O que são fios de pelúcia e para que são usados?
O fio nas lojas é apresentado em uma ampla variedade de opções. Nos últimos anos, os fios de pelúcia têm sido muito procurados.
Peculiaridades
Todo mundo sabe sobre o alto desempenho dos fios de lã. Mas há situações em que você precisa de uma fibra especial, por exemplo, para pessoas com doenças alérgicas, asma, e também para crianças. Nesse caso, a lã deve ser substituída por um análogo de polímero. No entanto, esse produto pode causar sensações táteis e desconforto.
Nesse caso, o chenille, mais conhecido como fio de pelúcia, seria uma boa escolha. Distingue-se pelo aveludado, podendo ser trabalhado tanto com agulhas de tricô quanto com crochê. Nesse caso, a textura acaba sendo decorativa mesmo quando se usa malhas mais simples. É por isso que os fios de pelúcia são a escolha número um para os iniciantes que estão apenas dando os primeiros passos no tricô. Esses fios permitem que você crie de forma rápida e fácil algo verdadeiramente original e bonito.
Os benefícios do chenille incluem:
-
uma superfície suave e quente, agradável ao toque e confortável;
-
hipoalergênico - o material não causa reações indesejadas no organismo, mesmo em crianças e pessoas com tendência a doenças alérgicas;
-
facilidade de cuidado com o item acabado;
-
durabilidade, resistência ao desgaste, resistência ao desbotamento e à abrasão;
-
variedade de cores - de suaves a brilhantes e suculentas; nas lojas, você pode encontrar opções monocromáticas e multicoloridas, incluindo as populares cores gradientes.
Visualizações
Dependendo da composição das fibras, os fios de pelúcia para tricô são divididos em acrílico, algodão e viscose. Cada opção tem suas próprias características de aplicação, vantagens e desvantagens. Vamos nos deter em cada um deles com mais detalhes.
Acrílico
O acrílico é o mais popular. Mantém a forma do produto por muito tempo durante o uso e não encolhe após a lavagem. Acrílico é uma fibra de poliacrilonitrila sintética, também conhecida como poliamida. As matérias-primas para sua fabricação são obtidas a partir do gás natural.
Pelas suas propriedades operacionais, o acrílico é o mais próximo possível da lã natural, sendo até chamado de "lã artificial". Entre as vantagens do material, destacam a boa coloração - as tecnologias modernas permitem obter cores ricas e coloridas.
Além disso, não desaparece sob a influência da radiação ultravioleta. A utilização de fios acrílicos de pelúcia é 100% garantia de que o produto acabado manterá sua cor por muitos anos.
No entanto, na prática, o acrílico puro raramente é usado. Normalmente, ele é misturado com alguma outra fibra. Os fios mesclados são usados para criar produtos agradáveis ao toque e bonitos, que servem por muito tempo, mas mantêm sua forma original e não são cobertos por carretéis.
No entanto, os itens de acrílico têm uma desvantagem, em particular, a baixa higroscopicidade. As características higiênicas de tal fio não estão à altura. É por isso que o fio de poliamida de pelúcia é usado principalmente para fazer brinquedos.
Viscose
Outra fibra artificial, a viscose, não fica atrás do acrílico em popularidade. Este material foi obtido por pessoas no final do século 19 e não perdeu sua popularidade até hoje. A matéria-prima para sua produção é um material natural - a celulose, portanto, de todos os tipos de fios de pelúcia sintéticos, este pode ser denominado o mais natural possível. A viscose é freqüentemente usada para criar fibras mistas, no entanto, coisas espetaculares e originais também podem ser tricotadas com fio puro.
As vantagens da viscose incluem sua higroscopicidade - permite que o ar passe bem. Além disso, o fio é agradável ao toque e é tingido em cores vivas e intensas. As vantagens indiscutíveis da viscose também podem ser atribuídas ao fato desse material não acumular eletricidade estática.
Ao mesmo tempo, a lavagem de produtos de fio de viscose acabados exige a máxima delicadeza.
Essas coisas não podem ser torcidas, pois a viscose é quebradiça quando molhada. A melhor solução seria lavar as mãos com compostos macios, caso contrário, as coisas perderão a forma e esticarão.
Algodão
O fio de algodão é de origem vegetal natural, obtido a partir do algodão. Foi usado pela primeira vez na Índia no século 7 aC. e., mas somente depois de 24 séculos, a fabricação de fios de algodão começou a se engajar na Europa. Este fio tem um bom efeito de aquecimento. É mais forte do que a lã, mas ligeiramente menos forte do que a seda e o linho. Além disso, os fios de algodão por si só não são elásticos o suficiente, por isso raramente são usados em sua forma pura.
A vantagem deste fio é a sua higroscopicidade e respirabilidade. As coisas prontas feitas com ela são resistentes a rasgos, resistem à abrasão, não rasgam nem se esfarelam. O algodão quase não desbota. As desvantagens incluem uma diminuição da força quando exposto à luz solar direta.
Além disso, os itens de algodão muitas vezes encolhem após a lavagem e secam por muito tempo, na maioria das vezes são usados para tricotar cobertores e colchas.
Fabricantes
Vamos examinar mais de perto a classificação dos fabricantes de fios de pelúcia mais populares.
Dolly adélia
Esses fios são 100% poliéster. São muito macios, agradáveis ao tato e têm uma bela aparência. Adequado para criar roupas de bebê, brinquedos e cobertores. Os produtos acabados são quentes, não picam e não causam reações alérgicas indesejadas. Das deficiências, apenas o alto preço pode ser distinguido.
YarnArt Dolce
Esses fios incluem microfibra. O fio é muito delicado ao toque.O material é ideal para criar os padrões mais simples - superfície frontal ou ponto jarreteira, padrões complexos não são adequados para isso. Os fios são muito grossos, então você pode tricotar qualquer produto, por exemplo, um brinquedo, em algumas horas.
Também existem desvantagens. Essas linhas não são adequadas para costurar elementos. Além disso, o fio é bastante frágil e se for desenrolado várias vezes pode quebrar. Além disso, as alças nele são difíceis de distinguir, então essas fibras não são recomendadas para iniciantes.
Bebê golfinho do Himalaia
É uma fibra sintética 100% poliéster. Suas principais vantagens incluem uma ampla gama de cores, a mais interessante é a paleta pastel. No entanto, muitas pessoas notam que esse material se desfaz bastante, por isso é aconselhável tricotar o produto na primeira vez sem florir.
Alpina Andre Classic
Este é um fio de pelúcia misturado que contém 60% de acrílico, 35% de viscose e outros 5% de spandex. O fio é bastante agradável ao toque e estica um pouco. No entanto, é fino, por isso é melhor tricotar os brinquedos com dois fios. A desvantagem é a paleta de cores cara e monótona. Além disso, o fio não é recomendado para tricotar roupas infantis e itens para quem sofre de alergias.
YarnArt Velour
Fibra à base de micropoliester. São fios aveludados, apresentados em cores vivas e delicadas com leve brilho. No entanto, o fio é grosso e começa a esfarelar quando desdobrado. Portanto, como no caso anterior, é melhor tricotar o produto de uma só vez, sem se desfazer no processo.
Fios de gelo amigurumi chenille
O fio é 100% poliéster. Este é um fio de pelúcia de alta qualidade que permite criar coisas lindas, aconchegantes e volumosas. No entanto, os loops são difíceis de ver, então o trabalho pode ser difícil para iniciantes.
E também a empresa alemã Vita Fancy oferece os fios PLUSH e PIGTAIL. É um material barato e de alta qualidade.
No entanto, não há nenhuma característica aveludada dos fios de pelúcia, a textura desses fios é mais como terry.
O que pode ser vinculado?
Normalmente, quando se trata da possibilidade de usar fibras de pelúcia, a primeira coisa que vem à mente são os jumpers de malha. No entanto, muitos outros itens e acessórios originais podem ser feitos a partir deste fio:
-
peluches - podem ser muito pequenos ou grandes, em qualquer caso serão um bom presente para uma criança ou um amigo próximo;
-
Laços, cachecóis, chapéus;
-
colchas, capas, cobertores macios;
-
agasalhos para crianças e adultos.
Tricotar com fios de pelúcia grossos e soltos é muito fácil. Para fazer isso, use ganchos ou agulhas de tricô de tamanho grande do nº 4 em diante. O tricô manual tornou-se muito popular nos últimos anos - neste caso, grandes laços são colocados nos dedos em vez de agulhas de tricô.
Se o tricô for feito com agulhas de tricô, o ponto purl e frontal será o padrão ideal. Pode ser usado para criar roupas de adulto, tapetes e colchas. Brinquedos engraçados de crochê. Neste caso, os esquemas também são usados os mais simples - crochê duplo comum ou sem ele.
Independentemente da ferramenta, os produtos de fio de pelúcia são criados com bastante rapidez e facilidade, uma vez que os fios são volumosos e grossos. A única ressalva é que é melhor queimar a ponta. Isso impedirá que ele se desprenda e floresça.
confecções
Roupas de adulto e chapéus feitos de fios de pelúcia parecem muito impressionantes - jaquetas, suéteres e jaquetas. No entanto, vestidos e saias feitos com esses fios não são tricotados, pois as vilosidades começam a se enrugar ao sentar. Os robes de veludo não são ruins. Cardigans, boleros, coletes são invariavelmente relevantes - esta lista é interminável.
