Características e tipos de fios de fantasia
Ao que parece, o que poderia ser incomum no fio. O fio tradicional usado em tricotar roupas do dia a dia não é nada fora do comum. Sim, será diferente em material, espessura, textura, qualidade, mas esses serão os fios usuais. O fio da fantasia é outro assunto. Nessas meadas e fios incríveis, você nem sempre reconhece. Vamos falar sobre esse fio com mais detalhes.
descrição geral
De modo geral, trabalhar com fios de fantasia não é muito diferente daquele a que as artesãs estão acostumadas. É adequado para tricotar à mão, crochê ou garfo, o principal é escolher o tamanho certo da ferramenta. Mas as diferenças são perceptíveis na aparência dos produtos.
Eles podem ser muito diversos. Por exemplo, fios de melange, nos quais fios comuns e decorativos são misturados. Um exemplo disso é o fio com lurex. Outra opção são os fios com tecelagem especial, fibras de diferentes comprimentos ou cores, por exemplo, fios de fita.
Esses fios dão ao máximo a imaginação da costureira. Jogando com a cor e textura dos fios, você consegue um produto único. Além disso, a lista de espécies é constantemente atualizada com novidades.
Visão geral da espécie
Vale a pena contar separadamente sobre alguns dos tipos de fios incomuns existentes no mercado.
- Seção de fio tingido... Um fio de textura comum, mas tingido em várias cores ao mesmo tempo.
O mais simples dos tipos de fio de fantasia externamente, mas bastante difícil de trabalhar, especialmente se o objetivo é tricotar um produto com um determinado padrão.
- Volumosa, ela é "gorda". Quase todo mundo já viu produtos feitos com esse tipo de fio. Lenços volumosos, cobertores, capas de móveis e até casacos. O fio fica macio e aconchegante, por isso fica tão bonito no interior.Fios grandes e grossos (geralmente em cores pastel) são a marca registrada deste material que veio da América.
Se você quiser dar ainda mais exclusividade às coisas feitas com esses fios, pode tentar tricotá-las à mão, sem agulhas ou crochê.
- Jersey... Outra opção que se popularizou nos últimos anos. Fácil de trabalhar, adequado para iniciantes, mas ao mesmo tempo permite criar tanto produtos volumosos, se você trabalhar com uma ferramenta grossa, quanto tecido denso, usando agulhas de tricô finas ou uma agulha de crochê.
- Fita... Fios planos que permitem criar uma tela muito original. A estrutura pode ser de camada única ou camada dupla. São feitas de acrílico, algodão, viscose, sintético, puro ou com algodão, menos frequentemente você encontra fitas de lã.
A mesma variedade é observada na gama de cores - fios monocromáticos, modelos com uma transição de cores suave, melange.
- Com lurex. Fio sintético com entrelaçamento de fios brilhantes. Parece ótimo como um complemento para fios de base ou como um material de base para roupas de noite. Infelizmente, devido à sua estrutura, muitas vezes pode ser espinhoso.
- Com miçangas ou lantejoulas... Outra versão do fio da "noite". É interessante que, com muita vontade, pode ser feito de forma independente, sem muita dificuldade.
- Pomponnaya... Um fio com espessamento de pom-pom, localizado na mesma distância um do outro. Quase inteiramente feita de pompons, a tela ficará bem em roupas infantis, elementos decorativos.
Apesar do formato incomum, é bastante fácil trabalhar com fios, com os quais você pode criar coisas muito fofas.
- Tweed... Fios sólidos com inclusões coloridas são reconhecíveis e perfeitos para criar roupas no estilo clássico inglês.
Infelizmente, o fio de tweed real não é barato, e a qualidade pode ser prejudicada pelo orçamento.
- Chenille... Macio, "pelúcia", geralmente feito de acrílico puro ou acrílico misturado com algodão. Adequado para brinquedos, roupas de adultos e crianças.
Mas com este fio, como nenhum outro, você precisa ter cuidado ao escolher - amostras de baixa qualidade podem rapidamente começar a descascar e parecer carecas.
- Bouclated... Imitando pele, algo semelhante à pele de astracã, o fio bouclé é frequentemente usado em agasalhos. Apesar da textura, é muito agradável ao toque.
Para iniciantes, essa opção é boa porque, devido à estrutura dos fios, o padrão e, portanto, as deficiências, não serão notados.
- Pilha... Outro tipo, "disfarçado" de pele. Uma subespécie bem conhecida deste fio é a grama sintética.
Ao trabalhar com este último, é importante levar em consideração que torna o produto visualmente mais pesado e não mantém sua forma da melhor maneira. As coisas feitas com ele só podem ser lavadas à mão e não podem ser passadas a ferro.
- Com fios de diferentes espessuras... Um padrão interessante que ficará bem em modelos de corte simples.
- Ryusha... Em vez de terminar a opção principal. Ele é usado para decorar as bordas das roupas.
- Cordão... Geralmente se parece com uma renda oca comum, sintética ou de lã. O primeiro é bom para tapetes de tricô, o segundo é bom para bolsas, cintos e até roupas.
O que pode ser vinculado?
Os fios de fantasia em toda a sua variedade têm uma ampla aplicação correspondente. É usado tanto como complemento do fio tradicional quanto como material de base. A partir das recomendações gerais, é importante lembrar o seguinte: quanto mais original e mais brilhante for a aparência dos próprios fios, mais fácil deve ser o corte do produto, então tudo ficará harmonioso.
Aqui estão alguns exemplos de como usar threads incomuns.
- Fita: roupas e acessórios, principalmente bolsas. Todos os tipos de recipientes e cestos para o lar.
- Jersey: roupas, incluindo roupas de verão, tapetes.
- Pomponnaya: cobertores, mantas, lenços, chapéus.
- "Grama": brinquedos, roupas, decoração.
- Grosso: elementos interiores, incluindo pufes, cobertores.
- Bouclé e pilha: ponchos, agasalhos, almofadas, brinquedos.
- Chenille: peluches, cobertores, roupas.
Ao trabalhar com fios incomuns, o principal é não ter medo de experimentar. Então o fio "Fantasia" ajudará a dar vida a todos os seus projetos mais ousados.