Cor bordô em psicologia: o que significa e simboliza?
As cores são diferentes. Muitos têm suas próprias preferências. Alguém gosta de cores claras, enquanto alguém presta atenção apenas às muito escuras. Para isso, cada um de nós tem suas próprias razões específicas, como caráter e visão de mundo. Pessoas mais extravagantes adoram tons chamativos, enquanto aqueles com uma disposição tranquila escolhem aquarelas pastel. Não é de admirar que, olhando para as cores das roupas de uma pessoa e em que consiste seu ambiente, possamos dizer sobre seu mundo interior.
Características da cor e seus tons
A cor bordô é obtida pela mistura das cores marrom e vermelha. Esta é uma união muito complexa. O vermelho representa a força do espírito e o marrom confere ao seu dono traços filosóficos. O entrelaçamento de força e mente é sempre algo muito poderoso e admirável. Isso é exatamente o que se pode dizer sobre a cor bordô.
Esta tonalidade está sempre associada às mulheres, que conhecem seu próprio valor, bem como vinhos e rubis caros. A cor da aristocracia simplesmente grita que é amada por aqueles indivíduos que estão acostumados a presentes muito caros. O tom vermelho escuro faz muitas pessoas sentirem sede de uma bebida, como uma compota de cereja madura demais ou um vinho caro. Marsala (vinho de sobremesa originário da Sicília) é bastante adequado para isso.
A Borgonha sempre representa seu admirador como uma pessoa pertencente à classe da elite e confiante.
Não é à toa que os especialistas usam cor de vinho na publicidade das coisas mais caras. Este tom atrai a atenção de homens e mulheres.Se os profissionais de marketing desejam necessariamente vender um produto, eles conferem ao produto uma cor bordô. Por exemplo, um carro deste tom despertará um interesse genuíno do fundo do subconsciente. Como resultado, todos vão querer comprá-lo.
A cor do vinho também significa perigo ou problemas iminentes. Em diferentes filmes, muitas vezes é mostrada uma cena quando vinho escuro é derramado sobre uma toalha de mesa branca. O diretor quer assim transmitir ao espectador a ideia: o herói do filme corre o risco de morrer prematuramente ou adoecer.
A linguagem das cores é variada e bastante expressiva, por isso artistas experientes a usam quando querem mostrar e contar ao espectador sobre algo. Observe que nem uma única palavra é falada. A dança das cores sem alarido desnecessário é capaz de transmitir a cada um de nós todas as informações necessárias.
Impacto psicológico
Os olhos se cansam rapidamente dos tons de vermelho escuro. Ao mesmo tempo, essa paleta de cores é respeitosa e atraente. Não deve ser permitido onde as pessoas precisam de paz de espírito. Por exemplo, em hospitais. Com a exposição à cor de Marsala, uma pessoa pode sentir tonturas, aumentar a pressão e estragar seu humor.
Isso não acontece à toa. Essa cor causa tensão no sistema nervoso. Portanto, também não pode ser usado em quartos de crianças e áreas de lazer. Ao mesmo tempo, funcionará bem onde for necessário criar uma atmosfera festiva. Em várias festas e discotecas, onde as pessoas podem gastar uma grande quantidade de energia, você pode recorrer ao uso da cor vinho.
Ao decorar um salão de restaurante com esta sombra, seu proprietário obterá um efeito duplo. O primeiro é criar uma atmosfera única, aconchego, conforto e elitismo, e o segundo - em diversão desenfreada e atmosfera festiva. Isso ocorre porque os tons bordô têm uma psicologia e uma aura próprias, que são transmitidas a todos que podem contemplar essa magnificência.
A cor bordô é capaz de mover uma pessoa para várias ações devido ao fato de causar superexcitação do sistema nervoso. A Borgonha exige determinação e energia. Faz você pensar e sonhar com uma boa vida. Quem quer atingir alturas sem precedentes precisa usar esse esquema de cores com mais frequência, pois afeta diretamente as ações e o caráter de uma pessoa.
Se um indivíduo for extravagante e temperamental, os tons marrons estarão presentes em seu guarda-roupa e em casa. Quando a cor favorita de uma mulher é o vermelho escuro, significa que temos uma pessoa muito sensual na nossa frente.
Isso afeta a saúde?
Tudo o que nos rodeia definitivamente afeta nosso bem-estar e saúde. As cores desempenham um papel fundamental aqui. A tonalidade bordô nos lembra o sangue espesso derramado de alguém. A perda da substância mais importante para o corpo ameaça a morte. A sensação de perigo envolve o cérebro e é transmitida a todas as células do corpo. Quando uma pessoa vê tal imagem na sua frente, seu sistema nervoso involuntariamente começa a reagir.
Isso acontece em um nível subconsciente. Pegue um carro da cor Marsala, por exemplo. De todo o riacho se movendo ao longo da movimentada rodovia, certamente chamará sua atenção. Isso sugere que nosso cérebro reage imediatamente à sombra que simboliza nosso "eu" interior, a saber: sangue e vida.
