Tudo sobre a profissão de piloto de helicóptero
Muitas pessoas pensaram, é claro, sobre o "romance" em torno dos pilotos de helicóptero. Mas, na realidade, as características do trabalho de um piloto de helicóptero são um pouco diferentes, eles têm responsabilidades estritas e é imperativo dominar certos conhecimentos e habilidades. É igualmente importante para os interessados em tais atividades saber onde obter treinamento para a profissão de piloto que comanda um helicóptero.
Peculiaridades
Protótipos de aeronaves de asas rotativas são conhecidos (no nível de projetos) há vários séculos. Porém, somente na segunda metade do século XX, o nível técnico possibilitou a construção massiva dessas máquinas. Hoje, a profissão de piloto de helicóptero é bastante difundida, pois ele tem que voar muitos milhares de aeronaves. Você pode ver um helicóptero no céu em qualquer lugar do mundo, independentemente da estação. E, sem dúvida, em um futuro previsível, a relevância desse método de movimento só vai crescer.
Mas o paradoxo neste caso será que, de fato, a especialização exteriormente uniforme do "piloto de helicóptero" está dividida em várias áreas mais específicas. E não é apenas a diferença entre veículos militares e civis. Até a Força Aérea tem sua própria especialização de helicópteros:
- bateria;
- polivalente;
- transporte;
- ambulâncias;
- postos de comando aéreo;
- anti-submarino;
- transporte e combate;
- postos de abastecimento;
- fogo de artilharia corretiva;
- inteligência;
- helicópteros de treinamento;
- bloqueadores;
- planejadores de minas (e uma série de opções mais exóticas).
Todos esses tipos de helicópteros podem ser baseados em aeródromos terrestres ou em navios de guerra. Claro, em cada caso, de fato, uma especialização separada de pilotos é obtida.
Aqueles que são bons em escotismo podem não ser capazes de treinar outros ou entregar cargas urgentes. A tripulação, direcionando perfeitamente seus próprios canhões contra o inimigo, raramente é capaz de lançar um ataque de míssil na posição identificada. No entanto, não se deve pensar que os pilotos de helicóptero puramente pacíficos são mais homogêneos.
Alguns deles transportam passageiros. Outros estão ocupados com o transporte de várias mercadorias, incluindo aquelas em uma tipoia externa. Alguns pilotos estão engajados em operações de busca, resgate e salvamento. Você também pode encontrar equipes cultivando campos, patrulhando as ruas como parte da polícia de trânsito, levando turistas. Além disso, os pilotos de helicóptero podem:
- trabalho no serviço de caçador (controle de caça e pesca);
- realizar várias pesquisas e observações aéreas;
- extinguir incêndios florestais;
- testar novas máquinas e novos tipos de máquinas;
- conduzir patrulhas de gelo;
- participar na construção aérea;
- participar na filmagem de vários filmes;
- ajudar meteorologistas, topógrafos;
- fornecer assentamentos remotos e acampamentos de expedição;
- desempenhar a função de "ambulância interurbana".
Claro, tudo isso requer abordagens muito especiais. Junto com uma licença geral, um piloto de helicóptero também deve obter um certificado de treinamento especial. Afinal, todos os trabalhos adicionais (por exemplo, encher tanques com fluidos técnicos e água, içar e baixar cargas, resgatar pessoas no mar e em outras situações) devem ser bem conhecidos. Às vezes, essas tarefas precisam ser executadas com extrema rapidez, em condições difíceis e que mudam rapidamente. Mesmo os excelentes alunos do treinamento escolar nem sempre podem adquirir habilidades especiais - eles terão que melhorar constantemente em sua profissão e seguir em frente.
Em geral, a pilotagem de aeronaves de asas rotativas tem demanda e é bem paga. Esta atividade irá satisfazer aqueles que amam viajar. Finalmente, os pilotos têm um merecido descanso cedo, o que é especialmente importante nas condições modernas. No entanto, é preciso entender que voar em um helicóptero é sempre um risco e estresse, nervoso e físico, e o perigo aguarda os pilotos de helicóptero com mais frequência do que os pilotos de aeronaves civis. Este último momento é especialmente típico para as tripulações que voam para vários incidentes, servindo na polícia e no exército.
Não há garantia de conclusão com êxito do próximo exame médico. Além disso, os requisitos de supervisão médica só ficarão mais rígidos com o tempo. Você terá que viajar regularmente, e este trabalho não é para viciados em televisão. Frequentes, mesmo entre pilotos de companhias aéreas regulares de passageiros, voos não programados - não há necessidade de falar em outras especializações.
Por fim, simplesmente não há lugar na profissão para pessoas com espírito fraco e com medo de altura.
