Profissões petrolíferas
O petróleo é um dos recursos mais caros que podem ser encontrados nas entranhas da terra. Não é de surpreender que os países onde é extraído e processado sejam os mais ricos, desenvolvidos e prósperos.
Hoje a indústria do petróleo está muito bem desenvolvida, isso se deve principalmente ao fato de que muitos novos equipamentos surgiram recentemente. E, no entanto, não pode funcionar totalmente sem trabalho humano. Hoje em dia, existem muitas profissões associadas ao petróleo. É sobre eles que será discutido neste artigo.
Especialidades de trabalho
Os petroleiros no mercado de trabalho são um dos trabalhadores mais bem pagos, então essa profissão é muito popular. É esse fator que mais influencia as pessoas que escolhem suas atividades futuras. Mas, claro, não se esqueça que este trabalho é muito perigoso e é mais adequado para os homens do que para o sexo frágil, embora estes se encontrassem nele.
A lista de profissões para homens na indústria do petróleo é bastante variada. Todas as especialidades de trabalho estão divididas em determinados grupos em função da atividade profissional associada à extração, transporte e refinação de petróleo.
- Assembler. Executa absolutamente todos os trabalhos relacionados com a instalação de estruturas, equipamentos técnicos, elementos de dutos.
- Encanador. Atende e repara a linha principal, monitora o correto funcionamento dos equipamentos e de todo o oleoduto como um todo.
- Isolador. Monitora o processo tecnológico, o funcionamento dos instrumentos de medição. O objetivo principal de seu trabalho é a aplicação oportuna de um revestimento anticorrosivo especial ao oleoduto e gás para proteger e isolar o oleoduto.
- Cortador de gás. Fabrica várias peças de metal para posterior construção de plataformas de perfuração e dutos. Um especialista deve ser fluente em oxigênio e corte de metais no ar.
- Motorista. Essa especialidade tem grande demanda na indústria do petróleo. Existem várias especializações: um operador de motor de combustão interna, um operador de compressor móvel, um operador de plataforma de perfuração, um operador de usina. Cada um deles implica ações com determinado equipamento.
- Sondador. Esta é provavelmente uma das profissões de trabalho mais importantes. É uma pessoa com este perfil que faz, aprofunda, fortalece poços para produção de petróleo debaixo d'água ou em terra.
- Engenheiro. Atende equipamentos de energia e tecnologia, prepara para o trabalho, monitora a operacionalidade. O principal objetivo da sua atividade é assegurar o funcionamento ininterrupto e de elevada qualidade do motor do equipamento de cimentação.
- Chaveiro. Executa desmontagem, montagem, reparo de equipamentos. Testes unidades de sondas de perfuração, participa da montagem de poços, instalação de válvulas.
- Operador de refinaria. Atua na manutenção de absolutamente todos os equipamentos que fazem parte do processo de produção do óleo.
Como você pode ver, existem alguns trabalhadores na indústria do petróleo. E entre todos eles é impossível destacar um ou outro como o mais importante. Cada funcionário é insubstituível, desempenha um determinado trabalho, do qual o resultado em última análise depende.
Equipe de engenharia
Além das especialidades de trabalho, há também engenheiros e técnicos.
Engenheiro geológico
Especialista nesta área, dedica-se à exploração de recursos minerais. O geólogo é o início dos primórdios de toda a indústria do petróleo. Suas responsabilidades incluem:
- coleta de amostras de solo;
- elaboração de diagramas e mapas;
- processamento dos dados recebidos.
Depois de realizar todas as medidas acima, o especialista conclui se existe ou não óleo em determinado local. A conclusão do engenheiro geológico é o principal documento com base no qual se decide o início das operações de perfuração. Portanto, podemos concluir que seu trabalho é extremamente responsável.
Geofísico
Envolvido no desenvolvimento sísmico do solo. Após determinar a presença de petróleo no subsolo, ele inicia um estudo detalhado do solo. O especialista deve determinar:
- propagação de ondas, que os petroleiros chamam de vibrações ou explosões;
- características de vibrações;
- composição do solo;
- a quantidade de óleo.
Além disso, o engenheiro geofísico deve planejar o trabalho dos perfuradores e desenvolvedores de poços de forma que não agrida o meio ambiente.
Engenheiro de perfuração
Este especialista deve ser muito educado. Isso significa trabalhar com equipamentos modernos, portanto, o conhecimento dos fundamentos de física, matemática, hidráulica, hidromecânica é imprescindível. Esse especialista está envolvido em:
- cronogramas de perfuração de poços;
- previsão de resultados;
- coordenar o trabalho dos perfuradores;
- definição de risco.
