Relações de terra e propriedade - o que é esta profissão?
Os processos burocráticos envolvem muitos aspectos e complexidades que só os profissionais podem lidar. Um grupo separado de especialistas é responsável por regulamentar o uso de edifícios e terrenos. A profissão, que abrange a esfera das relações fundiárias e de propriedade, surgiu no território da Rússia no final do século passado.
O que é isso?
As relações de terra e propriedade são uma esfera multifacetada. O especialista deve conhecer todas as leis e inovações que, pelo menos indiretamente, se relacionam com o campo do direito fundiário. Hoje, o mercado imobiliário é um dos maiores valores do mundo moderno.
Para executar adequadamente as transações e outros documentos relacionados a edifícios ou terrenos, você precisa conhecer as normas legislativas em várias direções:
- área jurídica;
- agrícola;
- ecológico.
Se você não levar em consideração todas as nuances, a preparação de qualquer documento pode ser perigosa. Os especialistas em terras e relações de propriedade estão empenhados na solução jurídica de todas as questões.
Eles recebem todo o conhecimento necessário no processo de aprendizagem e durante a prática. Esta é a descrição mais simples e compreensível desta especialidade.
Os especialistas realizam o seguinte trabalho.
- Fotografando a área do terreno. Se necessário, profissionais realizam levantamentos geodésicos.
- Determinação de limites em uma disputa por direitos de propriedade.
- Resolver questões polêmicas relacionadas ao inventário de vários edifícios.
- Análise do mercado fundiário e estudo da situação atual.
- Registro de toda a documentação necessária.
- Compilação de registros cadastrais, bem como cadastro de terrenos e estruturas.
- Resolução de uma situação relativa à propriedade de um imóvel ou um território específico.
Os especialistas modernos combinam várias esferas profissionais em uma profissão.
- Advogado. O conhecimento desta área será definitivamente necessário quando você tiver que redigir ou renovar contratos e outras documentações.
- Profissional de marketing. A tarefa deste funcionário é estudar o mercado e a situação econômica atual.
- Economista. Essa orientação será útil para organizar corretamente os cálculos financeiros.
Prós e contras da profissão
Cada atividade profissional tem suas vantagens e desvantagens. Definitivamente, você deve se familiarizar com eles antes de escolher uma profissão para si. As relações de terra e propriedade são um assunto complexo, mas interessante e relevante.
Os itens a seguir podem ser considerados qualidades positivas.
- No processo de trabalho, você precisa se comunicar com muitas pessoas. Alguns vêem isso como uma oportunidade de fazer novos e interessantes conhecidos.
- O conhecimento na área legislativa será útil na resolução de várias questões do quotidiano.
- Demanda no mercado de trabalho.
- A capacidade de organizar sua própria empresa jurídica ou de conduzir um negócio por meio de um empresário individual.
- A melhoria contínua na profissão, que consiste no estudo das leis aprovadas ou alteradas.
- O crescimento da carreira em várias especializações ao mesmo tempo (indicado acima).
Como lado negativo desta profissão, pode-se observar um grande número de requisitos. Este é um trabalho mental difícil, com o qual nem todos podem lidar.
Para ter sucesso nessa direção, você deve ter as seguintes qualidades pessoais:
- atenção;
- tolerância ao estresse;
- precisão e resposta rápida;
- sociabilidade e polidez;
- alfabetização;
- discurso proferido;
- organização;
- independência;
- excelente memória;
- a capacidade de memorizar e processar grandes quantidades de informações.
Se o candidato ao cargo não possuir as características acima, o cargo atuará negativamente no sistema nervoso.
Educação
Para iniciar uma carreira nesta profissão, primeiro você precisa adquirir conhecimentos básicos. Nesse caso, a educação é indispensável. Você pode começar a compreender esta especialidade após a 9ª série. Qualquer pessoa pode ingressar em uma escola técnica ou faculdade da especialidade desejada (corpo docente de "relações fundiárias"). Para se tornar um aluno completo, você precisa preparar os documentos necessários e passar nos exames preparatórios. Ao longo de vários anos de treinamento, os professores fornecem aos futuros especialistas o conhecimento inicial necessário que os especialistas deverão aplicar na prática.
Os professores compartilham conhecimentos e habilidades com especialistas novatos nas seguintes áreas:
- elaboração competente de planta de construção ou de terreno;
- introdução de dados reais no catálogo cadastral;
- cálculo do custo de uma estrutura (casa, planta, apartamento e outras opções) ou de um sítio territorial;
- suporte de transações jurídicas;
- medições de limites;
- instalação de marcações no mapa.
Você também pode obter a educação necessária em uma instituição de ensino superior. Neste caso, o diploma recebido será mais prestigioso e mais procurado. O corpo docente requerido pode ter nomes diferentes, por exemplo "cadastro de cidade" ou "cadastro de imóveis".
Existem 9 universidades na capital russa onde você pode obter esta especialidade. Além disso, a orientação necessária pode ser encontrada nas instituições de ensino de quase todas as cidades russas.
O processo de aprendizagem moderno ocorre nos seguintes formatos
- Universidades. Para obter o diploma de bacharel, você precisa estudar 4 anos em tempo integral. Para cursos por correspondência, o aluno precisará de 5 anos. Para admissão, você definitivamente precisará de um certificado de conclusão de 11 aulas.
- Escola técnica ou faculdade. Um certificado de ensino médio completo permite que você conclua seus estudos em apenas 2 anos. Se o candidato tiver se formado no 9º ano, para receber o diploma, ele terá que estudar por três anos.
Para admissão, você precisará dos seguintes documentos:
- Passaporte;
- certificado escolar;
- USE os resultados com uma pontuação de aprovação;
- certificado médico.
Uma lista completa de documentos pode ser encontrada ao visitar o dia aberto. Você também pode obter as informações necessárias entrando em contato com representantes da instituição de ensino.
Local de trabalho e salário
Esta profissão continua relevante. Hoje, o desenvolvimento do setor da construção avança a passos largos, portanto, são necessários especialistas que possam prestar os serviços necessários à população. Um profissional em relações de terra e propriedade está entre as especialidades de trabalho mais exigidas e necessárias, não apenas na Rússia, mas também muito além de suas fronteiras.
Profissionais com todos os conhecimentos e habilidades necessários podem conseguir um emprego nas seguintes funções:
- firmas de construção;
- empresas que prestam serviços imobiliários;
- câmaras cadastrais;
- avaliadores imobiliários;
- agência imobiliária;
- sociedades e comitês fundiários.
Nível salarial
O salário depende diretamente da região onde o especialista atua. Hoje, o salário de um profissional russo varia de 22 a 60 mil rublos por mês. Os funcionários que trabalham na capital e em outras grandes cidades ganham mais.
O seguinte também afeta os ganhos:
- experiência do funcionário;
- escala do projeto;
- prestígio da empresa;
- fluxo de clientes (se o funcionário trabalhar em uma empresa ou outra instituição).
Alguns profissionais experientes trabalham por conta própria. Nesse caso, o nível de salário depende de quantas pessoas usam os serviços de um determinado especialista.
Perspectiva
Deve-se notar que esta direção de trabalho apareceu na Rússia há relativamente pouco tempo. Apesar disso, sempre há lugar no mercado de trabalho para o especialista, seja ele iniciante ou profissional. Muitos alunos conseguem um emprego imediatamente após receberem um diploma de especialização. Alguns deles começam a desenvolver suas carreiras ainda estudantes, passando a prática industrial.
Se você se aprimorar constantemente nesta profissão, poderá se tornar um especialista muito procurado em alguns anos. Você também pode iniciar seu próprio negócio e atender sua própria base de clientes.