Características e aplicações da lã angorá
Angora é uma subespécie de tecido de lã. Este tecido tem uma estrutura muito macia e fofa, por isso é bastante popular.
Inicialmente, o angorá era feito com a lã de uma raça angorá especial. Porém, no sentido moderno, o angorá é um material, cuja matéria-prima é a penugem do coelho angorá. Essa mudança no processo de fabricação foi feita com o objetivo de reduzir o custo do tecido.
Nesse sentido, hoje no mercado é possível encontrar produtos caros, desde pelo de cabra, até uma versão mais barata de penugem de coelho.
Quais características do tecido devem ser consideradas antes de comprar um produto? Como o fio angorá é aplicado? Você aprenderá mais sobre isso em nosso material.
Características
O fio angorá é importado para o nosso país da Turquia, América do Norte e República Sul-Africana. Os produtos acabados podem ser adquiridos sob as marcas de designers franceses, italianos e japoneses.
Existem várias variedades de angorá coelho:
- lana - é considerado um tecido de elite e caro;
- o acrílico é um tecido mais acessível, mas de alta qualidade e durável;
- viscose - fibras sintéticas são adicionadas aqui, por isso é o mais barato.
Independentemente do tipo de tecido, ele deve ser confeccionado de acordo com todas as normas e normas tecnológicas. Para não comprar um produto falso e de baixa qualidade, peça licenças e certificados ao vendedor.
As características distintivas do tecido incluem características como: maciez, leveza e sedosidade.
Áreas de uso
Este tecido é usado principalmente para a produção de roupas quentes.Portanto, no guarda-roupa de quase todas as pessoas (especialmente para roupas de criança) há um chapéu, lenço ou luvas angorá. Além disso, suéteres, capas, estolas e outras peças de roupa são feitas de penugem de coelho.
A principal vantagem das coisas feitas de lã de angorá animal é o seu baixo peso, flexibilidade, graças à qual vários padrões podem ser aplicados na superfície do tecido, bem como a capacidade de aquecer bem mesmo no tempo mais frio.
As roupas feitas com fios angorá geralmente têm um corte bastante clássico.
Quanto aos aspectos negativos, é importante destacar que as roupas de angorá natural são bastante caras e difíceis de encontrar no mercado convencional.
Regras de cuidado
Depois de comprar algo em angorá, você precisa estudar as regras para cuidar dele. Portanto, é proibido lavar este tecido na máquina - somente a lavagem delicada à mão é possível (também os produtos podem ser lavados a seco). Se você decidir lavar o produto em casa, então isso deve ser feito em água à temperatura ambiente, usando shampoo e sabonete líquido (não use limpadores mais ativos, como sabão em pó).
Para lavar uma coisa, ela deve ser colocada em água com sabão por 20-30 minutos e, em seguida, espremida suavemente (não exponha o produto angorá a esforços mecânicos).
Para torcer bem a coisa, ela é enrolada em várias toalhas felpudas que absorvem bem a umidade. Em seguida, deve ser deixado ao ar até secar completamente (evite a luz solar direta). Além disso, as roupas devem ser penteadas suavemente para restaurar a estrutura do casaco. Isso deve ser feito com uma escova macia.
Assim, como pudemos ver, as coisas feitas de fio angorá são bastante caras. (Isso é especialmente verdadeiro para produtos feitos de lã de cabra). Além disso, são muito difíceis de cuidar. Por outro lado, eles têm uma vida útil bastante longa e uma série de outras propriedades positivas (leveza, maciez, alta capacidade de aquecimento).
Adquirir ou não tal coisa é escolha individual de todos. Em qualquer caso, siga todos os conselhos e siga as recomendações dos especialistas.
Para obter mais informações sobre fios angorá, veja abaixo.