Profissões de publicidade
Profissões publicitárias estão ganhando cada vez mais popularidade. Esses especialistas são necessários em várias organizações, mas há uma oportunidade de trabalhar de forma independente em seu tempo livre. Ao mesmo tempo, os salários, na maioria dos casos, dependem de seus próprios talentos e desempenho.
Vantagens e desvantagens
As profissões associadas à publicidade têm características próprias, entre as quais existem prós e contras. Ao planejar começar a trabalhar nesta área, você deve considerar cuidadosamente todos os detalhes desta atividade para entender o que irá enfrentar.
As vantagens desta profissão incluem:
- horário de trabalho gratuito;
- ganhos elevados;
- a oportunidade de aprimorar suas competências profissionais;
- encontro com diferentes pessoas interessantes;
- a capacidade de combinar este trabalho com outras atividades;
- nem sempre é necessário ensino superior; muitas vezes, você pode fazer cursos e dominar alguns programas por conta própria.
Mas vale a pena examinar as desvantagens. Eles são os seguintes:
- quando se trabalha em qualquer organização, muitas vezes há um certo plano que deve ser seguido, independentemente do humor e da inspiração;
- a receita pode ser volátil;
- constantemente tem que se comunicar com pessoas diferentes, o que não exclui situações estressantes.
Visão geral da profissão
O especialista em publicidade é um conceito amplo. O negócio da publicidade inclui muitas profissões que vale a pena considerar com mais detalhes.
- Analista da web sempre ciente do que está acontecendo no site de uma determinada empresa, bem como de concorrentes. É uma pessoa que analisa a situação, tira conclusões, o que o ajuda a aconselhar bem na hora de organizar o site.Às vezes ele pensa sobre o conceito de como atrair visitantes para o site, desenvolve direções de trabalho. Esse especialista é necessário para muitas organizações que estão envolvidas em atividades de publicidade. O salário de um analista da web geralmente é alto. Mas nem sempre é fixo. Tudo depende do resultado do trabalho. Um especialista iniciante pode receber cerca de 30 mil, mas um profissional - muito mais. Ainda depende da região de residência e do porte da empresa. Será necessário um diploma universitário em tecnologia da computação.
- Desenvolvedor de publicidade contextual surge com textos e pensa sobre sua apresentação. Somente um criador de anúncios criativos de alta qualidade pode contar com um bom trabalho ou pedidos regulares. Ele pode ser freelancer e também um emprego em tempo integral em uma grande agência de publicidade. Esse especialista deve ter um bom domínio da palavra, ser alfabetizado, ser capaz de se comunicar com as pessoas. Os salários podem variar e ser voláteis, especialmente se forem pedidos pontuais. O ensino superior nas faculdades de humanidades será muito útil nesta área.
- Profissional de marketing por e-mail. Este é o nome do funcionário que mantém uma base de clientes, cria conteúdo, executa testes e envia anúncios por e-mail. Atualmente, esses especialistas estão se tornando cada vez mais procurados. Muitas vezes não é necessário receber nenhuma educação especial, basta fazer cursos - e você pode trabalhar em diferentes empresas, lojas online, instituições. Mas muitas vezes você precisa estar pelo menos minimamente familiarizado com comércio e marketing. Um especialista precisa ser competente e estar pronto para o fato de que terá que se comunicar muito e processar uma grande quantidade de informações.
- Profissional de marketing. A profissão não perde relevância há muitos anos. Promover um produto antes dos concorrentes é seu objetivo. Além disso, ainda é necessário descobrir por que este ou aquele produto ou serviço não está em demanda e o que precisa ser feito para mudar a situação. Um especialista terá que analisar uma grande quantidade de informações, ser capaz de pensar fora do comum, buscar as soluções certas e opções ganha-ganha. Hoje, os comerciantes são necessários em muitas grandes empresas, onde grandes volumes de produtos são fabricados, vendidos em diferentes partes do país e no exterior. O ensino superior nesta especialidade pode ser obtido em quase todas as cidades.
- Copiadora. Este é um autor que escreve vários textos, inclusive publicitários. Podem ser slogans, anúncios curtos, scripts inteiros. Aqui você precisa de um bom conhecimento da língua russa, a capacidade de encontrar as informações necessárias e processá-las na direção certa. A capacidade de atrair um consumidor de bens e serviços com a ajuda de palavras escolhidas corretamente desempenha um grande papel e, consequentemente, afeta o nível de renda. Você pode trabalhar em qualquer empresa, mas na maioria das vezes você tem a oportunidade de trabalhar pela Internet. Requer educação relacionada a assuntos como língua e literatura russas. Pode ser um departamento filológico ou um departamento de jornalismo.
- Gerente de publicidade. Na maioria das vezes, esse especialista trabalha na mídia impressa, rádio, televisão e publicações na Internet. Seu objetivo é encontrar anunciantes, convencê-los a colocar anúncios nos sites de sua empresa, e também explicar porque é rentável. Além disso, o gerente, se necessário, a pedido do cliente, deve ser capaz de traçar um layout para futura publicidade, fazer um texto e, às vezes, oferecer várias opções de escolha. Você pode começar com o ensino médio, aprimorando suas habilidades e ganhando experiência ao longo do caminho. Mas nem todos serão capazes de resistir nesta posição. Você precisa ser capaz de se comunicar com as pessoas, para conquistá-las.
- Chefe do departamento de publicidade. Pode ser uma pessoa que trabalha na redação de um jornal ou revista, em uma grande agência de publicidade ou em uma empresa.Esse especialista coordena o trabalho de todos os especialistas, avisa se necessário, conduz treinamentos, desenvolve planos para a semana, mês, ano, apresenta a equipe, busca formas de atrair novos clientes e pensa em um programa de bônus para os regulares. Nesse caso, é necessário ter formação superior em publicidade e, além disso, experiência profissional, por exemplo, no lugar do mesmo publicitário.
- Designer. As grandes agências de publicidade e os meios de comunicação têm uma pessoa especial que desenvolve layouts originais e os oferece para consideração da administração e de clientes em potencial. Ele deve ter uma imaginação rica e gosto artístico, bem como ser capaz de trabalhar em vários programas gráficos. O ensino superior em faculdades relacionadas à tecnologia da computação e design será útil ao trabalhar nesta posição.
- Promotor. Pessoas sem educação podem provar o que valem aqui - o principal é ter vontade de trabalhar. Afinal, você tem que promover um produto ou serviço comunicando-se diretamente com as pessoas, oferecendo cartões de visita, flyers, convidando você para apresentações e outros eventos. Muitas vezes, eles divertem adultos e crianças diretamente no próprio evento, fazendo com que seja lembrado por seu brilho e originalidade.
Essa pessoa pode fazer degustações, distribuir presentes. Ao mesmo tempo, pode vestir um fato que será associado aos produtos a desenrolar.
Qual especialidade é melhor escolher?
Na hora de escolher um trabalho relacionado à publicidade, você precisa levar em consideração que não será simples, você terá que se comunicar com as pessoas, escrever, calcular movimentos e participar de campanhas publicitárias. Só nesse caso o salário pode ser decente.
A escolha não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista:
- se há anseio pela criatividade artística, vale a pena escolher o trabalho de um designer ou artista que desenvolva layouts publicitários;
- desde que goste de escrever mais e tenha a alfabetização necessária, você pode tentar ser um redator;
- há um desejo de se comunicar com pessoas diferentes, um gerente de publicidade se sairá muito bem;
- se precisar de ganhos temporários, é perfeitamente possível tentar-se no papel de um promotor.
As profissões relacionadas à publicidade são boas porque você sempre pode ganhar a quantia necessária - o principal é se esforçar para isso. O resultado depende apenas do trabalho realizado, esforços e habilidades.