Profissões de comunicação
A lista de profissões que requerem habilidades de comunicação altamente desenvolvidas inclui centenas de especialidades diferentes - de gerentes de vendas a médicos, professores e gerentes. Esse trabalho é especialmente difícil, uma vez que o resultado nem sempre depende de conhecimento e competência - muito depende da capacidade de escolher uma abordagem para uma pessoa e escolher as táticas de interação corretas.
Peculiaridades
O grupo considerado de profissões inclui aquelas que envolvem interação próxima e comunicação regular com outras pessoas. Pode ser um setor de serviços, educação ou liderança. Como parte de suas responsabilidades de trabalho, as pessoas devem encontrar uma linguagem comum com estranhos, organizar eventos coletivos e resolver rapidamente quaisquer problemas que surjam.
Todas as especialidades relacionadas à comunicação podem ser divididas em vários subtipos:
- Educação;
- materiais e serviços ao consumidor;
- troca;
- Serviço de informação;
- Medicina;
- ao controle.
Qualquer profissão dentro das categorias listadas requer certos conhecimentos e habilidades profissionais. Além disso, as pessoas que trabalham nessas áreas exigem a capacidade de estabelecer contato e manter uma conversa com pessoas completamente diferentes. As vantagens de tais profissões incluem a oportunidade de realizar seu potencial pessoal, bem como a gratidão dos consumidores de serviços.
Também há desvantagens - via de regra, esse tipo de trabalho é acompanhado de sobrecarga psicológica e estresse. Eles são acompanhados por um maior nível de responsabilidade, mas os salários deixam muito a desejar.
Quais qualidades são necessárias?
O trabalho social é adequado apenas para extrovertidos. Eles encontram facilmente uma linguagem comum com os outros, se esforçam para ajudá-los, têm empatia. Não será fácil para os introvertidos em tais profissões - eles sentirão desconforto e duvidarão de sua escolha profissional.
Além das habilidades de comunicação, qualidades como polidez, tolerância e paciência são importantes no trabalho. Os profissionais desta área devem demonstrar um alto grau de autocontrole, a capacidade de ouvir outra pessoa e aprofundar a essência de seus problemas é incentivada. Essas pessoas devem ser gentis e prontas para ajudar. Ao mesmo tempo, apenas pessoas responsáveis e emocionalmente estáveis, capazes de defender seu ponto de vista, alcançam o sucesso.
Especialidades que requerem educação especial
A maioria das profissões baseadas no contato com pessoas requerem educação especial. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
- Professor. A principal tarefa dos representantes desta profissão é transferir conhecimentos e habilidades para outras pessoas. Estamos falando de professores de escolas, professores de jardins de infância, professores de centros de educação continuada, treinadores esportivos. Este grupo também inclui fonoaudiólogos e médicos defectologistas. Normalmente, pessoas que amam abnegadamente seu trabalho trabalham nessa área, já que a remuneração material de tais especialistas não é tão alta. No entanto, muitos deles encontram-se em empregos a tempo parcial como tutores, caso em que o seu rendimento adicional pode ser várias vezes superior ao principal.
- Médico. Funcionários de hospitais, clínicas, centros de saúde e sanatórios estão sempre em contato com seus pacientes e seus familiares. O papel principal em tais instituições é atribuído aos médicos, mas uma grande quantidade de trabalho é realizada por pessoal médico júnior. Existe uma frase comum: “Um bom médico não cura uma doença, mas um paciente”, portanto, eles dão atenção especial aos problemas do enfermo e ao seu estilo de vida. O número de contatos do médico depende de sua especialização.
- Psicólogo. Na Rússia, essa profissão se desenvolveu no início dos anos 2000, após décadas de não reconhecimento dessa especialidade. É claro que até hoje muitos ainda tratam os psicólogos com desconfiança. Mas o gelo está derretendo aos poucos - hoje uma visita a uma família ou a um psicólogo infantil não é mais considerada vergonhosa. Além disso, esses especialistas estão disponíveis na maioria dos grandes jardins de infância e escolas.
- Jornalista. A profissão de jornalista é impensável sem comunicação. Essa pessoa deve buscar as informações necessárias em testemunhas oculares dos acontecimentos, receber avaliações de especialistas, descobrir o ponto de vista das pessoas comuns, processar a informação recebida e fornecê-la ao público, ouvintes ou leitores.
- Intérprete. O conhecimento de línguas estrangeiras em nosso país ainda não se espalhou, por isso a profissão de tradutor está entre as mais procuradas. Pessoas fluentes em línguas estrangeiras realizam-se em sociedades mistas, trabalham para atender delegações políticas, empresariais e turísticas. Esses especialistas fornecem interpretação simultânea ou consecutiva em reuniões e conferências, eles podem fornecer suporte a excursões para turistas estrangeiros em nosso país ou trabalhar com viajantes russos no exterior.
- Gerente. A posição de chefe da empresa também requer habilidades para trabalhar com pessoas. Essa pessoa deve organizar as atividades de cada funcionário de forma a atingir sua máxima produtividade profissional. Se o chefe simplesmente der ordens e instruções, com o tempo ele terá problemas com o pessoal. Essa pessoa deve ser capaz de estabelecer contato com seus subordinados, para identificar seus pontos fortes.
- Gerente de Recursos Humanos. Normalmente, qualquer grande empresa possui seu próprio departamento de RH. A principal tarefa de seus colaboradores é a busca de colaboradores para as vagas.Além disso, suas funções incluem o treinamento de pessoal, o desenvolvimento de um sistema de motivação e penalidades.
- Assistente social. Essas pessoas prestam assistência àqueles que se encontram em situações difíceis de vida devido a doenças, incapacidade de viver, limitações físicas ou velhice solitária. Os assistentes sociais ajudam com suas ações e palavras.
Os assistentes sociais muitas vezes têm que estabelecer relações com pessoas que não procuram contato algum - com viciados em drogas, alcoólatras, ex-presidiários e outros elementos não sociais.
Lista de profissões disponíveis
Outras profissões que não requerem formação especializada também estão abertas para pessoas sociáveis. A maioria deles pode ser aprendida diretamente no local de trabalho.
- Vendedor. É a partir dessa posição que centenas de milhares de jovens começam suas carreiras. Eles são obrigados a conhecer o sortimento, além do charme, a capacidade de encontrar uma abordagem para um comprador potencial.
- Gerente de vendas. Uma profissão semelhante, apenas essa pessoa deve procurar clientes de atacado para a empresa. O trabalho não é fácil - os especialistas muitas vezes têm de ouvir recusas, muitas vezes de forma incorreta.
- Estilistas, cabeleireiros e manicures têm que se comunicar com as pessoas, bem como garçons, recepcionistas, administradores e outros trabalhadores de serviço.
- Anunciantes, bibliotecários, guias e guias podem adicionar itens à lista.
Todas essas pessoas devem ser sociáveis e capazes de encontrar contato com pessoas diferentes.