Profissões

Tudo sobre profissões técnicas

Tudo sobre profissões técnicas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral das profissões técnicas
  3. Qual especialidade escolher?

Profissões técnicas são aquelas que vinculam inextricavelmente as atividades de um especialista com tecnologia e tecnologia. Por trás de cada dispositivo simples ou equipamento com um dispositivo complexo e intrincado está o trabalho responsável de uma pessoa que trabalha não apenas em sua criação, mas também em sua operação, manutenção e reparo. Os técnicos trabalham nas áreas de energia, engenharia mecânica e construção, nas indústrias de combustível, espacial e outras.

Recentemente, essa lista foi complementada por áreas relacionadas à tecnologia da informação.

Peculiaridades

Quanto mais rapidamente o mundo se desenvolve hoje, mais difícil é falar sobre o grau de demanda por certas profissões técnicas amanhã. Alguns deles, que recentemente foram considerados prestigiosos, estão desaparecendo gradualmente, e os mais recentes desenvolvimentos em automação estão substituindo o intelecto e as mãos humanas. Algumas especialidades estão se tornando completamente desnecessárias, dando lugar a centenas de outras de um novo tipo. Além disso, muitas profissões que antes não tinham um perfil técnico, agora são consideradas inextricavelmente ligadas à tecnologia e à tecnologia. A principal razão para isso é acompanhar o progresso.

Apesar disso, trabalhadores de especialidades técnicas sempre terão demanda no mercado de trabalho. Se antes na direção técnica se desenvolviam principalmente representantes da população masculina, hoje, por exemplo, as meninas podem se desenvolver com sucesso em especialidades, por exemplo, um programador ou um arquiteto.

Uma série de qualidades são distinguidas que ajudarão a se realizarem com sucesso no campo técnico. Esses incluem:

  • mentalidade com um viés para o pensamento matemático;
  • perseverança;
  • clara concentração de atenção;
  • desenvolveu pensamento lógico;
  • habilidade analítica.

As especialidades técnicas podem ser obtidas em uma escola, escola técnica ou universidade. No entanto, um diploma de bacharel ou de especialização emitido por uma universidade é considerado mais prestigioso e permite que você obtenha um emprego com melhor remuneração. Um especialista que se formou em uma universidade passa automaticamente para um nível mais qualificado do que um especialista que se formou em uma escola técnica, mas, como mostra a prática, essa afirmação costuma ser errada.

Além disso, os empregadores, ao contratarem para cargos relacionados à tecnologia de informática ou sistemas de engenharia, exigem o ensino superior obrigatório. O programa universitário em áreas técnicas implica o estudo de ciências complexas a partir do primeiro ano, bem como uma grande quantidade de formação prática. As principais vantagens de trabalhar na área de engenharia e tecnologia são:

  • demanda por especialidades;
  • salários decentes;
  • a possibilidade de trabalho a tempo parcial em presença de tempo livre.

Como qualquer tipo de atividade, essas profissões envolvem todos os tipos de riscos - desde a responsabilidade pelo resultado de suas próprias ações até o risco de lesões em certas circunstâncias.

Visão geral das profissões técnicas

Hoje, os especialistas em profissões técnicas atuam em quase todas as áreas de negócio, já que qualquer uma delas se caracteriza pela presença de qualquer meio técnico. A lista de direções e especializações na área da engenharia e tecnologia é bastante extensa, no entanto, podem-se distinguir várias áreas principais de atividade, que incluem centenas de profissões.

  • Setor elétrico. Esta indústria é uma das mais importantes, pois sem o seu funcionamento ininterrupto não é possível o funcionamento de todas as outras esferas da indústria. Uma parte significativa das operações é automatizada aqui. No entanto, os processos de produção e distribuição de energia são dos mais complexos, e mesmo as mais insignificantes usinas não passarão muito tempo sem mãos humanas. Os engenheiros de energia estão agora em grande demanda no mercado de trabalho e podem se orgulhar de bons rendimentos.
  • Indústria de combustível. O combustível em qualquer de suas manifestações é um recurso sempre e em qualquer circunstância necessário para o fornecimento ininterrupto de calor. Haverá demanda por pessoal competente na área de extração, processamento e logística de tais recursos e manutenção de equipamentos de aquecimento por muitos anos. São necessários especialistas nas áreas de carvão e petróleo e gás, desde que possuam qualidades profissionais decentes, e seu trabalho seja adequadamente remunerado.
  • Engenharia mecânica e metalomecânica. Essas áreas da indústria pesada estão intimamente relacionadas entre si e envolvem a fabricação de diversas máquinas e equipamentos tecnológicos, máquinas-ferramenta e dispositivos de diversos níveis. Tais processos são bastante laboriosos, tanto intelectual como fisicamente, e requerem a qualificação adequada do pessoal, necessária não só nas fases de concepção e construção dos equipamentos, mas também no domínio da regulação e gestão da qualidade do produto final.
  • Indústria automobilística. Esta indústria inclui o desenvolvimento de projetos e a produção de todos os tipos de transporte. Não há necessidade de explicar a importância desse setor, já que é óbvio que qualquer tipo de veículo - de consumidor a militar - sempre terá demanda. Consequentemente, as perspectivas de desenvolvimento de especialistas em diversas áreas da indústria automotiva são infinitas.
  • Sistemas de comunicação e tecnologias de informação. Estas áreas estão associadas ao desenvolvimento e implementação de tecnologias de infocomunicação competitivas fiáveis, tecnologias de produção e introdução de comunicações electrónicas, bem como métodos de armazenamento, processamento e transmissão de informação.
  • Indústria espacial. O projeto e a construção de naves espaciais, a automação de seus sistemas de controle e muitas áreas diferentes dessa indústria técnica sempre foram algo inatingível e incomum. A exploração espacial hoje é um excelente ímpeto para a transição da civilização humana para um novo nível, e especialistas no campo da astronáutica são necessários para desenvolver instrumentos fundamentalmente novos para a exploração espacial.

