seja, suprimir o desejo momentâneo de fazer um lanche mais uma vez. É claro que essa propriedade de alguns tons não está de forma alguma nas mãos dos fabricantes, e eles provavelmente não os usarão ativamente em estabelecimentos de alimentação ou no design de embalagens de produtos. Mas saber quais tons reduzem a vontade de comer pode ajudá-lo a controlar a ingestão de alimentos em casa, criando o ambiente certo em sua sala de jantar.
Freqüentemente, o problema do excesso de peso se torna muito sério para a pessoa moderna. Muitos têm lutado sem sucesso com os quilos extras há anos. Se o aumento do peso corporal não é consequência de nenhuma doença fisiológica, métodos psicológicos alternativos podem ajudar quem deseja perder peso e controlar seu corpo.
Em particular, os nutricionistas geralmente recomendam que seus pacientes façam afirmações diárias adequadas durante sua dieta. E em locais onde se consome comida, mude o esquema de cores para um que não aumente a fome.
Por isso, as cores e tons que desestimulam a vontade de comer.
- O efeito supressor mais forte é obtido por azul e roxo. Essas cores frias desaceleram os processos metabólicos do corpo. Eles também têm um forte efeito calmante. Existem muito poucos alimentos naturais com essa coloração, então esses tons não estão associados a nada comestível.
- cinza a cor não é excitante nem calmante. O interior decorado com esta cor é percebido como impessoal e pouco atraente, não se quer perder tempo com ele. Normalmente, os edifícios comerciais, salas de reuniões e escritórios são decorados em tons de cinza e metálicos. Esta é uma cor bastante austera que não evoca emoções agradáveis, não conduz à comunicação.
- marrom tem uma natureza pouco apetitosa e intragável. Claro, as cafeterias costumam ser decoradas com ele, mas neste caso dá uma associação apenas para dois produtos: café e chocolate. Em geral, é mais provável que suprima o apetite. Pelo menos, você definitivamente não vai querer comer por muito tempo na presença de uma grande quantidade de marrom ao seu redor. Portanto, esta sombra pode ser usada com bastante sucesso para reduzir a vontade de lanchar mais uma vez.
- Completa a classificação de flores "pouco apetitosas" Preto... O preto não é propício à diversão e, para muitos, está até associado ao luto.
Quando usado em design de interiores, "rouba" a iluminação da sala, tornando a atmosfera um tanto sombria e opressiva.
Como regular seu apetite?
Por analogia com cafés e lojas, você pode criar uma atmosfera colorida em sua cozinha que ajudará a regular seu apetite.
Escolha de pratos
Quando comemos, percebemos também a aparência de talheres, pratos, pires e xícaras. Ao escolher corretamente a cor dos pratos, pode ajudar-se a influenciar o seu apetite na direcção certa. Assim, pratos de tons quentes ajudarão a estimulá-lo. Eles são mais usados nos primeiros pratos, bem como na alimentação de bebês que são exigentes com a comida e comem mal. Alimentos em pires vermelhos, amarelos e laranja aparecerão em um espectro quente e serão mais atraentes.
O branco é quase neutro em termos de sua influência sobre o desejo de comer. No entanto, um grande número de talheres de porcelana é desta cor particular. O fato é que nesse prato a comida se torna mais perceptível e a atenção se concentra nela. Portanto, no caso de pratos brancos ou muito claros, a cor dos produtos deve ser manipulada. Por exemplo, em pratos brancos, guisados de vegetais brilhantes, saladas frescas e travessa de frutas parecem vantajosos e apetitosos.
Aqueles que, ao contrário, buscam reduzir a quantidade de alimentos consumidos, podem ser aconselhados a utilizar pratos do espectro frio: azul, roxo, azul. Pratos pretos também vão roubar sua fome de comida.
Os pires vermelhos ou laranja brilhantes devem ser evitados durante a dieta, pois eles farão você querer comer mais.
Interior da cozinha
Acima, o princípio de ação das flores já foi brevemente descrito usando exemplos de interiores de cafés e balcões de lojas. Para decorar uma sala de jantar ou cozinha em casa, você pode seguir aproximadamente as mesmas regras.
- Tons de laranja pálido e amarelo criarão um ambiente aconchegante e tranquilo.
- Não é muito agradável de comer no meio de uma cor vermelha rica e brilhante, que rapidamente sobe excita. Portanto, almoçar ou jantar com sua família pode se tornar simplesmente desconfortável. Mas tons suaves de vermelho darão um toque romântico e terão um efeito estimulante no sistema digestivo.
- As cores frias suprimem o interesse pela comida. Eles podem ser usados quando você tem necessidade de controlar o peso e está lutando com uma necessidade excessiva de comer mais.
- Uma cozinha metálica e cinza também ajudará a controlar seu apetite reprimido.
- Um efeito semelhante pode ser obtido usando uma grande quantidade de preto no interior da sala de jantar. Mas não se esqueça de sua influência avassaladora. Se você exagerar, a cozinha se transformará em um cômodo muito sombrio e desconfortável.
Se você não planeja mudar o esquema de cores de toda a sala de jantar ou cozinha, pode decorá-la com detalhes nos tons adequados. Por exemplo, pendure pinturas ou fotografias nas paredes com grandes girassóis brilhantes, rosas vermelhas e outras flores.
Você também pode experimentar a cor da toalha de mesa e escolher um tom quente e brilhante ou, ao contrário, frio. Assim, você obterá um certo efeito ao comer à mesa. Decore sua sala de jantar com um grande relógio de parede. Se o seu mostrador for azul ou azul claro, eles trarão tranquilidade à atmosfera. A contemplação dessas horas ajudará a evitar comer demais.
Impressões, adesivos ou fotos em close de frutas e vegetais vibrantes podem ser usados para estimular o apetite. Eles evocarão associações agradáveis e entrarão em sintonia com a refeição. Belas naturezas mortas e imagens de alimentos e bebidas têm um efeito positivo sobre o apetite.