Fio

Características do fio de microfibra e o escopo de seu uso

Características do fio de microfibra e o escopo de seu uso
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. O que pode ser vinculado?

Muitos amantes de crochê ou tricô já viram fios de microfibra nas lojas pelo menos uma vez. Mas a maioria passa sem acreditar, escolhendo materiais mais naturais e familiares. No entanto, a microfibra é um material que não só não é inferior em qualidade à lã familiar a todos, mas em alguns aspectos até a supera.

O que é isso?

A microfibra é um material totalmente artificial que consiste em duas camadas. O núcleo do fio é de poliéster, forma mais da metade do fio, cerca de 80%. Os 20% restantes são poliamida. Envolve o núcleo em uma camada densa, mas devido à sua estrutura, deixa pequenos poros (fibras) que absorvem perfeitamente qualquer líquido. Daí o nome do material: microfibra - pequenos poros. Graças a esta composição, o material é leve e flexível, mantendo a resistência ao desgaste. É a microfibra que é considerada um dos materiais mais resistentes ao desgaste.

Graças à suavidade dos fios, tricotar com eles é fácil e conveniente. Os fios se encaixam bem uns nos outros e praticamente não se confundem, e os produtos de microfibra são leves e volumosos. As fibras dos filamentos de microfibra são muito mais finas que os materiais usuais, como lã ou algodão, o que torna o filamento mais denso, o que significa que proporciona maior resistência ao desgaste dos produtos acabados. E também as propriedades da microfibra fornecem produtos futuros com alta permeabilidade ao ar e solidez da cor, mesmo após várias lavagens.

Este material também é resistente aos raios ultravioleta, por isso não desbota ao sol.

Vantagens e desvantagens

Os artesãos usam este fio para crochê e tricô.Embora no início possam surgir problemas ao fazer o crochê, mas assim que você se acostumar, o processo se tornará fácil e agradável. Muitas costureiras destacam as seguintes vantagens deste fio:

  • baixo consumo de material durante o tricô;
  • facilidade de uso em comparação com materiais clássicos como lã;
  • os produtos mantêm a cor e a forma mesmo após a lavagem na máquina;
  • mesmo durante o uso ativo, pílulas ou abrasões não se formam no produto;
  • leveza e "leveza" dos produtos acabados;
  • maciez e hipoalergenicidade, que permite que o material seja utilizado até mesmo para tricotar roupas infantis;
  • cores brilhantes e vibrantes que não desbotam com o tempo;
  • em produtos de microfibra, o calor é bem retido devido à presença de poros de ar no fio;
  • preço moderadamente baixo.

As desvantagens estão principalmente relacionadas com a composição do próprio fio, independentemente do fabricante. Para tais desvantagens, por exemplo, pode ser atribuída ao fofo do fio em locais de uso ativo (punhos, locais onde o cotovelo se dobra e outros). Mesmo a lavagem das mãos ou o uso de produtos químicos especializados não ajudarão a eliminar esse fenômeno. E também coisas relacionadas a microfibra, suscetível ao alongamento. Eles aumentam uniformemente em comprimento e largura, e é por isso que a coisa, lenta mas seguramente, torna-se 2 a 3 tamanhos maior do que suas dimensões originais.

Em alguns casos, nota-se que, com o tempo, os produtos feitos com esse material perdem a maciez. Depende do tipo de fio usado para tricotar. Se uma coisa é tricotada com um fio macio e solto, no processo de uso ela perde apenas ligeiramente sua maciez. Se a coisa foi tricotada com uma microfibra brilhante espessa especial, que é usada principalmente para produtos que mantêm sua forma, você não deve esperar maciez especial dela.

É impossível passar ou secar coisas de microfibra na bateria, pois o material é extremamente resistente ao calor e pode deformar.

O que pode ser vinculado?

A gama de aplicações para fios de microfibra é bastante ampla. Embora esse material seja sintético, é muito utilizado para tricotar roupas infantis, chapéus, suéteres, túnicas, suéteres e muitas outras opções de produtos. No tricô, é melhor usar bordados ou semi-rendas, para que o material mantenha melhor sua forma e volume.

As opções mais comuns para produtos feitos de material:

  • poncho;
  • coletes;
  • chapéus (verão e entressafra);
  • capas;
  • ternos infantis;
  • lenços;
  • cardigans.

Antes de começar a tricotar com esse fio, você deve rebobinar as bolas em rolos de papel, por exemplo, de toalhas de papel. Isso não apenas ajuda a identificar defeitos na linha, mas também facilita o desenrolamento posterior, minimizando emaranhados e quebras. Também vale considerar que o fio de microfibra tem a peculiaridade de descamar ou esfolar nas pontas. Portanto, imediatamente antes de iniciar o tricô, recomenda-se dar um nó na ponta do fio e cortar a ponta felpuda.

Aqui estão alguns exemplos de produtos de microfibra. Apesar de a microfibra ser um material sintético, ela é amplamente utilizada tanto por costureiras que gostam de tricô quanto na ampla produção de roupas. Em produtos feitos com esse tipo de fio, ele não ficará quente devido às suas propriedades respiráveis ​​e também protege do frio com sua capacidade de reter o calor. E a hipoalergenicidade e maciez do material possibilitam seu uso até mesmo para tricotar roupas infantis.

sem comentários

Moda

a beleza

casa