Tudo sobre fios de lã e seus usos
Produtos feitos de lã agora podem ser encontrados em quase todos os guarda-roupas. Devido às propriedades do material de partida, eles se tornam simplesmente insubstituíveis em climas frios. Aprender tudo sobre fios de lã e como exatamente podem ser usados é muito fácil. Uma grande variedade de informações é dedicada a este tópico. Isso se deve à popularidade dos próprios fios e dos produtos feitos com eles.
Peculiaridades
No momento, os fios de lã são amplamente usados na produção e por artesãos particulares, que criam uma grande quantidade de coisas e acessórios necessários e funcionais a partir deles. Naturalmente, a qualidade de tais produtos depende diretamente da escolha correta do fio em cada situação específica.
É por isso que você deve ter uma ideia das principais características e características do material em questão.
Em primeiro lugar, é importante notar que as propriedades do fio são determinadas pelo tipo (qual animal) de lã incluída em sua composição. No entanto, também existem pontos comuns.
- Naturalidade, devido ao fato da lã ser muito semelhante (em termos de estrutura) ao cabelo humano. É este fator que garante o máximo conforto no contato com os produtos correspondentes.
- Maior resistência ao enrugamento. Coisas do tipo de fio descrito devem esta característica a fibras suficientemente elásticas.
- A capacidade de se aquecer bem.
- Higroscopicidade. Não é nenhum segredo que a lã é relativamente pouco úmida e, ao mesmo tempo, tem a capacidade de remover a umidade do corpo humano.
- Não é uma má durabilidade das coisas no contexto do fato de que se esticam facilmente.
Porém, vale a pena focar nos pontos negativos mais significativos. Portanto, as desvantagens óbvias do fio de lã incluem:
- baixa resistência à abrasão, razão pela qual se formam os pellets;
- picadas, que se tornam uma fonte de problemas, principalmente para pessoas com pele sensível e crianças;
- a possibilidade de reações alérgicas em caso de intolerância individual;
- perda significativa de força quando molhado;
- a obrigação do uso delicado das coisas e do cuidado adequado.
Visualizações
Agora, uma ampla gama de produtos de fabricantes nacionais e estrangeiros está à venda. No entanto, todos os fios de lã disponíveis no mercado podem ser divididos em duas categorias. Este é um produto puramente natural e com adição de fibras de outra origem. Por exemplo, muitas vezes, o acrílico está presente na composição do fio, o que efetivamente aumenta sua elasticidade e resistência.
100% lã
A lã de ovelha pode ser considerada uma das mais difundidas. É encontrado na forma pura e com aditivos. A lã de ovelha é dividida em vários tipos, tendo em conta a espessura e o grau de maciez. Portanto, existem as seguintes opções.
- Merino. Lã cujo principal diferencial é a máxima maciez. Por isso, o fio com ele será ideal para confeccionar roupas de criança. A principal desvantagem é o preço bastante alto dos fios.
- Semi-fino (médio). Esta é a lã das raças de lã de carne de ovelha, que é visivelmente mais áspera do que a lã merino.
- Poyarkovaya. A melhor lã de cordeiro até aos 7 meses.
Lã de camelo é um tipo de material de fio barato, mas relativamente impopular, divulgado. A baixa demanda por ele é devido a uma paleta mais do que modesta limitada a tons escuros. O fato é que a lã não pode ser branqueada, não pode receber a cor necessária. Mas, apesar de tais deficiências, é ela quem é escolhida para a fabricação de coisas verdadeiramente de alta qualidade e ao mesmo tempo as mais quentes. Vale a pena acrescentar a lista dos principais recursos:
- baixo peso (mais leve do que a lã de ovelha pela metade);
- aumento da higroscopicidade;
- falta de eletrificação;
- resistência à poluição;
- propriedades medicinais.
O material é recomendado para quem tem problemas circulatórios. Também vale a pena focar na lanolina, ou seja, a cera animal contida nos fios de cabelo.
Esta substância tem um efeito positivo no sistema músculo-esquelético humano. Uma desvantagem significativa do fio de lã de camelo é que ele cria um efeito de formigamento.
