Escolha de um fio para tricotar à mão sem agulhas de tricô
Ao contrário do tricô ou do crochê, o tricô manual não requer nenhuma habilidade especial. O tricô nas mãos é rápido e sem modelagens especiais. Você pode tricotar nas mãos usando uma técnica de superfície simples, sem padrões complexos. Apesar da simplicidade do processo, você pode tricotar lindas coisas originais em suas mãos. Isso exigirá um pouco de paciência e experiência. Mas muito também depende da escolha do fio, sua qualidade, composição da fibra e espessura.
descrição geral
A escolha do fio para o tricô manual dependerá das preferências da costureira e do produto escolhido. O fio difere no material de que é produzido, na espessura das fibras e no número de metros em uma meada. A escolha do fio determinará a qualidade do produto, sua durabilidade, aparência e forma de cuidar.
Hoje, nas lojas especializadas em costura, é apresentada uma ampla seleção de fios para tricô artesanal. Até a artesã mais exigente poderá escolher o material e a cor certos para trabalhar sem agulhas de tricô e tricotar uma peça original.
O fio é feito de fios, e os fios, por sua vez, são feitos de fibras. O fio pode ser composto de um único fio ou de vários fios. Os fios podem ser lisos ou texturizados. As fibras diferem nas matérias-primas: naturais ou artificiais. Antes de formar os filamentos, a fibra passa por uma série de procedimentos de processamento. É limpo, penteado, vaporizado, moldado e depois torcido em um fio.
A variedade de opções de fios, cores, espessura e textura pode assustar as costureiras novatas.
Na hora de escolher, é preciso estar atento ao rótulo, que indica a composição, comprimento da meada e forma de atendimento.
Tipos e composição
Fios de composições diferentes têm propriedades diferentes, assim como produtos feitos a partir deles. Portanto, é importante escolher a composição correta do fio para o produto selecionado. Por exemplo, produtos confeccionados com fio de lã com adição de fibras sintéticas serão mais elásticos e manterão melhor sua forma. E o acrílico totalmente sintético é adequado para tricotar roupas infantis, porque é hipoalergênico.
De acordo com a composição, os fios são divididos em 3 tipos
- natural;
- sintético;
- misturado.
O fio natural é feito de cabelo animal ou fibras naturais de plantas. O fio natural retém bem o calor e deixa passar o ar, não eletrifica e é adequado para tricotar roupas quentes de inverno. Os fios de lã natural mais populares são mohair, angorá, cashmere e lã de ovelha. Angorá e caxemira são fios muito caros e requerem manuseio e cuidado cuidadosos. Os produtos angorá são muito felpudos, o que cria um inconveniente adicional quando usados.
Linho, seda e algodão são produzidos a partir de fibras vegetais. Este fio é mais barato do que o fio de lã e não requer uma manutenção cuidadosa (exceto para a seda). Produtos feitos de fibras vegetais são agradáveis ao toque, possuem alta resistência ao desgaste e mantêm uma aparência atrativa por muito tempo.
O fio sintético é feito de fibras sintetizadas, é um produto químico. As fibras sintéticas são mais frequentemente utilizadas como aditivo aos fios naturais para dar força e elasticidade.
O fio misturado combina dois ou mais tipos de fibras e é mais frequentemente encontrado nas prateleiras das lojas.
Um produto feito com fio mesclado adquire todas as qualidades positivas dos fios que o integram, torna-se mais macio, mais elástico, resistente ao encolhimento e ao desgaste.
Nas últimas décadas, muitos novos produtos de fio para costureiras surgiram no mercado:
- fantasia;
- cor de melange;
- volumétrico;
- metalizado e muito mais.
Fio fantasia - fio com textura variada em todo o seu comprimento. Podem ser peças volumosas (pompons) ou pequenas (boucle, saliências). Esse fio é adequado para processar as bordas do produto, criando um tecido incomum.
Fio melange tem uma cor gradiente, quando os tons da mesma cor se misturam suavemente.
Os fios volumosos são caracterizados por uma espessura irregular ao longo do comprimento da meada. Isso ajuda a criar uma tela texturizada incomum. Os produtos feitos com esse fio sintético são macios, enrugam-se facilmente e retornam ao volume rapidamente. Você pode tricotar um cobertor, colcha ou travesseiro com ele, o que vai agradar a todos os membros da família.
E em fio metalizado adicione fios brilhantes (lurex), dando um brilho incomum ao produto. Coisas elegantes e festivas são obtidas a partir dele.
O fio é dividido não apenas pela origem das fibras, mas também pela aparência do fio que o compõe. Os fios de tricô à mão distinguem-se pela sua espessura e volume, o que permite que sejam entrelaçados com as mãos ou dedos. Coisas de melhor qualidade são obtidas a partir de fibras misturadas, elas mantêm sua forma por mais tempo e são mais confortáveis para tricotar.
Itinerante espesso
A mecha é um fio grosso e solto que é obtido após ser puxado das máquinas de cardar antes da etapa de torção... Esse tipo de fio ganhou popularidade apenas nos últimos anos. O fio espesso e supergrosso é muito adequado para o artesanato, permitindo criar malhas da moda em malhas grandes.
Itinerante espesso É constituída por lã 100% natural, sem adição de fibras sintéticas. Os produtos são muito quentes, com excelente respirabilidade. Mas eles requerem cuidados cuidadosos, eles rapidamente perdem sua forma. Devido à falta de fibras trançadas, pellets aparecem na superfície ao usar o produto.
Itens grandes feitos de mechas grossas são pesados. A lã natural pode causar uma reação alérgica.
Devido à soltura e volume dos fios ao tricotar, é quase impossível criar um padrão ou tecer tranças no tecido. Na maioria das vezes, as artesãs usam uma mecha grossa para tricotar com um ponto de cetim simples.Ao tricotar à mão com uma mecha grossa, as laçadas permanecem livres, então o processo requer habilidade para manter as laçadas relativamente planas e não se desfiar. Devido ao peso decente, o processo pode exigir mais esforço físico do que o tricô normal.
Ao escolher uma mecha grossa, preste atenção à qualidade do fio, os fios podem ser de espessura irregular ao longo de todo o comprimento e conter nós ou quebras... Você também precisa ter cuidado ao armazenar a mecha para não danificar os fios delicados. Na hora de comprar, é preferível dar preferência a lojas especializadas comprovadas e empresas de renome e boa reputação.
Fita tricotada
Este tipo de fio é criado em máquinas especializadas. O fio da fita é geralmente 100% algodão natural. O elástico é conveniente para tricotar à mão. Existem 2 tipos de fita tricotada:
- primário, é feito especificamente para bordado e não possui nós ao longo de todo o comprimento da meada;
- secundário, é feito de restos de tecelagem, pode ter nós e uma cor irregular - você mesmo pode fazer essa fita cortando peças de malha (por exemplo, camisetas).
Ao tricotar com uma fita de malha sem ferramentas, é melhor usar técnica de tricô de dedo, quando os loops são digitados não nas mãos, mas nos dedos. A técnica é muito simples e rapidamente dominada. Essa técnica pode ser usada para criar tapetes, pequenas almofadas, brinquedos e pufes, mochilas e bolsas de verão.
Ao usar uma fita tricotada, leve em consideração o encolhimento causado pelo fio de algodão. A roupa encolhe ligeiramente após a lavagem.
De loops
Fio especialmente desenvolvido para tricô manual... Ao longo de todo o comprimento do fio, existem laços especiais que precisam ser entrelaçados. É assim que a tela é formada. O único fabricante desse tipo de fio hoje é a empresa turca Alize, o fio se chama Puffy... O fio é agradável ao toque, macio e felpudo. Permite tricotar produtos quentes, mas ao mesmo tempo leves (por exemplo, um cobertor ou colcha). Com um pouco de experiência e conhecimento dos padrões mais simples de tricô, você pode criar padrões ou tranças volumétricas na tela.
As vantagens incluem a maciez do fio e facilidade de tratamento. O fio é grosso, o processo de tricotar coisas volumosas não leva muito tempo. E o tricô manual não requer habilidades especiais, como tricô ou máquinas especiais.
A maior desvantagem dos fios Puffy é a composição 100% sintética. É mais adequado para criar malhas e brinquedos de interior do que para criar peças de vestuário.
Pelúcia
O fio espesso e fofo é agradável ao toque e confortável de tricotar sem ferramentas adicionais. O fio liso fica plano ao tricotar, não se embaraça e não irrita a pele.
A partir de um fio grosso, coisas volumosas (mantas, capas e tapetes) são criadas rapidamente. Os brinquedos são muitas vezes feitos de malha a partir dele. Os fios e produtos feitos a partir deles não requerem cuidados adicionais complexos, mantendo sua forma e aparência. Fios macios e volumosos permitem pequenos erros na técnica de tricô, escondendo imperfeições e irregularidades.
Pomponnaya
Este fio de fantasia tem pequenos selos em forma de pompom em todo o seu comprimento. Ao tecer os fios, os pompons se fundem em uma única tela, deixando vazios aqui e ali. A partir desse fio, são obtidos itens de interior originais que são diferentes de qualquer outra coisa. Na maioria das vezes, eles são usados para criar cobertores e tapetes de cabeceira em quartos de crianças. Também faz chapéus, cachecóis e laços engraçados. Freqüentemente, chinelos, meias e botinhas são tricotados com fios de pompom.
Devido à pequena espessura dos fios, é melhor usar a técnica de tricotagem a dedo, para que a tela fique mais lisa e bonita.
Principais fabricantes
A qualidade do produto a partir dele depende diretamente da qualidade do fio, quanto tempo ele vai durar, se vai perder a forma e cor ou encolher, ou talvez se torne espinhoso ou deixe fofura. Além disso, a comodidade e a rapidez do trabalho da artesã vão depender da qualidade do material de tricô. Portanto, é tão importante escolher um fio de alta qualidade e, portanto, confiar no fabricante... No mercado você pode encontrar uma grande variedade de fios de qualidade elite com um preço adequado e opções econômicas.
A empresa mais popular na produção de fios para tricô manual é a fábrica turca Alize. É o único fabricante de fios Puffy Loop. A empresa oferece mais de 70 cores de fios e diversas soluções texturizadas. Existe uma opção com um pelo mais longo, que imita o pelo curto.
A fábrica russa "Lenta" dedica-se à produção de fitas de malha. Da produção na Rússia, pode-se notar também as conhecidas marcas de fios Semenovskaya e Troitskaya, Pekhorka e Serpantin. As opções de orçamento dessas empresas ganharam popularidade e amor pelas artesãs em toda a Rússia. A fábrica penteada Troitsk é especializada na produção de mechas grossas com matérias-primas Altai. A empresa concorre com ela, a Cloudly, que oferece uma vasta gama de cores e preços acessíveis.
Entre os fabricantes estrangeiros, as costureiras são mais frequentemente distinguidas pelas firmas alemãs Schachenmaur e Vita, que produzem fios para tricô manual.... Alta qualidade e variedade de cores são os diferenciais dessas empresas. O material é resistente ao desgaste e as cores permanecem vibrantes por anos.
O fio premium para tricô manual é produzido pela empresa inglesa Rowan. Seus produtos são usados por designers eminentes para criar coleções de malha. O fio se distingue pela qualidade inglesa insuperável e cores clássicas contidas.
Dicas de Seleção
Para costureiras iniciantes que estão apenas dominando a técnica de tricô sem ferramentas, é melhor escolher opções baratas. Não será uma pena treinar suas habilidades nesse tipo de fio, enquanto rasga repetidamente a tela. Para começar, é melhor escolher um fio uniforme, sem fiapos e penugens.
À medida que suas habilidades melhoram, você pode comprar fios mais caros e de melhor qualidade e criar algo realmente atraente. Assim, você não se arrependerá do dinheiro e do tempo gasto.
O material dos fios depende das suas preferências e do produto escolhido. Para produtos de interior, pode-se escolher fios mistos ou sintéticos, eles duram mais e não perdem o aspecto. E para roupas, é melhor escolher fios naturais ou mistos, para reter o calor e as trocas de ar. A espessura do fio deve ser de pelo menos 3 mm.
Na hora de comprar, certifique-se de ler o rótulo, calcule quantas meadas você precisa para o produto. Preste atenção não apenas ao tamanho e peso da meada, mas também ao comprimento do fio nela. Conheça a composição e a forma correta de cuidar do fio e de um produto feito a partir dele.
O principal conselho é imaginar claramente o produto acabado. A escolha do fio dependerá das qualidades necessárias da coisa desejada. Se você não tiver certeza da seleção correta, é melhor pedir conselhos a artesãs experientes ou a um consultor da loja.