Variedades e seleção de fios
Hoje no mercado existe um grande número de variedades de fios com diferentes propriedades e de diferentes materiais. Deve ser escolhido levando em consideração não só as características visuais, mas também a qualidade.
O que é isso?
O fio é o produto de uma trama de fios que correm longitudinalmente e sucessivamente, os quais, por sua vez, são compostos por fibras. Pode ser obtido a partir de matérias-primas naturais e químicas. Dependendo da composição, é comum distinguir entre fios homogêneos e mistos. Homogêneo é obtido a partir de fibras de um tipo, e misturado - a partir de fios torcidos de duas ou mais variedades. Se a matéria-prima foi previamente tingida, o fio é denominado mosqueado.
O material pode ter uma estrutura diferente. O fio simples é produzido em um dispositivo de fiação de monofilamento torcido, que não pode ser separado sem quebrar na seção longitudinal. O fio fiado requer que dois ou mais fios simples sejam dobrados sem torcer.
Finalmente, dois ou mais fios precisam ser costurados para formar um fio torcido. Costuma-se soltar o material em duas formas: meadas e bobinas, as primeiras pesando 50 ou 100 gramas. O fio em diferentes meadas e bobinas pode ter diferentes comprimentos e espessuras.
No rótulo do fio, além da marca do fabricante, a composição é sempre indicada em porcentagem, bem como o comprimento, peso e número. O último parâmetro é importante para o tricô à máquina. Esse material é utilizado para a produção de diversos tipos de roupas. Você pode tricotar com o fio à mão, ajudando-se com agulhas de tricô ou crochê, ou em uma máquina especial de tricô manual.
Na produção, os itens de malha são criados em máquinas automáticas e semiautomáticas.
Visualizações
Existem várias classificações de fios. Por exemplo, pode-se levar em consideração o pertencimento às estações, ou seja, os materiais são verão, inverno e todas as estações. A variabilidade das tonalidades dos fios coloridos não se limita a nada: há branco, verde, azul, vermelho, pérola e outras variedades de tonalidades diferentes... Costuma-se distribuir fios para tricô manual e à máquina, para bordado e macramê. O fio cardado, que não passa pelo penteado, é adequado para tricotar chapéu ou lenço, e algodão leve para crochê de maiô.
Para botinhas de tricô e outras coisas destinadas às crianças, é melhor usar uma composição natural à base de lã ou algodão, e uma composição contendo aditivos sintéticos é mais recomendada para roupas esportivas. Os fios Pompom são adequados para a criação de tapetes coloridos, xales, cachecóis divertidos ou itens decorativos. O fio grosso permite fazer uma manta com as mãos desprotegidas, mesmo sem ferramentas. Da variedade de cordas, você pode tecer um tapete, colcha, guardanapo ou bolsa. O sofisticado material gradiente é adequado para tricotar qualquer tipo de roupa, no entanto, trabalhar com gradiente é considerado um processo bastante difícil.
Os brinquedos infantis muito delicados são feitos de fios de marshmallow e os coletes, casacos de lã, camisolas e acessórios brilhantes são feitos de fios de contas brilhantes.
Materiais (editar)
A composição das matérias-primas das fibras subjacentes ao fio pode ser natural, sintética ou mista.
Natural
Os fios de tricô naturais são obtidos de materiais animais ou vegetais. As fibras de lã têm a capacidade de reter calor e excelente higroscopicidade e, portanto, muitas vezes se tornam a base para a criação de roupas quentes. Se o rótulo afirma que o fio é pura lã, então estamos falando de lã de ovelha. Ele se presta bem à coloração, não enruga e não estica, mas cai rapidamente e fica coberto de pellets. Ressalta-se, ainda, que os produtos feitos a partir dele requerem cuidados especiais. O fio de lã pode ter um efeito de chama, ou seja, espessura irregular do fio.
Mohair fofo, macio e durável com o melhor cochilo é obtido após pentear cabras angorá. É combinado com outros fios naturais ou sintéticos para produzir fios. O material de tricô exige um manuseio cuidadoso, mas permite que você obtenha roupas muito quentes e com cabelos compridos lindos.
Cashmere obtido do subpêlo de uma cabra caxemira nativa do Tibete. A melhor penugem de cabra é bastante cara e precisa de cuidados muito cuidadosos. Por exemplo, tal item felpudo não pode ser lavado à mão ou em uma máquina de lavar - ele tem que ser lavado a seco.
A penugem de coelho angorá é necessária para a produção de lã angorá. A composição também contém materiais artificiais, uma vez que as próprias fibras fofas não diferem em elasticidade. Apesar de o angorá ser leve e macio, ele também tem uma série de desvantagens. Estamos falando sobre abrasão e a capacidade da "penugem" de se agarrar à roupa exterior.
Fio derivado de lã alpacamorar no Peru tem propriedades únicas. Usar roupas feitas com ela é confortável em qualquer temperatura, do quente ao frio. O material durável e agradável ao tato não enruga nem pilling.
Além do mais, a tela é de origem peruana e para quem sofre de alergias. Muito confortável de usar lã de ovelha merino, tosada apenas na cernelha de um animal de lã fina. A lã permite obter um fio bastante elástico, adequado para fazer roupas que se ajustem perfeitamente à figura. Uma vantagem é a facilidade de manutenção - a lã merino pode ser lavada à mão ou em máquina automática.
A única coisa que pode repelir esse material é seu custo bastante alto.
