Quem é técnico em gado e o que faz?
No século XXI, apesar do desenvolvimento de altas tecnologias, a profissão ainda é valorizada, sem a qual é impossível imaginar qualquer agricultura e é denominado zootécnico. Este especialista atua na área de pecuária e soluciona importantes problemas relacionados à criação, manutenção, alimentação e tratamento de animais de fazenda. Além disso, os pecuaristas modernos são versados em questões de criação, e também mantêm sob controle os processos de produção de produtos obtidos a partir de matérias-primas pecuárias. Neste artigo, vamos considerar quem é um zootécnico e o que ele faz.
Descrição
A definição da profissão de técnico em pecuária é bastante multifacetada, visto que este trabalho abrange não só a criação de gado e aves, mas também abrange a apicultura, a criação de cavalos, considera as questões de armazenamento de ração, tratamento de animais e criador de gado, além de tudo, também se dedica à criação de gado ... Resumindo todas as funções de um técnico de gado, esses especialistas são às vezes chamados de criadores de gado. O trabalho dessas pessoas é útil para a sociedade, pois com a ajuda do campo se consegue uma utilização eficaz e lucrativa dos recursos pecuários para obter carne e laticínios de qualidade decente.
De um modo geral, o zootécnico é um especialista em pecuária, que se diferencia do veterinário pelo fato de seus conhecimentos visarem não só a preservação da saúde do rebanho que lhe foi confiado, mas também a aumentar seu número e eficiência na produção. de carnes e laticínios.
A essência do trabalho do zootécnico reduz-se à implementação de 4 funções principais relacionadas com as questões da interação com os animais da quinta, a saber:
- contente - um especialista da pecuária deve assegurar a criação das condições necessárias para que os animais ou as aves que lhe são confiados, para que se desenvolvam correctamente, cresçam bem e possam parir;
- alimentando - o zootécnico desenvolve um sistema nutricional e fornece aos animais a alimentação necessária, rica em vitaminas e microelementos; além disso, o especialista calcula as necessidades anuais de ração e participa do processo de sua aquisição;
- Reprodução - tendo dominado os fundamentos da bioengenharia, o especialista realiza trabalhos de criação, escolhendo os melhores representantes da raça para deles obter novos descendentes; em alguns casos, um técnico em pecuária pode levar material biológico para o cruzamento de indivíduos em outra fazenda de criação;
- uso - esta questão é considerada do ponto de vista de se obter o máximo aproveitamento do cultivo e da manutenção da pecuária, que traz lucro à pecuária.
Além das tarefas principais listadas, o zootécnico também lida com questões de zootecnia privada relacionadas à criação de abelhas, criação de ovelhas, cavalos, raças especiais de aves e assim por diante. Ainda assim, o principal objetivo do zootécnico não é a criação de animais e pássaros, mas o controle do rebanho existente na fazenda que lhe foi confiada. Hoje, especialistas em pecuária atuam em todas as fazendas do complexo agroindustrial.
Tal posição pressupõe a vida no campo, mas as sedes de muitas fazendas modernas podem estar localizadas na cidade.
Responsabilidades do trabalho
O zootécnico está empenhado no cumprimento das suas funções relacionadas com o cuidado dos animais, nas explorações agrícolas ou nas explorações agrícolas. A ocupação deste especialista é regulada pela norma profissional ETKS, implica conhecimentos fundamentais no domínio das características anatómicas e fisiológicas das raças agrícolas de animais e aves, bem como a posse de aptidões de zooengenharia, medicina veterinária, genética e biologia. Dependendo do tamanho do complexo agroindustrial, a organização do trabalho nele pode prever o trabalho de vários especialistas em pecuária ordinária, que são supervisionados pelo criador-chefe, enquanto cada especialista faz sua parte no trabalho e desempenha suas funções .
