Quem é zelador e quais são suas responsabilidades?
No mundo moderno, existem muitas especialidades diferentes e todas são avaliadas de maneiras diferentes. Normalmente, em setores que exigem trabalho intelectual, os salários são bastante altos. Embora cargos como zelador e zelador sejam muitas vezes menosprezados, acreditando-se que para limpar o local ou a rua, não é necessária muita inteligência. Se é assim - consideraremos em nossa análise.
Que é aquele?
Um limpador é um especialista que limpa o interior e territórios. Esta categoria inclui especialistas que possuem todas as ferramentas de limpeza mais modernas, incluindo inovações técnicas. A profissão é adequada para pessoas corajosas que estão interessadas em agricultura e trabalho.
É difícil imaginar um mundo em que ninguém limpe a sujeira. É por isso que a profissão de limpador é extremamente importante para a sociedade moderna. Se de repente os representantes dessa profissão desaparecessem, teríamos de fazer todo o trabalho sujo nós mesmos. Claro, algumas pessoas hoje tratam esta profissão com desdém, sem sequer pensar em como seria a vida sem o trabalho dessas pessoas: escritórios sujos e empoeirados, enormes montes de lixo nas instalações e territórios subordinados, mas o mais terrível, de claro, onde seriam os banheiros públicos.
A profissão de limpeza é bastante antiga, surgiu na época em que a sociedade começava a se dividir em classes ricas e pobres. Inicialmente, vieram para esta profissão pessoas de famílias mais pobres - foram contratadas por representantes das classes nobres para a limpeza das suas casas e dos territórios adjacentes. Por muito tempo, a limpeza era exclusivamente um trabalho manual que demandava muito tempo e esforço. Mas com a invenção dos produtos químicos domésticos e dos aspiradores de pó, esse processo foi muito simplificado, mas não perdeu sua intensidade de trabalho.
Uma característica distintiva da profissão está associada ao seu uso generalizado. Hoje em dia, não existe uma única empresa e nem uma única organização que não utilize os serviços de limpeza profissional e, nos últimos anos, muitas vezes os trabalhadores da limpeza são contratados para trabalhar em residências particulares. Além disso, hoje começam a ser criadas até agências de limpeza especializadas, que prestam serviços de limpeza não só para pessoas jurídicas, mas também para pessoas físicas.
Os limpadores são necessários em escolas e jardins de infância, hospitais, fábricas. Esses especialistas estão envolvidos na limpeza de instalações esportivas, varandas, escadarias e até mesmo em cenas de crimes.
Prós e contras da profissão
A principal vantagem da profissão está associada ao fato de que a limpeza pode ser feita mesmo sem formação profissional especial e experiência de trabalho. Além do mais, um limpador pode se auto-realizar em uma variedade de organizações - há uma demanda consistentemente alta por serviços de limpeza, especialmente em grandes cidades. Uma vantagem importante pode ser considerada um horário de trabalho gratuito, e é por isso que a limpeza para muitos não se torna a principal fonte de renda, mas é combinada com treinamento ou algum outro trabalho principal. O faxineiro pode escolher o horário de trabalho, é possível negociar horários individuais, por exemplo, somente sábados e domingos, 2/5, 4/3 e muitas outras opções.
Ao mesmo tempo, também existem desvantagens. Em primeiro lugar, é a falta de perspectivas de carreira, assim como os baixos salários. É muito difícil para os faxineiros que trabalham para particulares. Às vezes o cliente, se não confiar no funcionário, simplesmente o tranca no apartamento, e após algumas horas ele retorna para aceitar o pedido concluído. Os clientes costumam estar bêbados ou até "chapados" - o limpador precisa ser capaz de encontrar uma linguagem comum com qualquer pessoa. E, claro, é um trabalho físico muito difícil. O limpador costuma ir para a limpeza com a bagagem, que contém todo o equipamento necessário para a execução das tarefas.
