Psicologia do cinza: o que significa e o que sinaliza?
O mundo ao nosso redor é uma enorme paleta de vários tons. E temos literalmente a oportunidade de observar suas mudanças a cada minuto. Psicólogos e outros especialistas há muito estudam a questão da influência das flores na condição emocional, psicológica e física e no bem-estar de uma pessoa. E o fato de que tal influência existe não está mais em dúvida no momento. O artigo enfocará a cor cinza e seu significado na psicologia.
O que isso significa?
Esta cor pertence a tons calmos. É obtido depois de misturar preto e branco - duas cores opostas em nossa percepção. Os tons de cinza são subestimados devido à falta de brilho. Não é sempre que você encontra uma pessoa que realmente adora tons de cinza. No entanto, aqueles para quem a cor é muito desagradável também são muito poucos. A escala de cinza geralmente não causa excitação negativa ou irritação.
Na maioria das vezes, a cor está associada à indiferença, tédio, apatia, monotonia. Esta é a cor de um dia chuvoso e sombrio. Quanto mais escuro o tom de cinza, mais associações deprimentes ele pode evocar. Além disso, o cinza está associado a alguma neutralidade, mediocridade. Freqüentemente, as pessoas usam a conhecida frase "rato cinza", caracterizando com sua ajuda personalidades desinteressantes e monótonas que se fundiram com a multidão.
Nos tempos antigos, tons de cinza nas roupas eram um sinal de plebeus e mendigos. Mas na Europa medieval, ao contrário, a cor era muito reverenciada nos círculos mais altos. Usá-lo era considerado um sinal de nobreza, e pessoas nobres da alta sociedade o usavam.
O ensino esotérico associa o cinza ao deus Saturno, o santo padroeiro do tempo. Portanto, as cores desta gama estão associadas ao envelhecimento e murchamento. Quando a maioria das plantas seca, elas perdem sua cor natural brilhante e adquirem tons de cinza escuro e sombrios.
Mas, além disso, a ligação do grisalho com a cor do cabelo grisalho também o associa a experiência de vida, serenidade, sabedoria.
A psicologia da cor é tal que tons claros de cinza têm um efeito calmante no sistema nervoso e na psique. Eles contribuem para a ordenação dos pensamentos, relaxamento e podem acelerar o início do sono natural. Mas a cor cinza escuro, especialmente sua quantidade muito grande, evoca pensamentos sombrios, exacerba a opressão, apatia e depressão.
Valor positivo da cor:
- reconciliação;
- Justiça;
- calma;
- sabedoria;
- neutralidade.
Associações negativas:
- tédio;
- tristeza;
- murchando;
- solidão;
- indiferença.
Como a personalidade se caracteriza?
Apesar de sua imperceptibilidade e falta de brilho chamativo, você pode encontrar pessoas que realmente gostam de cinza.
Os psicólogos acreditam que aqueles com uma cor favorita de cinza têm um desejo bastante forte de se acalmar.... Eles podem ser introvertidos ou simplesmente querer se isolar de estímulos externos durante o período atual devido a quaisquer choques e problemas na vida.
Freqüentemente, a simpatia pelos tons de cinza fala de fadiga crônica, tanto física quanto psicológica. A pessoa pode estar sofrendo de estresse há muito tempo devido a estresse, ansiedade ou outros fatores negativos. Portanto, inconscientemente tentando se defender, ele busca a solidão evitando o contato com um grande número de pessoas. Freqüentemente, a comunicação dessa pessoa é minimizada e o círculo de conhecidos é extremamente pequeno.
A característica de um amante da escala de cinza pode ser complementada por uma tendência a pensar seriamente e longamente.... Essa pessoa evita riscos, não é impulsiva. Se ele se depara com uma situação em que é necessário fazer uma escolha, muitas vezes fica perdido e hesita com uma decisão final. Tentando prever o resultado com antecedência, tal pessoa cuidadosamente e por muito tempo rola em sua cabeça todos os cenários possíveis para o desenvolvimento dos acontecimentos. Sem dúvida, em algumas situações esse recurso pode ser muito útil.
Porém, com mais frequência, isso só leva a chances e oportunidades perdidas.
As vantagens de quem simpatiza com os tons de cinza incluem uma lógica bem desenvolvida. Quem escolhe o cinza é bastante curioso, tem prazer em conhecer novos campos de atividade, dominando habilidades versáteis. A perseverança, a capacidade de concentração bem desenvolvida, o trabalho árduo e a paciência os ajudam nisso.
Freqüentemente, aqueles que gostam muito da escala de cinza tornam-se excelentes cientistas teóricos, excelentes especialistas em seu campo de atividade escolhido. Apesar de uma inclinação mais pronunciada para as ciências, eles podem muito bem ser realizados na criatividade.
A única coisa que muitas vezes se torna um obstáculo para o sucesso é indecisão inerente e evitação de publicidade em tais pessoas. Muitas vezes, aqueles que preferem tons de cinza têm dificuldade em subir na carreira, pois não conseguem estabelecer contatos amplos no campo profissional. E a ambição e a modéstia tornam os talentos e sucessos dessas pessoas ainda menos visíveis para os outros.