A descrição do trabalho padrão de um criador de gado é cumprir as seguintes funções:
- efectua a gestão da secção pecuária, efectuando todas as medidas de organização e processos tecnológicos necessários;
- compõe a ração diária do rebanho confiado, e também monitora a qualidade da base alimentar;
- toma medidas para reduzir as perdas naturais de gado, otimiza os custos da sua manutenção, aumenta a produtividade dos animais e a qualidade dos produtos animais;
- aprende novas tecnologias de trabalho e implementa sua aplicação na prática;
- avalia a eficiência do complexo pecuário, elabora planos trimestrais e anuais, relatórios;
- desenvolve trabalhos de seleção e genética; dedica-se à criação de animais e aves;
- controla o crescimento e o desenvolvimento dos animais jovens; monitora a saúde de todo o gado;
- controla o uso racional da base forrageira, monitora o estado das pastagens, controla a obtenção dos materiais necessários à hibernação, verifica o estado dos equipamentos;
- assume a responsabilidade por suas próprias práticas de segurança e gado confiado, está em conformidade com os regulamentos de proteção do trabalho.
Uma lista mais detalhada de tarefas é refletida na descrição do trabalho, dependendo da área de trabalho do técnico em gado, bem como do tipo de gado com o qual ele está designado para trabalhar. O trabalho de um criador é variado e interessante, mas também envolve muita responsabilidade.
O trabalho de um técnico de gado não é fácil e está associado a poeira, sujeira, odores desagradáveis e trabalho físico pesado.
Apesar de a jornada de trabalho do zootécnico ter um padrão, na realidade este especialista deve estar sempre pronto, se necessário, para vir ao seu local de trabalho e resolver as tarefas necessárias. Além disso, os complexos agroindustriais estão localizados fora da cidade, de modo que o técnico pecuário precisa se deslocar para morar no campo.
Aqueles que sonham em devotar suas vidas à pecuária devem descobrir os prós e os contras desta profissão. Os pontos positivos são os seguintes:
- trabalho exigido e interessante para quem ama os animais;
- grande número de vagas em todas as regiões do país com baixa competição;
- baixa competição e grande número de vagas para educação sobre orçamento;
- a profissão não tem diferenças de gênero e é adequada tanto para mulheres quanto para homens;
- a possibilidade de rápido crescimento na carreira;
- apoio na obtenção de alojamento para jovens profissionais;
- financiamento do governo para novos projetos;
- interesse na indústria de estruturas comerciais.
Os lados negativos se manifestam da seguinte forma:
- condições de trabalho difíceis, muitas vezes é necessário trabalhar na rua em qualquer época do ano;
- atividade física e a probabilidade de lesões ao trabalhar com animais de grande porte;
- com o tempo, devido às difíceis condições de trabalho, surgem doenças ocupacionais.
Via de regra, as pessoas que amam animais vão estudar para a especialidade de zootecnia. Esta profissão implica uma inclinação por ciências como biologia, zoologia, genética, medicina veterinária. O caráter de um especialista deve ter uma alta proporção de propósito e um alto grau de responsabilidade. Um bom especialista está constantemente se esforçando para melhorar seus conhecimentos, está interessado em novos métodos de criação de animais e aprimora suas habilidades profissionais. O zootécnico analisa muita literatura científica, se interessa por novos equipamentos, adota a experiência de colegas estrangeiros. Esta profissão implica um envolvimento constante e uma vontade de desenvolver, para poder encontrar rapidamente a informação necessária e analisá-la.
O que devo saber?
Ao contratar um especialista em pecuária, o empregador espera dele um conhecimento profundo e certas aspirações, a saber:
- o especialista deve possuir conhecimentos teóricos e práticos fundamentais no domínio da pecuária, comprovados por diploma de obtenção de ensino especializado superior ou secundário especializado;
- espera-se que o zootécnico conheça os alimentos modernos - sua combinação, dosagem, características, bem como as taxas de consumo animal;
- conhecimento dos fundamentos da medicina veterinária, seleção, genética é necessário.
Importante! É dada preferência aos especialistas com formação superior especializada, visto que a base formativa, neste caso, atende aos requisitos modernos de instalação do trabalho nas condições do complexo agroindustrial.
Estudando em uma instituição de ensino superior por 4 anos, os alunos recebem o seguinte conhecimento versátil, que eles usam para um trabalho de sucesso:
- Os alunos do 1º ano estudam detalhadamente disciplinas como botânica e biologia, morfologia e zooanálise, bem como uma série de outras disciplinas especializadas;
- Os alunos do 2º ano dominam a anatomia e fisiologia dos animais, noções básicas de biometria e agronomia, bioquímica e biofísica, um curso inicial em medicina veterinária, ecologia, bem como apicultura, criação de cavalos, genética e zoologia, noções básicas de automação e mecanização;
- Os alunos do 3º ano terão que estudar mais detalhadamente a criação de animais e sua alimentação, adquirir conhecimentos sobre noções básicas de criação de coelhos e piscicultura, dominar as nuances da produção leiteira, estudar imunologia e microbiologia, zohygiene e outras disciplinas;
- Os alunos do 4º ano estudam a suinocultura, a ovinocultura, a cinologia, a avicultura e a caprina, familiarizando-se com os fundamentos da tecnologia de processamento de carnes, produção leiteira, estudando os hábitos dos animais, e ainda adquirindo os conhecimentos necessários no domínio da gestão.
Importante! Enquanto estudam em uma instituição de ensino especializada, todos os alunos fazem um curso de treinamento prático na base de fazendas agroindustriais.
Educação
A especialidade de um zootécnico pode ser obtida graduando-se em uma faculdade ou universidade especializada. A admissão dos candidatos é feita de acordo com o resultado do exame, cada instituição de ensino tem seu próprio critério de seleção e você deve se familiarizar com esses requisitos com antecedência. Você pode começar o treinamento após 9 aulas em uma escola técnica ou após 11 aulas em uma universidade. O programa da escola técnica tem duração de 46 meses. após o término de 9 aulas e por 34 meses. depois de terminar 11 aulas. Na universidade, o treinamento será de 4 anos. Você pode estudar pessoalmente ou remotamente. Para entrar na universidade, eles passam no exame de língua russa, matemática, e também exigem uma avaliação de conhecimentos em química ou biologia (a critério da universidade). Tendo recebido a especialidade de zootécnico, você pode fazer cursos de reciclagem para novos perfis relacionados à agricultura, apicultura, piscicultura, etc.
Você pode obter educação superior na especialidade "Zooengenharia" ou "Zootecnologia" nas seguintes universidades:
- Academia Agrícola de Yaroslavl;
- Instituto Agrícola do Estado de Kemerovo;
- Universidade Agrária do Estado de São Petersburgo;
- Ivanovo Agricultural Academy;
- Universidade Agrária Estadual de Irkutsk.
O ensino secundário especializado na especialidade "Zootecnologia" pode ser obtido nas seguintes instituições de ensino:
- Agricultural College da Khakass State University em homenagem a N. F. Katanova;
- Pavlovsk Agrarian College;
- Vladimirsky Agrarian College;
- Tambov Agricultural College;
- Novoanninsky Agricultural College.
Para cursar uma escola técnica, você precisará de um certificado com boas notas em humanidades e, para cursar uma universidade, além do resultado do exame, também poderão ser realizados exames internos.
Local de trabalho
Um técnico de pecuária certificado pode encontrar trabalho na agricultura ou pecuária, em uma fazenda de gado leiteiro ou avícola, até mesmo em um circo ou zoológico. Especialistas deste nível são procurados em pescarias e fazendas estaduais com pedigree, em haras. Um criador experiente pode administrar uma fazenda particular, trabalhar em um laboratório que avalia a qualidade dos produtos agrícolas. Na presença de conhecimentos gerenciais e das inclinações de um administrador, um técnico pecuário pode organizar seu próprio negócio ou se envolver em atividades científicas.
Qual é o salário médio?
Os criadores de gado estão sempre em alta no mercado de trabalho da Rússia. Seus ganhos dependem em grande parte do conhecimento, experiência, qualificações adicionais, bem como da região onde trabalham. O salário médio é de 20.000 rublos, esse dinheiro é recebido por jovens especialistas recém-formados em uma universidade. Com o tempo, tendo se tornado o principal especialista de uma propriedade agrícola, um criador de gado pode ganhar pelo menos 130.000-150.000 rublos. por mês. Em regiões com condições climáticas adversas, os especialistas recebem prêmios. Por exemplo, em Yakutia ou Chukotka, há uma grande escassez de pessoal, então os especialistas são atraídos por altos rendimentos, cerca de 40.000-50.000 rublos.