Tudo sobre profissões na polícia
Escolher uma profissão é uma tarefa importante e responsável. Nesse caso, você pode se concentrar em uma variedade de fatores: seu interesse pessoal, o nível de salários, a demanda no mercado de trabalho e muito mais. Se você tem tendência para o altruísmo e está procurando uma carreira que beneficiaria as pessoas, então deve prestar atenção ao trabalho na polícia. Hoje em nosso artigo falaremos sobre a história desta organização, bem como que tipo de especialistas trabalham nela.
História de origem
De um modo geral, a polícia tem uma história de origem bastante interessante. Por si próprio a palavra "polícia" veio do grego antigo para o russo e é traduzida como "cidade". Em meados do século 16, Melchior von Ossa usou pela primeira vez a palavra "polícia" como termo. Naquela época, essa definição era sinônimo de ordem pública. Pela primeira vez na história, a profissão de policial foi descrita pelo francês Nicolas Delamard no século XVIII. Ele escreveu e publicou um tratado teórico completo.
Até o início do século 19, a palavra "polícia" era usada de forma bastante ampla e tinha um significado indefinido, seu utilizado no domínio da atividade judicial e da manutenção da lei e da ordem. A primeira organização, que em estrutura e função pode ser comparada à polícia moderna, surgiu na capital da Inglaterra (Londres) em 1829. O político Robert Peel é considerado seu fundador. Ao mesmo tempo, naquela época, a polícia se empenhava não apenas na redução do índice de criminalidade, mas também buscava lucrar com suas atividades.
No território da Federação Russa moderna, a polícia apareceu graças aos esforços de Peter I. Posteriormente, no momento em que os bolcheviques chegaram ao poder, as funções de polícia foram transferidas para a milícia popular.
No entanto, em 2011, de acordo com o decreto do presidente da Federação Russa, Dmitry Medvedev, esta organização foi novamente rebatizada de polícia.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outra atividade profissional, o trabalho policial possui características próprias. Além disso, eles não são apenas positivos, mas também negativos. Antes de decidir finalmente vincular seu destino a essa carreira, você deve estudar cuidadosamente todos os prós e contras para tomar a decisão mais objetiva e equilibrada. Vamos começar examinando os benefícios do policiamento.
- Estabilidade... Um policial é um funcionário público. Conseqüentemente, ele não pode ter medo de um corte ou redução repentina nos salários. Para esses trabalhadores, são garantidas altas garantias sociais.
- Prestígio social. Um policial é uma pessoa que beneficia nossa sociedade. Assim, os servos conscienciosos da lei são altamente respeitados entre os cidadãos comuns, pois atuam na defesa da lei e da ordem.
- Pacote social completo e benefícios. Os policiais contam com férias remuneradas e licença médica, possibilidade de tratamento em spa gratuito ou com desconto, além de diversos outros benefícios.
- Possibilidade de crescimento na carreira. Ao se candidatar a uma posição inicial, o trabalhador empreendedor, ativo e proposital pode sempre contar com novas promoções no serviço, respetivamente, com o aumento do valor da remuneração material do seu trabalho.
- Reforma antecipada. Os policiais se aposentam bem cedo e recebem benefícios governamentais decentes. Ao mesmo tempo, pelo fato de uma pessoa estar em idade suficiente para trabalhar, ela pode continuar a se desenvolver em outras áreas do seu interesse.
- A oportunidade de obter um ensino superior gratuito. Se desejar, os policiais podem ir para a universidade e receber um diploma de ensino superior totalmente gratuito. Esse treinamento avançado garante uma promoção.
- Alto nível de demanda. Se você estudar os quadros de avisos das cidades e as informações oficiais dos centros de emprego de toda a Rússia, poderá ter certeza de que os policiais são necessários em quase todos os lugares. Assim, ao escolher essa carreira, você não ficará sem emprego.
Você também deve analisar as deficiências existentes.
- Alto nível de risco. Os policiais arriscam suas vidas e saúde diariamente. É por isso que recebem todas as garantias e benefícios sociais acima descritos.
- Estresse constante. O trabalho policial está associado a muito estresse (especialmente para aqueles funcionários que têm interação direta com criminosos e criminosos).
- Requisitos estritos... Para ingressar na polícia, você precisa passar por um rigoroso processo de seleção. Se você não atender a nenhum requisito (por exemplo, psicológico ou físico), não será aceito para trabalhar.
- Comunicação regular com elementos anti-sociais. No exercício de suas funções profissionais, os policiais se comunicam constantemente com elementos anti-sociais e imorais, o que afeta negativamente o estado emocional e psicológico dos funcionários.
- Muita papelada... Dependendo da posição específica que um especialista ocupa, ele pode enfrentar muita papelada e um alto nível de burocracia.
- Cronograma irregular... O trabalho do policial não está dentro do cronograma. Em caso de imprevistos ou emergências, o colaborador pode ser chamado para trabalhar a qualquer hora do dia, nos finais de semana e feriados.Esse fator é especialmente negativo para os trabalhadores que têm família e filhos pequenos. Assim, o número de pontos positivos e negativos é aproximadamente o mesmo.
Estude cuidadosamente todas as deficiências do trabalho e certifique-se de que você está pronto para transferi-las. Caso contrário, no futuro, você pode se arrepender muito da decisão tomada às pressas.
Visualizações
Uma grande variedade de especialistas está envolvida no serviço policial. Em relação a certas características desta atividade profissional, os homens entram no serviço na maioria das vezes. Recentemente, no entanto, essa tendência começou a mudar ativamente. Considere a descrição e as características de alguns tipos de profissões policiais.
