Programador

Programador CNC: as especificidades da profissão e as responsabilidades do trabalho

Programador CNC: as especificidades da profissão e as responsabilidades do trabalho
Contente
  1. As especificidades da profissão
  2. Responsabilidades do trabalho
  3. Educação

As fresadoras e torneiras modernas com CNC são controladas pelo método do programa. Para que funcionem, você precisa executar um determinado código. A programação é bastante complicada e apenas um programador especializado pode fazer isso. Para trabalhar com código, você deve ter a formação adequada.

As especificidades da profissão

O trabalho de um programador CNC é bastante difícil e exigente. O tecnólogo deve ser proficiente em uma linguagem de programação especial. É baseado em código que as máquinas entendem. O operador da máquina deve passar não apenas por treinamento, mas também por prática. A profissão surgiu há muito tempo, então há muitas maneiras de dominá-la.

É importante notar que é impossível aprender a escrever programas para fresadoras e tornos por conta própria. Somente profissional com formação especial adequada pode atuar na produção. Um programa especial permite que você usine uma peça na máquina de uma determinada maneira. O material e a tecnologia para trabalhar com ele, a forma final desejada do elemento são prescritos.

Um operador pode trabalhar com várias máquinas ao mesmo tempo, o que aumenta a produtividade.

Responsabilidades do trabalho

Hoje, outros programas são usados ​​para escrever um programa para uma máquina-ferramenta. Isso acelera e simplifica significativamente o processo, no entanto, a atividade de um especialista ainda é difícil de chamar de simples. As funções de um programador CNC são as seguintes.

  1. Desenvolvimento de modelos e processos técnicos pelos quais os elementos são produzidos em uma máquina.
  2. Criação, implementação e customização de programas para CNC.
  3. Depuração de código e controle de operação de equipamentos.
  4. Controle sobre se as peças estão em conformidade com os requisitos dos documentos de projeto.
  5. Consulta e treinamento de outros operadores.
  6. Criação de arquivos com programas. É necessário monitorar sua segurança.
  7. Participação direta no processo de compra de novos equipamentos, sua primeira utilização.
  8. Elaboração de documentação técnica.

Educação

    Para adquirir conhecimento, você pode se inscrever em uma escola técnica especializada. Uma alternativa é fazer um curso de treinamento para operadores CNC. Este último costuma organizar instalações de produção que desejam recrutar especialistas. Esse treinamento é especialmente bom porque você pode trabalhar imediatamente com as máquinas.

    Enquanto estuda em uma escola técnica, você pode obter conhecimento básico de programação com sistemas CAD e CAM. Deve-se notar que graduados em instituições de ensino podem trabalhar tanto como programadores CNC quanto como depuradores. Após a formatura, os especialistas têm essas habilidades.

    1. Trabalhando com AutoCAD.
    2. Conhecimento de fresadoras e tornos.
    3. Gestão de todos os processos tecnológicos. Compreensão dos fundamentos do sistema de controle de máquinas CNC.
    4. Capacidade de configurar equipamentos industriais nos sistemas CAM e CAD.

    O especialista deve saber bem inglês. Isso é fundamental para a compreensão da documentação técnica. Nas escolas técnicas modernas, os programadores CNC são ensinados de maneira abrangente, por isso é muito fácil conseguir um emprego mais tarde. O principal é que na produção não há problemas para se conhecer o equipamento.

    Ao desenvolver um sistema de treinamento, os requisitos modernos devem ser levados em consideração. No centro de torneamento, os programadores de fresadoras e tornos são treinados por 3 meses ou mais. Você pode dominar uma profissão em qualquer idade. É conveniente fazer cursos organizados pela fábrica com mais empregos.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa