Profissões relacionadas com línguas
No mundo moderno, existe uma grande variedade de profissões, e muitas delas exigem o conhecimento de uma língua estrangeira. Quanto maior o progresso, mais difícil é encontrar um emprego sem saber inglês. As famílias nas quais as crianças aprendem línguas desde tenra idade são previdentes e prudentes - tal base no futuro tornará mais fácil para os graduados encontrar um emprego com uma boa remuneração.
Peculiaridades
Nas escolas, até os alunos mais novos aprendem línguas estrangeiras, com certeza muitas crianças desconhecem a utilidade desta disciplina. Hoje em dia, o inglês abre caminho para muitas profissões com altos salários - quanto mais cedo você começar a aprender, mais fácil será no futuro. Mesmo que você não vá associar a vida a uma especialidade em que é necessário o conhecimento de diversos idiomas, uma língua estrangeira facilitará muito as viagens pelo mundo.
A língua mais popular e difundida no mundo é o inglês; muita literatura interessante é escrita nesta língua. O conhecimento de uma língua estrangeira permitirá a sua leitura no original, sem o filtro de tradutores e editores. As profissões mais requisitadas e mais bem pagas da atualidade, na maioria dos casos, requerem um conhecimento extenso do idioma.
Em algumas especialidades como tradutor, professor ou tutor, é necessário estudar a língua estrangeira em profundidade e em detalhes até a aquisição de certos requisitos de grau.
Mas também existem profissões onde o nível de conhecimento do idioma não é exigido, então, 3-4 anos de estudo do assunto serão suficientes para você.
Visão geral das especialidades
Em todas as esferas de trabalho existem profissões relacionadas com línguas estrangeiras, não importa que tipo de trabalho será - humanitário ou técnico. Os empregos de alta remuneração de nosso tempo geralmente envolvem o conhecimento de inglês. Apresentamos-lhe as especialidades mais exigidas para as quais é necessário o conhecimento de línguas.
- Programador... Esta é, sem dúvida, a profissão do futuro - os programadores estão batendo recordes de demanda no mercado de trabalho. Você pode aprender programação em universidades especializadas localizadas em grandes cidades e megalópoles no território da Rússia. Existe a oportunidade de receber educação a distância, utilizando a comunicação via Internet. O conhecimento da língua inglesa é imprescindível para um profissional de TI, pois nele são escritos trabalhos técnicos e sites. Além disso, uma língua estrangeira ajudará o programador a encontrar um emprego remoto no exterior. Os especialistas na área de programação são necessários em centros de pesquisa e científicos, estúdios de web design ou empresas de TI.
Além disso, um especialista ativo pode trabalhar como freelance - pesquisar clientes de forma independente e criar componentes de site para eles.
- Jornalista... Representantes da imprensa costumam lidar com estrangeiros, portanto, o conhecimento de diferentes idiomas é bem-vindo nesta especialidade. Existem muitas universidades que abriram a Faculdade de Jornalismo na Rússia - elas existem em quase todas as regiões. É muito fácil para um correspondente arranjar emprego, porque é procurado num grande número de serviços de imprensa - por exemplo, numa agência de publicidade, revista ou jornal, televisão ou rádio. Se você souber um idioma estrangeiro, o crescimento de sua carreira de correspondente a editor-chefe avançará muito mais rápido. Além disso, um jornalista pode ser freelancer e ter seu próprio canal na Internet.
- Comissária de bordo... Especialistas nesta área são muito procurados no tráfego aéreo internacional. Não há necessidade de se graduar para conseguir uma profissão - as companhias aéreas criaram cursos especiais para a formação de comissários de bordo. O treinamento ocorre diretamente nos centros de treinamento dos aeroportos internacionais e dura vários meses. Depois de adquirir uma profissão, um novo especialista deve trabalhar por dois anos na companhia aérea que o formou. O conhecimento de línguas estrangeiras é imprescindível para o comissário, pois a especialidade foi criada para melhorar o conforto dos passageiros das aeronaves. Os comissários de bordo são representantes diretos da companhia aérea, portanto, nem todos podem lidar com a seleção. As dificuldades na obtenção de uma posição são compensadas por altos salários e oportunidades de carreira.
- Diplomata... Especialistas qualificados estão envolvidos em questões sérias que determinam o futuro do país. A vida de um diplomata ocorre principalmente fora do Estado, a profissão não é fácil e nem sempre segura. Mas se você subir na carreira com determinação e sem medo, seu trabalho se distinguirá por um nível muito alto de rendimentos. Diplomatas são procurados em embaixadas, consulados, missões no exterior ou no Ministério das Relações Exteriores em seu país de origem. Há oportunidade de se obter uma profissão apenas em universidades caras do país e apenas na educação em tempo integral. O ensino à distância e o ensino à distância estão excluídos.
Na profissão, uma parte obrigatória é o conhecimento profundo da língua do país em que o diplomata irá trabalhar.
- Engenheiro... Os especialistas neste campo são procurados tanto no país como no exterior. Mas o conhecimento do inglês está condicionado não apenas pela oportunidade de trabalhar com empresas estrangeiras, mas também pela própria essência da profissão - muitos termos são escritos em inglês. É extremamente importante que os futuros engenheiros aprendam uma língua estrangeira para ler a literatura técnica. A profissão pode ser obtida em diversas universidades do país, bem como por meio de intercâmbio no exterior.
Qual profissão escolher?
Para encontrar a especialidade certa, será sensato, a princípio, avaliar suas capacidades e necessidades. É importante saber que as profissões procuradas nem sempre são muito bem remuneradas, mas ao mesmo tempo podem ser bastante simples e não causar dificuldades. Se sua meta é ocupar um cargo elevado com um salário decente, então você deve estudar com responsabilidade e se preparar para resolver problemas graves.
Os empregos com altos salários muitas vezes ocultam empregos com um nível mais alto de responsabilidade ou com risco significativo de vida.