Profissões de turismo
O desenvolvimento do setor do turismo, a popularização e disponibilidade de viagens tanto no país como no exterior têm levado ao surgimento da necessidade de especialistas que possam organizar férias seguras e confortáveis para pessoas com diferentes necessidades e orçamentos. Hoje vamos contar-lhe quais são as especialidades, de uma forma ou de outra relacionadas com o turismo, onde pode aprender a profissão escolhida e quais os requisitos para se candidatar a essas vagas.
Peculiaridades
A descrição do trabalho de uma grande agência de viagens costuma ser assim: um especialista atua na reserva de passagens aéreas e ferroviárias, o outro na emissão de vistos e seguros, o terceiro recebe clientes, apresenta passeios, fala sobre o especificidades da viagem para um determinado país. Freqüentemente, a equipe da empresa também inclui um profissional de marketing que é responsável pela publicidade, interage com a mídia e promove o produto nas redes sociais.
As pequenas empresas, via de regra, não possuem uma grande equipe de especialistas, o que significa que todas as funções acima são desempenhadas por 1 a 2 funcionários.
Além disso, o trabalho na área de turismo inclui:
- formação de uma base de clientes regulares;
- conhecimento das características das rotas, das especificidades dos hotéis no país selecionado;
- reserva de quarto de hotel;
- traçar um roteiro ideal para um cliente específico;
- preparação de um pacote de documentos para entrada em um estado estrangeiro;
- assistência na resolução de conflitos e disputas no local de chegada.
Um especialista em viagens deve ser legalmente experiente, ter excelente conhecimento dos lugares para onde sua empresa envia turistas (a melhor época para viagens, atrações, gastronomia, hotéis, etc.).
Prós e contras da profissão
Agora vamos descobrir quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar no turismo.
Vantagens.
- Arranjar um emprego é muito fácil... Existem muitas especialidades nesta área, algumas delas requerem apenas o conhecimento de uma língua estrangeira, e às vezes você pode encontrar um lugar sem qualquer educação especial, habilidades especiais ou experiência alguma.
- Se viajar é sua paixão então, trabalhar nesta área abrirá grandes perspectivas para você, já que algumas das profissões estão diretamente relacionadas a viagens frequentes tanto dentro quanto fora do país.
- Em conexão com o desenvolvimento do turismo, cada vez mais empresas e direções aparecem, rotas interessantes estão sendo desenvolvidas... Portanto, essa área sempre será relevante, o que significa que especialistas também estarão em demanda.
- Você pode trabalhar para si mesmo... Com o conhecimento e as habilidades necessárias, você pode começar a ganhar como agente de viagens independente (por exemplo, reservar passagens online e cobrar uma comissão por seus serviços) ou como guia particular com seus próprios itinerários.
Claro, qualquer barril de mel tem sua própria mosca na pomada. Considere as desvantagens da profissão.
- Você precisa aprender uma língua estrangeira, pelo menos um é inglês.
- A carreira pode travar, já que não está claro onde, por exemplo, um gerente de turismo que organiza uma excursão "chave na mão" pode "crescer" - a menos que você abra sua própria empresa.
- Deve ter uma série de características pessoais: saber e gostar de contactar as pessoas, ter uma aparência apresentável, falar com simpatia e competência, ser erudito. Nem toda pessoa é capaz de ser um "contêiner" de todas essas qualidades positivas.
- O salário de um especialista não é muito alto, além disso, depende diretamente da quantidade de produtos turísticos vendidos, que é influenciada pela sazonalidade, mudanças no regime de vistos de países estrangeiros, o custo dos voos, etc.
- Altos níveis de estresse... Situações imprevistas que muitas vezes surgem entre os turistas que se encontram no estrangeiro requerem a intervenção de um especialista: pode necessitar de ajuda com a documentação, resolução de litígios no hotel, resolução de problemas com as transportadoras. Tudo isso não pode deixar de incomodar em um grau ou outro; portanto, uma pessoa que escolheu uma profissão no campo do turismo deve ter uma resistência considerável ao estresse e à resistência.
Lista de especialidades relacionadas ao turismo
É hora de se familiarizar com a variedade de profissões, de uma forma ou de outra relacionadas com viagens.
