Fio

Variedades e seleção de fios de algodão

Variedades e seleção de fios de algodão
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Fabricantes
  4. Como escolher?
  5. Para que isso é usado?

O fio de algodão é produzido a partir da fibra da planta correspondente - algodão. Essas fibras são classificadas como naturais, pois sua origem é vegetal. Existem normas estaduais segundo as quais este tipo de produto é produzido. A qualidade do fio de algodão depende de muitos fatores - comprimento da fibra, método de processamento, composição, peso e espessura do fio. Este tipo de fio tem suas vantagens e desvantagens, pois é utilizado na confecção de diversos produtos.

Peculiaridades

O fio de algodão é uma das variedades mais procuradas pelos fabricantes de roupas de todos os níveis. Graças à escolha de cores, texturas, você pode criar coisas únicas para diferentes fins - roupas para adultos e crianças, acessórios, têxteis-lar. A fibra de algodão é durável, higiênica e adequada para fazer roupas infantis. Porém, o mais apreciado é a composição mista do fio, uma vez que 100% de variação é totalmente desprovida de elasticidade.

Além disso, toda a fibra de algodão encolhe fortemente após a lavagem, enruga-se muito rápida e fortemente.

As seguintes características do fio de algodão são distinguidas, entre elas existem vantagens e desvantagens do material e dos produtos a partir dele:

  • força, conforto de usar, maciez, enquanto a seda é mais forte que o algodão;

  • adequado para a criação de produtos leves;

  • resistência ao calor, porosidade, que permite absorver o líquido, mas não se molhar;

  • o fio é absolutamente hipoalergênico;

  • resistente a álcalis, mas instável a quaisquer ácidos;

  • o fio não tolera bem a umidade, se os fios estiverem nessas condições, começam os processos de decomposição, surge o bolor;

  • se as condições de armazenamento forem violadas, microorganismos e bactérias podem se desenvolver no fio;

  • a fibra de algodão absorve fortemente a sujeira de qualquer tipo devido a solavancos e friabilidade, muito mais ativamente do que outras variedades;

  • os itens de algodão requerem cuidado especial, os itens brancos podem ser fervidos, os itens coloridos exigem uma temperatura da água de não mais de 40 graus;

  • a secagem na máquina de lavar não é adequada para tais produtos;

  • engomar produtos de algodão não é fácil, é importante humedecê-los com elevada qualidade e regular o regime de temperatura correspondente ao material.

As propriedades do fio dependem de muitos fatores, como o método de processamento e os aditivos usados ​​na fabricação. Viscose, acrílico dão a resistência do material, aumentam a resistência ao desgaste. Isso torna o fio mais leve. A viscose também aumenta as propriedades de tração do fio. A adição de lã tem o mesmo efeito no material.

Se a lã e a viscose não alteram completamente o estado natural do fio, o acrílico muda, por ser sintético.

O método de processamento pode melhorar as qualidades visuais do fio, dar-lhe brilho, cores ricas, aumentar a resistência, maciez e toque agradável. Existe um método que melhora a qualidade, como a resistência ao vinco, o produto encolhe menos. Consequentemente, o fio que passou por esse processamento custará muito mais caro, uma vez que suas propriedades são significativamente melhoradas não apenas visualmente.

Visualizações

Em primeiro lugar, o fio de algodão para tricô é dividido em tipos de acordo com sua composição. O algodão nele pode ser de 100% e 70% e até 30%. O tipo e as propriedades do material mudam de acordo com a porcentagem e o tipo de aditivo. Na maioria das vezes, você pode encontrar fios de algodão com lã, seda, viscose, bambu, às vezes algodão e linho são combinados em proporções diferentes. A aparência elástica e macia do fio com qualidades elásticas requer uma combinação de algodão e elastano.

A composição orgânica não é a única possível - as fibras são ativamente misturadas com lurex, acrílico, muitas vezes poliamida podem ser encontradas na composição. Uma torção grossa e um fio fino são usados ​​para fazer várias coisas. Além disso, existe uma classificação do fio baseada no método de processamento da fibra.

Mercerizado

Nesse tipo de processamento, o material puro é exposto ao álcali. Um fio que passou por este método de processamento recebe um brilho característico, não muito brilhante, mas óbvio. Mas não apenas a aparência do fio foi o objetivo da invenção do método por John Mercer, mas também uma mudança qualitativa. Além da textura fosca, o novo fio elimina as propriedades de baixa absorção de tinta.

O fio absorve perfeitamente a tinta e pode ser tingido nos tons mais brilhantes e saturados.

Além do mais, o tecido feito com esse fio fica mais resistente e absorve melhor a umidade. Graças a essas propriedades, o fio processado não está sujeito a desbotamento ao sol. Ao mesmo tempo, cem por cento de algodão, mesmo após a mercerização mais de uma vez, não terá propriedades elásticas. O processo não afeta de forma alguma a qualidade do fio.

Finalizado

Este tipo de fio apresenta um bom nível de rigidez. Este método é usado quando é necessário reduzir o vinco do produto acabado.

Não mercerizado

Esse fio é natural, branqueado. É bastante resistente a várias influências químicas. Mesmo sob a influência da umidade, luz solar, a qualidade do tecido não se deteriora. Este tipo de fio é mal tingido, geralmente são usados ​​tons desbotados suaves.

Os especialistas consideram o algodão egípcio uma variedade separada, apesar de ele passar por um procedimento de mercerização. É reconhecido como o melhor entre todos os tipos de algodão devido às suas propriedades especiais:

  • o maior comprimento de fibra e a maior resistência;

  • sem encolhimento após a lavagem;

  • hipoalergênico, higroscópico, alto nível de permeabilidade ao ar;

  • material ecológico.

Na fabricação, são utilizados apenas ingredientes naturais, inclusive corantes. O método de mercerização de material egípcio é o seguinte.

  • As fibras são embebidas em solução de soda, o que é feito sob estrito controle de sistemas automotivos. Assim, eles aumentam a resistência ao desgaste e a resistência, aumentam a capacidade de reter corantes.

  • A segunda parte do procedimento é o branqueamento da fibra, que remove a solução alcalina. Depois disso, o fio é tingido.

  • O algodão em sua forma pura é queimado com queimadores de gás para dar aos fios a forma de um cilindro e remover fiapos. Depois disso, o fio fica liso, com brilho moderado, sem o velo natural para algodão.

Fabricantes

É errado escolher o fio apenas com base no custo, o fabricante e as características são muito mais importantes. Os melhores fios de algodão são produzidos por marcas de diversos países, entre as líderes estão Turquia, Rússia, Itália, Espanha.

  • Rowan (Itália). Produz vários tipos de fios, principalmente do tipo blended, existem combinações de algodão com viscose e outros aditivos. O sortimento inclui bordados, tecidos em relevo, fios de renda de material egípcio. O fio não se rompe durante o tricô, ideal para uso individual. Com os fios desta marca, você pode tricotar roupas de verão densas e leves. Entre as vantagens estão naturalidade, brilho sedoso, resistência do fio e alta qualidade de tingimento, o fio não rola, absorve bem a umidade. Entre as desvantagens está apenas o preço alto.

  • Laines Du Nord (Itália). Eles produzem fios de algodão peruano e outros tipos de algodão, a escolha de tonalidades é enorme. Os produtos feitos com esse material se diferenciam por sua maciez, ajuste confortável e brilho discreto. Absolutamente hipoalergênico, ideal para confeccionar roupas de bebê. As matérias-primas são de elevada qualidade, naturais, duradouras, os produtos mantêm a sua forma na perfeição. Mas também tem desvantagens - o fio pode esfoliar, se tricotado com agulhas de tricô com pontas pontiagudas, o preço não é muito orçamentário.
  • Katia (Espanha). Produz versões misturadas e cem por cento de fios em meadas, o cânhamo está presente na composição. Variação ideal para a criação de produtos no estilo boho e étnico, existem vilosidades, irregularidades que dão a impressão de feitos à mão. Os tons são em sua maioria pastel pulverulentos, adequados para a criação de roupas de verão, roupas grossas. O material é totalmente natural, as cores são naturais, a durabilidade é de alto nível. O segmento de preço está acima da média.
  • Alpina, Áustria. Produz fio de algodão puro mercerizado. O material é adequado para perfurações, tecidos gofrados, arans, o fio não está sujeito a rachaduras, não torce durante a confecção do produto, ao mesmo tempo que fica macio e ligeiramente torcido. Naturalidade, força, resistência a influências externas, higroscopicidade são as vantagens do fio. A escolha de tonalidades não é muito rica, além disso, muitos tipos de produtos só podem ser lavados à mão. O segmento de preço é médio.
  • VITA, Alemanha. 100% algodão desta empresa pode ser comprado a um preço muito acessível. Threads são usados ​​com sucesso para criar openwork. O fio é macio, sem muita torção, não se rompe, o brilho é tranquilo. A gama de cores é variada, as coisas ficam perfeitamente lavadas, não desbotam, não perdem a forma.

