Fio de viscose
O tricô é um hobby que nunca fica fora de moda, pois as peças em malha nunca saem de moda. Usando tecnologias modernas, eles criam um grande sortimento de fios de diferentes materiais, o que torna possível a produção de produtos simples e complexos e incomuns. Existem vários tipos de fios: naturais, artificiais e misturados. Cada espécie tem suas próprias características, propriedades e aparência. Neste artigo, daremos uma olhada mais de perto no fio de viscose - um material de tricô artificial que não é inferior em qualidade aos seus homólogos naturais.
O que é isso?
O fio de viscose assusta muitos compradores por ter sido criado artificialmente, mas neste caso nem tudo é tão simples. A viscose não pode ser chamada de material sintético, pois para sua fabricação são utilizadas matérias-primas naturais - a polpa de madeira. A tecnologia para a produção de fios a partir de fibras naturais foi inventada no final do século XIX, portanto este tipo de tecido é o mais novo.
Os fios de viscose são considerados os mais próximos em propriedades e qualidades das fibras naturais entre os têxteis criados artificialmente. A polpa de madeira é processada de diferentes maneiras, resultando em uma grande variedade de fios de viscose: o fio é brilhante, macio, fofo ou com uma espinha esparsa. Dependendo da tecnologia de produção, a viscose pode adquirir as qualidades que possuem a seda, o bambu, o algodão ou a lã. As coisas tricotadas com tal fio praticamente não se diferenciam de roupas e acessórios feitos de materiais caros.
As características da fibra de viscose têm muito em comum com o material natural, mas não apenas em termos de qualidades positivas, mas também em termos de desvantagens.Como os fios naturais, os fios de fibra natural podem ser danificados pela exposição à água, ar, luz solar e altas temperaturas. No entanto, este material possui muitas características positivas pelas quais é altamente considerado.
As qualidades agradáveis e úteis da viscose incluem as seguintes propriedades:
-
higroscopicidade;
-
respirabilidade;
-
uma grande seleção de cores;
-
a capacidade de criar uma grande variedade de fios de diferentes aparências e propriedades quando misturados com outros materiais.
Feito de malha com fio de viscose, o produto apresenta superfície macia e agradável ao toque. A respirabilidade e a higroscopicidade tornam o material adequado para roupas de verão e outono-primavera - os tecidos de celulose de madeira evitam o acúmulo de umidade entre a pele e o tecido e permitem que o ar passe facilmente, permitindo que o corpo "respire". Ao contrário das coisas de lã, a viscose não acumula eletricidade estática, de modo que a magnetização do cabelo e o aparecimento de pequenas descargas elétricas não incomodam o usuário.
Com os devidos cuidados, os fios de fibras naturais podem reter suas propriedades positivas por muito tempo e manter a forma de um produto tricotado.
Visualizações
O fio de fibra de madeira pode ser feito inteiramente de uma única matéria-prima ou com misturas de algodão, seda, caxemira, lã ou bambu. Os têxteis mistos pertencem a uma categoria de preços barata, por isso quase todos podem comprá-los. Viscose combina bem com outros materiais e adota facilmente suas propriedades e qualidades.
Propomos examinar mais de perto vários tipos populares de fios feitos de celulose reconstituída.
-
Viscose pura. Pelas suas propriedades, o fio é quase idêntico ao algodão - absorve bem a umidade, deixa passar o ar e é agradável ao toque. Externamente, o material sem impurezas é brilhante e translúcido, o que lembra muito a seda natural. Porém, o fio feito com 100% de viscose nem sempre é brilhante - para tirar o brilho, elementos especiais são adicionados à solução para a confecção do fio, dando ao produto um acabamento fosco. O material feito de fibra natural é tingido da mesma maneira - o corante é injetado diretamente na solução, de modo que o corante adere mais forte do que nas fibras naturais.
- Viscose com lycra ou elastano... Quando se adiciona licra ou elastano à composição da viscose, obtém-se um fio elástico que pode se esticar e assumir sua forma original. Com esse fio, você pode tricotar roupas em qualquer formato, porque as coisas tricotadas terão um efeito de tricô e não atrapalharão os movimentos.
- Seda viscose. Esse tipo de fio é 100% viscose, que é feito com uma tecnologia especial.
O fio de viscose para tricô é fino, durável e brilhante, por isso torna as coisas requintadas e bonitas.
- Viscose com lurex. O próprio filamento de celulose de madeira é brilhante, mas com a adição de lurex, esse brilho fica mais radiante. As coisas tricotadas com esse tipo de fio são muito leves e respiráveis, por isso esse material é geralmente escolhido para fazer roupas de verão.
O que pode ser vinculado?
Coisas tricotadas com fios de viscose parecem muito apresentáveis e elegantes, especialmente se padrões de orifícios foram usados na manufatura, ou se os artesãos usaram fios brilhantes adicionais. Padrões com padrões incomuns costumam ser usados para fazer boinas, casacos de lã, vestidos ou guardanapos. Inclusões de seda de viscose complementam perfeitamente os produtos perfurados, colocando acentos nos locais necessários.
O fio mesclado de viscose com adição de lã ou acrílico é um excelente material para confecção de roupas de inverno: suéteres, gorros, luvas e cachecóis.
E também com esses fios você pode tricotar um casaco de lã ou um colete - coisas que o salvam do frio na baixa temporada.
O tricô de viscose com uma pitada de algodão costuma ser usado para fazer decorações para a casa, como guardanapos, bichinhos de pelúcia ou pequenos organizadores.O fio feito de celulose com mistura de poliéster ou algodão é muito forte e mantém sua forma, por isso é muito utilizado para tricotar bolsas femininas. Se você escolher o tipo certo de fio de viscose, você pode criar qualquer coisa a partir dele: uma túnica, vestido, estola, suéter, top ou até mesmo um maiô.