Além dessas áreas fundamentais da atividade técnica, existem outras não menos significativas para a sociedade e a economia do Estado. Esses incluem:

  • setor de construção;
  • medicina e nanotecnologia;
  • indústria ligeira e alimentar e outras.

Qualquer que seja o setor escolhido para o desenvolvimento profissional, especialistas responsáveis ​​que se esforçam para desenvolver qualidades e habilidades profissionais sempre estarão em demanda.

Qual especialidade escolher?

A escolha da profissão é uma etapa muito importante e deve ser abordada com toda a responsabilidade. Um futuro especialista não precisa apenas escolher uma profissão de seu agrado. É importante que ela seja bem paga e muito procurada no mercado de trabalho. Cada graduado que decide dominar uma das especialidades técnicas tem uma escolha: ir estudar após o 9º ano na Escola Politécnica ou ingressar no instituto após o 11º ano.

A primeira opção oferece a oportunidade de dominar o básico da profissão e começar a trabalhar imediatamente após a graduação na escola técnica. Além disso, se desejar, você pode melhorar suas qualificações e obter um diploma de ensino superior completando seus estudos no departamento de correspondência. A segunda opção oferece a oportunidade de um estudo mais aprofundado dos fundamentos teóricos e práticos da futura profissão e da obtenção de um diploma de bacharel ou de especialidade, o que permitirá que você se candidate a um cargo de melhor remuneração. Qual das opções é a melhor é difícil dizer. Cada um tem seus prós e contras.

Antes de escolher uma especialidade, você deve prestar atenção às tendências do mercado de trabalho e analisar quais especialidades estão em demanda hoje e quais serão no futuro., e que gradualmente desaparecem no fundo. Assim, à medida que a tecnologia se desenvolve, muitas especialidades que ontem eram relevantes estão sendo substituídas por novas tecnologias e estão sendo automatizadas, tornando-se irrelevantes entre os empregadores.

Homens

As profissões técnicas masculinas envolvem não apenas trabalho físico, mas também trabalho analítico mental. Sempre demandados no mercado de trabalho e populares entre os jovens - formados em escolas técnicas ou universidades - estão:

  • engenheiro ambiental, engenheiro;
  • designers e planejadores;
  • tecnólogos de produção;
  • especialistas em tecnologia da informação;
  • arquitetos e designers.

Mulheres

Apesar da crença generalizada de que as profissões técnicas são prerrogativas dos homens, existem algumas mulheres na indústria. Devido ao rápido desenvolvimento da tecnologia e da automação de processos, o grau de esforço físico aplicado a certos processos de produção está diminuindo e as diferenças de gênero na seleção de pessoal estão se tornando menos significativas. Freqüentemente, todas as outras coisas sendo iguais, as mulheres têm preferência por causa de sua alta responsabilidade.

As meninas podem estar interessadas em profissões técnicas como:

  • programador ou tecnólogo da informação;
  • arquiteto ou designer;
  • engenheiro em diferentes direções;
  • engenheiro de energia ou nanotecnologista;
  • especialista em várias áreas da indústria alimentar, ligeira ou médica.

O tempo está fazendo seus próprios ajustes na lista de profissões técnicas. A cada ano, novos surgem e alguns desaparecem completamente.As novas especialidades exigem altas qualificações e um nível de responsabilidade, o que, por sua vez, exige um alto nível de educação.

Especialistas formados em especialidades técnicas estarão sempre em alta no mercado profissional, já que as atividades das mais importantes empresas industriais que fazem a economia do país serão apoiadas e aprimoradas por muitos anos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa