Programador

Programador web: quem é e como se tornar?

Programador web: quem é e como se tornar?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Prós e contras da profissão
  3. Responsabilidades do trabalho
  4. Requisitos
  5. Educação e carreira

A gama de especialidades na área de TI está em constante crescimento. No entanto, um programador web é a profissão mais exigida, especialmente se uma pessoa sabe trabalhar com várias ferramentas na área de criação de recursos de Internet. Se as capacidades de um especialista na área de programação web são extensas e variadas, então ele tem o direito de contar com um emprego bem remunerado.

Que é aquele?

Os programadores web são profissionais que trabalham com tecnologia informática, nomeadamente com programação web. Eles implementam e implementam as ideias de web designers, criam sites e portais bonitos e fáceis de usar.

Em seu trabalho, os programadores da web usam ferramentas como Flash, Dreamweaver, ColdFusion, Tilda Publishing e muitos outros. É necessário conhecimento de Java, HTML, PHP, CGL, JAVA Script. Todos os itens acima ajudam a criar e expandir as capacidades dos sites e também torna as páginas diversificadas ao adicionar som, detalhes animados, questionários, jogos interativos e oportunidades de fazer compras online.

O trabalho de um programador web é inseparável da rede mundial de computadores. Ele cria recursos cuja tarefa é desenvolver e existir na Internet. Somente com a ajuda de um representante desta profissão é que os projetos de Internet podem ser realizados. Ele está envolvido na preparação de especificações técnicas para sites, criação de páginas dinâmicas e interfaces para bancos de dados.

O ideal é que um programador web altamente profissional tenha um conhecimento de usabilidade, de forma que a interface dos produtos de Internet desenvolvidos por ele não seja apenas esteticamente atraente, mas também fácil de usar.

É importante ser capaz de abstrair, ou seja, olhar para o produto que está sendo criado ou criado pelos olhos de um usuário médio: quão confortável ou agradável é para ele usá-lo. Estudar as necessidades dos consumidores não é tarefa primordial de um representante dessa profissão, porém, ele deve imaginar quem é o público-alvo do produto e o que essas pessoas desejam.

Prós e contras da profissão

Qualquer profissão tem seus méritos e deméritos, e a programação web não é exceção.

Os prós são os seguintes:

  • os especialistas são muito procurados no mercado de trabalho;
  • o trabalho tem um grande componente criativo: cada uma das tarefas deve ser abordada individualmente, a solução é possível por diferentes métodos, e o resultado é sempre único;
  • capacidade de conciliar trabalho e estudo, bem como atender diversos pedidos ao mesmo tempo;
  • você pode começar a trabalhar em uma profissão sem um diploma;
  • você pode trabalhar em casa, inclusive se tornando um freelancer;
  • as decisões também são tomadas pelo próprio programador: ele se depara com uma tarefa, e os métodos e formas de realizá-la são escolha de um especialista.

As desvantagens incluem os seguintes pontos:

  • jornada irregular de trabalho (ao realizar uma tarefa complexa em pouco tempo, o dia pode ser muito longo);
  • em uma pequena empresa ou um pequeno projeto, um programador web deve obedecer ao provérbio "um suíço, um ceifeiro e um jogador", ou seja, realizar trabalhos para várias outras profissões, e também mudar constantemente a atenção de uma tarefa para outro;
  • oportunidades mínimas de crescimento na carreira (não há vertical como tal para essa especialidade), mas você pode expandir e aprofundar seus conhecimentos o quanto quiser.

Responsabilidades do trabalho

Para um funcionário em tempo integral, é desenvolvida uma descrição do trabalho, que enumera os deveres, direitos e responsabilidades do funcionário. Já para o autônomo, as condições de trabalho estão estipuladas no contrato de prestação de serviços. Se não houver (por exemplo, as partes se comunicam apenas por meio de intercâmbio autônomo), as condições estão contidas no pedido.

Programador web na organização:

  • desenvolve as metas e objetivos de projetos futuros, escolhe o ambiente para o seu desenvolvimento, a linguagem em que a programação será realizada, software;
  • cria um recurso da web;
  • atualiza e mantém.

Além disso, se necessário, o programador da web está envolvido no desenvolvimento do design da interface.

Requisitos

Como em qualquer empresa de Internet é necessário um bom programador web, muitas vezes esses cargos são incluídos diretamente na equipe.