Mulheres
Deve-se ter em mente que, independentemente do cargo específico, o trabalho policial está associado a um grande risco. No entanto, algumas especialidades são menos perigosas. Os representantes da metade bela da humanidade estão mais frequentemente engajados neste tipo de trabalho.
- Criminalista. A profissão é adequada para aquelas meninas que têm uma mentalidade analítica e são capazes de pensar logicamente. Ao mesmo tempo, também é necessário ter qualidades como precisão, exatidão e atenção. Um cientista forense, no exercício das suas funções profissionais, recolhe e analisa provas. Então, é esse especialista que tira as impressões digitais da cena. Em geral, o trabalho é de natureza de pesquisa.
- Investigador... Esse especialista (como você pode imaginar pelo próprio nome da profissão) está diretamente envolvido na investigação de crimes. Para se qualificar para esta posição, você deve ter uma formação jurídica especializada. Um especialista altamente qualificado deve ser capaz de comparar corretamente os fatos e tirar conclusões deles, bem como ter um conhecimento detalhado da legislação penal da Federação Russa.
- Especialista em Segurança da Informação... O trabalho desse funcionário está diretamente relacionado à informação, por isso ele deve ser bem versado em áreas como tecnologia e programação. Devido aos elevados requisitos para o cargo de especialista em segurança da informação, apenas são encaminhados para a polícia aqueles que possuam um diploma de ensino superior na área de estudos em causa.
- Inspetor de trabalho com menores. Este posto policial é um dos mais populares entre as mulheres. As funções do especialista incluem o monitoramento regular de famílias desfavorecidas com crianças, sua verificação e entrevistas. Além disso, o inspetor realiza conversas preventivas e educativas a fim de prevenir comportamentos desviantes e ilegais. Ao mesmo tempo, é muito importante ter um alto nível de resistência ao estresse e estar emocionalmente estável. Ao desempenhar funções profissionais, o conhecimento da psicologia será especialmente importante.
- Escolta. Esta pessoa está envolvida na escolta e busca de criminosos. Muitas vezes, as mulheres são exigidas para esta posição, uma vez que os policiais do mesmo sexo devem revistar as pessoas que violaram a lei.
Masculino
Considere vários tipos de profissões policiais que são mais adequadas para os homens.
- Operativo. Esses oficiais costumam trabalhar em órgãos especializados do sistema de inquérito. Eles têm poderes especiais necessários para desempenhar uma função como a condução de atividades de busca operacional. Além disso, os especialistas realizam o chamado trabalho "disfarçado".
- Inspetor da polícia de trânsito... Este funcionário deve garantir uma situação estável na estrada, bem como monitorar a observância das regras de trânsito por parte de pedestres e motoristas. Além disso, o inspetor da polícia de trânsito realiza trabalhos preventivos e explicativos.
- Cinologista. O adestrador de cães é uma pessoa cuja atividade de trabalho está diretamente relacionada aos cães.Conseqüentemente, o especialista deve ter amor pelos animais. Cães, treinados e educados por cinologistas, participam de atividades de busca operacional e auxiliam na captura de criminosos.
- Policial. Os policiais podem trabalhar como oficiais distritais ou de patrulha. Ao mesmo tempo, uma boa forma física e boa saúde são exigidas do funcionário. Esta profissão policial é uma das mais perigosas e se caracteriza por horários de trabalho irregulares.
Deve-se ter em mente que esta lista não está fechada. Existem outras especialidades policiais. Além disso, eles podem diferir e ser complementados dependendo de um país específico (por exemplo, em alguns estados existem profissões que são chamadas de "policial montado" ou "policial fiscal").
Além disso, hoje, em uma sociedade moderna desenvolvida, não há uma distinção clara entre policiais mulheres e homens, então você pode se candidatar com segurança para quase qualquer cargo.
Conhecimento e habilidades
A fim de desempenhar de forma eficaz e competente todas as suas funções de trabalho, um policial deve cumprir uma série de requisitos. Vamos considerar os principais:
- boa preparação física;
- a habilidade de manusear armas;
- posse da técnica do combate corpo a corpo;
- conhecimento detalhado da legislação da Federação Russa (especialmente o código penal e os regulamentos que regem as atividades de um funcionário);
- excelente conhecimento da língua russa (necessário para a correta preparação dos documentos);
- conhecimento dos princípios básicos do trabalho de escritório, etc.
Ao mesmo tempo, dependendo de uma especialização específica, as habilidades, conhecimentos e habilidades necessários podem ser alterados e complementados. Normalmente, o empregador indica isso na descrição do trabalho ou esclarece isso em uma entrevista pessoal.
Uma responsabilidade
Como qualquer outro funcionário, o policial é responsável pelo não cumprimento ou cumprimento indevido de seus deveres oficiais. Ao mesmo tempo, pelo facto de a actividade profissional do polícia em si estar associada a um risco acrescido, a responsabilidade pelo incumprimento das regras necessárias pode ser muito grave, podendo chegar à punição penal.
Educação
Como acima mencionado, dependendo da posição para a qual você está se candidatando, você pode precisar de um ou outro nível de educação em uma determinada área de treinamento. Assim, por exemplo, um investigador deve ter diploma de ensino superior jurídico e um especialista em segurança da informação deve ser um programador profissional.
Se você está se candidatando ao cargo de policial comum, o ensino médio completo será suficiente para você.
Local de trabalho
Policiais trabalham em:
- O Ministério de Assuntos Internos da Federação Russa e seus escritórios locais;
- Inspeção de Tráfego Estadual;
- comitês de investigação;
- órgãos de investigação;
- Serviço Federal de Execução de Sentenças;
- a estrutura da inteligência estrangeira e muitas outras divisões.