Tudo sobre profissões ferroviárias
Saber tudo sobre a profissão ferroviária é útil para o desenvolvimento geral, mas é ainda mais importante para quem deseja se engajar nessa atividade. É hora de se familiarizar com a visão geral dos trabalhadores ferroviários nas ferrovias russas, com as especificidades dos trens na ferrovia e com uma descrição de outras profissões relacionadas com a ferrovia. Essas profissões são divididas em ferrovia, estação e via férrea, e cada caso tem suas características próprias.
Visão geral das especialidades da estação
Especialistas ferroviários trabalham em grande número nas estações de passageiros. O mais importante entre eles é o despachante da estação. Nenhum dos passageiros pode ver - mas graças ao trabalho dos despachantes, é possível sincronizar os relógios de acordo com o ritmo do movimento do trem. Não basta traçar um cronograma - também é preciso monitorar constantemente como ele é compilado, e com uma segunda precisão. Sim, os despachantes controlam em que momento será possível ver um trem chegando da plataforma, quando deverá congelar completamente nos trilhos e em que momento - para estar pronto para começar a se mover.
Os trabalhadores ferroviários da estação podem ter várias outras especializações. Assim, existe também o despachante principal de energia rodoviária, que monitora o abastecimento de todos os troncos da estação, e o abastecimento de energia das demais instalações auxiliares. Também é importante considerar que o serviço de informação da emissora conta com lideranças próprias que coordenam o trabalho de informação. Além disso, vale a pena mencionar:
- chefe do departamento de manuseio de bagagem;
- gerente de estação chefe;
- chefe do grupo de contabilidade e relatórios para vendas de ingressos;
- caixas;
- seguranças.
O despachante de entrega de bagagem se destaca.Não deve ser confundido com carregador - este especialista coordena a movimentação daquelas coisas que são colocadas nos vagões de bagagem. A entrega de tais itens é freqüentemente praticada sem passageiros. E, portanto, um funcionário especial é necessário para transportar todos os bens sãos e salvos por uma longa distância.
Você tem que manter um controle constante da sua bagagem, porque o número de pessoas que querem se apoderar dela é grande e há muitos acidentes.
Profissões da estação
Mas as atividades da Russian Railways não se limitam ao trabalho das estações de passageiros. Tanto neles quanto nas estações de carga, um compilador de trens deve estar presente. Este especialista forma e dispersa os times. Sua função mais importante não é apenas manter o movimento rítmico, mas também garantir a segurança. Afinal, criar um trem de passageiros muito longo ou juntar vagões com cargas inadequadas pode criar sérios riscos.
Os instrutores não apenas supervisionam as operações de manobra, mas às vezes as realizam diretamente. Entre eles, há uma clara gradação por categoria. Portanto, tendo uma categoria 3 ou 4, você não pode trabalhar nos trilhos principais; a admissão é concedida apenas aos compiladores da 5ª e, às vezes, da 6ª categoria. Responsabilidades principais:
- dar ordens para a movimentação de locomotivas de manobra;
- acoplamento-desacoplamento de material circulante;
- fixação do transporte parado;
- trabalhar com mangueiras de freio;
- setas de comutação que não são controladas centralmente;
- coordenação do trabalho de manobras com membros das brigadas de manobras.
Os construtores de trens estão sujeitos a:
- o atendente da estação;
- despachantes para manobras;
- em serviço no parque ou na colina.
O frentista da estação é o único funcionário da ferrovia que tem o direito de ajustar os horários dos trens e o procedimento de manobras. Mesmo os chefes das estradas quase sempre aprovam essas decisões; no entanto, eles também não os preocupam. Depende de quem está de serviço quando o trem sai, por quanto tempo ele ficará parado e se será recebido em uma determinada estação. E é a esse funcionário que todos os tipos de reparos, construção, recuperação de trens, sistemas de comunicação e troca de dados também estão subordinados; o maquinista e o chefe do trem também estão subordinados a ele durante o movimento em um determinado trecho.
O despachante de manobras é outra pessoa muito importante no setor de transporte. É ele quem distribui qual brigada de manobra irá para este ou aquele trecho do caminho. Os compiladores do trem estão subordinados ao despachante de manobras ou estão em contato constante e próximo com ele.
Mas daí vem uma grande responsabilidade. É o despachante da manobra quem primeiro será apresentado com as reclamações se os carros não forem retirados a tempo de um determinado trecho, ou colocados onde não deveriam estar, ou não forem entregues a tempo para a formação do trem.
Descrição das especialidades de viagem
Foremen e linemen também trabalham na ferrovia. São eles que monitorizam a operacionalidade do material circulante, monitorizam o seu estado técnico e garantem que os carris e travessas funcionam na perfeição. Se o trem chega exatamente no horário, esse é o mérito não só dos maquinistas, despachantes, mas também desse pessoal itinerante. Um eletricista é responsável pelo fornecimento de energia. Este especialista certifica-se de que o seguinte está funcionando corretamente:
- principais linhas de alta tensão;
- atiradores mecanizados;
- sistemas de carona;
- semáforos.
São os eletricistas e outros funcionários semelhantes os que correm o trabalho mais arriscado e com responsabilidades muito elevadas. Outros especialistas elétricos são a eletromecânica de sinalização, intertravamento e intertravamento. Suas atividades não são tão perigosas, mas ainda assim muito responsáveis. Existem os chamados vagões na ferrovia. Este é o nome comum para os ferroviários que "batem nas rodas".Não apenas batendo na porta - eles geralmente avaliam o estado dos carros e, percebendo qualquer mau funcionamento ou desvio da norma, transferem a tarefa para o serviço de reparo.
Diretamente conectado com o movimento, é claro, o motorista. A responsabilidade e escrupulosidade em seu trabalho são tais que demorará muito para esperar o deslocamento de pessoas vivas por robôs e outras automações. É a posição de maquinista de maior prestígio em comparação com outras especializações ferroviárias.
Deve-se notar que um maquinista - apenas uma profissão masculina; uma mudança na legislação nesta parte pode ocorrer apenas em 2021, e levando em consideração os requisitos de experiência e treinamento, a situação real não mudará antes de 2025.
Somente aqueles que já cursaram a profissão há pelo menos um ano e trabalharam como auxiliar de motorista por pelo menos 3 anos podem se tornar mecânicos. Os maquinistas adjuntos são seus assistentes fiéis. Também é importante observar a posição da cabeça do trem. A opinião de muitos passageiros de que ele trabalha exclusivamente para resolver conflitos em um trem de passageiros está incorreta. É o chefe quem controla todo o processo de movimento, dá ordens a todos os ferroviários que estão no trem; Disto depende também a preparação de cada compartimento separado para a viagem, mantendo-o em ordem exemplar.
A posição de um chefe de trem é complexa e responsável; mas quase nunca está vazio. Mas, na maioria das vezes, a posição de um condutor está associada a viagens de trem. É ela quem se alimenta de romance. É verdade que é preciso entender que o maestro é uma pessoa responsável, e não só financeiramente. É pelo trabalho que muitas pessoas julgam as comunicações ferroviárias em geral, porque quase nunca vêem os motoristas ou outros funcionários.
Existe mais uma profissão típica de viagens - a sinalização. Eles garantem que o movimento dos trens seja o mais correto e claro possível. Se necessário, eles sinalizam aos motoristas o que fazer, onde frear e onde acelerar (daí o nome). Os sinalizadores colocam todos os sinais necessários e outros sinais de alerta convencionais. E também se certificam de que os trilhos estão em bom estado, em caso de algum mau funcionamento ou desvio da norma acionam imediatamente o alarme.
A distribuição de responsabilidades entre executantes específicos é função do contratante. Esta posição implica educação profissional secundária. Além disso, você terá que estudar as descrições de funções e os pontos principais do trabalho de outros trabalhadores ferroviários, os requisitos básicos de várias normas de segurança. Os atendentes determinam quando as equipes trabalham, quando descansar, quem enviar para que posição. Tal trabalho só pode ser realizado por pessoas responsáveis e disciplinadas que também estejam preparadas para elaborar relatórios na forma estabelecida, para padronizar o horário de trabalho de outros especialistas.
Engenheiro de manutenção:
- inspeciona pessoalmente os trilhos, transferências e declives de acordo com o cronograma, procura por falhas nos mesmos;
- se necessário, usa dispositivos manuais de medição de pista;
- marca travessas e trilhos que precisam ser substituídos;
- prepara relatórios sobre todas as deficiências descobertas;
- elabora planos financeiros e programa a utilização das vias e equipamentos utilizados.
Os auditores não se limitam a procurar passageiros clandestinos. Eles também controlam como o material rodante é usado. Para um passageiro consciencioso, um auditor é até útil. É ele quem controla a implementação das normas de serviço aos passageiros pelo pessoal rodoviário.
Espera-se que essa posição seja uma pessoa sociável, disciplinada e com princípios estritos, que saiba como sair com tato de uma situação difícil.