Tudo sobre fios acrílicos
Knitters têm atitudes diferentes em relação ao fio acrílico. Alguém não gosta do acrílico por causa de sua origem não natural e pela tendência de formar grânulos na superfície dos produtos. Outros adoram trabalhar com fios acrílicos e usar coisas tricotadas com eles. Os adeptos elogiam o material pelo brilho das sombras, facilidade de manutenção e aparência atraente.
O que é isso?
Acrílico é um fio sintético. Produtos refinados são usados para sua produção. A fibra acrílica é criada por meio de reações químicas complexas sob certas condições de temperatura.
Em tal contexto, não faz sentido mergulhar na descrição do processo de produção imediato. É muito mais interessante analisar quais são as características e propriedades desse produto. É comum chamar acrílico todos os materiais poliméricos, cuja composição é ácido metacrílico. Mas, na maioria das vezes, a palavra "acrílico" ocorre no contexto de diferentes tipos de fios.
Pela primeira vez, a fibra acrílica foi obtida por cientistas em meados do século XX na América. É este país que é considerado o berço das fibras de complexa origem sintética. Os americanos começaram a dominar a novidade, e logo apareceu a primeira variedade - o material “Orion”. O acrílico em si e este nome originou-se em 1952.
Composição
O fio 100% acrílico é produzido por complexas manipulações técnicas a partir do ácido cianídrico e do acetileno, extraídos do gás natural. Assim são obtidas fibras 100% sintéticas. Em produção em diferentes países, os nomes dos fios acrílicos são diferentes: PAN, acrilano, camilon, ordon, dralon, kurtel e muito mais.
E também o acrílico é freqüentemente chamado de lã artificial devido à semelhança das propriedades das fibras sintéticas e de lã. Na verdade, a origem não natural do acrílico não significa de forma alguma que o material seja dotado de imperfeições contínuas. Vale a pena conhecer com mais detalhes quais são os prós e os contras dos fios 100% sintéticos e dos fios mistos com sua adição.
Vantagens e desvantagens
Recomenda-se que você comece a aprender a tricotar com fios acrílicos sintéticos, pois é mais fácil aprender a tricotar assim. Nas mãos de iniciantes, esse fio fica menos emaranhado e escorrega das agulhas de tricô.
As laçadas são mais elegantes e o tecido é mais denso e liso. Além disso, os produtos são brilhantes e espetaculares, e o material pode ser adquirido a um preço razoável.
Coisas tricotadas com fio acrílico:
-
não encolher durante a lavagem;
-
não perdem a forma durante o uso;
-
Os pellets não se formam em material de alta qualidade, mas se isso acontecer, você pode simplesmente comprar uma máquina para eliminá-los;
-
o fio não desbota e é fácil de tingir na produção;
-
produtos feitos de fios sintéticos secam muito rapidamente, especialmente se você espremê-los em baixa velocidade na máquina de lavar;
-
o contato do material com a pele deixa uma sensação agradável;
-
material resistente ao desbotamento;
-
não causa alergia, portanto, peças de guarda-roupa infantil e brinquedos para os mais pequenos costumam ser tricotados de acrílico;
-
a fibra sintética tem maior resistência em comparação com a lã lisa, então as coisas feitas de lã acrílica acabam sendo o mais usáveis e duráveis possível;
-
preço acessível para novelos de fio - uma vantagem clara sobre os equivalentes para bordado;
-
a fibra é facilmente tingida, o que permite a produção de fios de todos os tipos de tonalidades;
-
as coisas feitas de acrílico não desbotam;
-
os produtos acrílicos não enrugam, pelo que são muito apreciados pelos viajantes - isto permite-lhe ter um aspecto fresco e elegante em qualquer situação;
-
o material é muito agradável ao toque, macio em contato com a pele, aquece o corpo;
-
resistente a intempéries, ácidos e solventes, lavagem a seco;
-
a falta de higroscopicidade pode ser considerada uma vantagem - se você acidentalmente se derramar sobre café ou suco, não haverá manchas nas coisas de acrílico (se houver vestígios, é instável, não há necessidade de levar o produto para lavagem a seco );
-
os sintéticos não são do gosto das mariposas, o que permite que você não se preocupe com a coisa durante seu armazenamento a longo prazo no armário.
Considere as propriedades negativas de 100% acrílico.
Mesmo aquelas qualidades que não se adequam a uma pessoa podem não interferir em nada e até mesmo agradar a outra. Tudo é individual, e você só precisa estudar tudo antes de comprar um fio ou qualquer coisa de fio acrílico:
-
fios de baixa qualidade podem rolar;
-
acumula voltagem estática, eletrifica;
-
os sintéticos têm baixa higroscopicidade;
-
o filamento acrílico pode ficar mais rígido sob a influência de luz forte;
-
o material artificial absorve a graxa e é mais difícil de lavar;
-
a coisa é soprada pelo vento se o tricô estiver solto;
-
os sintéticos têm baixa permeabilidade ao ar; as pessoas com secreção aumentada de glândulas sudoríparas costumam reclamar que suam mais em coisas sintéticas;
-
Fios acrílicos 100% sintéticos não são adequados para fazer meias, pois se desgastam muito rapidamente.