Uma vez que uma pessoa não pode viver sem sangue, isso significa que para ela é o elo principal. Portanto, assim que nossos olhos começam a reconhecer essa ligação, o pulso aumenta e os músculos se contraem ligeiramente.
Nossa consciência reage ao que está acontecendo ao nosso redor. A luz e a variedade de cores são os principais irritantes.
Não é à toa que surgiu uma prática de cura como a cromoterapia. Ajuda o indivíduo a lidar com doenças do sistema nervoso e a melhorar o tônus geral do corpo.As primeiras salas onde diferentes cores eram usadas para tratar as pessoas surgiram na China, Índia, Egito.
Na Rússia, desde os tempos antigos, a erisipela (uma doença específica devido à qual uma determinada área infectada do corpo humano incha e fica vermelha) era tratada com a aplicação de um curativo vermelho escuro no órgão inflamado. Surpreendentemente, depois disso, a doença foi embora por conta própria.
V em outros casos, o vinho ajuda quando você precisa curar a depressão e melhorar seu humor. Em psicologia, a tonalidade do vinho é usada para aumentar a auto-estima pessoal. Graças aos seus efeitos, sentimentos como autoconfiança e coragem começam a despertar em nós.
E se alguém quiser se animar, aumentar seu potencial energético, precisará contemplar as sombras marrons em todos os lugares. Apenas essa paleta precisa ser tratada com muito cuidado. O uso excessivo, assim como a supersaturação do ambiente com tons de vinho, pode causar dores de cabeça e fadiga rápida.
O que as roupas simbolizam?
Atenção especial é dada a esses tons no mundo do design moderno. Eles podem substituir facilmente o preto. E usar a escala de Bordeaux é muito mais lucrativo do que várias variações com cores pretas.
Tons muito escuros não trazem alegria, e o bordô, ao contrário, pode trazer uma certa atitude positiva ao meio ambiente. E ao mesmo tempo, as cores dos vinhos são muito contidas, requintadas e podemos dizer que temos uma personalidade extraordinária pela frente. Não é à toa que em vários eventos de negócios mulheres ligadas aos negócios aparecem em longos vestidos de noite em tons bordô.
Assim, eles mostram a todos os presentes que são dotados de um status especial na alta sociedade.
Rubis, emoldurados em ouro, completam o guarda-roupa. Mesmo o homem mais sofisticado dificilmente pode resistir a tal representante do sexo mais fraco. Usando técnicas simples, tubarões de negócios podem negociar facilmente com seu charme interior e roupas... Um grande número desses casos pode ser citado. Toda mulher deve saber sobre isso e usar esquemas de cores sedutores pelo menos uma vez na vida.
Freqüentemente, os homens também recorrem a métodos para extrair benefícios da cor bordô. Nos longínquos anos 90, todos os representantes da comunidade empresarial da Rússia usavam jaquetas carmesim ou vinho. Isso foi considerado uma boa forma e falou de uma posição especial. Isso aconteceu, já que os tons de vermelho escuro são capazes de distinguir qualquer pessoa da multidão e mostrar a todas as pessoas um verdadeiro líder. E aquele que aspirava à superioridade em todas as áreas sentiu isso em um nível subconsciente.
A propósito, tons de vinho falam da sede de sangue e da crueldade daqueles que os usam com frequência. Tons agressivos lembram os inimigos dos perigos de lidar com quem usa roupas cor de Marsala. Mesmo aqueles que não estão familiarizados com os fundamentos da psicologia serão capazes de adivinhar que uma pessoa modesta reluta em adquirir um guarda-roupa com cores chamativas, mas as imodestas gostam. Disto podemos concluir: qual é o temperamento de uma pessoa, ela prefere essas cores.
Recurso em outros aspectos
Há pessoas que preferem decorar as paredes com tons castanhos. Isso sugere que estamos diante de uma pessoa que não está privada de certo status. Antigamente, nobres russos e pessoas pertencentes à alta sociedade decoravam suas salas de estar com móveis e tecidos em tons exclusivamente de vinho. Não é supérfluo adicionar isso a a cor nobre do bordô é muito apropriada para a cor do ouro. E essas cores foram misturadas para potencializar o efeito.
Isso indicava que havia riqueza na casa e que seu dono era uma pessoa respeitada. Essas regras sobreviveram até hoje. Hoje podemos ver acabamentos em tons de vermelho escuro onde os proprietários das instalações querem mostrar o seu nível e importância.Alguns representantes da humanidade, que não possuem trajes especiais, mas buscam graça e riqueza, mostram suas preferências nas pequenas coisas. Um celular cor de vinho pode dar uma dica para os outros de que há uma pessoa na frente deles que trata o seu “eu” com respeito.
Você pode expressar uma atitude especial em relação a si mesmo para a pessoa amada com uma gravata ou uma bolsa. Todos os acessórios devem ser tons de vinho, para que você possa chamar a atenção para si mesmo. Hoje, essa cor está na moda, pois muitos querem chegar a um nível que possa mostrar sua relação especial com os outros e com o mundo em geral. Tendo bom gosto e senso de proporção, cada um de nós será capaz de enfatizar seu nível de dignidade.
Uma master class sobre a combinação da cor bordô, veja abaixo.