Programador

Qual deve ser o local de trabalho de um programador?

Qual deve ser o local de trabalho de um programador?
Contente
  1. Como escolher o mobiliário certo?
  2. Iluminação
  3. Microclima
  4. Ruído e vibração

O programador passa a maior parte da jornada de trabalho no local de trabalho, portanto a organização desse espaço afeta tanto sua atividade laboral quanto sua saúde. Por isso, é importante escolher a mesa e demais móveis certos para o trabalho do programador, cuidar do microclima, da ventilação e da boa iluminação. Vamos considerar as principais nuances da organização de um local de trabalho para um especialista em TI.

Como escolher o mobiliário certo?

A seleção do mobiliário certo pode aumentar significativamente a produtividade e reduzir o risco para a saúde do programador. Ao organizar um local de trabalho, é importante que:

  • os móveis não restringiam a liberdade de movimentos na sala e no local de trabalho e permitiam mudanças frequentes na postura corporal;
  • todos os itens foram colocados de forma ideal (aqueles que são necessários para o trabalho com mais frequência devem estar mais próximos);
  • a postura de trabalho não causava fadiga rápida;
  • o mobiliário correspondia aos parâmetros antropométricos e era ajustável em altura.

O mobiliário principal do local de trabalho do programador é uma poltrona e uma mesa. A cadeira deve ter uma superfície ligeiramente côncava e um encosto ligeiramente inclinado para trás. Sua altura deve mudar e toda a estrutura não deve interferir na liberdade de movimento do corpo e dos braços. É desejável que a cadeira tenha apoios de braços.

A altura da mesa deve ser adequada a uma pessoa em particular e sua parte inferior deve ser projetada de forma que não seja necessário dobrar as pernas. O brilho não deve aparecer na superfície da mesa, o que irá interferir na leitura normal das informações no display. As dimensões ideais da mesa são 1300 mm de comprimento e 650 mm de largura, 710 mm de altura e pelo menos 400 mm de profundidade.

É conveniente se a mesa tiver pelo menos três gavetas onde você pode colocar documentos, material de escritório, pertences pessoais.

Quanto ao posicionamento dos objetos de trabalho do programador, o monitor deve estar no centro da mesa, a impressora deve estar à direita e a unidade do sistema deve estar à esquerda. O teclado deve ser instalado na área onde estarão as mãos do trabalhador quando ele se sentar à mesa. Recomenda-se que toda a documentação necessária para o trabalho seja armazenada à esquerda, à distância de um braço, e a literatura temporariamente não reclamada deve ser removida para a mesa.

Iluminação

Para que o programador execute facilmente as tarefas atribuídas a ele, é importante que luz suficiente incida em seu lugar. Com pouca luz, os olhos se cansam mais rápido, a atenção enfraquece. Se a iluminação for muito forte, ela ofuscará e provocará dor nos olhos, causará irritabilidade.

Se os feixes forem direcionados incorretamente, brilhos e sombras aparecem no local de trabalho, o que também interfere nas atividades normais.

Na maioria dos casos, não há luz natural suficiente no local de trabalho do programador, ou não há nenhuma, então você precisa escolher as fontes corretas de iluminação artificial e sua localização. As lâmpadas fluorescentes são consideradas a melhor opção, pois fornecem uma luz forte, semelhante à luz do dia. Além disso, possuem uma saída de luz superior e uma eficiência superior quando comparadas às lâmpadas incandescentes.

As lâmpadas fluorescentes também duram muito mais.

O número de luminárias é determinado pelo método do fluxo luminoso, tendo em consideração a área, altura e largura da divisão, os parâmetros mínimos de iluminação e o factor de segurança. Depois de determinar o fluxo luminoso, eles calculam quantas luminárias são necessárias para um cômodo específico e, em seguida, as colocam em duas fileiras.

Microclima

Para um trabalho confortável na sala onde se encontra o programador, devem existir alguns indicadores de temperatura e umidade. Eles criam um microclima que afeta a troca de calor com o meio ambiente, bem-estar e desempenho.

Durante o período quente do ano, a sala onde o programador trabalha deve ser de + 20 ... 25 ° С (um indicador de até + 28 ° С nos meses mais quentes às 13 horas também é aceitável), no frio - + 18 ... 21 ° С, e em transição - + 17 ... 21 ° С. Com relação à umidade, o indicador ideal é de 40% a 60%. O movimento do ar na sala deve ser a uma velocidade inferior a 0,3 m / s, mas para o período de frio - até 0,2 m / se no calor do verão - não superior a 0,5 m / s.

Para organizar um ambiente confortável, preste atenção ao sistema de aquecimento, ventilação, ar condicionado... E também é necessário planejar racionalmente a rotina diária, levando em consideração a época do ano, para que haja uma alternância de trabalho com descanso.

É ótimo se o programador puder ir para a área verde durante os intervalos, onde há lagos e bancos.

Ruído e vibração

A principal fonte de ruído e vibração para um programador é o computador. O ruído também é gerado por equipamentos de ventilação, uma impressora e fontes externas. O ruído excessivo, especialmente se afetar o corpo por um longo tempo, pode reduzir a audição e a acuidade visual, prejudicar a atenção e aumentar a pressão arterial. Com ruído forte e prolongado, distúrbios funcionais dos sistemas nervoso e cardiovascular são possíveis.

Ao organizar o trabalho do programador, deve-se controlar o nível de ruído na sala, comparando-o com os padrões de nível de pressão sonora. A proteção adequada contra o ruído deve ser mantida, mesmo na fase de construção, fazendo um isolamento acústico de alta qualidade. Para reduzir o impacto do ruído externo, as portas e janelas devem ser vedadas. Superfícies de absorção de som são usadas em ambientes internos, por exemplo, o teto é forrado com material fibroso-poroso.

Você pode descobrir como escolher uma cadeira para computador abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa