Profissões relacionadas a animais
O amor por nossos irmãos menores está enraizado na infância distante. Muitas crianças em suas brincadeiras se imaginam no papel de seu amado médico Aibolit e, depois de amadurecidas, decidem associar suas atividades profissionais aos animais. Preparamos para você um panorama das especialidades destinadas a trabalhar com eles.
Peculiaridades
A relação entre humanos e animais existe há mais de um milênio. Durante esse tempo, um grande número de modelos comportamentais de sua interação foram desenvolvidos. Os animais de estimação, em um grau ou outro, transmitem esses padrões para seus filhos, o que reduz significativamente o tempo que leva para se acostumar com as pessoas. Na natureza, uma abordagem diferente para os animais é necessária - aqui você precisa de cautela e observação, tais qualidades são trazidas exclusivamente por meio do contato diário.
A situação é complicada pelo fato de que o animal não pode contar a uma pessoa sobre seus pensamentos, sentimentos, problemas e intenções. Além disso, muitos não querem fazer contato - eles mordem, rosnam e atacam. Por isso, muita atenção é dada à formação profissional de especialistas no trabalho com representantes da fauna. Muitas pessoas acreditam que apenas veterinários e treinadores estão envolvidos com animais. Não é assim - este tipo de atividade é multifacetada, tem dezenas de profissões. Eles são convencionalmente divididos em dois grupos.
- Teórico - inclui especialistas que estudam as características fisiológicas e a anatomia dos organismos vivos, as peculiaridades de sua interação, o meio ambiente.São zoólogos de amplo perfil, além de serpentologistas, entomologistas, oceanologistas e outros especialistas especializados.
- Prático - os trabalhadores da área lidam diretamente com animais silvestres ou domésticos, realizam sua criação e tratamento, realizam manipulações de cuidados.
Isso inclui treinadores, veterinários, catadores e outras especialidades muito interessantes.
Lista de profissionais de saúde
Veterinários
O veterinário é responsável pelo tratamento de animais de estimação e também de alguns animais exóticos. Esta é uma profissão difícil. Quando se trata de uma pessoa, aqui os médicos atuam em direções estreitas (cardiologista, otorrinolaringologista ou especialista em doenças infecciosas), e um médico de animais deve ser um especialista de amplo perfil. Ele deve ter um bom conhecimento de oftalmologia, gastroenterologia, oncologia, cirurgia, andrologia e muitas outras disciplinas.
Zoopsicólogos
A zoopsicologia como ciência surgiu como uma direção separada apenas no início do século passado. Graças às suas pesquisas, esses cientistas puderam aprender muito sobre as várias habilidades dos representantes do mundo animal, bem como descobrir suas habilidades incomuns. Por exemplo, o famoso zoopsicólogo Stanley Koren disse que os cães têm predisposição para a matemática, e especialistas europeus disseram que as cacatuas podem arrombar fechaduras.
No entanto, conduzir essas pesquisas não é o objetivo principal da zoopsicologia. Os especialistas estudam as mudanças comportamentais dos animais de estimação, identificam os motivos de sua agressão, isolamento ou, inversamente, afeto. Na agricultura, eles descobrem os motivos da diminuição da produção de leite em CGS e da produção de ovos em galinhas, se estes não estiverem associados a condições patológicas.
Além disso, o zoopsicólogo constrói uma interação comunicativa “animal de estimação - dono - outros membros da comunidade”. Assim, este especialista ajuda as pessoas e seus animais de estimação a entrarem em contato pacificamente entre si.
Groomers
Um groomer é um cabeleireiro, assim como um estilista e manicure em um só. Só que ele não trabalha com homens e mulheres, mas com animais de estimação, geralmente cães e gatos. O aparador arruma suas garras, apara e dá brilho ao pelo. Normalmente os proprietários de animais de estimação puro-sangue recorrem aos seus serviços antes de competições e exposições.