Ele pesa pelo menos 7 kg e, se você tiver que levar um aspirador de pó, muitas vezes a carga ultrapassa os 10 kg. Por isso, é muito difícil para o trabalhador que não possui veículo próprio transportar tal carga de ônibus, trem ou metrô. Ao limpar a superfície do pó e da sujeira, o limpador tem que trabalhar com panos e esfregões sujos, portanto um dos principais riscos dessa especialidade é a possibilidade de pegar uma infecção cutânea ou intestinal.
Para minimizar o risco de tais doenças, os profissionais de limpeza devem usar luvas e lavar as mãos com água e sabão sempre que possível.
Responsabilidades do trabalho
As principais tarefas do limpador de acordo com os classificadores das profissões se resumem a manter a limpeza no território confiado: tanto interna quanto externamente. Em mais detalhes, a lista de tarefas de mão de obra pode incluir:
- realização de limpeza úmida e seca;
- levando o lixo para fora;
- lixamento e polimento, bem como restauração leve de superfícies danificadas;
- remoção de manchas antigas.
Além do mais, Os limpadores da agência pedem os consumíveis necessários, ou seja, produtos de limpeza e trapos. De acordo com as instruções de trabalho, é exigida a observância impecável das normas de segurança na interação com produtos químicos domésticos, bem como o respeito aos equipamentos e móveis que se encontram no interior das instalações. Ou seja, se o limpador utiliza substâncias cáusticas em seu trabalho, ele deve usar luvas e máscara de proteção, e trabalhar exclusivamente em áreas ventiladas.
Os deveres de um limpador em uma agência de limpeza geralmente incluem comunicar-se com os clientes. Se necessário, os limpadores devem informar sobre as condições que a empresa oferece, o custo de determinadas obras, justificar todas as suas ações realizadas durante o processo de limpeza.
Requisitos
A grande maioria das organizações e indivíduos não impõe requisitos especiais em relação ao nível de educação de seus funcionários - eles são treinados no local. No entanto, existem requisitos para especialistas em limpeza - eles são especificados no padrão profissional 33.020.
De acordo com eles, o especialista deve saber:
- aspectos tecnológicos da limpeza de vários tipos de superfícies;
- tipos de equipamentos de limpeza e sua finalidade principal;
- propriedades e características do uso de produtos químicos domésticos;
- regras de segurança para limpeza.
Um bom limpador deve ter habilidades para trabalhar com equipamentos especializados, projetados para a limpeza de diferentes tipos de superfícies. Apesar de a profissão pertencer a mão-de-obra não qualificada, nem todas as pessoas podem desempenhar tarefas tão complexas. Em grande parte, isso se deve à opinião que prevalece na sociedade sobre esse tipo de trabalho, bem como às ambições de cada pessoa individualmente.
Para entender a importância da profissão, para não considerar o trabalho de faxineiro um insulto, você precisa ter uma certa sabedoria mundana.
Além disso, um bom limpador deve ser distinguido por qualidades pessoais como:
- limpeza;
- precisão;
- trabalho duro;
- conscienciosidade;
- paciência;
- atenção;
- responsabilidade acrescida.
Certos requisitos são definidos pela norma profissional para o estado de saúde das pessoas que desejam assumir a função de faxineiro.
- O limpador não deve, em nenhum caso, ter doenças alérgicas, bem como patologias do sistema respiratório.
- Essa pessoa não deve sofrer de possível perda de consciência, independentemente de seus motivos. Pessoas que sofrem de doenças do sistema nervoso central de qualquer tipo não podem trabalhar.
- O funcionário deve ter boa visão.
- O profissional de limpeza exige equilíbrio e condição satisfatória do aparelho vestibular.
- O estado de saúde do aspirador deve ser comprovado por dados de exames médicos.
Educação
Na Rússia moderna, o termo "limpador" passou a significar limpadores profissionais que trabalham em empresas especializadas. Como hoje em dia existem tantos dispositivos técnicos possíveis nas organizações e nos lares, alguns funcionários da limpeza exigem muita habilidade. Tudo isso porque as empresas de limpeza estão tentando levar a importância da profissão a um nível fundamentalmente novo. Isso é especialmente verdadeiro nos países europeus. Basta mencionar que, em 1961, foi inaugurada na Inglaterra uma instituição de ensino especial denominada Institute of Cleaning Sciences - hoje possui mais de 5.000 filiais em diversos países.
Os graduados desta universidade podem ser chamados de os verdadeiros gurus da limpeza e limpeza, que transformaram a limpeza tradicional em um negócio de limpeza. Concordo, esta é uma melhor qualidade de serviço. Os graduados desta universidade recebem certificados reconhecidos a nível europeu. Também é muito fácil para eles encontrar trabalho em uma variedade de áreas - limpeza de escritórios, cafés e restaurantes, manutenção de veículos. Na Rússia as coisas são diferentes - não há instituição de ensino que treine especialistas nessa direção em nosso país. Além disso, para trabalhar como zelador, basta ter apenas o ensino médio geral ou mesmo incompleto. Normalmente, em grandes hotéis e hotéis, os chefes de brigada das empresas de limpeza dão apenas um pequeno briefing introdutório, durante o qual os limpadores são ensinados a usar certos meios técnicos, detergentes,e também explicar a eles as regras de conduta individuais no coletivo de trabalho.
Hoje em dia, a especialidade de limpeza é difundida principalmente entre as mulheres, embora a entrada também não seja proibida para o sexo forte. Como mostra a prática, mesmo os funcionários com ensino superior costumam trabalhar nessa área, e muitas vezes isso permite que eles elevem seu trabalho a um nível superior. Claro, você pode sempre começar o princípio do boca a boca e trabalhar de acordo com as recomendações, mas para obter ganhos realmente sérios e garantias sociais para a limpeza, o melhor é fazer um treinamento e encontrar um emprego em uma empresa de limpeza que tenha o equipamento profissional necessário e está em conformidade com o Código do Trabalho da Federação Russa ...
Carreira e salário
O salário de um zelador é amplamente determinado por sua área de trabalho e local de trabalho. Se falamos sobre a opção de trabalhar com o pessoal da organização, o nível salarial médio nacional varia na faixa de 15 a 40 mil rublos. As empresas de limpeza costumam oferecer salários por peça - o salário de uma faxineira depende diretamente do número de ligações, respectivamente, podem receber 10 e 50 mil rublos por mês.
Os limpadores que trabalham com empresas de limpeza recebem uma renda adicional na forma de gorjetas. Em geral, analisando os dados estatísticos médios, podemos dizer que, trabalhando todos os dias com apenas um dia de folga na semana, um faxineiro pode ganhar até 60 mil rublos por mês. No entanto, o seu salário pode ser seriamente afetado por um sistema de multas, que prevê uma redução dos salários em caso de atrasos, má limpeza das instalações ou tratamento rude dos clientes. Acontece que o cliente aceita e aprova o trabalho realizado, e depois reclama com a empresa de limpeza que o trabalho foi mal executado. Por exemplo, sobra cabelo no banheiro ou migalhas de pão na mesa. Isso geralmente é feito por clientes sem escrúpulos com a intenção de obter um desconto no novo pedido.
Alguns limpadores, por sua própria conta e risco, concordam em limpar as instalações ignorando seu empregador. Claro, isso é benéfico para o cliente, uma vez que ele pagará menos - apenas para o empreiteiro, e o próprio limpador frequentemente recebe uma quantia que excede o valor pago a ele pela empresa de limpeza.
No entanto, não se esqueça de que, se o empregador souber disso, o limpador será demitido sem demora. Receber ou não essas ordens é um assunto pessoal de cada funcionário.