A elasticidade do fio é baixa, por isso não é adequado para todas as coisas.

  • Alize, Turquia. Outro fabricante barato de fios de algodão fosco. O produto não sofre mercerização, mas ao mesmo tempo é bastante durável e resistente ao desbotamento. É muito confortável de trabalhar e vestir, você pode tricotar relevos, arans. O consumo do fio é econômico, pode ser lavado na máquina, mas nos modos delicados, o preço é baixo. Existem também desvantagens: baixo deslizamento, pode ser confuso.
  • Gazzal, Turquia. Produz uma variedade de fios misturados, incluindo aqueles com aditivos sintéticos. Adequado para criar objetos abertos, é confortável no trabalho, quaisquer padrões são facilmente criados, não há camadas, a gama de cores é rica. Para fios misturados, o preço não é muito barato.
  • Pekhorsky Textile (Rússia). O sortimento inclui uma grande variedade de tipos de malhas manuais, inclusive para a fabricação de produtos infantis. O produto mercerizado 100% algodão é muito popular. Fio hipoalergênico com boa higroscopicidade, preço acessível.

Como escolher?

Em primeiro lugar, é importante focar no produto planejado para ser feito com fio. Por exemplo, um vestido é mais pesado do que um top, portanto, é mais sujeito a alongamentos. Para o tricô de vestido, convém um fio leve, de estrutura fina, sem aditivos que estimulem o alongamento.

As opções mistas com viscose e elastano não são adequadas para tais fins.

Considere também o padrão usado para tricô. A teia de aranha ficará mais limpa com fios firmemente torcidos. As coisas perfuradas para a estação fria são melhor tricotadas com fios soltos e grossos. Quanto mais o fio é torcido, menor é o risco de rachaduras durante o tricô. Mas a rigidez desse fio aumenta, por isso não será possível obter uma estrutura delicada do produto. A torção rígida é uma boa escolha para chapéus, acessórios e enfeites de rede arrastão.

Na hora de comprar fio de algodão egípcio, é importante diferenciá-lo do falso, pois esse produto é muito caro. Para excluir a compra de um falso, tome as seguintes medidas:

  • coloque fogo em um pedaço de linha, o genuíno queimará sem deixar resíduos, e o aroma se parecerá com papel queimado;

  • Amasse os fios e segure, segurando-os na mão, se estiverem muito enrugados, na sua frente fica uma farsa;

  • passe a mão sobre a superfície - a aspereza não deve ser sentida.

Além disso, esse tipo de algodão não pode ser barato.

Para que isso é usado?

Visto que o tricô de algodão é um processo fácil, ele é adequado para confeccionar várias coisas à mão. De produtos deste tipo, malhas, crochês, roupas para adultos e crianças, têxteis para o lar, acessórios. Os fios finos são ideais para roupas leves de verão, confortáveis ​​de usar nu. O fio das meias também é feito de algodão. Grosso, solto, adequado para fazer um cobertor, casaco de lã e outras roupas fora de estação.

Como o fio está disponível em uma ampla gama de cores, não há problema em escolhê-lo para qualquer produto. Os especialistas recomendam tricotar de algodão com agulhas de tricô de bambu ou madeira. Quanto mais denso o tecido for necessário, menor será o tamanho das agulhas. Os tecidos mistos são a solução ideal para o processo de tricô independente.

Antes de tricotar um produto, vale formar uma amostra, lavando-a e verificando o grau de encolhimento e perda de cor.

sem comentários

Moda

a beleza

casa