Tudo sobre tecnólogo de catering
Escolher uma futura profissão é uma tarefa muito importante e difícil que cada pessoa enfrenta. Existe a opinião de que a escolha de uma profissão deve ser baseada em interesses pessoais. É por isso que, se você se sente atraído por assuntos como trabalho ou tecnologia, deve prestar atenção ao trabalho. tecnólogo de serviço de alimentação... Hoje, em nosso artigo, falaremos sobre as características dessa profissão.
Que profissão é essa?
Tecnólogo de catering público É uma pessoa que se dedica à produção de produtos culinários. Além disso, é responsável pela qualidade da mercadoria, portanto, também exerce funções de controle.
Este tipo de trabalho tem uma história bastante longa e interessante de seu desenvolvimento. Assim, os primeiros tecnólogos podem ser considerados os trabalhadores da corte real, ou seja, aqueles que experimentaram a comida real. Depois disso, com o surgimento das tabernas, o trabalho dos tecnólogos ganhou relevância e demanda. Hoje, esses trabalhadores são funcionários integrais de organizações de catering.
Se você der uma breve descrição da profissão de tecnólogo, deve-se notar que ele participa do processo de cozimento, é responsável pela qualidade dos alimentos e sua segurança. Assim, podemos dizer que o trabalho de um tecnólogo em calculadoras é muito responsável e complexo.
No entanto, antes de finalmente conectar sua vida com esta profissão, você deve avaliar todas as características do trabalho.
As vantagens de trabalhar como tecnólogo de catering incluem:
- relevância no mercado de trabalho (pelo facto de estarem constantemente a abrir vários estabelecimentos de restauração - cafés, restaurantes, cantinas - o tecnólogo não vai ficar sem emprego);
- um nível suficiente de remuneração material do trabalho (tradicionalmente, o nível de salários de um técnico de restauração está acima da média nacional);
- status (uma pessoa que ocupa a posição de um tecnólogo é respeitada na sociedade).
Entre as deficiências, o principal destaque é o fato de o trabalho do especialista está associado a uma grande responsabilidade. Portanto, um tecnólogo deve ter 100% de certeza de que os produtos alimentícios são totalmente seguros, respectivamente, ele deve estar confiante na qualidade do trabalho dos cozinheiros, confeiteiros e demais subordinados a ele. Além disso, é responsável em caso de diversas fiscalizações por organismos de certificação, serviços sanitários e epidemiológicos, etc. Ao mesmo tempo, devido a tão elevada responsabilidade, o especialista passa por stress, o que pode afectar negativamente o quadro psicológico saúde do trabalhador.
Assim, podemos concluir que a profissão de técnico de restauração pública é caracterizada por vantagens e desvantagens. É muito importante avaliá-los com cuidado para não se arrepender de sua própria escolha no futuro.
Responsabilidades
Para o trabalho de um técnico de catering, bem como para outras profissões, existe um padrão profissional. Todas as responsabilidades são detalhadas em descrição do trabalho. Além disso, as atividades de um especialista são regulamentadas por uma tarifa unificada e livro de referência de qualificação de empregos e profissões de trabalhadores, e documentos internos da organizaçãoonde o tecnólogo trabalha.
Em geral, as tarefas padrão de um especialista incluem:
- organização dos processos de produção;
- colocação de equipamentos;
- treinamento de funcionário;
- elaboração de um menu;
- distribuição de tarefas na cozinha;
- uso das tecnologias mais avançadas durante a produção;
- controle sobre o funcionamento dos equipamentos da cozinha;
- desenvolvimento de receitas;
- controle de qualidade dos produtos utilizados;
- preparação de mapas tecnológicos de pratos;
- calcular o número de calorias por porção;
- utilizando as últimas tendências e novidades na área culinária;
- monitorar o cumprimento das normas higiênicas e sanitárias;
- preparação da documentação necessária.
É importante notar, no entanto, que esta lista de responsabilidades não é definitiva ou exaustiva. Assim, cada empregador pode alterar e complementar as tarefas atribuídas ao tecnólogo, de acordo com as quais realiza o seu trabalho.
Quando empregado, muito é importante familiarizar-se com todos os documentos que regulam a atividade do especialista, neste caso, você estará pronto com antecedência e poderá se adaptar se necessário.
De uma forma ou de outra, deve-se lembrar que um tecnólogo pode ser punido (até criminal) por descumprimento ou cumprimento indevido de suas funções.
Conhecimento e habilidades
Pelo facto de um técnico de restauração pública desempenhar uma grande variedade de funções, deve possuir um grande volume de conhecimentos, competências e aptidões profissionais especializados. Entre eles estão:
- conhecimento das normas de proteção do trabalho;
- capacidade de se orientar por padrões de qualidade;
- conhecimento da tecnologia de preparação de produtos;
- compreensão da classificação dos alimentos;
- conhecimento do quadro regulamentar, leis e regulamentos que regem a atividade profissional de um especialista;
- capacidade de entender documentação especializada;
- a habilidade de gerenciamento de documentos;
- capacidade de usar equipamentos especializados;
- a capacidade de identificar produtos de baixa qualidade;
- conhecimento dos padrões de custo;
- compreensão dos fundamentos da economia;
- a capacidade de se comunicar corretamente com organizações regulatórias;
- a capacidade de realizar medidas preventivas.
Deve-se ter em mente que não só as características profissionais, mas também as qualidades pessoais de um técnico de catering são importantes. Os mais importantes deles são:
- a presença do gosto estético;
- alta sensibilidade a sabores e cheiros;
- boa memória;
- limpeza;
- sociabilidade;
- tato;
- resistência ao estresse e estabilidade emocional;
- precisão;
- pontualidade;
- criatividade;
- honestidade;
- habilidades de liderança.
A pessoa que combina essas habilidades profissionais e características pessoais será capaz de ter o máximo possível de sucesso em sua profissão.
Educação
Se você deseja obter a profissão de tecnólogo em serviços de alimentação, primeiro de tudo você precisa obter educação especializada... Além disso, dependendo da empresa específica (sua escala e nível), o empregador pode exigir que o candidato ao cargo diploma de ensino profissionalizante superior ou secundário.
Portanto, depois de se formar na escola (9ª ou 11ª série), você deve começar a procurar uma instituição educacional adequada. Em que vale a pena dar preferência às organizações que estão localizadas em grandes cidades ou na capitalvisto que são respeitados e respeitados pelos empregadores. Depois de decidir sobre a organização educacional (universidade, faculdade, escola técnica, etc.), você deve visitar o escritório de admissões e descobrir quais matérias você precisa fazer para a Agência de Exames do Estado ou para o Exame de Estado Unificado, bem como se existem requisitos para exames de admissão (por exemplo, algumas universidades oferecem aos candidatos que façam matemática ou russo).
Dependendo da instituição educacional escolhida, do nível de treinamento e do programa, a duração do estudo pode variar significativamente. Ao mesmo tempo, você precisa estudar da forma mais responsável e cuidadosa possível. Deve-se estar atento não apenas ao treinamento teórico, mas também à aquisição de habilidades e habilidades práticas. A este respeito, é muito importante abordar cuidadosamente a passagem de estágios e estágios, que são previstos no currículo, bem como elaborar um relatório de qualidade sobre a prática industrial e de diploma.
Caso já tenha o ensino básico, mas pretenda mudar de ramo de atividade profissional, deverá passar pelo cursos especiais de reciclagem e reciclagem. Eles geralmente não duram muito e permitem que você consiga o emprego no qual está interessado.
Porém, mesmo depois disso, você não deve interromper seus estudos. Assim, para ficar por dentro das últimas tendências e inovações no campo profissional, é necessário participar de eventos como conferências, seminários, master classes, etc.
Graças a isso, você continuará sendo um funcionário relevante e procurado.
Onde funciona?
Depois da formatura um jovem especialista nem sempre é imediatamente contratado para o cargo de tecnólogo de catering, ele pode fazer um trabalho mais simples até adquirir a experiência necessária. Depois, você pode se inscrever para o emprego de tecnólogo. Se você trabalha em uma grande empresa, no futuro poderá obter uma posição tecnólogo sênior ou chefe do departamento relevante.
Se não está interessado no crescimento da sua carreira, pode trabalhar em qualquer empresa de catering (cafés, restaurantes, cantinas, etc.). Caso contrário, você pode iniciar seu próprio negócio.
Se falamos sobre o nível de salário, então depende de um grande número de vários fatores:
- escolaridade (os especialistas com nível superior recebem mais do que os que possuem diploma de curso superior ou técnico);
- experiência de trabalho (com o aumento da experiência de trabalho, os salários também aumentam);
- região de residência (os salários na capital são mais elevados do que os salários nas regiões);
- um local de trabalho específico (a remuneração material dos empregados de grandes empresas é superior à daqueles que trabalham em pequenas empresas), etc.
Se falamos sobre a média nacional, é cerca de 50.000 rublos.
Assim, tecnólogo de catering público - é uma profissão muito criativa e interessante. No entanto, esteja preparado para o fato de que os empregadores irão exigir muito de você em termos de conhecimento profissional, habilidades e qualidades pessoais.