Profissões

Tudo sobre a profissão de engenheiro de aquecimento

Tudo sobre a profissão de engenheiro de aquecimento
Contente
  1. Descrição
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Uma responsabilidade
  5. Educação
  6. Onde você pode trabalhar?
  7. Qual salário?

Cada um de nós, nos dias de uma infância sem nuvens, pensava em escolher uma futura especialidade. Alguém queria se tornar um astronauta e alguém - um militar, um médico ou outra pessoa. Hoje vamos falar sobre uma profissão da qual muito depende no campo da garantia de uma vida confortável e segura para as pessoas - este é um engenheiro de aquecimento.

Descrição

As pessoas se mantêm aquecidas em suas casas desde tempos imemoriais. Agora é difícil até mesmo imaginar que seja mantida com a ajuda de fornos em confortáveis ​​casas, escritórios ou instalações industriais. Eles foram substituídos por sistemas de fornecimento de calor centralizado. Com o tempo, eles só melhoraram e houve a necessidade de outra profissão - engenheiro de aquecimento. O trabalho dos profissionais desta área consiste em assegurar o fornecimento ininterrupto de calor a todos os tipos de edifícios e estruturas, tanto do sector público como do privado. Muito depende da qualificação dos especialistas, incluindo a estadia confortável das pessoas nas instalações. Os apagões durante a estação fria são um desastre simples.

Um grande número de pessoas trabalha para garantir um microclima confortável em pequenas e grandes empresas, de caldeiras a usinas nucleares. Os requisitos podem variar dependendo do local de trabalho. Em alguns empreendimentos, será necessário lidar não só com a manutenção e reparação de instalações de engenharia, mas também com o projeto de sistemas de esgoto e ar condicionado. O engenheiro de aquecimento é uma especialidade muito relevante, já que a conservação de recursos agora está em primeiro lugar.

A pessoa que escolheu esta profissão deve ter as seguintes características pessoais:

  • determinação;
  • mentalidade técnica especial;
  • perseverança;
  • atenção;
  • excelente memória.

A saúde física também é de grande importância. Operar o equipamento requer um esforço significativo e isso pode ser um problema.

Responsabilidades

Os cargos de engenheiros térmicos são ocupados por especialistas com formação técnica em engenharia e ensino médio, respectivamente, e suas descrições de funções são diferentes. Existem certos padrões profissionais que incluem todos os requisitos para especialistas neste setor. A lista de responsabilidades pode variar dependendo da empresa em que trabalha o especialista, mas também existe uma geral.

O engenheiro de aquecimento é obrigado a:

  • conhecer toda a documentação que normaliza suas atividades, o modo de funcionamento do empreendimento, o layout das comunicações e seus parâmetros;
  • ser capaz de instalar, reparar equipamentos e iniciar com segurança;
  • certifique-se de que o equipamento de aquecimento é operado de acordo com os parâmetros especificados;
  • monitorar dados sobre custos de energia;
  • analisar o consumo de calor e consumo de água;
  • elaborar um plano de ação para economizar recursos energéticos e acompanhar sua execução;
  • controlar o sistema de abastecimento de água e calor e evitar avarias no seu funcionamento;
  • monitorar o cumprimento das normas de segurança na área de sua responsabilidade;
  • participar no lançamento de novas instalações e na celebração de contratos com consumidores de serviços.

Acontece que, na verdade, um engenheiro de aquecimento deve realizar não apenas tarefas técnicas, mas também manter várias documentações.

A técnica padrão profissional é um pouco mais simples e inclui os seguintes pontos:

  • o especialista deve conhecer e ser capaz de aplicar a documentação técnica;
  • realizar, sob orientação de especialista mais capacitado, o controle do funcionamento ininterrupto das caldeiras, redes de aquecimento e demais equipamentos;
  • monitorar a manutenção e o correto preenchimento das revistas técnicas pelo pessoal;
  • se houver avaria no funcionamento do equipamento de aquecimento, informe imediatamente o seu gestor e registe a natureza da avaria;
  • em caso de reclamações sobre o funcionamento das caldeirarias, registrá-las e tomar as providências para eliminá-las o mais rápido possível;
  • antes do início da estação de aquecimento, é obrigatório participar no arranque preliminar sob carga dos sistemas de fornecimento de calor;
  • certificar-se de que todos os documentos e autorizações de trabalho com os equipamentos estão à disposição dos funcionários subordinados e de acordo com os padrões estabelecidos;
  • monitorar regularmente a disponibilidade de dispositivos de medição para consumo de recursos e documentação em plantas de aquecimento;
  • observe os regulamentos de segurança.

Um técnico realiza uma grande quantidade de trabalho e a segurança da vida das pessoas depende da qualidade de seu desempenho.

Conhecimento e habilidades

Um especialista de qualquer qualificação na área de engenharia térmica deve conhecer e cumprir integralmente os requisitos da documentação normativa para a proteção do trabalho e do meio ambiente, todas as diretrizes para os métodos de reparo e aceitação do trabalho. Você também precisará de conhecimento e habilidade para trabalhar com computadores pessoais. Isso não é estranho: muitas vezes você terá que lidar com a preparação e o projeto de esquemas de fornecimento de calor usando o software mais recente para aumentar sua eficiência.

Os técnicos de aquecimento trabalham com um grande número de pessoas sob sua autoridade, ou clientes, e exigem altas habilidades de comunicação e capacidade de gerenciamento de pessoal. É preciso saber ler desenhos e diagramas, ou seja, são necessários conhecimentos básicos de matemática, química e física. Você terá que trabalhar tanto individualmente, dando exemplo para os funcionários, quanto em equipe. Habilidades de liderança são essenciais. O especialista deve se educar constantemente.A ciência não pára, então você precisa atualizar constantemente seus conhecimentos.

Uma responsabilidade

Os técnicos de aquecimento têm uma grande responsabilidade. Se as funções não forem desempenhadas na íntegra ou o especialista fizer o trabalho fora do prazo, poderá ser punido - administrativo ou, em alguns casos, criminal. A pena é determinada nos termos da lei e depende do grau de dano material e moral infligido.

Além disso, pode ser imputada responsabilidade pela divulgação de informações sobre organização que constitua segredo comercial ou oficial, uso ilícito dos poderes conferidos pelo cargo atual.

Educação

Esses cargos são atribuídos a especialistas que concluíram o treinamento e receberam especialização em uma universidade técnica com um corpo docente de "Engenharia de energia térmica e engenharia de calor". É melhor, claro, fazer uma especialização em instituições de ensino de prestígio, que são muitas no país, porque depois de formados a lista de oportunidades será muito mais ampla.

O ensino superior pode ser obtido em instituições conhecidas como:

  • Universidade Nacional de Pesquisa "MPEI";
  • Moscow Polytech;
  • Pedro, o Grande SPbPU;
  • Universidade Federal do Extremo Oriente;
  • Filial Mytishchi da Universidade Técnica do Estado de Moscou. N.E.Bauman.

Mas, além disso, existem muitos mais na capital ou regiões. Numerosas faculdades também oferecem educação especializada. Os melhores deles estão localizados em Yekaterinburg, Omsk, Kazan e Ufa. Mas se você tem ambições e quer ser engenheiro, então, em qualquer caso, você terá que se formar. Muitas empresas desejam ter funcionários com formação completa em engenharia. Além disso, após a formatura, você pode escolher um caminho de pesquisa, o que é impossível depois de uma escola técnica (faculdade).

Após a formatura em uma instituição de ensino, a formação não termina e a reciclagem profissional de especialistas deve ser realizada a cada cinco anos, mas não com menos frequência. Você pode melhorar suas qualificações fazendo cursos de reciclagem profissional. Se você já possui um ensino superior em outro perfil, mas tem interesse em engenharia térmica, também pode, por meio desses cursos, obter essa especialidade sem fazer uma segunda formação e sem perder tempo extra.

Onde você pode trabalhar?

Depois de se formar na faculdade, a lista de empregos não é tão pequena. Você pode trabalhar em locais onde são necessários especialistas com ensino médio profissionalizante. Esta pode ser a posição de um capataz, capataz, chefe de seção. Engenheiros estão em demanda mais ampla. Eles são obrigados a trabalhar no HOA de prédios de apartamentos, podem trabalhar como despachantes de energia, projetistas de sistemas de fornecimento de calor.

Os engenheiros de aquecimento são esperados no setor público - lá eles são muito necessários em agências e fiscalizações para controle de eficiência energética, em empreendimentos industriais, em concessionárias. As empresas privadas também aceitam esses especialistas como auditores de energia.

Qual salário?

E agora sobre as coisas agradáveis ​​- sobre o salário. Deve ser entendido que depende muito da região, experiência de trabalho e qualificações especializadas. O salário médio na Federação Russa varia entre 40.000 rublos. O mínimo é 23.000 rublos e o máximo é 60.000 rublos. Em Moscou, o salário mais baixo é de 30.000 rublos e o limite superior é de 90.000 rublos.

A profissão de engenheiro térmico é exigida e honrosa, porque em quase todos os povoados existem empresas que fornecem calor para algum objeto.

sem comentários

Moda

a beleza

casa