O que é fio de bobina e como escolhê-lo?
O fio de bobina não é um tipo separado de fio, mas apenas um tipo de embalagem. Consiste em fios longos e finos firmemente enrolados em uma bobina cônica. Inicialmente, esse fio se destina ao tricô em máquinas especiais, mas as costureiras experientes o utilizam para o trabalho manual.
Vantagens e desvantagens
Vamos começar com os benefícios.
- Entre as vantagens mais óbvias do fio da bobina está o preço mais baixo do que as variedades de novelos. Ao contrário das bolas normais, as bobinas são projetadas para um volume industrial. Conseqüentemente, uma despesa econômica e uma diminuição no custo do produto acabado.
- Além disso, a linha da bobina é longa e de espessura uniforme. Você não precisa pensar em como ligar o fio de forma imperceptível e esconder as pontas extras, o tricô é obtido sem nós, o produto acabado fica bonito mesmo de dentro para fora.
- Grande variedade de parâmetros de espessura do fio, componentes de composição e tons permite que você escolha o material para bordado para todos os gostos e carteiras.
- Você pode variar independentemente a espessura da rosca, dependendo do resultado desejado, Crie gradientes sofisticados em vários tons e combine diferentes materiais, como algodão e seda.
- Finalmente, o fio da bobina é verdadeiramente único., porque para encontrar duas bobinas absolutamente idênticas, você precisa se esforçar.
Também observamos as desvantagens.
- O fio da bobina é muito longo, e por conveniência, você tem que rebobiná-lo em várias meadas pequenas, o que está associado a inconvenientes adicionais.
- Por ser um fio destinado ao uso industrial, os fios são impregnados com uma composição química especial para melhor deslizamento na máquina. Na primeira lavagem, a impregnação é completamente removida, mas no processo de trabalho um cheiro específico pode irritar ou mesmo causar alergias.
- A demanda por fios de bobina entre os consumidores comuns não é muito alta, portanto, é muito difícil encontrá-lo nas lojas comuns, você tem que fazer o pedido pela Internet ou por meio de compras no atacado e no varejo.
- É impossível comprar uma pequena quantidade de fio mesmo que os vendedores concordem em desenrolar uma determinada parte da bobina.
Ao comprar fio em bobinas, você terá que adicionar custos adicionais ao seu orçamento para a compra de bobinadeira e balanças para medir a quantidade certa de material.
Visualizações
O material de tricô mais popular é, obviamente, a lã. É quente, resistente ao desgaste, remove bem o excesso de umidade e, portanto, é ideal para fazer roupas de inverno: suéteres, chapéus, cachecóis, luvas, etc. Vamos listar os tipos de fios de lã.
- Alpaca - Este é um tipo de lhama doméstica, criado nas terras altas da América do Sul. O fio de alpaca é forte, retém bem o calor e é bastante caro, visto que normalmente é usado sem mistura de outras fibras.
- Angorá... É feito de lã de coelhos angorá. Essa lã é incrivelmente delicada, é difícil torcer um fio com ela, por isso a angorá só é usada em conjunto com outras fibras: seda, lã de ovelha ou acrílico. É possível lavar coisas feitas com este material apenas na tinturaria, mas pela delicada maciez e fofura do angorá, perdoa-se a dificuldade no cuidado.
- Mohair - A lã de cabra angorá vem da Turquia. São fios finos e fofos, ideais para fazer xales e outros produtos de renda fina.
Como o mohair puro não é muito durável, geralmente adicionam-se seda e produtos sintéticos.
- Cashmere... O material de lã mais caro. É obtido a partir da penugem de cabras selvagens tibetanas. De um animal, você pode obter apenas 100 gramas de matéria-prima, e essas cabras são penteadas uma vez por ano. Coisas e fios feitos com 100% de caxemira praticamente não são encontrados, costumam incluir uma certa porcentagem de outras fibras na composição. O algodão com caxemira é especialmente apreciado. Tecido de cashmere é muito exigente para cuidar, mas incrivelmente fino, delicado, mas forte e durável.
- Lã de ovelha merino... Essa lã não é menos quente e macia que a alpaca, mas pode ser lavada na máquina em um ciclo delicado. Ideal para roupa de bebé.
