Programador

Programador: quem é ele e como se tornar um?

Programador: quem é ele e como se tornar um?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Prós e contras da profissão
  3. Variedades
  4. Responsabilidades do trabalho
  5. Requisitos
  6. Quanto ele ganha?
  7. Educação e carreira

A profissão de programador é considerada uma das mais populares, exigidas e bem remuneradas. Todos os anos, milhares de graduados em escolas ingressam em instituições de ensino superior na direção de "Programação". Além disso, não é incomum que especialistas experientes e bem estabelecidos retreinem para se tornarem programadores.

Quem é programador e por que essa profissão é tão popular? Quais são as vantagens e desvantagens da profissão? Que tipo de programador existe? Quais são os requisitos dos empregadores para tais especialistas? Você encontrará respostas para essas perguntas, bem como para algumas outras perguntas em nosso material.

Que é aquele?

Uma breve descrição da profissão de programador é bastante simples de entender. Então, se nos voltarmos para o profissionalismo deste especialista, então podemos notar o fato de que ele está envolvido na criação de vários algoritmos e programas de computador usando modelos matemáticos complexos.

Esses programas podem ser projetados para uma variedade de propósitos (por exemplo, para realizar trabalho computacional).

Prós e contras da profissão

A profissão de programador (como todas as outras esferas e áreas da vida humana) tem vantagens e desvantagens. Conseqüentemente, nem todos podem fazer isso. A este respeito, muito é importante avaliar com antecedência todas as características e características da especialidadepara analisar e comparar suas próprias habilidades com os requisitos da profissão e ver se você pode fazer o trabalho.

Portanto, antes de mais nada, vamos falar sobre os benefícios de ser um programador.

  • Salários altos... Conforme mencionado anteriormente, um programador é um especialista bem pago. Deve-se ter em mente que quanto maior a sua experiência de trabalho e mais complexas as suas competências e aptidões profissionais, mais você será apreciado entre os empregadores, respectivamente, mais salários você receberá.
  • Demanda... Os programadores são especialistas muito procurados que permanecerão assim por décadas. Nesse sentido, ingressando na universidade neste sentido, você não pode ter medo de ficar sem trabalho. O mercado de trabalho é bastante favorável a esses especialistas.
  • Não há necessidade de ensino superior... Recentemente, percebe-se o processo de popularização da tendência de que os empregadores não exijam formação superior dos candidatos que se candidatam ao cargo de programador. Assim, você não precisa gastar muitos anos para obter um diploma de ensino superior - você só precisa concluir cursos de especialização ou se dedicar à autoeducação. Nesse sentido, a profissão de programador torna-se acessível a uma ampla gama de pessoas.
  • Foco criativo. À primeira vista, pode parecer que a atividade de um programador está conectada apenas com matemática e números. No entanto, na realidade, isso não é totalmente verdade. O fato é que, no curso de suas atividades profissionais, os programadores costumam usar seu pensamento criativo e suas habilidades criativas para resolver certos problemas.

No entanto, mesmo apesar do grande número de vantagens, também existem lados negativos no trabalho de um programador.

  • A necessidade de constante esclarecimento de seu trabalho... Em primeiro lugar, deve-se notar que a programação é uma área bastante complexa que nem todas as pessoas entendem. Nesse sentido, os programadores profissionais muitas vezes precisam explicar suas ações ao chefe ou à equipe na qual ele trabalha. E por causa disso, pode surgir um grande número de brigas, conflitos e outras situações estressantes.
  • Horário de trabalho irregular. Mesmo que o empregador lhe fale sobre horários de trabalho específicos ao se candidatar a um emprego, muitas vezes há momentos em que sua ajuda pode ser necessária fora do seu dia oficial de trabalho (por exemplo, tarde da noite, de manhã cedo ou em um feriado ) Conseqüentemente, ao se candidatar a um emprego como programador, você deve estar preparado para tal programação.
  • Deformação profissional. Como acontece com qualquer outra profissão, os programadores que se dedicam há muito tempo a atividades nesse campo restrito vivenciam a chamada deformação profissional.

Assim, como você pode ver, a atividade profissional de um programador está associada a um grande número de aspectos positivos e a alguns fatores negativos.

Se você decidir seguir esse caminho profissional, precisa estar preparado para todas as "armadilhas".

Variedades

Hoje existem várias variedades, especializações e níveis de programadores: especialidade SQL, programação em sistemas de computador, desenvolvedor Bitrix ou Delphi, programador líder, assistente, etc. Assim, um grande número de especialistas pode ser distinguido na área de TI. Ao mesmo tempo, a classificação mais popular divide as profissões na esfera da informação em 3 grandes categorias.

  • Aplicado. Os especialistas que exercem atividades profissionais no domínio da programação aplicada, na sua maioria, desenvolvem software de vários tipos (podem ser programas de contabilidade e aplicações de jogos).
  • Sistêmico. Os programadores de sistema trabalham para criar redes operacionais, interfaces, redes e outros sistemas complexos.Ao mesmo tempo, é importante notar o fato de que especialistas em sistemas altamente especializados estão entre os mais demandados e bem pagos, uma vez que devem ter uma quantidade razoavelmente grande de conhecimentos e habilidades especializadas.
  • Rede. A programação da Web é o campo mais popular entre os interessados ​​em programação. Esses profissionais se dedicam à criação de sites e páginas da web, além de trabalhar com bancos de dados.

