Profissões em demanda na Europa
Muitas esferas de atividade europeias sofrem de uma aguda escassez de bons especialistas. Para os migrantes, esta é uma grande chance de conseguir um emprego legal com um bom salário. Normalmente, os próprios empregadores ajudam a resolver todos os problemas com a mudança. Neste artigo, consideraremos as profissões mais solicitadas no Ocidente que nossos compatriotas podem exercer.
Quais são as profissões mais populares?
A profissão mais procurada na Europa e em qualquer parte do mundo é o médico. Infelizmente, o treinamento nesta especialidade com nossos vizinhos ocidentais é muito caro, portanto requer um considerável esforço financeiro dos alunos. Por isso, muitos estão optando por outras áreas, o que faz com que haja uma aguda escassez de médicos especialistas. Deve-se notar que em todos os lugares há uma carência de especialistas altamente especializados, e não de terapeutas comuns, que receberam um monte de especialidades adicionais relacionadas em cursos de atualização. Cirurgiões, anestesistas, ginecologistas e outros profissionais médicos são especialmente necessários.
Além de médicos, são necessários trabalhadores de outras áreas de atividade médica, por exemplo, farmacêuticos, radiologistas, técnicos. O salário médio de um profissional médico depende de sua especialidade. Por exemplo, os terapeutas ganham a partir de 10 mil euros por mês. O salário dos trabalhadores em especializações estreitas é o dobro. Tudo depende de habilidade, profissionalismo e conhecimento do idioma.
A profissão de motorista também está em alta, especialmente na categoria "E". Isso inclui caminhoneiros, motoristas de ônibus regulares, ônibus intermunicipais e turísticos. O rendimento médio neste caso será de 1200-2000 euros por mês.
A Europa precisa de construtores cujos salários variam entre 1500-5000 euros por mês, dependendo do tipo de profissão e habilidade.
As seguintes especialidades são necessárias aqui:
- trabalhadores de concreto;
- instaladores;
- decoração de interiores e exteriores de edifícios;
- faz-tudo.
A maioria das mulheres europeias sai da licença maternidade para trabalhar poucos meses após o nascimento de um filho, por isso muitas delas precisam urgentemente de babás para bebês. Encontrar uma boa babá é um grande problema, especialmente entre seus compatriotas. Os pais jovens devem procurar esse pessoal entre os migrantes. O salário, neste caso, depende do domínio do idioma e da disponibilidade de carteira de habilitação comprovada em território europeu, já que em breve o bebê precisará ser encaminhado para diferentes classes. O rendimento médio de uma babá varia entre 500 e 1000 euros por mês. Se você tem formação médica ou pedagógica superior, a renda pode ser mais significativa.
Nas casas grandes, é necessário um criado: cozinheira, empregada doméstica, serviço de limpeza e outros especialistas para cuidar do território. Normalmente pagam de 700 a 2.000 euros por mês. Dentre as vantagens desse tipo de trabalho, pode-se destacar a hospedagem e alimentação gratuitas, já que os atendentes costumam morar na própria casa.
As desvantagens são que haverá poucos dias de folga e você terá que trabalhar de manhã cedo até tarde da noite.
Opções de alto pagamento
Claro, se você for um especialista altamente qualificado em uma área exigida, o salário será muitas vezes maior. Engenheiros profissionais, trabalhadores em engenharia mecânica, engenharia de energia e empregos agrícolas estão em grande demanda. Neste caso, o vencimento começa a partir de 5.000 euros mensais. Além disso, não só profissionais experientes, mas também jovens especialistas poderão aqui arranjar emprego. A esfera de TI está ganhando força em todos os lugares, então o problema de encontrar bons especialistas em tecnologia e informática é bastante agudo. Os seus serviços são muito valorizados: o salário médio, por exemplo, de um programador é de 4500 euros por mês.
A Europa necessita urgentemente de economistas e advogados. Na Rússia, quase a cada dois graduados nas faculdades correspondentes, e no Ocidente, o treinamento nessas especialidades custa um dinheiro fabuloso, de modo que há muito poucos profissionais. Para os migrantes com diplomas confirmados, esta é uma grande oportunidade de conseguir um emprego com um salário de 6.500 euros por mês para um economista e até 10.000 euros para um advogado.
A profissão de veterinário na Rússia é bastante difundida, o que não se pode dizer da Europa Ocidental. Mas os donos de países ocidentais amam seus animais de estimação tanto quanto nossos compatriotas. Infelizmente, é extremamente difícil encontrar um bom veterinário para um animal de estimação e, se houver, terá uma clientela constante, o que lhe trará um alto rendimento. Os veterinários qualificados não ganham pior do que os advogados - 9 a 10 mil euros por mês. Os recém-chegados também recebem um bom dinheiro - até 4 mil euros por mês.
Características de escolha
Há trabalho para migrantes russos na Europa, mas apenas com a condição de que tenham um visto de trabalho aberto. Em qualquer outro caso, você não pode trabalhar legalmente no território de outro país. Claro, existem pessoas temerárias que permanecem ilegalmente na Europa, realizam atividades laborais lá, mas isso é ilegal e ameaça com uma grande multa e deportação se for encontrado. Via de regra, o empregador auxilia na obtenção do visto de trabalho e envia o convite. Esta é a forma mais confiável de viajar para o exterior para trabalhar. Caso contrário, encontrar um emprego não será tão fácil: os migrantes não vêm apenas da Rússia, mas também de outros países. Ao entrevistar um candidato a uma vaga, um futuro empregador avalia o conhecimento do idioma, a mentalidade, a capacidade de entrar rapidamente na equipe e mostrar suas habilidades.
Diplomas de universidades russas não são cotados na Europa, então terão que ser confirmados - para passar em testes adicionais, o que aumentará as chances de conseguir uma vaga. É obrigatório passar em testes de proficiência linguística para todos os migrantes, não apenas orais, mas também escritos. Na verdade, além de se comunicar com os clientes, você terá que trabalhar com documentos e programas de computador. Se você tem educação especializada e habilidade para estudar idiomas, escolha uma profissão de acordo com sua especialidade, mas tenha em mente que no início você provavelmente terá que trabalhar em um portfólio sem quaisquer reivindicações especiais de altos rendimentos. Se não tem educação, mas tem boa saúde e capacidade para trabalhar com as mãos e a cabeça, pode ir trabalhar como operário numa obra ou num dos serviços públicos.
Seja quem for que encontre trabalho na Europa, lembre-se que muito trabalho, dedicação e responsabilidade são aqui valorizados.