Tudo sobre fios de tweed
Hoje, as artesãs dispõem de uma vasta seleção de fios, de composição e qualidade diferentes. Uma das opções mais interessantes é o fio de tweed. Apesar de ter aparecido há muito tempo, ela só conseguiu ganhar fama nos últimos anos.
O que é isso?
A pátria do tweed é a Escócia. A primeira história apareceu lá na Idade Média. Os montanheses pegavam lã de ovelha e dela confeccionavam fios, com os quais tricotavam agasalhos, camisas, capas de chuva, cobertores para cavalos. As coisas raramente eram lavadas, por isso acumularam gordura rapidamente. Dele eles engrossaram, pararam de deixar a água passar.
Em geral, as pessoas não se interessavam pela aparência das roupas, as principais eram suas qualidades. As coisas eram protegidas de forma confiável contra água, geada e vento cortante.
Os anos se passaram e a tecnologia de produção de fios sofreu mudanças. No entanto, algo permaneceu desde os tempos antigos até os dias de hoje: o fio tem uma espessura desigual, e também há manchas coloridas nele. Essas características são típicas de todos os tipos de fios de tweed.
Os fios descritos têm muitas vantagens inequívocas.
-
Qualquer coisa de tweed fica muito bonita. Essas roupas são luxuosas e enfatizam o gosto de sua dona.
-
Tweed é um verdadeiro achado para knitters iniciantes. Devido ao fato de que a estrutura do fio é irregular, ninguém notará laços irregulares acidentais.
-
Os itens de fio são muito duráveis. Eles podem ser usados por vários anos.
-
Os fios são usados de forma muito econômica. Para tricotar, por exemplo, uma jaqueta, não são necessárias muitas meadas.
-
Os itens de tweed oferecem excelente proteção contra o frio. Esta é uma boa solução para o uso doméstico de inverno e de fim de semana.
No entanto, esse fio também tem certas desvantagens.
-
Roupas de tweed não são boas para pessoas com derme sensível.Pode ser sentido um leve formigamento durante o uso.
-
Após a lavagem, as roupas encolhem tanto em largura quanto em comprimento. Isso deve ser levado em consideração ao tricotar um produto.
-
Certos tipos de material ficam tortos quando são tricotados. Nesse caso, as artesãs terão que usar pontos falsos feitos com agulha de crochê.
Visualizações
Existem diferentes tipos de fios de tweed, cada fabricante possui suas próprias características na confecção do material. A versão clássica é "Scottish Tweed". Este fio é 100% lã. Utiliza lã densa de ovelha, que protege perfeitamente do frio. O fabricante indica que é melhor tricotar com laçadas grandes.
Além das soluções clássicas, os modelos mistos também são populares. Então, o fabricante Alize produz tweed de algodão. O fio é muito bonito de se ver, e a gama de cores aqui é bem grande. Você pode escolher as cores de azul escuro, esmeralda, lavanda, bege, verde claro e outras cores de fios.
Fios que consistem apenas em lã não são adequados para roupas leves de verão. Seria sensato usar formulações mistas aqui. Por exemplo, tweed com acrílico e viscose. Para o outono, o tweed italiano será uma excelente escolha. É muito caro, mas as coisas vão ficar ótimas também. Além da lã de ovelha, os fabricantes adicionam seda, caxemira e angorá a seus produtos. O tweed irlandês também é muito popular. Pode conter de 70 a 100% lã merino na composição.
Deve-se notar que o material de tweed é sempre de cor sólida... Nesse caso, as manchas serão contrastantes. Então, em um material claro, eles serão escuros, e em um material escuro, eles serão claros. E também as artesãs devem saber que quanto mais natural a composição, mais apagada será a tonalidade do fio. Por outro lado, os materiais sintéticos sempre apresentam cores vibrantes.
Para quais produtos é adequado?
Muitas coisas espetaculares podem ser tricotadas com tweed de alta qualidade. Com tricôs grandes, os tricoteiros ganham lindos casacos, blusões e blusões, cardigãs. Você pode até fazer casacos de malha, por exemplo, um casaco leve de meia estação. Para o inverno, chapéus, cachecóis, luvas e luvas deslumbrantes são tricotados com fios de tweed. Você pode fazer saias curtas e alongadas, túnicas, vestidos. Muitas pessoas se atrevem a tentar tricotar um boné. O fio também é adequado para fazer um cobertor ou xale caseiro. Meias quentes são tricotadas a partir de opções de meias.
A maioria dos produtos de tweed clássicos ficam lindos quando bem tricotados. Portanto, eles precisam ser tricotados. Essas coisas parecem contidas no estilo britânico, revelando efetivamente seu design. No entanto, se uma coisa delicada for necessária, geralmente eles pegam um fio mais fino e mesclado. Você pode tricotar esses produtos com agulhas de tricô ou crochê.
Também é importante lembrar sobre como cuidar de modelos acabados:
-
as coisas são lavadas em água morna no modo "lã";
-
não se pode torcer os produtos, recomenda-se apenas apertar levemente com uma toalha;
-
a secagem é feita em superfícies horizontais;
-
as coisas são armazenadas sem o uso de cabides.
Opinião dos consumidores
As artesãs que já experimentaram os fios de tweed para tricotar à mão, na maioria das vezes, querem voltar a esses fios. Em primeiro lugar, as costureiras notam a simplicidade do trabalho: os fios são fáceis de usar, são macios e se prestam bem ao tricô. Depois de lavado, o produto fica mais fofo, o que não é uma desvantagem. Se você comprar produtos de fabricantes nacionais, a compra será barata.
Portanto, eles falam especialmente bem de um fabricante como "fábrica penteada Troitskaya". Os produtos vestem bem e servem seus donos por muito tempo.
Mas, junto com isso, as mesmas costureiras falam da complexidade de cuidar das coisas. Com cuidados inadequados, a roupa perde a elasticidade, deforma-se, estica. Pode encolher após a lavagem. Além disso, até mesmo o tweed misturado de fabricantes estrangeiros é bastante caro. Não ignorou a espinhosa de produtos que contenham 100% lã.