Amor pelo cinza indica a presença no caráter de traços como prudência, moderação, desconfiança, tendência à solidão. Este último é compensado pela riqueza do mundo interior, a capacidade de trabalhar nas próprias deficiências. Os amantes dos tons de cinza, por incrível que pareça, muito raramente caem em uma depressão profunda e séria.
Em situações difíceis, eles são capazes de se carregar com algo interessante e, estando a sós com eles, se distraem dos problemas e incômodos que os preocupam.
Isso afeta a saúde?
Especialistas na área da medicina e psicologia provaram que cores de várias escalas podem afetar o bem-estar físico e o estado emocional e psicológico. Além disso, não é segredo que essas duas áreas estão intimamente relacionadas. As emoções podem curar ou, pelo contrário, enfraquecer o corpo e os órgãos. E o bem-estar físico ajuda a lidar com o estresse e fortalece a defesa contra fatores emocionais negativos.
Tons de cinza têm um efeito inibitório bastante pronunciado sobre os processos fisiológicos. A capacidade da cor de aliviar rapidamente a tensão nervosa excessiva torna possível seu uso em cromoterapia. Tem principalmente um efeito terapêutico positivo em distúrbios do sistema nervoso. Além disso, essa sombra pode ter um efeito positivo no sono. A meditação rodeada por tons de cinza claro é muito útil para a insônia e a ansiedade excessiva.
A tonalidade contemplativa combinada com a música meditativa ajuda a regular a pressão arterial. A realização regular do procedimento ao longo do tempo pode aliviar completamente a hipertensão. Para normalizar todos os processos metabólicos vitais, é recomendável meditar sobre a cor durante os processos inflamatórios, a exacerbação de doenças crônicas e em altas temperaturas. Acredita-se que a escala de cinza ajuda o corpo a combater infecções, ativando suas defesas.
Deve-se notar que para fins terapêuticos, devem ser usados tons claros de cinza. Os tons escuros têm um efeito muito diferente. Seu excesso leva à depressão, depressão e, em geral, afeta negativamente o psiquismo.
Em vez de acalmar e relaxar nesse caso, a pessoa provavelmente sofrerá apenas depressão ou ansiedade subconsciente.
O que as roupas simbolizam?
A cor é considerada bastante versátil, como o branco e o preto. Freqüentemente, é incluído na imagem da empresa. A escala de cinza parece estrita, não desafiadora. E a capacidade dessa cor de aumentar a concentração e a concentração é apenas o caminho para reuniões de negócios e negociações. A cor não distrai do processo de trabalho ou estudo.
Ao contrário do preto, tons de cinza não evocam associações de luto e não são tão "antigos". Além disso, a faixa de cinza claro se encaixa muito mais organicamente no guarda-roupa da estação quente.
A conhecida expressão "rato cinza" afasta algumas pessoas de escolherem detalhes cinza para seu guarda-roupa. Por outro lado, as roupas cinza deixam as pessoas tímidas mais confiantes. Com o uso hábil, a cor pode enfatizar a individualidade e completar organicamente uma imagem.
A escolha de roupas com predominância de tons de cinza muitas vezes fala de frieza em relação aos outros e um desejo enfatizado de vedação. Muitas vezes, mulheres muito bem-sucedidas e arrogantes preferem a cor. Tons de cinza combinam bem com branco, preto e roxo.
Recomenda-se incluir detalhes de tons de cinza em sua imagem para aqueles que são propensos a irascibilidade. A cor fortalecerá a compostura e ajudará a evitar colapsos emocionais frequentes.
Significado no interior
Os tons acinzentados são escolhidos para o design das instalações comerciais: escritórios, salas de reuniões, salas de conferências. Isso se deve à restrição da cor, à ausência de efeitos perturbadores e incômodos. Essas cores, principalmente os tons claros, ajudam a focar e estimular os processos de pensamento. Devido ao efeito calmante dessa cor, muitas vezes é escolhida para o projeto de corredores e escritórios em instituições médicas.
Esta cor também é usada com bastante frequência em apartamentos e casas. Recentemente, o estilo de alta tecnologia se tornou popular. Baseia-se em tons de cinza com brilho metálico. No estilo de alta tecnologia, você pode decorar um escritório, sala de estar, cozinha. Quando usado na sala de jantar, o cinza ajuda a regular o apetite e acalma os surtos de fome. Portanto, pode ser recomendado para quem segue um estilo de vida saudável, monitora o peso e evita comer demais.
Já no quarto das crianças, vale a pena evitar o predomínio dos tons de cinza, principalmente os escuros. É melhor usar cores apenas como detalhes complementares.
Na maioria das vezes, as pessoas que buscam constância e estabilidade tendem a escolher tons de cinza no design de interiores. É adequado para aqueles cujas atividades estão relacionadas ao trabalho intelectual e exigem equilíbrio, um estado emocional calmo e uma reflexão profunda. Tons de cinza combinam muito bem com móveis brancos e pretos. As paredes pintadas de cinza ampliam visualmente o espaço da sala.
Não é recomendado o uso de tons escuros no interior da casa. Neste caso, a sala parecerá um tanto sombria. Em vez de expandir o espaço, você pode obter o efeito oposto, uma sensação de "pressão" das paredes.