As variedades de lã de camelo da mais alta qualidade são obtidas a partir do animal Bactriano ou dos camelos jovens. O material tem não apenas características básicas como leveza e higroscopicidade, mas também propriedades curativas. Também é único o fato de que as fibras de lã de camelo repelem a poeira, aliviam o estresse estático, protegem contra efeitos eletromagnéticos e evitam a hipotermia em temperaturas mais baixas.
Muitas vezes, os componentes de origem vegetal tornam-se a matéria-prima do material. As variedades resultantes são caracterizadas pelo custo mais baixo, mas não menos atraente e ainda maior resistência ao desgaste. Para obter fios com base em linho, você precisa usar uma variedade de fiação especial. Os fios formados adquirem maciez, resistência, respirabilidade e capacidade de manter sua forma. As roupas de inverno e verão são feitas de linho, e são confortáveis de usar em qualquer temperatura. A capacidade das telas de neutralizar a eletricidade estática e atuar como anti-séptico também deve ser mencionada.
Claro, não se pode deixar de mencionar a seda. O fio finamente torcido obtido do casulo da lagarta vai para a produção já pronto. O fio à base de seda é muito fino, liso e higroscópico. O material retém calor, não enruga e não fica granulado. No entanto, as matérias-primas para os fios de seda são bastante caras e, portanto, raramente são utilizadas em sua forma pura e geralmente são misturadas com fios de algodão ou lã.
Durável Fio de algodão é criado com base em cápsulas de plantas. Apesar de a tela "respirar", ela deforma-se sob a influência da luz solar ou de bactérias, encolhe e não estica.
O fio de urtiga requer matérias-primas especiais: só pode incluir a chamada variedade chinesa, muito difundida no sul da Ásia. As vantagens do material incluem sua durabilidade e respeito ao meio ambiente, mas as desvantagens são rigidez, baixa ductilidade e rápido amarrotamento. Ambientalmente amigável fios de bambu eles são suaves, hipoalergênicos e antimicrobianos. Excelentes características são demonstradas e cânhamo.
Deve-se acrescentar que o fio de mais alta qualidade com base em matérias-primas naturais é o fio penteado, que passa por um processamento especial.
Químico
A variedade sintética é obtida a partir de fibras artificiais. Por exemplo, pode ser acrílicoque parece lã. As matérias-primas são utilizadas independentemente ou complementadas com ingredientes à base de plantas. Itens macios e hipoalergênicos são muito agradáveis de usar, mas acumulam eletricidade estática e tornam-se protuberantes. Fios elásticos baseados em nylon geralmente usado como um aditivo. Na sua forma pura, esta poliamida é adequada para a produção de collants.
O fio à base de microfibra, ou seja, poliamida ou poliéster, é formado a partir das fibras mais finas, porém muito fortes. A superfície aveludada e a aparência estética do material o tornam adequado para uma ampla variedade de roupas. Pode estar presente na composição do material e lurex, representando um aditivo filamentoso metalizado. O fio sintético pode ser poliéster e polipropileno, pele (imitando pele natural) e turco, que é 100% à base de micropoliéster.
O fio artificial é um material à base de matéria-prima natural que foi submetido a processamento químico. As variedades mais populares neste grupo são rayon e acetato, ou seja, rayon.
Combinado
A composição do material combinado contém dois tipos de matérias-primas, às vezes há mais deles. Por exemplo, o fio de meia lã é obtido quando o acrílico e a lã são considerados em proporções iguais. Combinações de linho e viscose, seda e lã, ou mesmo mohair, lã e acrílico também são possíveis. Qualquer componente natural pode ser combinado com poliéster, lurex e metanito. Destaca-se a chamada lã de verão, obtida a partir da mistura das mais finas fibras da lã com viscose ou seda.
A variedade maior é formada por 50% de lã e 50% de acrílico. Encaracolada, ela é encaracolada, a variedade é obtida pela combinação de mohair, lã e acrílico de alto volume. O fio elástico, ou apenas elástico, é o resultado da combinação de uma base natural com lycra ou elastano. As composições mistas adquirem maior resistência, resistência ao encolhimento e resistência ao desgaste.
Fabricantes
No ranking dos melhores fabricantes de fios para costura, encontram-se entidades nacionais e estrangeiras. Por exemplo, os respondentes do orçamento obtêm boas críticas. marcas "Troitskaya" e "Semenovskaya" originalmente da Rússia. Fabricação de material na produção turca por Kartopu ocorre levando em consideração todas as tendências modernas.
Os produtos também são populares marcas YarnArt e Alize, novamente, originalmente da Turquia. Fios de alta qualidade são criados por alemães Marca Schachenmayrabastecendo o mercado com commodities como algodão 100% penteado e mercerizado. Bom produto cria Marca chinesa COLOR CITY.
Como escolher?
Ao comprar o fio em uma loja, deve-se levar em consideração não apenas a variedade de cores e o custo da meada, mas também a composição e uma série de outras características. Também é importante lembrar que produtos baseados em matérias-primas naturais não podem ser baratos de forma alguma. Não podemos esquecer que não existe 100% de mohair - é vendido apenas em combinação com fibras sintéticas. É melhor tocar nos fios e até segurá-los um pouco nas mãos, avaliando as sensações táteis. Por exemplo, a lã de boa qualidade é macia e solta, mas também pica ligeiramente.
Os fios devem ter a mesma espessura e uniformidade. O “sinal de parada” é o cheiro de cores artificiais, pois esses aditivos podem ser lavados durante a lavagem e, com isso, prejudicar a aparência do produto.