A vantagem da pelúcia é que essa linha permite amarrar modelos superdimensionados que estão em constante tendência nos últimos anos.
Devido à sua textura aveludada, a peça será o mais confortável possível.Uma jaqueta de pelúcia de malha parece muito impressionante, pode se tornar um complemento elegante para calças ou um vestido.
Roupas de pelúcia não são menos procuradas no guarda-roupa masculino. Nesse caso, ela é representada por coletes e suéteres. O veludo torna visualmente a figura masculina mais pesada e, portanto, enfatiza favoravelmente a largura dos ombros e do peito. Ao mesmo tempo, as mulheres geralmente gostam de cores brilhantes, os homens preferem cores mais suaves.
Os produtos feitos na técnica combinada parecem muito elegantes. Nesse caso, qualquer outro fio é usado para o tecido principal, por exemplo, lã, e pelúcia é usado para criar elementos decorativos.
Na maioria das vezes, fios de pelúcia são usados para criar roupas para crianças. Com esses fios você pode tricotar blusas macias, macacões originais com orelhas engraçadas, sapatinhos delicados, meias e luvas.
Graças à respirabilidade deste fio, a criança ficará o mais confortável possível. Ao mesmo tempo, os pais podem não temer que o fio irrite a pele delicada do bebê.
Ao criar roupas infantis com esses fios, deve-se ter em mente que a grande espessura do fio torna difícil a escolha do tamanho. No entanto, os esquemas e descrições típicos que os acompanham são geralmente usados. O melhor é fazer o trabalho com a agulha de tricô, pois na hora do crochê o tecido acaba ficando mais grosso, embora para as botinhas isso seja apenas uma vantagem.
Fios de pelúcia costumam ser usados para tricotar envelopes de alta para recém-nascidos. As futuras mães e as jovens mães notam que o processo de criação das roupas do bebê as ajuda a relaxar e se acalmar, e o uso da chenille torna o trabalho especialmente agradável. Além disso, reduz muito o tempo de criação de cada item.
Observe que as roupas feitas de fios de pelúcia são usadas na faixa de temperatura de +5 a +16 graus. Se você selecionar corretamente a paleta de cores do futuro produto e medir corretamente o fio e as ferramentas, poderá obter algo bonito, prático e muito prático.
Acessórios
Ornamentos de vime de pelúcia parecem muito impressionantes. Esses fios são usados para tricotar embreagens aveludadas e mochilas aconchegantes. Mas essas linhas eram mais populares na hora de criar fitas - esse acessório está entre as tendências há vários anos e não sai de moda.
Colchas
Fios de pelúcia são freqüentemente usados em design de interiores. Cobertores, mantas, travesseiros, pufes e tapetes criados a partir deles parecem macios, aconchegantes e trazem um conforto especial ao ambiente do ambiente. Essas coisas se encaixam perfeitamente no estilo escandinavo, que é tão popular hoje em dia. E se você tiver tempo e paciência, você pode até mesmo tricotar um pufe confortável usando agulhas e linhas de tricô.
Cobertores de pelúcia costumam ser tricotados para bebês. Neste caso, você pode usar não apenas agulhas de tricô, mas também um gancho. Os fios se encaixam perfeitamente durante o tricô. Neste caso, não é necessário usar esquemas complexos - os loops mais simples serão suficientes. O uso de chenille para criar mantas e capas permite transformar rápida e facilmente o interior do quarto, trazendo um ambiente especial de paz e tranquilidade.
Brinquedos
Provavelmente, todos os bebês, sem exceção, adoram peluches feitos de fios de pelúcia. No entanto, não apenas as crianças vão gostar deles - muitos adultos os colecionam. Animais pequenos podem ser um bom presente para um ente querido.
No Japão existe até uma direção inteira de criação de brinquedos em miniatura com agulhas de tricô ou crochê, isso se chama amigurumi e é considerado uma verdadeira arte. É uma técnica muito curiosa, sua essência reside no fato de que quanto mais natural o brinquedo fica, e quanto menor o seu tamanho, maior é a habilidade avaliada. Devido ao seu pelo aveludado, o fio de pelúcia é indispensável para a criação dessas obras-primas. Já agora, os brinquedos de malha são frequentemente usados como amuletos.
As ideias podem ser muito diversas.
Imagens de animais são invariavelmente populares - gatinhos, coelhos e cachorros.
Se desejar, você pode usar a imagem de seus personagens favoritos ou criar uma boneca de pelúcia hipoalergênica em forma de menina ou menino.
Os brinquedos de mão são muito populares entre as crianças, usados para números com ventriloquismo. A textura aveludada de tais aparelhos contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras finas. Além disso, os pais não precisam se preocupar com o bebê - é impossível se machucar com um brinquedo desses.