Visualizações
Uma opção ideal para muitos é o fio misturado, que consiste não apenas em acrílico, mas também em fibras naturais adicionais. Esses fios incorporam todas as qualidades positivas esperadas de fios para roupas de tricô. O acrílico confere elasticidade e maciez ao fio, tornando sua cor resistente ao desbotamento e desbotamento. Como resultado, o item é mais durável e fácil de usar.
A presença de fibras naturais na composição permite que o produto "respire", absorva a umidade e proporcione uma boa transferência de calor.
Em fibras acrílicas multicomponentes, até 5-10% é adicionado. Em combinação com lã ou algodão puro, pode ser 35% ou mais. Nesse tandem, o produto consegue conferir todas as qualidades positivas que se fazem sentir especialmente durante a operação de roupas de malha. A coisa acaba sendo macia, volumosa, durável e resistente à deformação ao cuidar dela.
O acrílico com lã é um dos fios mais populares para o tricô no frio. É igualmente bom para adultos e crianças. A lã em si aquece bem, mas, infelizmente, tem uma estrutura espinhosa. Isso causa desconforto ao tocar na pele, principalmente quando se trata de crianças. A adição de acrílico ao fio misturado dá ao fio uma textura sedosa e sem maciez.
Além disso, devido ao acrílico, os grânulos não são formados na superfície do produto. Ao mesmo tempo, a coisa permanece tão quente como se fosse feita de pura lã. Mesmo que o fio não seja muito grosso.
Mohair com fibras acrílicas se complementam perfeitamente também. As propriedades da penugem de cabra não permitem o uso de fios de mohair sem aditivos. Nunca é 100% mohair, é sempre à base de fibra sintética. O acrílico confere-lhe falta de resistência, mas não prejudica de forma alguma as propriedades da lã natural macia.
Com melange. Sintéticos também estão presentes em fios de melange. Esta opção é frequentemente escolhida para criar produtos infantis de malha.
Algodão com acrílico. Esta é a combinação perfeita para roupas de verão em malha. 100% algodão tem boas qualidades, mas uma densidade muito alta, o que torna o produto mais pesado. Por isso, seca por muito tempo após a lavagem e pode até apresentar retração significativa. O acrílico de alto volume confere leveza e brilho aos fios de algodão natural, permitindo que a malha com aberturas seja "arejada". O fio de algodão com acrílico mantém sua forma perfeitamente.
O sortimento de fios acrílicos é muito diversificado em termos de maciez, combinada com fibras adicionais, em espessura, cor, densidade e ondulação.
Onde é usado?
As fibras acrílicas são mais comumente usadas em tecidos e fios. Amaciam as fibras naturais da lã, tornando-as mais macias e agradáveis de usar. Além disso, ajudam a manter a cor do produto acabado e evitam o encolhimento.
Fios acrílicos sintéticos sem aditivos raramente são escolhidos, embora sejam onipresentes nas lojas. Mais frequentemente, eles tricotam com agulhas de tricô e crochê com um fio misto de 2-3 componentes, inclusive com acrílico.
A espessura do fio acrílico pode ser variada. Cada fabricante tem novelos de fios finos e mais grossos, incluindo opções volumosas da moda. Consequentemente, a escolha de um produto que pode ser tricotado a partir deles é limitada apenas pela própria imaginação.
Fios multicomponentes são ótimos para bebês.Como o fio não causa irritação, é suave e barato. Isso é prático porque as crianças crescem muito rapidamente. Esse fio também é adequado para brinquedos de tricô. Eles acabam sendo claros e econômicos, fáceis de lavar e secar rapidamente.
Fios volumosos podem fazer uma manta de malha espetacular que vai durar muito tempo. Bem como fronhas decorativas, potholders, abajures e outros elementos decorativos. Os fios acrílicos são frequentemente usados para criar joias elegantes: miçangas, pulseiras, broches e muito mais. Suéteres e suéteres feitos de fios mistos farão as delícias das pessoas com alergia à lã.
Recomendações para o cuidado dos produtos
Itens feitos de acrílico ou fios misturados não devem ser passados a ferro quente. A alta temperatura destrói a estrutura das fibras sintéticas. É aconselhável passar a ferro com gaze úmida usando um modo adequado. O ferro deve estar quente.
Lave apenas com um ciclo delicado ou um programa sintético... Ideal para lavar à mão.
Mostrado para adicionar abrilhantador ou agente antiestático para aliviar a eletricidade estática.
Spin - apenas em baixas velocidades. É melhor não torcer na máquina, mas usar uma toalha para absorver o excesso de umidade.
Seque a peça em superfície plana, dando a forma desejada. Com uma bateria ou próximo a um dispositivo de aquecimento, o produto pode perder volume e elasticidade.
O fio acrílico tem muitas qualidades positivas, o que permite que você seja criativo ao criar itens de malha. Se você conhece as características desse material, então o tricô e o uso dos produtos acabados lhe trarão apenas emoções agradáveis.