Operador turístico
Queremos, de imediato, fazer uma reserva para que o operador turístico possa ser contactado directamente pela empresa que presta um pacote de serviços ao turista, ou pelo seu representante, ou seja, um especialista específico desta empresa. Para que o cliente ficasse satisfeito com a viagem, ele recomendou a operadora a amigos e conhecidos, e depois voltou a usar seus serviços, toda uma rede de contatos está se formando: com empresas transportadoras, com hotéis, centros de vistos, empresas que oferecem excursões etc. O resultado desta cooperação é um produto turístico totalmente equipado.
O que é exigido de um operador turístico? Planeamento e elaboração do programa de viagens, cálculo do custo final da viagem, reserva de bilhetes e quartos de hotel (a pedido do cliente), obtenção de visto e seguro. Para desenvolver o seu próprio negócio, o operador turístico dedica-se à publicidade e promoção, estabelecendo contactos com novas agências de viagens, em busca de ofertas rentáveis.
A profissão de operador turístico e agente de viagens não deve ser confundida. A principal diferença é que a operadora se dedica ao desenvolvimento e formação das viagens e é a responsável por elas, e o agente é um intermediário que revende o tour finalizado formado pela operadora de turismo.O limite da sua responsabilidade, em regra, limita-se ao fornecimento adequado de informação completa sobre as condições da viagem, direitos e obrigações do turista, de terceiros, bem como ao pagamento atempado dos serviços do operador turístico.
Guia
Este é o chamado caso especial de uma especialidade mais extensa - um guia. O guia conduz um grupo de turistas por uma determinada rota ou ponto turístico e apenas fala sobre isso... O tempo previsto para a excursão, via de regra, não ultrapassa várias horas, após as quais o guia leva o próximo grupo e o conduz novamente ao longo do percurso determinado, ou termina sua jornada de trabalho.
O guia tem mais uma ampla gama de responsabilidades. Ele acompanha o grupo turístico que lhe foi confiado, mostrando aos participantes os pontos turísticos da cidade ou do país como um todo, leva-os a restaurantes e compras, conta fatos históricos interessantes e desenvolve novos e emocionantes roteiros. Ao mesmo tempo, ele monitora o conforto dos membros do grupo, bem como a observância da disciplina e das regras de estar em um determinado local.
O guia pode trabalhar tanto em uma agência de viagens ou agência, quanto em particular. O local de trabalho do guia é um museu, galeria de arte ou qualquer outro objeto de interesse para os turistas.
Administrador de hotel
É um especialista do ramo hoteleiro, cujas funções incluem acolher os hóspedes e garantir uma estadia confortável. Além disso, o administrador do hotel deve:
- registar o cliente, assegurar a entrega da sua bagagem no quarto disponibilizado, explicar as regras de conduta do hotel, informar sobre serviços adicionais, emitir as chaves, entregar a correspondência recebida;
- manter o controle de todos os quartos, saber quais deles estão ocupados e quais estão livres, reservá-los sob demanda;
- garantir a disponibilidade do quarto para receber os hóspedes por meio do acompanhamento do pessoal de atendimento (certifique-se que as empregadas façam a limpeza em dia, troquem a roupa de cama, toalhas, etc.);
- garantir o funcionamento de todos os sistemas e aparelhos (lâmpadas, TV, Internet, abastecimento de água, esgoto) com a ajuda de especialistas adequados;
- monitorar o pagamento pontual do número;
- esteja pronto para responder às perguntas dos hóspedes sobre sua competência profissional (onde pode jantar, onde ir à noite, etc.), chame um táxi a pedido do hóspede.
Gerente de turismo
Um gerente de turismo é uma pessoa que lida com a organização de viagens. É ele quem ajuda o turista a determinar o roteiro da viagem: campo, cidade, pontos turísticos. Ele cuida totalmente da papelada, compra de passagens, reserva de quarto de hotel, organização de excursões.
Esses especialistas estão sempre em demanda em grandes agências de viagens e operadoras de turismo.
Organizador de lazer
O organizador dos eventos de férias pode trabalhar em centros comerciais e de entretenimento ou em estabelecimentos turísticos. Ele deve:
- desenvolver um script;
- selecionar atores para papéis;
- encontre um local para a celebração;
- arrume-o adequadamente;
- assumir plenamente as responsabilidades do anfitrião do evento.
Um especialista que optou por uma carreira nesta área deve ser sociável e positivo, ter capacidade de organização, ser um bom orador, saber e gostar de trabalhar em equipa.
Animador
As atribuições do animador incluem atrair a atenção das pessoas e sua diversão, porém, dependendo da área de atuação, você tem que entretê-los de maneiras diferentes.