A próxima variedade é a lã de alpaca, que hoje é da mais alta qualidade e ao mesmo tempo caro. As principais características deste fio de lã são maciez e baixa espessura do fio. Além disso, é brilhante, quase como seda. Outra característica importante é a ausência de graxa, o que confere ao material boa resistência à contaminação. Levando em consideração as características desse tipo de fio, vale destacar suas óbvias vantagens:
- muito mais quente que outras variedades (7 vezes superior às ovelhas);
- macio o suficiente;
- não se suja por muito tempo;
- resistência máxima ao enrugamento;
- não há pelotas nele;
- resistência à umidade (praticamente impermeável);
- não provoca reações alérgicas.
A desvantagem mais significativa aqui será o alto custo do fio.
Outro tipo amplamente utilizado é mohair, que é feito de lã de cabra angorá. Os animais desta raça são criados apenas na África do Sul, Texas e Turquia. No contexto das vantagens claras, deve-se notar que este fio:
- suave;
- Forte;
- brilhante;
- fácil de limpar;
- permite fazer roupas leves e quentes.
Diante de todas essas vantagens, é importante notar que os produtos de mohair requerem um cuidado competente e delicado.
Angorá ou angorá é um fio de lã, cuja matéria-prima é a penugem de coelho.Mas é importante levar em conta que seu conteúdo não ultrapassa 20 por cento, caso contrário os fios não podem ser usados para tricô. Freqüentemente, a penugem de coelho se torna um componente adicional para os fios de lã merino. Principais benefícios do angorá:
- suavidade;
- espessura mínima da rosca;
- facilidade;
- capacidade de se aquecer bem.
A lista das desvantagens mais significativas será a resistência relativamente baixa e certas dificuldades associadas ao tricô (devido à presença de penugem).
Também é importante lembrar que não é altamente recomendável lavar as coisas de angorá e molhá-las em geral.
Outro tipo popular de lã natural é a caxemira. Neste caso, estamos falando sobre o uso de penugem fina e grossa de cabras tibetanas. Levando em consideração a maciez do material de partida, que é insuficiente para manter a forma, cerca de 30% da penugem especificada é adicionada ao fio. Mas deve-se ter em mente que esses fios são um dos mais caros. As principais vantagens da caxemira são as seguintes.
- Suavidade.
- Bom isolamento térmico. O ponto principal é que essas cabras vivem em condições difíceis, com quedas sazonais significativas de temperatura (de -40 graus no inverno para +50 no verão).
- Facilidade de uso para malharia e estética de produtos.
As desvantagens nesta situação incluem a necessidade de cuidados adequados, desgaste rápido e rasgo, bem como o custo do fio.
Mistura de lã
Como já observado, puro, ou seja, o fio 100% lã para tricô, é caracterizado pela higroscopicidade, bom isolamento térmico e elasticidade. No entanto, os proprietários dessas coisas muitas vezes têm que lidar com o problema dos chamados carretéis. A combinação de fibras naturais e sintéticas permite neutralizar esses problemas.
Vale ressaltar que na embalagem com fio de meia lã deve estar escrito "50% lã" sem falta.
Por si só, o conceito de "semi-lã" é bastante amplo. Desde meados do século 19 na Inglaterra, o termo Semiwool (tradução literal - "semi-lã") tem sido aplicado ao fio, que contém componentes adicionais, mesmo em quantidades mínimas.
Esse tipo de fio pode ser chamado de "meio-termo" entre um fio de acrílico forte, mas ao mesmo tempo bastante frio, e um fio de lã quente. Portanto, estamos falando de um material com boa resistência ao desgaste e todas as vantagens da lã, com a diferença de que pica muito menos. Ao mesmo tempo, para muitas costureiras e donas de casa, o fator determinante é o custo da semi-lã, que muitas vezes é várias vezes inferior ao preço do material 100%.
Entre outras coisas, é importante notar que o semilã de alta qualidade é elástico quando puxado e não quebra. O tecido feito de tais fios tem as seguintes vantagens:
- um peso leve;
- maior resistência ao desgaste;
- Suavidade;
- boa proteção térmica;
- facilidade de manutenção.
Graças às vantagens indiscutíveis, o fio de semilã encontrou um uso mais do que generalizado. Hoje é usado para a produção de agasalhos, suéteres, vestidos e muitos outros itens de guarda-roupa. Claro, havia algumas desvantagens. Em primeiro lugar, as fibras sintéticas são claramente inferiores à lã pura em termos de higroscopicidade. Em segundo lugar, eles podem ficar eletrificados, razão pela qual às vezes as coisas precisam ser processadas com meios especiais.
Fabricantes
No momento, muitos fabricantes oferecem mais do que uma ampla gama de seus produtos no mercado. Ao mesmo tempo, algumas costureiras preferem fios peruanos ou argentinos. No entanto, de acordo com as estatísticas atuais e inúmeras análises, fios da marca turca Alize... Esta empresa é especializada na produção de fios de lã com adição de fibras acrílicas. Ao mesmo tempo, o fabricante oferece ao consumidor potencial uma ampla paleta de cores, incluindo cerca de 70 tonalidades.No catálogo da Alize você pode encontrar meadas de diferentes tamanhos.
Entre os fabricantes de fios grossos e totalmente naturais, além de opções com adição de viscose, poliéster e acrílico, os líderes nas classificações são:
- Yarn Art;
- Madame Tricote Paris;
- Gazzal;
- Hoooked.
Naturalmente, o mercado também oferece produtos nacionais. E estamos falando sobre marcas populares como:
- "Serpentina";
- Troitskaya;
- "Fita";
- "Pekhorka";
- Semenovskaya.
Uma das vantagens claras das amostras listadas de fio de lã, de acordo com as costureiras, é o comprimento longo dos fios nas meadas. Além de todos os fabricantes listados, vale a pena adicionar à lista e "Kamtex"... Esta empresa oferece mais de 3 dúzias de cores de fios de alta qualidade.
Como escolher?
Em primeiro lugar, ao comprar fios de lã, vale a pena examinar a etiqueta, que exibe as seguintes informações importantes.
- A composição dos fios. É importante lembrar que cada tipo neste caso possui uma marcação específica.
- Comprimento e peso da meada. Esses parâmetros o ajudarão a calcular o número necessário de meadas.
- Cor e número do lote que serão necessários se você precisar comprar linhas adicionais. Sem esses dados, ao criar um produto, você não consegue adivinhar com a cor. É importante entender que uma cor pode ter vários tons. Por exemplo, você deve ter um cuidado especial com as cores vermelho, azul, amarelo, branco e verde.
- Tipo e tamanho da ferramentautilizado para tricô, ou seja, agulhas de tricô e agulha de crochê.
Como já indicado, agora existem muitos tipos do material descrito. Com base nessa variedade, na hora de escolher é altamente recomendável considerar os prós e os contras de cada um deles. Outro ponto importante na hora de comprar fios é verificar a naturalidade da lã.
Na prática, é muito fácil determinar a presença de aditivos sintéticos. Você precisa pegar um pequeno pedaço de linha e colocá-lo no fogo. Se, como resultado, o fio se transformar em cinza, que acaba virando pó, e seus dedos cheirem a cabelo queimado, você pode ter certeza de que se trata de um material natural. A presença de fibras artificiais na composição será indicada pela formação de uma grossa densa de polímero.
Para que isso é usado?
Tendo em conta todas as suas características, o fio de lã é hoje um dos melhores materiais para o tricô. É amplamente utilizado para criar padrões multicoloridos com uma estrutura lisa e em relevo. Coisas quentes de vários modelos são feitas a partir dele, e a lista inclui:
- casaco;
- suéteres,
- pulôveres e jumpers;
- casacos de lã;
- chapéus;
- luvas;
- meias.
A propósito, muitas donas de casa e costureiras encontram uso até mesmo para os restos de fios de lã. Um grande número de coisas úteis podem ser conectadas a partir deles. Neste caso, estamos a falar de acessórios como potholders, capas e bases para canecas quentes, bem como tapetes e assentos para banquetas e cadeiras. Leggings, cachecóis e laços, bandanas e chapéus originais são feitos de fios de lã, que parecem verdadeiras obras-primas.