Características da profissão de cortador
Entre uma grande variedade de profissões, existe tal - cortador... Neste artigo, examinaremos mais de perto as principais responsabilidades e características desta especialidade.
Descrição da profissão
Qual é a profissão de cortador? isto um especialista que se dedica ao corte de material para costura posterior, trabalhando em uma das várias direções da produção de costura. No caso de trabalhar num atelier de alfaiataria, a cortadora de roupa aconselha a cliente na escolha do estilo adequado, o tecido. Em seguida, ele faz esboços da opção selecionada, tira medidas, cria um padrão para elas e depois faz o recorte do material.
O material preparado é transferido para a costureira que, depois de colocar a isca no fio, costura na máquina de costura. No processo de atendimento do pedido, a cortadora reúne-se periodicamente com o cliente para realizar os encaixes, pois será necessário ajustar o produto de acordo com a figura, eliminando lacunas.
Além disso, este especialista controla o nível de qualidade do trabalho executado pela costureira.
Em alguns casos, todo o trabalho, incluindo corte e costura, é realizado por um especialista - cortador-alfaiate (costureira-cortadora). Na maioria dos casos, esses profissionais trabalham com designers de moda para criar novos designs de roupas. Cutter-designer de moda deve saber a história do traje, as tendências modernas da moda mundial. Com várias habilidades, este especialista pode executar as funções cortador-designer.
Trabalhar em uma fábrica onde roupas, calçados ou outros acessórios são produzidos em massa, o cortador cria e aplica padrões para cortar o material... Posteriormente, as peças de trabalho são transferidas para os mestres de vários departamentos para posterior costura. Essa especialidade, como outras, tem seus prós e contras. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Prós:
- relevância sob quaisquer condições;
- a oportunidade de trabalhar individualmente;
- abordagem artística para a criação de roupas ou sapatos;
- comunicação ativa e trabalho com uma pessoa (cliente) e em equipe;
- a oportunidade de trabalhar para pessoas com deficiência;
- a possibilidade de receber um alto salário.
Desvantagens:
- atividade física muito forte;
- a probabilidade de momentos de conflito;
- possíveis melhorias se o pedido for urgente.
Responsabilidades
Descrição do trabalho deste especialista depende da categoria atribuída de acordo com ETKS. Na competência geral de um cortador de costura 4 dígitos inclui funções para cortar e costurar roupa de cama. Mestres com 5 rank, pode trabalhar em branco para vestidos, ternos, casacos de acordo com esboços prontos. Especialista com 6 dígitos capaz de lidar com roupas industriais. Cutter tendo 7 rank, trabalha com opções de roupas mais sofisticadas com um estilo não padronizado.
Conhecimento e habilidades
Para realizar um trabalho de qualidade, o cortador deve ter os seguintes conhecimentos:
- compreender as características dos materiais;
- ser capaz de trabalhar com uma ferramenta especial;
- ser capaz de desenhar bem e desenhar padrões;
- seja limpo, diligente, atento aos detalhes;
- deve conhecer as características e regras de funcionamento do equipamento de costura.
As seguintes habilidades também são necessárias:
- desenho (para esboçar e esboçar);
- desenho (ser capaz de ler e criar padrões e padrões);
- posse de técnicas de corte;
- uso de certas ferramentas profissionais;
- modelagem de produtos têxteis de diferentes direções;
- capacidade de trabalhar com tecidos de texturas diversas;
- posse de boa memória visual.
Naquelas empresas onde roupas íntimas, ternos, diversos agasalhos são costurados, uma habilidade necessária é o trabalho seguro com um determinado tipo de produto.
Educação
Para se obter a profissão de cortador, basta fazer uma formação ao final do 9º ou 11º ano de uma escola de ensino geral. em uma faculdade, escola ou instituição de ensino superior com esta direção de treinamento. O prazo de estudos é de 2 a 3 anos, dependendo de quantas aulas o candidato irá frequentar. Antes de receber o diploma apropriado, você precisará passar por um estágio sob a orientação de um professor experiente. Também é possível passar cursos especiais de corte e costura.
Local de trabalho
O cortador é necessário não só nas fábricas de costura, mas também na produção de tetos tensos, onde também é necessário o corte da tela. Independentemente de onde o cortador desempenhe as suas funções: na oficina, na oficina de uma confecção ou num atelier, na área de trabalho é necessário ter:
- iluminação brilhante;
- mesa especial para corte de tecido, couro ou qualquer outro material;
- a ferramenta necessária (tesoura, giz, canetas, lápis, instrumentos de medição).
Caso o capataz tenha restrições de saúde, as condições de trabalho devem corresponder ao programa de reabilitação. O salário do cortador na empresa depende da região, local de trabalho e algumas outras nuances e varia de 15.000 a 100.000 rublos.
Ao escolher esta especialidade, deve-se ter em mente que existem algumas contra-indicações para esta profissão. Aqui estão alguns deles:
- doenças relacionadas ao aparelho respiratório;
- doenças do sistema cardiovascular;
- problemas no domínio do sistema músculo-esquelético;
- trauma ou lesão nos membros superiores;
- desvios no funcionamento do sistema nervoso;
- doenças dos órgãos da visão.
Agora, conhecendo melhor as características da profissão de cortador e cuidando para que não haja momentos limitantes para a aquisição desta especialidade, será mais fácil fazer a sua escolha.