- Animadores em shoppings anunciar qualquer produto ou serviço, convidar clientes para visitar uma determinada loja, participar de uma promoção, loteria, venda. Via de regra, usam fantasias vistosas de personagens de contos de fada, distribuem folhetos e brochuras publicitárias aos visitantes do shopping.
- Animadores de férias eles organizam várias competições, fazem cenas engraçadas, dançam e cantam.
- Animadores de hotéis resort foram concebidos para proporcionar momentos de lazer aos hóspedes: desempenham o papel de instrutores de exercícios matinais, organizam eventos de jogos, bailes, competições.
Gerente de Cosmoturismo
Uma profissão completamente nova, "a profissão do futuro". O gerente de turismo espacial é responsável por desenvolvimento de programas para visitar o espaço exterior próximo, e então - complexos orbitais e outras estruturas espaciais.
Este especialista deve ter muito conhecimento na área de tudo o que se refere ao espaço, ser capaz de transmitir de forma competente e clara ao cliente informações sobre todos os possíveis riscos da sua estada ali, responsabilidades, regras de conduta, etc.
Especialista em Atendimento ao Cliente
O local de trabalho deste especialista é uma agência de viagens. Responsabilidades:
- processamento de solicitações de clientes, resolvendo seus problemas;
- organização de uma estadia confortável em um local de férias;
- aconselhar clientes sobre os serviços prestados.
Um especialista em atendimento ao cliente deve ter inteligência notável e ser capaz de tomar decisões eficazes rapidamente após analisar a situação que surgiu. Suas vantagens serão polidez, não-conflito, tato e a capacidade de conduzir conversas telefônicas.
Especialista em spa
Um especialista em spa é obrigado a:
- analisar e avaliar as atividades da economia de resort;
- conhecer os programas estaduais na área de turismo;
- monitorar a conformidade com os requisitos nacionais em organizações de resort de saúde;
- estudar a prática de outras instituições semelhantes, implementar o mais bem sucedido deles.
Guia-tradutor
Os destinos turísticos internacionais estão se tornando mais acessíveis e procurados, alguns países nem mesmo precisam de visto para entrar. Muitos viajantes preferem vir a um país estrangeiro para se familiarizar com seus valores culturais, mas a falta de conhecimento de idiomas pode se tornar um obstáculo para as excursões turísticas. O tradutor-guia é exatamente a pessoa que o ajudará nesta situação.
Suas responsabilidades incluem visitar lugares interessantes junto com um grupo de turistas e contar para turistas os pontos turísticos, a vida e a história do país, da cidade ou de um local específico na língua nativa. O guia também é responsável pela organização das viagens do grupo, pela segurança de cada um de seus integrantes e pela resolução dos problemas que surgirem.
Requisitos
Considere os requisitos básicos para um especialista que escolheu uma carreira na área de turismo. Ele deve:
- conhecer a legislação turística da Federação Russa, bem como as normas legais e éticas de comportamento em países estrangeiros;
- falar inglês ou outro idioma necessário para permanecer no exterior, especialmente se as viagens de negócios estiverem associadas a viagens frequentes a um país específico;
- ser sociável, saber convencer, atrair clientes;
- ser capaz de suavizar conflitos;
- ser organizado, ter capacidade para resolver vários problemas simultaneamente;
- não ter medo de imprevistos, ser capaz de resolvê-los "na hora", para prevenir sua possível ocorrência.
Educação
Você pode estudar para se tornar um especialista na área de turismo em uma escola técnica ou faculdade escolhendo a direção "Turismo". Para obter educação secundária especializada com base em 11 séries, você nem precisa fazer o Exame Estadual Unificado. A duração do estudo no departamento de tempo integral é de 2 anos, no departamento de correspondência - 2 anos e 10 meses.
Após receber o diploma, o graduado tem a liberdade de escolher: trabalhar em sua especialidade ou continuar seus estudos em uma instituição de ensino superior. Tendo ingressado na universidade no sentido de formação relacionada às atividades de turismo, o graduado da faculdade será transferido para o 2º ano, reduzindo o prazo para obtenção do ensino superior. Estudando por correspondência, você pode combinar o estudo com o trabalho na área de turismo.
Para trabalhar como guia, guia turístico, animador, educação especial não é necessária de forma alguma - bastará fazer cursos introdutórios, com a qual será emitido um certificado que atestará que o candidato possui as habilidades necessárias e conhecimento.