- Lã de camelo. Este material é durável, leve, aquece bem no inverno e remove o calor em climas quentes e evita o superaquecimento. Dos pontos negativos, nota-se que é impossível tingir o fio, mas existem mais de uma dezena de tonalidades naturais dessa fibra.
Alguns rótulos de fios de lã são rotulados como Baby Kid. Isso significa que a lã é mais macia e adequada para crianças e pessoas com pele sensível e sujeita a alergias.
O segundo material mais popular entre as costureiras é o fio de origem vegetal. Eles tricotam principalmente coisas leves de verão com ele. As fibras de origem vegetal incluem o seguinte.
- Seda... A rigor, a seda é um material de origem animal, mas como o bicho-da-seda se alimenta de folhas lenhosas, muitas pessoas preferem classificá-la como fibra vegetal. Seja como for, é um material excepcionalmente liso, fino e durável, apreciado por sua higroscopicidade e capacidade de conduzir bem o calor. Para a fabricação de fios, a seda é usada apenas em combinação com lã ou algodão, pois os fios são muito finos para tricotar.
- Algodão... Um material democrático que parece criado para roupas de verão: é leve, respirável e absorve água, não desbota e é extremamente fácil de limpar.
- Algodão Mercerizado - Este é um algodão que foi submetido a um tratamento especial, com o qual é eliminado todo o velo. Este fio é liso, brilhante e mantém a sua forma bem.
- Linho... Os produtos feitos com esse tipo de fio são resfriados melhor no calor, respiráveis, absorvem a umidade e secam rapidamente. Dos pontos negativos, o linho é difícil de tingir, então a paleta de fios inclui apenas tons naturais suaves.
E, finalmente, o terceiro tipo de fio nas bobinas são as fibras sintéticas. Acrílico, fibra de vidro, poliamida e viscose são adicionados às matérias-primas naturais para aumentar sua resistência, lurex e fios metalizados com lantejoulas dão às roupas um brilho elegante e os fios de elastano esticam bem e são ideais para malhas de tricô. O fio que contém fibras naturais e sintéticas é denominado fio misturado. A proporção ideal é de 75% a 25%. Essas coisas são usadas por muito tempo, mas mantêm todas as vantagens dos materiais naturais.
Variedades populares de fios misturados:
- meia - consiste em 75% lã e 25% poliamida;
- semi-lã - 50% lã + algodão e / ou sintéticos;
- uma mistura de fibras sintéticas - esse fio pode ter uma estrutura interessante (por exemplo, boucle ou imitação de pele), mas não aquece de todo.
Dicas de Seleção
O fio da bobina destina-se principalmente ao tricô à máquina. Seus fios são cobertos com um composto de parafina especial para facilitar o deslizamento, então você não deve se preocupar se o fio de cashmere for áspero ao toque, como um saco. Após duas ou três lavagens, a impregnação será completamente removida e o produto acabado ficará macio e macio. Você deve comprar tópicos apenas em lojas confiáveis com boas críticas. Se o sortimento tem um material na tonalidade desejada, é melhor fazer um pedido imediatamente - encontrar uma cor adequada no caso de bobinas pode ser muito problemático. Costureiras experientes acreditam que o melhor fio para iniciantes é cashmere merino... Esta variedade não é muito cara, mas ao mesmo tempo é de muito melhor qualidade do que a semilã ou os sintéticos mistos. Esse fio é macio, pega bem em vários fios, é fácil e agradável de trabalhar.
O comprimento do fio da bobina é indicado por dois números. Por exemplo, 15/1, 15/2, 30/1, etc. O primeiro significa o número de dobras do fio por grama, e o segundo - a metragem deste fio por grama. Os fios simples são geralmente cortados em linho. Para corrigir essa desvantagem, você precisa enrolá-lo em dois fios em direções diferentes. Os vendedores nas lojas nem sempre concordam em desenrolar o número necessário de fios e dividir a bobina em vários pequenos cones. Portanto, é melhor comprar uma bobinadeira de fio especial e escalas.
Os padrões de tricô não devem ser negligenciados. Isso facilitará a escolha do tamanho das agulhas de tricô e a determinação do número de fios.