Responsabilidades
Como já ficou claro, é possível caracterizar as funções de um piloto de helicóptero sem referência a uma especialização específica apenas da forma mais geral. Em qualquer caso, estará ocupado:
- preparar seu transporte para a partida;
- pensar nas rotas principais e alternativas;
- monitorar o desempenho do equipamento de bordo;
- rastrear condições meteorológicas e ornitológicas;
- previsão preliminar de tal situação antes da decolagem;
- verificar a alfabetização de fixação e distribuição de mercadorias;
- verificar os lugares sentados dos passageiros e o cumprimento das medidas de segurança;
- realizar comunicações de rádio corretas;
- preparação de documentação de voo;
- execução de ordens e instruções adicionais, exceto aquelas que criam certos riscos.
A descrição do trabalho do comandante do helicóptero especifica outras responsabilidades:
- prevenção de colisões no ar;
- remoção do trabalho de subordinados que violaram rudemente as regras básicas;
- controle da preparação da documentação de voo por outros membros da tripulação;
- tomar a decisão de continuar ou interromper o vôo quando a situação mudar;
- correção da rota e outros parâmetros de voo de acordo com a situação;
- cumprimento do regime pré-voo (independentemente ou com a ajuda de outros membros da tripulação);
- controle de tráfego por rádio;
- controle do combustível remanescente durante a partida;
- Interrogatório;
- verificar a correção do trabalho dos subordinados por meio de meios de controle objetivo;
- realização de tarefas básicas em horas extras (de acordo com a legislação trabalhista e demais atos).
Conhecimento e habilidades
Claro, um bom piloto de helicóptero conhece muito bem física e matemática. É sobre essas disciplinas que a ênfase principal deverá ser feita já nas séries iniciais da escola. E no próprio processo de preparação, você precisará estudar todo o painel de instrumentos da aeronave. Um especialista deve saber não apenas a essência das indicações de cada dispositivo ou a finalidade de botões e alavancas individuais, mas também como tudo funciona a nível técnico. Toda a documentação de voo é compilada de forma independente - e esta também é uma área totalmente separada.
Além disso, é necessário:
- conhecer a geografia em geral e principalmente na área dos principais voos;
- possuir os princípios de proteção do trabalho;
- compreender os requisitos de segurança contra incêndio, elétrica e química;
- conheça os regulamentos especializados de todos os estados onde você tem que trabalhar;
- estude o desempenho de vôo e as propriedades de seu helicóptero;
- estar preparado para realizar atividades de busca e salvamento.
Qualidades pessoais
É claro que os pilotos de qualquer tipo de helicóptero devem estar absolutamente saudáveis. Somente essas pessoas serão capazes de navegar na aeronave ao longo de uma determinada rota e concluir a tarefa atribuída. Eles terão que desenvolver um caráter forte, perseverança e determinação. Ao mesmo tempo, a menor desconfiança, a vontade de mostrar sua “inclinação e orgulho” ao “vizinho da cabana e ao despachante no solo” definitivamente não leva a nada de bom. Você precisa se perguntar se eu posso seguir todas as ordens e me dar bem com uma variedade de pessoas.
Outras propriedades importantes são:
- compostura;
- resistência ao estresse;
- reação rápida;
- a capacidade de tomar decisões sob pressão de tempo e falta de informação;
- a capacidade de avaliar instantaneamente o ambiente em mudança;
- boa forma física;
- excelente memória;
- boa percepção de cores, formas, tamanhos e distâncias;
- coordenação verificada de movimentos.
Educação
Para aqueles que desejam se tornar pilotos de helicóptero, há uma escolha entre o treinamento em instituições de ensino especial e superior. Desde o início, é preciso decidir se a carreira seguirá uma trajetória civil ou militar. Essas são esferas tão diferentes que é extremamente difícil reconstruí-las. Durante a preparação, a máxima atenção é dada a:
- navegação;
- traçar rotas;
- arranjo de aeronaves;
- formas de gerenciá-los;
- organização de intercâmbio de rádio;
- ações em situação de emergência;
- gestão do tráfego aéreo.
Em instituições de ensino formal, o curso de treinamento é de 3 a 5 anos. Posteriormente, já durante o trabalho, você precisará melhorar periodicamente suas qualificações. Escolas particulares de vôo estão prontas para treinar pilotos de helicópteros ultraleves, mas isso é mais entretenimento do que trabalho em tempo integral. Você pode se inscrever em:
- Universidade Técnica de Aviação Civil (Moscou);
- Universidade de Aviação Civil (São Petersburgo);
- escola superior de aviação (Ulyanovsk);
- Escola Superior Militar de Pilotos (Syzran);
- escola militar superior de navegadores (Chelyabinsk).
Trabalhar
Mas, independentemente da instituição de ensino escolhida, você ainda terá que ganhar alguma experiência. Acredita-se, claro, que formalmente já graduados de escolas tenham um bom toque. No entanto, organizações e estruturas sérias têm requisitos mais rigorosos. Cargos de prestígio em companhias aéreas civis são muito difíceis de ocupar.
Um piloto qualificado de uma frota de helicópteros ou um testador novato pode receber de 70 a 90 mil rublos por mês.
Muito legal.
Que salário pequeno em uma profissão tão importante e perigosa. Sinto muito(