Motorista do trator: descrição e local de trabalho
A profissão de motorista de trator está “flutuando” por muitos anos. Muitos jovens estão sendo treinados para trabalhar na agricultura. Hoje vamos refletir sobre como se tornar um motorista de trator, detendo-nos na descrição da própria profissão e do local de trabalho.
Descrição
Essa profissão sempre foi muito popular.... E mesmo nossa era de computadorização universal não é exceção. A atividade do tratorista possui características e características próprias. Para dominar a profissão, você precisa passar por um treinamento e obter a crosta adequada. A profissão de tratorista surgiu na década de 30 do século passado. Este é o nome de uma pessoa que dirige uma variedade de tratores, incluindo uma variedade de máquinas de alta tecnologia.
A atividade inclui trabalhadores de amplo perfil, capazes de realizar uma grande variedade de tarefas. Em nosso país, muitas fazendas possuem equipamentos antigos, que devem ser constantemente tratados e reparados. Freqüentemente, ao se candidatar a um emprego, jovens motoristas de trator recebem um trator com defeito ou que exige manutenção especial.
Posteriormente, o nível de salários depende do sucesso do funcionário ou de como ele deseja trabalhar.
Os motoristas de trator executam uma ampla gama de todos os tipos de trabalho:
- carregar e descarregar produtos agrícolas, várias substâncias para reabastecimento e muitos outros;
- operar um trator equipado com reboque, que transporta diversas cargas;
- controlar várias máquinas agrícolas: de uma motoniveladora a uma escavadeira;
- trabalho estacionário, usando equipamento especial;
- inspecionar os diversos mecanismos que estão no trator;
- abastecer o trator e demais equipamentos com o combustível necessário;
- se necessário, execute trabalhos de reparação no trator, reboques, acessórios.
Cada motorista de trator deve ter uma série de qualidades profissionais:
- um especialista deve ser esperto, pois terá que resolver em pouco tempo os problemas mais difíceis;
- deve ter resistência física, uma vez que, no processo de trabalho, uma pessoa muitas vezes se conecta ou engancha em uma variedade de equipamentos;
- ter as habilidades para reparar quaisquer veículos e equipamentos;
- ter uma resposta sensório-motora precisa;
- estar interessado em equipamentos e acessórios para tratores;
- cada um dos tratoristas é resistente, pois passa muito tempo no local de trabalho - além do normal;
- o funcionário deve ter excelente visão e visão.
Para trabalhar como motorista de trator, uma pessoa deve, anualmente, ser submetida a um exame numa instituição médica, pelo qual se comprove que pode exercer esta atividade. Também é mostrado o briefing anual sobre como trabalhar com máquinas agrícolas, acessórios. Entre as atribuições do tratorista está ainda a necessidade de verificar o equipamento, se está em condições de funcionar, e, se necessário, repará-lo. Existem várias contra-indicações, perante as quais uma pessoa não consegue um emprego de tratorista. Você não pode trabalhar em um trator se houver doenças do coração, vasos sanguíneos, patologias da visão e da audição, desvios nervosos.
A profissão de tratorista tem uma série de aspectos positivos: demanda em várias esferas da economia nacional, salários elevados, que aumentam várias vezes durante a colheita. Entre as desvantagens da profissão, os profissionais destacam um alto nível de responsabilidade. Uma pessoa deve ser responsável não apenas por si mesma, mas também pelos outros. A profissão pertence a sazonal... No inverno, os salários são reduzidos significativamente (em comparação com a taxa de verão).
A desvantagem também é o trabalho físico duro constante. Uma pessoa deve fazer um grande esforço para consertar o equipamento.
Descrição do trabalho
Todos os deveres do motorista do trator estão descritos na descrição do trabalho. O texto deixa claro o que o tratorista deve focar no processo de seu trabalho. Há também uma relação de regulamentos, ordens e instruções aplicadas no processo de desempenho de funções. A descrição do trabalho prescreve os conhecimentos que o condutor do trator deve ter, a marcação dos equipamentos que deve possuir. A partir do documento fica claro o que o funcionário deve fazer em caso de avaria e emergência.
As instruções contêm explicações sobre a organização do local de trabalho e a observância das regras de higiene. Os tipos de obrigações trabalhistas do tratorista estão explicitados no texto, assim como as informações sobre quando um especialista deve se submeter a instruções de segurança. Além disso, o motorista do trator precisa saber como prestar primeiros socorros. Com base nas instruções, para trabalhar com sucesso, o tratorista deve conhecer as regras da estrada. Ele também precisa entender como os principais elementos e mecanismos da tecnologia são organizados. O especialista deve ser capaz de operar o trator e vários acessórios necessários para a execução do processo de trabalho. Uma pessoa deve ter as habilidades de um mecânico e também deve ser capaz de lidar com todos os tipos de avarias.
Outro motorista de trator deve conduzir um certo número de pessoas. Por exemplo, ele pode liderar um grupo de alunos ou assistentes. Ao mesmo tempo, o especialista é responsável pela sua saúde e pela eficácia do processo de trabalho. Esta instrução é utilizada na empresa empregadora para um fim específico, ou seja, as cláusulas do contrato de trabalho aí se concretizam e explicam.
O trabalhador baseia o seu trabalho na descrição do cargo, pelo que se concentra no conjunto de trabalhos previsto no texto do documento. Ao mesmo tempo, ele tem o direito de uso ilimitado das disposições aqui prescritas.
O documento tem significado legal. Em sua base, ocorrem processos judiciais e administrativos do trabalho, que muitas vezes terminam em favor do empregado.
Responsabilidades por categoria
Imediatamente após o treinamento, o tratorista faz um exame. Uma pessoa consegue um emprego quando recebe um certificado... Ele prescreve que tipo de máquinas um especialista pode controlar, qual é a sua responsabilidade. Os deveres do tratorista incluem a execução de trabalhos agrícolas. Ele sabe dirigir um trator, caminhões, transporte de mercadorias e veículos de carga. Ele também realiza reparos em todos os equipamentos disponíveis.
O especialista também realiza o trabalho, que consiste em rastrear o equipamento, em que estado ele está. Ele também monitora o rendimento e, se houver problemas, ele se reporta a quem quer que seja. O motorista do trator, caso encontre animais de estimação doentes, presta-lhes atendimento médico de emergência, após o qual comunica o fato aos especialistas em gado.
O motorista de um trator agrícola de 4 rodas possui características especiais de trabalho. É costume chamá-lo de guarda. Ele trabalha com equipamentos de transporte pesado e veículos off-road.
Diretamente engajado no trabalho agrícola, é motorista de trator. Ele rega as plantas, planta sementes, ara a terra e realiza uma série de outras obras. O operador da máquina controla as máquinas de trabalho, carrega e descarrega-as, trabalha no território da fazenda. Ele também pode consertar todo o equipamento que lhe foi confiado, abastecê-lo com combustível e lubrificar vários elementos.
ETKS estabelece classificações uniformes para tratoristas. Cada um subsequente é dado de acordo com os resultados dos testes de exame.
- Carteira de motorista de trator 2 descargas permite trabalhar em equipamentos com uma potência do motor inferior a 25,7 kW.
- Após o exame de qualificação, o tratorista recebe 3ª categoria. A partir de então, ele conseguiu controlar um trator equipado com motor com potência de 25,7-44,1 kW.
- 4ª posição recebe um especialista após receber um certificado, que dá permissão para dirigir um trator e outro equipamento com uma capacidade igual a 44-73,5 kW.
- Motorista de trator 5 categorias pode gerenciar todos os equipamentos disponíveis na fazenda.
- 6 rank garante a gestão de todos os trabalhadores e equipamentos disponíveis.
O padrão profissional foi desenvolvido para especialistas que possuem o gerenciamento de tratores e outros equipamentos agrícolas. Descreve todo o trabalho que um especialista deve realizar.
Direitos
A norma garante ao trabalhador a proteção de seus interesses e proporciona condições confortáveis no processo de trabalho:
- se o equipamento estiver quebrado, o tratorista pode recusar;
- a possibilidade de comunicação entre o colaborador e a direção, graças à qual a primeira consegue comunicar informações importantes sobre as suas atividades;
- a gerência pode receber uma mensagem sobre a implementação de projetos e planos que se relacionam diretamente com as atividades de um especialista;
- o empregador fornece ao motorista do trator todas as ferramentas necessárias, equipamentos de proteção e roupas especiais;
- o empregador deve proporcionar ao especialista condições de trabalho confortáveis;
- fazer propostas para melhorar o processo de produção.
Uma responsabilidade
Ao quebrar as regras pela primeira vez, o funcionário pode receber uma pequena punição... Em caso de violações sistemáticas, a pessoa é punida e demitida. Ele pode estar sujeito a uma grande multa. Se o funcionário voluntariamente se recusar a pagar pelos danos à propriedade, a punição é imposta com base no resultado do processo judicial.
Uma pessoa será considerada administrativamente responsável se estragar o equipamento de trabalho ou qualquer outra unidade agrícola. Isso pode ter sido feito pelo funcionário intencionalmente ou acidentalmente. O funcionário é punido se violar as regras estabelecidas de segurança contra incêndio ou proteção do trabalho, for negligente com ferramentas e materiais e não obedecer às ordens de seus superiores. O especialista pode ser punido e, se recusar ou desempenhar mal as suas funções laborais, viola as regras estabelecidas no ordenamento interno da empresa.
Educação
Você pode aprender a ser um motorista de trator após terminar o 9º ano do ensino médio. O estudo ocorre em instituições de ensino especializadas. Para obter a profissão de motorista de trator, você deve estudar aqui por 4 anos. A categoria também pode ser atribuída no curso de treinamento em algumas autoescolas. Para chegar à próxima categoria, a pessoa deve fazer cursos especiais. O treinamento de atualização leva vários meses.
A continuação da formação também é uma medida necessária.... O tratorista deve fazer cursos de 3 a 4 anos. Para obter uma categoria, você também deve passar por determinados médicos em uma instituição médica. Depois disso, a pessoa escreve uma declaração para Gostekhnadzor com o fornecimento de um documento, que confirma que ela concluiu com sucesso o treinamento e passou nos testes de exame.
Também é necessário pagar a taxa estadual, após a qual é emitido ao requerente um certificado que indica a categoria que possui e quais os equipamentos que pode operar.
Local de trabalho
Motorista de trator sem experiência relevante ao se candidatar a um emprego dar um período de teste... Para isso, o iniciante deve mostrar como sabe operar um trator. Na fazenda, o especialista recebe um trabalho viável. Se ficar estabelecido que uma pessoa possui as habilidades necessárias para o trabalho, ela está oficialmente empregada. Isso estabelece o quanto ele deve trabalhar durante o dia.
Você deve estar ciente de que um dia rural no verão é irregular. É determinado o quanto ele deve trabalhar em um turno. Todo o resto é pago adicionalmente. Todo o trabalho é regulado com a instalação do custo de cada um deles. O especialista ara o terreno, gerencia o carregador frontal, a escavadeira e outros tipos de equipamentos. É estabelecido como uma pessoa é encorajada e quais punições são regulamentadas para ela em caso de violação de deveres diretos.
Quanto ele ganha?
Na Rússia e no território do espaço pós-soviético, a profissão de motorista de trator é extremamente solicitada. Eles só pagam de forma diferente. Imediatamente após receber a formação necessária, o especialista recebe um pequeno salário. Em média, seu valor raramente ultrapassa 15-20 mil, dependendo da região. Um ano depois, o tratorista recebe um pouco mais. Além disso, o bem-estar de uma pessoa cresce dependendo de quão bem ela desempenha suas funções profissionais.
Na Rússia central, o salário médio varia durante a temporada de 30 a 50 mil rublos. No inverno, diminui: um especialista recebe de 15 a 20 mil rublos. Na região Norte, os tratoristas recebem conforme a categoria. Os iniciantes recebem um salário de 25 mil rublos. Se uma pessoa passou por um novo treinamento e recebeu um certificado, ela recebe um salário maior. Muitas vezes se aproxima de 100 mil rublos.
Vários critérios foram desenvolvidos para determinar o salário médio. O nível de incentivos materiais depende de quão bem o motorista do trator lida com seus deveres de trabalho. Ao mesmo tempo, é feita uma avaliação do volume de trabalho realizado por uma pessoa durante um determinado período de tempo. A qualidade do trabalho afeta o nível de salários, por quanto tempo o funcionário o concluiu, o que ele fez para agilizar o processo de produção.
O empregador avalia o cuidado com que o especialista trata os equipamentos e o estoque, se ele cumpre ou não as regras e normas estabelecidas no empreendimento, se o especialista tem violações ou não. Todos os itens acima se somam. Com base nos resultados, os salários são atribuídos. Se o motorista do trator regularmente supera o plano, cumpre seus deveres, ele pode ser encorajado. O nível de remuneração monetária é definido individualmente. A profissão de motorista de trator é popular. Alunos do ensino médio estão tentando dominá-lo.
O crescimento da popularidade é influenciado pelos salários. Muitas vezes chega a 100 mil rublos com o desempenho adequado das funções oficiais prescritas na norma profissional.