Assim, podemos concluir: a decisão de se tornar um programador não é definitiva. Entre outras coisas, você deve decidir sobre uma especialização específica e escolher uma área estreita com a qual seu trabalho diário será conectado.

Responsabilidades do trabalho

Em primeiro lugar, importa referir que todas as tarefas laborais que um programador deve realizar no decorrer da sua actividade profissional, explicitado na descrição do trabalho. Este documento deve ser emitido para o candidato a emprego e, portanto, logo no primeiro estágio você será capaz de entender qual é o trabalho específico e se você está pronto para executá-lo. Devido ao facto de tal descrição de funções ser elaborada pelo empregador, as responsabilidades que inclui podem diferir significativamente do local de trabalho específico, bem como dos requisitos e preferências do próprio empregador.

De uma forma ou de outra, antes de aceitar uma oferta de emprego, você deve ter absoluta certeza de que pode cumprir as tarefas que lhe foram atribuídas.

Se você tentar trazer uma instrução padronizada universal para um programador, os seguintes pontos podem ser incluídos nela:

  • desenvolvimento de programas necessários à realização de vários tipos de cálculos (neste caso, são utilizados modelos matemáticos especializados, bem como algoritmos para resolução de problemas científicos, técnicos e industriais);
  • criação de esquemas para a resolução de certos problemas;
  • tradução de algoritmos matemáticos necessários para computação em uma linguagem formalizada (chamada de computador ou máquina);
  • entrada de informações (enquanto o programador determina independentemente seu volume);
  • controle sobre as operações realizadas pelo computador;
  • controle sobre a forma e o conteúdo semântico dos documentos;
  • verificar os resultados;
  • desenvolvimento de layouts e esquemas para inserir informações;
  • controle sobre processos produzidos por computador (por exemplo, processamento, armazenamento e análise de informações);
  • implementação de uma revisão documental de programas;
  • determinação dos dados necessários que ajudarão a resolver o número máximo de problemas, levando em consideração um grande número de condições;
  • programas de depuração;
  • uso de programas e aplicativos existentes;
  • trabalhar em automação;
  • introdução de novos métodos;
  • implementação de programas;
  • unificação e padronização de diversos processos;
  • criação de arquivos de programa padrão;
  • criação de documentos para processamento de máquina, etc.

Como você pode ver, os programadores estão envolvidos em atividades muito complexas e complexas. Eles trabalham muito e diligentemente para obter o resultado desejado.

Requisitos

Um bom programador para fazer seu trabalho com eficiência deve estar de acordo com o padrão profissional. Este padrão profissional pode mudar e variar dependendo da organização em que você trabalha e do setor em que você se especializou. Além disso, os requisitos de cada empregador individual também podem variar muito. Deve-se ter em mente que um programador profissional não deve apenas possuir o conhecimento, habilidades e habilidades necessárias, mas também uma série de traços de caráter individual.

Habilidades

As aptidões e aptidões profissionais devem cumprir integralmente os requisitos que o empregador apresenta em relação ao candidato a emprego. Além disso, o seguinte é apreciado:

  • conhecimento de uma língua estrangeira (o inglês é obrigatório para um programador, uma língua estrangeira adicional será uma vantagem significativa);
  • capacidade de trabalhar em diferentes sistemas operacionais;
  • conhecimento das últimas tendências e tendências, etc.

Ao mesmo tempo, é importante possuir conhecimentos gerais na área de programação e material altamente especializado que esteja diretamente relacionado com a área em que você trabalha diariamente.

Qualidades

Entre as qualidades pessoais que todo programador precisa são:

  • a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças nas condições;
  • tolerância ao estresse;
  • buscando o autodesenvolvimento e a autoeducação;
  • interesse em tecnologia;
  • pensamento criativo e criativo;
  • a capacidade de trabalhar com outras pessoas;
  • percepção adequada da crítica;
  • independência;
  • iniciativa;
  • a capacidade de assumir a responsabilidade pelas decisões tomadas, etc.

Existe uma opinião popular, mas errônea, de que apenas representantes da metade forte da humanidade podem possuir todas as qualidades acima. Na verdade, uma garota pode ser uma programadora de sucesso.

Quanto ele ganha?

Programador é uma profissão que pertence à categoria dos mais bem pagos... Ao mesmo tempo, o salário aumentará à medida que você adquire experiência e novos conhecimentos.

Portanto, se falamos de números, o salário mínimo para um programador iniciante que está pronto para trabalhar em uma empresa estatal é de cerca de 30.000 rublos. Ao mesmo tempo, esse valor será aumentado significativamente para os especialistas que atuam no setor privado. Programadores experientes recebem uma remuneração maior de 100.000-200.000 rublos.

Além disso, quanto mais estreita for a sua especialização, maior será a sua procura no mercado de trabalho e mais os empregadores estarão dispostos a pagar-lhe.

Educação e carreira

Como mencionado acima, para se tornar um especialista em programação, não é necessário ter diploma de ensino superior... Os empregadores modernos raramente fazem essas exigências. No entanto, ao mesmo tempo, eles costumam organizar vários testes durante o processo de contratação, então você precisa saber e ser capaz de bastante. Mas para isso não é necessário se formar na universidade. - basta fazer cursos ou aprender programação por conta própria.

A carreira de um programador pode se desenvolver de muitas maneiras diferentes. Portanto, você pode subir na hierarquia corporativa e se tornar um chefe de departamento. Além disso, você pode iniciar seu próprio negócio ou trabalhar como freelancer - a escolha é sua.

sem comentários

Moda

a beleza

casa