O engenheiro de perfuração está sempre no centro dos acontecimentos, junto com os trabalhadores, acompanha o andamento da obra.
engenheiro petrolífero
Ele supervisiona o processo de perfuração, monitora a tecnologia correta para a execução do trabalho, garante a segurança dos trabalhadores e, claro, reporta à gerência todo o trabalho executado.
Trabalho para meninas e mulheres
Já se foram os dias em que havia uma clara divisão de trabalho entre homens e mulheres. Hoje, esses últimos ocupam cargos de liderança, trabalham em fábricas com maquinários pesados - e ninguém se surpreende mais com isso.Parece que a indústria do petróleo é uma ocupação exclusivamente masculina. Mas não é esse o caso. Há muitos anos, as mulheres também trabalham na indústria de óleo e gás, recebendo formação nas mesmas instituições de ensino especializadas.
O sexo mais justo que decidiu conectar suas vidas com a indústria de petróleo e gás pode ser:
- operadores - controlam o equipamento, monitoram a implantação do processo tecnológico, acompanham as leituras dos sensores que estão instalados no equipamento e dentro dos próprios poços, mantêm registros e documentação;
- geólogos (no início do artigo, descrevemos em detalhes quais são as principais responsabilidades de um engenheiro geológico);
- tecnólogos - esse especialista monitora constantemente a qualidade do produto de petróleo produzido no poço;
- assistentes de laboratório - esta é provavelmente uma das profissões mais aceitáveis e populares para as meninas na indústria do petróleo, um assistente de laboratório realiza todas as análises e testes necessários, estuda a composição das matérias-primas;
- amostradores - um especialista se dedica à amostragem, estudando as propriedades de um produto de petróleo.
Vale destacar também que são as mulheres do setor de óleo e gás que ocupam cargos no setor de serviços. Equipe de enfermagem, cozinheira, faxineira, lojista - esses são os funcionários que você não pode prescindir em nenhum setor.
Descrições de emprego
As atividades de produção de petróleo são muito perigosas. Para desenvolver e comissionar um bem, você precisa de muita experiência e conhecimento do seu negócio. Os petroleiros trabalham com equipamentos modernos, perfuram poços de até 10 km, por isso o profissionalismo deve estar ao mais alto nível.
Levando em consideração o perigo da profissão, descrições de funções especiais foram desenvolvidas e criadas para cada funcionário. Todos os funcionários da indústria do petróleo devem cumpri-los para garantir sua segurança:
- seguir estritamente o processo tecnológico;
- monitorar o funcionamento do equipamento;
- usar equipamentos de proteção individual;
- manter registros, se necessário;
- adotar uma abordagem responsável para o desempenho de seu trabalho e tarefas atribuídas.
Mas a forma como os funcionários cumprem suas descrições de funções é monitorada por um especialista separado - um engenheiro de segurança ocupacional.
Como aprender?
O petróleo como matéria-prima está em demanda em muitas indústrias. Portanto, sua extração não pode deixar de existir, pois um grande número de produtos são feitos a partir dessa substância. Claro, o mais popular é a gasolina. Com base nisso, as profissões relacionadas à indústria do petróleo têm grande demanda no mercado de trabalho. Hoje, existem algumas instituições de ensino superior e médio que formam especialistas para trabalhar no setor de petróleo e gás. Qualquer que seja a universidade, faculdade ou universidade escolhida, o período de estudo é de pelo menos 4 anos, sem formação prática, que é um pré-requisito para a obtenção do diploma de especialista qualificado.
Ao longo de todo o período de estudo na universidade, os alunos estudam muitas ciências:
- metrologia;
- hidromecânica;
- hidráulica;
- química;
- geologia;
- geofísico.
Várias teorias, sistemas de automação, computação e gráficos de engenharia também são necessariamente estudados. Depois de escolhida uma especialização, por exemplo, um operador de refinaria de petróleo, o aluno estuda com mais profundidade a tecnologia de processo, os equipamentos e assim por diante com todas as especializações. Hoje, excelentes especialistas na indústria de petróleo e gás são formados pela Universidade Multidisciplinar de Neftekamsk, com base na qual os futuros trabalhadores da indústria são treinados em todas as direções. Quanto ao salário, é alto. Claro, depende das qualificações, experiência e cargo ocupado.