Programador

Técnico-programador: descrição da profissão e descrição do trabalho

Técnico-programador: descrição da profissão e descrição do trabalho
Contente
  1. Descrição da profissão
  2. Responsabilidades do trabalho
  3. Requisitos
  4. Educação e carreira

A programação é uma das áreas de crescimento mais rápido da atividade humana. Nesse sentido, um grande número de graduados em escolas sonha em se tornar programadores. Ao mesmo tempo, esta profissão subdivide-se em várias especializações, entre as quais se destacam os técnicos programadores. Se você tem interesse em conhecer as peculiaridades desta profissão, as responsabilidades profissionais de um especialista e os requisitos de um programador técnico, leia nosso material.

Descrição da profissão

A especialidade de um técnico-programador surgiu há relativamente pouco tempo - em meados do século XX. O surgimento da necessidade de tais especialistas está associado principalmente à criação e desenvolvimento dos primeiros computadores. O trabalho desse especialista, desde o início, foi associado à manutenção e comissionamento de software e scripts informativos..

No decurso do seu trabalho diário, um técnico programador está empenhado na execução de tarefas técnicas: em particular, participa na criação do código do programa numa ou várias linguagens de programação, e também testa e verifica a qualidade do software e, se necessário, efetua a sua manutenção.

Um técnico de software não é uma profissão holística. Todas as pessoas envolvidas nessas atividades podem ser divididas em várias categorias. Vamos considerar cada um deles.

  • O primeiro grupo de técnicos programadores inclui os especialistas em suas áreas, que está diretamente envolvido no desenvolvimento de software... Na maioria das vezes, esses especialistas trabalham em grandes empresas (por exemplo, eles podem desenvolver um programa corporativo de 1C). A atuação desses profissionais está associada à aplicação direta de suas competências e habilidades na prática. Por esse motivo, eles são freqüentemente chamados de especialistas aplicados.
  • A segunda categoria inclui programadores de sistema. Diariamente esses profissionais desenvolvem sistemas operacionais e interfacesnecessário para bancos de dados e várias redes. Esses especialistas são muito solicitados e muito solicitados. Os empregadores estão prontos para pagar uma grande remuneração material pelo desempenho profissional das tarefas de trabalho de um programador de sistema.
  • O terceiro grupo de técnicos de software é programadores web... Esta especialidade é considerada a mais popular entre os jovens, pois está associada não só à programação, mas também tem uma certa componente criativa. Os programadores da Web trabalham em redes globais. Eles criam uma variedade de páginas dinâmicas, sites e bancos de dados, bem como interfaces para eles.

A actividade profissional de um programador é muito diversificada e interessante, pelo que cada um poderá escolher por si a área de actividade que lhe interessa.

Responsabilidades do trabalho

No processo de contratação para o cargo de técnico-programador na Rússia, o empregador deverá obrigatoriamente apresentar-lhe um documento especializado - descrição do cargo. Ele contém todas as tarefas e funções que o funcionário deve desempenhar no curso de suas atividades.

As responsabilidades do trabalho de um Técnico de Programação incluem:

  • Fornecimento de todos os tipos de assistência e assistência no processo de conceção de sistemas para análise de dados;
  • assistência em suporte matemático e de software de processos de trabalho de complexidade variada;
  • participação direta nos trabalhos de preparação, acompanhamento e controle do processo de funcionamento dos sistemas informáticos;
  • criação de uma descrição esquemática dos processos tecnológicos;
  • criação de algoritmos e diretrizes;
  • desenvolvimento de produtos de informação de vários tipos;
  • teste, controle e verificação;
  • eliminação de quebras e problemas relacionados a redes e software;
  • preparação de suportes de informação técnica;
  • faz carregamento e análise de dados;
  • coleta, acúmulo e organização dos dados recebidos;
  • alterar processos de trabalho, se necessário;
  • manter documentação e relatórios relevantes e muito mais.

Dependendo da especialização específica, local de trabalho, bem como dos desejos do empregador, a descrição do trabalho pode ser alterada e complementada. Você precisa estar preparado para tal situação e ser capaz de se adaptar rapidamente.