Verdade, ao contrário dos humanos, os clientes do groomer geralmente não gostam de tratamentos de spa. Portanto, o tosador requer não apenas habilidade e profissionalismo, mas também uma alta taxa de reação, caso contrário, ele pode se machucar seriamente com as garras e dentes afiados de seus pupilos. Nos casos mais difíceis, os artesãos recorrem a artifícios especiais para conter o animal, colocando focinheiras e coleiras. Na Rússia, as meninas costumam trabalhar como arrumadoras e prestam seus serviços em casa.
Descrição das profissões associadas à criação de animais de estimação
Cinologista
Os humanos começaram a usar cães há mais de três séculos - mesmo então eles notaram que essas criaturas ajudam nas operações de busca e resgate. Os primeiros a perceber isso foram os monges que viviam nas montanhas dos Alpes, onde as pessoas desapareciam com frequência. Hoje em dia, os cães estão ativamente envolvidos no serviço no Ministério da Administração Interna, no Ministério de Emergências, bem como na alfândega.
Os treinadores de cães são obrigados a treinar um cão. Eles observam os animais de estimação, escolhem os representantes mais fortes e inteligentes da raça e, a seguir, praticam novas habilidades com eles. Normalmente, esses cães têm especializações diferentes: alguns resgatam pessoas sob os escombros, outros procuram crianças desaparecidas, outros ainda reagem a drogas e ainda outros ajudam a detectar explosivos. Um grupo separado de cães trabalha como cães-guia e até mesmo trata pessoas com problemas neurológicos.
O cinologista é uma profissão bastante interessante e bem paga, essa pessoa deve ser capaz de estabelecer contato emocional com um animal de estimação e treiná-lo no serviço.
Treinador
Os treinadores de animais trabalham com uma grande variedade de animais, de papagaios e gatos a tigres e leões.Este especialista ensina animais de estimação a realizar vários truques. O treinador deve ensinar os animais selvagens a interagir com uma pessoa sem agressão e a seguir exatamente todos os seus comandos.
Esses especialistas são amplamente solicitados no circo, embora alguns representantes da profissão abram consultórios particulares e trabalhem com animais de estimação. (cães, minipigs e papagaios). A complexidade de suas atividades reside no fato de que na maioria das vezes estão associadas a animais que, por sua natureza, não têm inclinação para negociar. A história conhece muitos exemplos de quando os treinadores sofreram ferimentos graves ou até morreram nas enfermarias.
Cavaleiro
Um cavalo é um animal muito caro e, portanto, requer uma abordagem especial. A fisiologia dos cavalos e seus modelos comportamentais são ocupados pelos hipólogos, eles estabelecem as regras para organizar a alimentação e cuidar dos animais, sua criação. E o noivo é responsável por preparar o cavalo para a cavalgada. Esta é uma especialidade interessante e muito bem paga, mas muito difícil.
Especialistas em Melhoramento e Manejo Animal
Criador de gado
A profissão de criador de gado é mais frequentemente encontrada em famílias rurais e agrícolas. Esses mestres estão interessados em obter leite, carne, ovos e lã da mais alta qualidade, por isso monitoram as condições do rebanho criado, as taxas de crescimento e desenvolvimento. O criador deve ter bons conhecimentos de zoologia e medicina veterinária. Ele deve ser capaz de determinar a condição patológica do animal e reconhecer suas causas.
Existem várias áreas de trabalho com animais que não requerem qualificação profissional. São as atividades de manutenção mais simples, como limpeza de estábulos, gaiolas e recintos, alimentação horária dos animais, cuidado dos equipamentos e organização do transporte de pássaros, animais de estimação quadrúpedes e flutuantes.
Felinologista
Esta é uma especialidade para aquelas pessoas que adoram gatos e não são alérgicas ao seu pelo. Os felinologistas estão envolvidos na criação, manutenção e estudo profissional de gatos. Isso inclui proprietários de viveiros, especialistas em exposições e criadores. Porém, entre os donos habituais de belezas fofas, também há felinologistas amadores.
Na verdade, a felinologia oferece uma boa oportunidade para rentabilizar o seu hobby. Não é nenhum segredo que um animal de estimação puro-sangue sempre pode trazer a seu dono uma renda consistentemente alta.
Aquarista
Os aquaristas se preocupam com o estudo, manutenção e criação de peixes de aquário. As tarefas dos especialistas deste perfil incluem:
- criação de um ecossistema favorável em reservatórios artificiais;
- estudo de animais aquáticos que vivem em aquários;
- realizar pesquisas com métodos genéticos e de melhoramento;
- criação e criação de peixes para venda.
Uma das áreas do hobby do aquário é o design aquático. Este profissional está envolvido no projeto de um reservatório artificial e na criação de uma paisagem aquática com estilo. Essa profissão é amplamente procurada no Ocidente; em nosso país, ainda não é procurada.
Zootécnico
Os técnicos de pecuária são considerados gurus da indústria pecuária. Eles são responsáveis pela alimentação adequada, cuidados, criação e monitoramento da saúde dos animais de estimação. Normalmente, a lucratividade de uma empresa agrícola depende em grande parte do trabalho de um técnico em pecuária. Esse funcionário deve ter boas habilidades em medicina veterinária, ter conhecimentos técnicos - eles lhe permitirão criar condições nas quais o gado produzirá o máximo de produção com um mínimo de custos materiais e físicos.
Que outras profissões existem?
Os zoólogos se distinguem entre os especialistas teóricos, pois sabem absolutamente tudo sobre tetrápodes e pássaros. Eles conhecem sua anatomia, características fisiológicas e respostas comportamentais. Este é um trabalho empolgante que não deixa você ficar entediado - os zoólogos viajam por todo o mundo em expedições científicas.Após coletar os dados necessários, eles preparam trabalhos científicos e redigem livros didáticos.
Nos países europeus, a profissão de agente de proteção de animais de estimação é comum. São pessoas que querem fazer a diferença na vida de animais de estimação afetados pela violência humana. Os agentes defendem os direitos dos animais, confiscando-os de proprietários cruéis. Em seu trabalho, eles trabalham em estreita colaboração com zoopsicólogos, veterinários e policiais. Eles controlam todo o curso de resgate de animais de estimação, desde a recuperação e tratamento até a entrega a uma família amiga. Uma profissão muito importante é o terapeuta canister. É uma simbiose de cinologia, medicina e psicologia. Este especialista trata e reabilita pessoas usando animais especialmente treinados, geralmente cães e golfinhos.
O uso da terapia pode ajudar a reduzir os sentimentos de ansiedade, insegurança e falta de autoconfiança. O cinoterapeuta interage intimamente com pessoas que sofrem de patologias do sistema músculo-esquelético e da psique.
Na Finlândia, a técnica é muito procurada no tratamento de problemas fonoaudiológicos e, no Reino Unido, os animais auxiliam no diagnóstico de alguns tipos de câncer.
Ressalta-se que para trabalhar com representantes domésticos e silvestres da fauna, não é necessário ter um ensino superior perfilado - às vezes basta amar a natureza. Essas profissões incluem o seguinte.
- Um fotógrafo de animais tira fotos incomuns de animais em exposições ou na natureza. No primeiro caso, essa filmagem permite criar um portfólio do animal, no segundo - para ilustrar um artigo científico.
- O ecologista estuda a poluição ambiental, mudanças na população de diversos representantes do mundo animal devido às condições desfavoráveis de vida.
- Handler é especialista na apresentação de cães em competições e shows.
- O jóquei atua como um piloto durante as corridas.
- O ornitólogo tem como objetivo estudar as características da vida das aves, sua reprodução e migração.
- O herpetologista se interessa por anfíbios e répteis, estuda e cuida deles.
- O serpentologista é um especialista que apanha cobras. Suas tarefas incluem a proteção de répteis, bem como a coleta de veneno de cobra para a posterior fabricação de preparações medicinais.
Pessoas sem experiência especial após o 9º ano podem conseguir um emprego como voluntário ou faxineiro na reserva, oceanário e hotel zoológico. No recrutamento de pessoal para essas instituições, devem ser tidas em consideração as qualidades pessoais do trabalhador, bem como a sua capacidade de resposta rápida à situação. Em qualquer caso, esse trabalho exigirá o estudo de noções básicas de cuidado de animais, conhecimentos básicos de sua psicologia e anatomia.
Muito legal, gostei.