Para funcionários em tempo integral, um dos requisitos básicos é a formação técnica. Em casos raros, um especialista verdadeiramente único pode criar sites e implementar grandes projetos de Internet sem um. O ensino técnico deve ser especializado, ou seja, relacionado à programação, sistemas de computação, automação de controle, entre outros. Ter um certificado ou diploma de treinamento diretamente em programação web será uma grande vantagem.

Mas para os empregadores que valorizam o resultado, nem a educação, nem a aparência, nem outras qualidades de um funcionário importam, se ele criar apenas os sites que o empregador desejar.

Neste caso, o programador web não poderá ser contratado, mas será celebrado com ele um acordo de cooperação em condições muito favoráveis ​​para ambas as partes.

Habilidades profissionais

Existem algumas habilidades que um programador da web altamente profissional deve possuir. Isso inclui tanto as características especializadas de um profissional restrito quanto as qualidades que qualquer especialista cuja atividade esteja relacionada ao trabalho mental deve ter. Resumindo, a lista será a seguinte:

  • excelente memória;
  • atenção aos pequenos detalhes;
  • paciência, capacidade de manter a calma, resistência ao estresse;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • boa tolerância a forte estresse mental;
  • educação técnica: alguns empregadores precisam de especialização secundária, enquanto outros precisam apenas de nível superior;
  • habilidades em trabalhar com várias linguagens de programação;
  • a capacidade de usar sistemas de desenvolvimento (por exemplo, um sistema de protocolo);
  • capacidade de usar grandes bancos de dados;
  • uma habilidade básica e obrigatória para um programador web é, de fato, programação de sites (um portfólio é o componente mais importante de um currículo para este especialista).

Qualidades

Um programador da web deve necessariamente ter qualidades como abertura para coisas novas, curiosidade e a capacidade de captar informações na hora. Nesse caso, será muito mais fácil para ele memorizar e aplicar novos conhecimentos.

A autoeducação é uma parte muito importante do trabalho de um programador da web. Isso também se aplica ao estudo da literatura, à pesquisa de fontes da web e ao comparecimento a conferências e master classes relevantes.

Educação e carreira

Existem dois caminhos para se tornar um programador da web. A primeira é a obtenção de um ensino superior técnico ou matemático em uma das especialidades:

  • informática e informática;
  • Matemática aplicada;
  • software para VT e sistemas automatizados.

E você pode estudar em cursos que fornecem não apenas teóricos, mas também excelentes conhecimentos práticos diretamente durante o treinamento. Os cursos são numerosos: pagos e gratuitos, intramuros e a distância. Alguns dos melhores são cursos de Netologia ou Skillbox. O treinamento online possibilita a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos, atendendo pedidos simples em bolsas autônomas.

    Melhorando gradualmente suas habilidades e se engajando em uma autoeducação constante (assistindo a blogs de vídeo, webinars, seminários, aulas online), você pode ganhar muito dinheiro. Você pode estudar em diferentes cursos - por exemplo, primeiro aprenda o básico de HTML, depois faça Flash, Java e assim por diante. Essas coisas, que parecem indistinguíveis para um iniciante, são na verdade completamente diferentes. A cada novo curso, uma pessoa adquire novas habilidades que pode aplicar em conjunto e separadamente, alcançando sua própria "caligrafia" única em programação.

    Existem também alguns autodidatas na especialidade. É possível dominar a profissão do zero, mas é melhor fazê-lo com base na educação técnica. As humanidades podem ser desafiadoras.

    Para começar na profissão, você também pode seguir dois caminhos. Se você acabou de se formar ou está continuando os estudos e não tem experiência prática, pode fazer estágio em uma grande empresa que desenvolve sites e outros produtos para Internet. Isto proporcionará uma grande experiência tanto ao nível do trabalho prático como ao nível do trabalho numa grande equipa de profissionais. Um estagiário talentoso pode muito bem ser deixado na equipe se seu trabalho for apreciado pela gerência.

    Trabalhar por conta própria é outra maneira. Enquanto ainda estuda, você pode receber pedidos pequenos e descomplicados em bolsas freelance, formando seu próprio portfólio. Tão logo a quantidade se transforme em qualidade (e isso certamente acontecerá para quem é apaixonado pelo trabalho), você pode aumentar o preço e realizar encomendas mais complexas e caras. Assim, há uma melhoria nas habilidades, um aumento nos ganhos.

    Ao mesmo tempo, é possível trabalhar de forma independente de qualquer lugar do mundo onde haja uma conexão com a Internet.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa