Programador

Profissões na área de TI: dicas para escolher

Profissões na área de TI: dicas para escolher
Contente
  1. Prós e contras de trabalhar em TI
  2. As profissões mais exigidas
  3. Qual escolher?
  4. Onde obter educação?

TI, digital - essas palavras se tornaram parte de nossa vida. Eles estão associados a diferentes campos de atividade - jornalismo, genética, jurisprudência, economia. Os blogs sobre o tema de TI são invariavelmente populares, especialmente quando o autor é jornalista e especialista em TI. E cada vez mais os jovens optam por esta profissão, sonhando com estabilidade e rendimentos elevados. Mas existem muitas especialidades em TI, suas descrições, requisitos e tarefas são completamente diferentes. Vamos tentar descobrir o que exatamente está em demanda no mercado de trabalho hoje.

Prós e contras de trabalhar em TI

Como em qualquer outro campo, a TI tem vantagens e desvantagens. Vamos falar sobre os profissionais primeiro.

  • Salário alto... É realmente alto - um profissional “começa” com 100.000 por mês, e este não é o limite quando se trata de Moscou e São Petersburgo. Nas regiões, os "preços" dos serviços dos programadores são menores, mas a demanda não para de crescer.
  • A oportunidade de “crescer” profissionalmente. As profissões aliadas estão aparecendo constantemente, exigindo novas habilidades e habilidades. Além disso, as especificidades do setor fornecem um certo grau de liberdade de escolha: uma pessoa pode ser freelancer, ou trabalhar em uma pequena empresa, ou tentar a si mesma em uma grande corporação.
  • A probabilidade de trabalhar remotamente... Uma programação gratuita, sem necessidade de se sentar em um escritório e obedecer às normas trabalhistas internas, a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do planeta onde haja acesso à Internet - isso é muito atraente para muitas pessoas.
  • A capacidade de ver e compreender os resultados do seu trabalho... Ao contrário de muitas profissões, os profissionais de TI podem ver claramente o que fizeram, qual é o resultado final - não um "serviço" abstrato, mas uma expressão concreta.
  • Os programadores são uma comunidade especial cujos membros gostam muito de sua “escolha”.

As desvantagens incluem as seguintes circunstâncias.

  • A necessidade de ter amplo conhecimento em matemática, lógica, física, linguagens de programação. Você precisa de uma mentalidade analítica, a capacidade de pensar fora da caixa.
  • Necessidade constante na expansão e aprofundamento do conhecimento existenterastreando novas tendências na programação.
  • Alto nível de resistência ao estresse. Afinal, você terá que destruir repetidamente tudo o que foi feito e começar de novo.
  • Proficiência em inglês técnico. Em primeiro lugar, isso é necessário para quem deseja trabalhar em empresas estrangeiras e receber altos rendimentos.

As profissões mais exigidas

A esfera de TI é talvez a indústria cujos profissionais são mais solicitados, enquanto seu número está em constante crescimento... Este tem sido o caso nos últimos anos, continua e continuará. Hoje, os pedidos estão sendo feitos para especialistas em blockchain, bem como especialistas em inteligência artificial. Mas existem outras profissões não menos populares nesta indústria que acabaram de chegar ao mercado de trabalho russo, mas estão se desenvolvendo aos trancos e barrancos, porque a tecnologia da informação é o componente mais importante da vida cotidiana e do futuro.

Claro, as profissões na área de TI e Digital em nosso país são absolutamente as mesmas que no mundo. Os mais procurados são os especialistas que trabalham na interseção de duas áreas, multilateral e multitarefa. Em geral, multitarefa é uma palavra-chave para um "especialista em TI" altamente profissional, porque se ele não está familiarizado com o básico e as linguagens de programação, as últimas descobertas, tendências, não se desenvolve constantemente, então ele não será solicitado como um especialista. Uma lista das carreiras de TI mais populares é apresentada a seguir.

Programador

Este não é um geek! Parece absurdo, mas um programador não precisa de um computador para escrever códigos. E é exatamente isso que ele está fazendo - criando código-fonte para programas. Um programa é um nome genérico para qualquer coisa: sistema operacional de laptop, videogame, aplicativos de smartphone. Os códigos de programa não são escritos em palavras ou números, mas usando linguagens de programação especiais.

São muitos, mas os mais comuns e exigidos dificilmente são 10. O programador escolhe a linguagem na qual trabalhará de forma independente. A escolha depende da tarefa que você deseja realizar.

Quanto mais qualificado é um programador, mais linguagens de programação "funcionais" ele conhece.

Testador

O negócio assenta na melhoria constante da qualidade dos produtos fabricados, sejam eles quais forem - jogos para um computador ou firmware para um telefone. O testador é um dos especialistas em garantir essa qualidade. Ao contrário daqueles que planejam, projetam e constroem um produto, os testadores verificar os resultados do trabalho para saber como atendem aos requisitos estabelecidos inicialmente... Os testes podem ser realizados no produto como um todo ou em suas partes constituintes, a fim de identificar erros ou bugs no desenvolvimento.

Os testadores são divididos por especialização naqueles que testam segurança, desempenho e usabilidade. O teste pode ser manual e automatizado. Na maioria das empresas, os jovens funcionários estão engajados em testes de produtos, ou seja, esta é a tarefa com a qual você pode iniciar seu negócio digital.

Além disso, com a aquisição de experiência, esses trabalhadores podem se tornar analistas de teste, autotesters, gerentes de teste.

Administrador do sistema

Graças aos administradores do sistema, todos os equipamentos de informática, rede local e software da organização funcionam perfeitamente. Segurança de rede também é seu campo.... Talvez seja o administrador do sistema quem tem a mais ampla gama de responsabilidades, ele também participa da compra de equipamentos de informática ou de seus componentes necessários, e se dedica à coleta de computadores e controla seu funcionamento, podendo, se necessário, realiza reparos ou substituições e também está envolvida na configuração do software. ...

Ele deve ser capaz de trabalhar com todos os softwares instalados na organização, bem como controlar a instalação oportuna de atualizações.... Podemos dizer que essa pessoa insubstituível é o elo entre a tecnologia e as pessoas que nela trabalham.

Sua função também é orientar os usuários sobre como trabalhar de forma correta e segura com o equipamento e com o software instalado.

Arquiteto de sistema

Essa pessoa gerencia projetos que incluem análises de requisitos para o sistema de informação, desenvolvimento de conceitos de como os dados serão integrados, interação entre componentes em software e hardware, desenvolvimento de documentos técnicos e de projeto. É o arquiteto do sistema quem organiza e coordena o trabalho da equipe do projeto, controla o tempo e o processo de desenvolvimento, e também é participante obrigatório na implementação, teste e manutenção de todo o complexo de software e hardware. Esta é uma das profissões mais promissoras, com previsão de entrar entre as cinco mais procuradas em 5 anos.

Analista de sistemas

Analistas são pessoas que sabem como estruturar e processar matrizes de informações, destacando o que é necessário e o que é mais importante. Aqueles que sabem como entender do que estão falando os recursos de big data recebem salários altos e muito altos. Os analistas de sistemas estão envolvidos na organização e supervisão da automação do trabalho de uma empresa ou instituição como um todo ou de seu departamento específico.

Suas funções também incluem o desenvolvimento de um sistema constituído por um complexo de programas de computador que se destinam a melhorar a eficiência dos processos de negócios, participa na redação de especificações técnicas para aqueles que desenvolvem esses programas, e também participa de testes e aceitação dos produtos acabados. produtos.

A pessoa nesta posição precisa de uma mentalidade analítica, habilidades e conhecimentos de engenharia, e também precisa ser um bom organizador.

Especialista em usabilidade (UX / UI)

Designer UX - uma pessoa que pode fazer a interface de qualquer coisa conveniente (desde que seja profissional e bom em seu trabalho). Ele sabe como processar uma solicitação do usuário de forma que você termine com um site, aplicativo ou blog amigável. Hoje em dia, o número de páginas na Internet e nas redes sociais é tão grande que mesmo na presença de conteúdos interessantes e úteis, mas ao mesmo tempo uma interface inconveniente, os utilizadores irão procurar outras fontes de informação. É por isso um especialista que consiga consertar "bugs" no design e torná-lo confortável de usar está em grande demanda.

De outros

O desenvolvimento de aplicativos para telefones celulares e outros dispositivos é uma profissão muito popular e em crescimento... É muito procurado por grandes empresas e consumidores. Um desenvolvedor móvel é uma pessoa que pode se dar ao luxo de trabalhar "por conta própria", ou seja, trabalhar como autônomo, celebrando contratos pontuais com clientes para desenvolver aplicativos de acordo com suas necessidades.

Hoje, na Rússia, os aplicativos para processamento de fotos e vídeos feitos com a câmera de um celular têm uma demanda extraordinária e estão se tornando cada vez mais incomuns e perfeitos. Os jogos são sempre populares, os gráficos modernos permitem que você os desenvolva em um novo nível.

Um gerente de projeto é uma pessoa que acompanha um projeto desde o momento da ideia até a sua implementação e implementação completa. Ele é responsável pelo sucesso do projeto.Para isso, monta uma equipa, cujas ações gere no âmbito do projeto. Ele define tarefas e delega autoridade para sua implementação. O gerente de projeto acompanha os prazos em que esta ou aquela tarefa e o projeto como um todo devem ser concluídos. Após a conclusão de todas as tarefas do projeto dentro do prazo especificado, ele relata isso ao cliente.

Um profissional de marketing de TI é outra profissão promissora que não será fácil para um simples profissional de marketing.... Não há conhecimento suficiente do mercado e das leis do seu desenvolvimento, é importante navegar justamente na publicidade em rede, saber como funcionam as redes sociais, como colocar a publicidade de forma que “funcione”. A necessidade desses especialistas é muito alta agora.

Especialistas em inteligência artificial - pessoas cujas atividades são tão interessantes quanto misteriosas. Acredita-se que os robôs logo entrarão na vida cotidiana das pessoas, e uma indústria como a do aprendizado de máquina não se tornará menos desenvolvida. Portanto, um cientista de dados ou cientista de dados terá ainda mais demanda do que agora.

Casas, empresas e indústrias inteligentes também são obra de profissionais de TI, ou seja, dos engenheiros da Internet das coisas. Essas pessoas organizam as rotinas diárias em algoritmos compreensíveis, ordenando o espaço que cerca as pessoas. No mercado de trabalho doméstico, esta é uma profissão completamente nova, então ainda tem muito por vir.

Para integradores de serviços em nuvem, não há dificuldade em entender como a nuvem funciona.... Eles customizam as nuvens, ajudam a otimizar as informações ali armazenadas e também encontram um equilíbrio entre como tornar o processo de qualidade e, ao mesmo tempo, barato.

Qual escolher?

Antes de escolher uma profissão em prol da programação, você precisa pensar cuidadosamente sobre essa decisão. Você está pronto para trabalhar em centenas de linhas de código todos os dias? E então, tendo descoberto um erro (bug), começar tudo de novo, refazendo totalmente o trabalho? Mas por outro lado, o resultado do seu trabalho será um site ou um aplicativo mobile, o que é muito legal. Anteriormente, havia uma opinião de que as meninas não podem ser “especialistas em TI”, mas agora essa opinião já é ultrapassada. Sim, há muito menos meninas em TI, mas elas ainda existem e às vezes alcançam resultados muito significativos.

É mais fácil para o iniciante encontrar um emprego como testador, para isso basta conseguir um estágio em uma grande empresa. Mas se você se considera um profissional que ganha grandes somas, precisa se desenvolver ainda mais. Nos próximos anos, de acordo com especialistas, haverá demanda por desenvolvedores de aplicativos móveis (eles ainda estão em demanda agora), analistas de Big Data, especialistas em segurança cibernética, bem como aqueles envolvidos em segurança da informação. Claro, em cada uma das opções acima existem várias outras áreas de atividade.

Por exemplo, um desenvolvedor de aplicativo móvel pode ser executado em Android ou iOs. Ambos são igualmente procurados e pagos. Portanto, aqui é melhor fazer uma escolha com base nas preferências pessoais. Quanto ao idioma em que você planeja programar, aqui você não precisa confiar no gosto, mas nas estatísticas. Swift, PHP, C #, C ++, Java são os mais relevantes agora. Se você é um iniciante, escolha uma opção simples e altamente solicitada como Java ou C #. Ambos podem ganhar um bom dinheiro rapidamente, especialmente se você tiver escolhido os cursos certos - com muita prática.

Em geral, a programação é uma daquelas áreas de atividade em que quanto mais cedo começa a prática, melhor para o especialista. Nenhuma teoria pode ser aprendida sem prática. Comece com tarefas simples nos intercâmbios freelance e a experiência surgirá espontaneamente.

Onde obter educação?

Mesmo os profissionais de TI e Digital não dirão ao certo o que é melhor - cursos ou ensino superior. Eles concordam em uma coisa - quanto mais prática, melhor.... Se você planeja conectar sua atividade ao desenvolvimento web, escolha cursos que são organizados com base em empresas de TI.Nesse caso, o treinamento se tornará a sua prática e com grande probabilidade você conseguirá um emprego - no caso de estudos bem-sucedidos, é claro.

Se você está interessado em ciência de dados, aqui você só precisa de uma formação especializada. O conhecimento do domínio é necessário e é tão complexo quanto um ensino superior semelhante. E, é claro, a autoeducação constante é um dos componentes principais de um programador qualificado.

Sem o monitoramento constante de novos produtos e tendências na programação, uma pessoa corre o risco de perder suas qualificações muito rapidamente, porque um raro campo de atividade está mudando e novos produtos se tornam obsoletos nele tão rapidamente quanto acontece no mundo da TI.

Para obter informações sobre como se tornar um especialista em TI do zero, veja o próximo vídeo.

1 comentário

Eu trabalhava em um banco, mas percebi que não há clientes em potencial. Portanto, comecei a pensar em mudar de profissão. Decidi me tentar em TI, mas, infelizmente, não entendi realmente nada sobre isso. Não sabia qual direção é melhor escolher, que será mais fácil e, o mais importante, onde houver perspectiva e salário normal. Decidi focar em SEO. Agora estou fazendo um curso de SEO e comecei a divulgar meu primeiro site, chegando a 600 visitantes por dia.

Moda

a beleza

casa