Você precisa se familiarizar com o documento antes de se candidatar a um emprego, a fim de avaliar objetivamente seus pontos fortes, bem como a quantidade e a complexidade do trabalho.

Requisitos

Para que um técnico-programador consiga um emprego (com ou sem experiência), é importante ter as habilitações necessárias, bem como cumprir os requisitos que a norma profissional implica. Além disso, o padrão profissional apresenta requisitos não apenas para o conhecimento profissional, habilidades e habilidades, mas também para as qualidades pessoais.

Habilidades profissionais

Programador Técnico deve ter as seguintes habilidades profissionais:

  • conhecimento de diversas linguagens de programação (por exemplo, C ++, Java, Python e outras);
  • capacidade de trabalhar com diferentes sistemas operacionais;
  • experiência com produtos e ferramentas de informação necessários para programação;
  • conhecimento dos princípios de manutenção de banco de dados;
  • conhecimento de tecnologias como SQL, DB2, PL / SQL e afins;
  • a habilidade de escolher a configuração de hardware e software;
  • conhecimento de inglês (e outras línguas estrangeiras) em alto nível.

Ao mesmo tempo, é desejável ter não apenas habilidades essenciais, mas também habilidades adicionais que irão distingui-lo favoravelmente em relação ao histórico de todos os outros candidatos.

Qualidades pessoais

Ao procurar um empregado para a vaga “Técnico-programador”, o empregador procura não só um profissional, mas também uma pessoa com quem seja fácil e agradável trabalhar, que se enquadre bem na equipa existente. A este respeito, é importante ter as seguintes qualidades pessoais:

  • uma tendência para o pensamento analítico;
  • a capacidade de tomar decisões em situações estressantes e ser responsável por elas;
  • tendência ao autodesenvolvimento e autoaperfeiçoamento;
  • habilidades de trabalho em grupo;
  • determinação;
  • atenção;
  • disciplina e responsabilidade;
  • perseverança;
  • a capacidade de realizar atividades rotineiras.

A combinação ideal de qualidades profissionais e pessoais, cujas listas podem ser complementadas, farão de você um funcionário insubstituível e muito apreciado por qualquer empregador.

Educação e carreira

Para se tornar um bom especialista em programação, você precisa concluir o treinamento apropriado. Nesse caso, tanto o ensino médio especializado (recebido após a 9ª série) quanto o ensino superior (após a 11ª série) são adequadas. Você deve se concentrar no programa de treinamento "Programação". Para para entrar em uma instituição educacional, você deve passar em exames de matemática, língua russa e ciência da computação... Nesse caso, pode haver exceções, portanto, você deve ligar ou visitar o escritório de admissões com antecedência e esclarecer todos os detalhes e nuances.

Os empregadores dão preferência aos especialistas que se formaram em universidades de prestígio, portanto, você deve prestar atenção às instituições de ensino superior da capital, que têm boa reputação. A educação pode durar de 3 a 6 anos (dependendo das qualificações que você deseja). No decorrer do treinamento, além do conhecimento teórico, você você também precisa adquirir habilidades práticas... Normalmente, após cada curso, os alunos realizam um estágio em empresas. No entanto, a educação básica às vezes não é suficiente - ao longo de sua carreira profissional, você terá que frequentar regularmente cursos de atualização, treinamentos, master classes e outros eventos educacionais. Assim, você ficará por dentro das últimas tendências do mercado de programação. Um candidato que está constantemente melhorando suas aptidões e aptidões estará sempre em demanda no mercado de trabalho e não ficará sem emprego.

Após a formatura, você pode começar a procurar um emprego. Para começar, é recomendado aplicar para posições iniciais.... Posteriormente, conforme sua carreira progride, você pode se tornar um chefe de departamento ou mesmo chefe de uma empresa. Além disso, os programadores profissionais podem trabalhar remotamente em modo freelance. Assim, você poderá ganhar muito mais dinheiro trabalhando em diversos projetos e escolher clientes de forma independente.

Outra opção é organizar sua própria empresa.... Conseqüentemente, você não será apenas um programador, mas também um empresário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa