Tudo sobre profissões relacionadas à música
No campo da música, existe um grande número de profissões e atividades, muitas das quais desconhecidas do homem comum da rua. Parece que a escolha das profissões musicais é extremamente limitada (compositor, cantor, instrumentista). No entanto, na verdade, existem várias direções, e uma pessoa que é versada em música pode fazer todos os tipos de trabalho.
Características de profissões relacionadas à música
Para alcançar o sucesso na música, você precisa ser seriamente apaixonado por isso, literalmente arte ao vivo. A profissão criativa exige de uma pessoa um amor sincero pela música, a presença de um ouvido impecável para a música, um senso de ritmo. Além disso, você precisa ter uma visão ampla, trabalho árduo e habilidade para trabalhar com pessoas. Neste campo de actividade, necessita não só da habilidade musical, mas também do desejo de melhorar constantemente as suas aptidões. A vantagem indiscutível da profissão é a capacidade de realizar o potencial criativo, a comunicação com pessoas famosas interessantes, bem como a chance de acordar famosos.
No entanto, é importante lembrar que existe o risco de fracasso e falta de dinheiro. Muito provavelmente, você terá de suportar a instabilidade de ganhos e de vida pessoal, que está associada a viagens constantes e popularidade. O sucesso no campo criativo é alcançado com grande dificuldade. Freqüentemente, depois de se formar no conservatório, os músicos vão para o exterior. No entanto, quem trabalha no palco ou prefere o rock tem mais oportunidades de desenvolvimento. As pessoas são mais propensas a assistir a um concerto de pop ou rock do que a uma orquestra sinfônica.
Além disso, a escolha do local de trabalho é mais ampla: restaurantes, cafés, concertos locais ou feriados.
Profissões sem educação musical
Você pode encontrar trabalho na área da música sem educação, ao contrário dos estereótipos. Altas habilidades e um ouvido para música farão o truque neste caso. É obrigatório ter um diploma apenas quando se deseja trabalhar em uma organização governamental ou se o empregador busca cumprir com a oficialidade plena (o que nem sempre é o caso). Freqüentemente, as habilidades do músico são importantes para o empregador.
Então, quem você pode trabalhar na área da música sem ter uma educação?
- Músico. Aqui, a perspectiva é atuar em eventos diversos (casamentos, festas corporativas, eventos em restaurantes, etc.).
- Engenheiro de som. Nesse caso, é importante ter um amplo conhecimento do equipamento musical e saber afinar o som.
- Venda de aulas de música na Internet. Agora que chegou a era dos webinars, cursos e guias, se um músico, além de suas habilidades diretas, sabe como transmitir informações ao ouvinte, criar um produto de informação é uma boa maneira de ganhar dinheiro.
- Produtor de som. Essa é a pessoa responsável pelo gerenciamento geral do grupo e pelo controle de qualidade do produto.
- Arranjador. O conhecimento da teoria musical é obrigatório aqui. O arranjador compõe as partes e fornece o enquadramento para a melodia.
Além das profissões acima, pode-se citar também técnico de palco, diretor de banda, gerente musical, gerente de relações públicas, promotor musical, jornalista ou crítico.
Educação
Muitas pessoas que escolheram o caminho de um músico começam sua jornada desde a infância nas escolas de música. Lá eles aprendem notação musical, tocando vários instrumentos e vocais. Você pode continuar seus estudos em sua especialidade na escola, melhorando e aprimorando suas habilidades.
Então, aqui estão os 3 estabelecimentos mais populares desse tipo na Rússia:
- Escola Militar de Música de Moscou;
- Faculdade de Artes Musicais e Teatrais. G. P. Vishnevskaya;
- escola de música com o nome dos Gnesins.
Esta especialidade também pode ser obtida nas melhores escolas secundárias de Yekaterinburg, Omsk, Arkhangelsk, Perm e Novosibirsk. E para passar para o nível mais alto de treinamento, você deve pensar em entrar em um conservatório ou instituto de cultura. Existem as seguintes universidades de música na Rússia que merecem atenção especial:
- Instituto Estadual de Cultura e Artes de São Petersburgo;
- Instituto Estadual Especializado de Artes;
- Conservatório Estadual de São Petersburgo em homenagem N. A. Rimsky-Korsakov.
As universidades mencionadas são as melhores do país e oferecem uma ampla gama de especializações em música.
Lista das profissões musicais mais interessantes e procuradas
No campo criativo, pela variedade de atividades, qualquer pessoa com talento pode encontrar refúgio. Você pode não apenas tocar um determinado instrumento ou criar música, mas também iluminar a criatividade dos músicos. O compositor está principalmente envolvido na criação musical. Trabalhar como compositor requer domínio da notação musical e técnica de composição, bem como a habilidade de usar programas de computador para criar música. Além disso, o arranjador, via de regra, interpreta a melodia já existente, preservando a intenção do autor do compositor. Eles costumam refazer algumas obras clássicas para gêneros modernos, como rock ou jazz, graças ao qual as composições adquirem um novo charme e se tornam relevantes para os ouvintes modernos. O compositor é um fenômeno raro, mas esse tipo de atividade ainda é procurado. As letras são escritas separadamente e, em seguida, definidas como música, ou são criadas especificamente para uma composição específica.
Avançar, Nas últimas décadas, a profissão de DJ tornou-se cada vez mais popular. Essa pessoa deve ser fluente em um console de DJ, bem como programas de computador para criar música. Ele trabalha com material pronto, misturando-o e modificando-o de forma que uma nova composição original seja obtida. Agora vamos passar para os performers. Os instrumentistas tocam um ou mais instrumentos, solo ou em grupo. O principal instrumento de trabalho dos vocalistas é a voz. Na maioria das vezes, eles executam músicas em um estilo específico. O número de artistas varia de um a vários. O maestro administra o grupo musical, tornando seu som belo, uniforme e harmonioso. Ele deve ter ouvido perfeito para música.
Aqui você também pode mencionar um organizador de música, um gerente de relações públicas, um colunista de música e, claro, um engenheiro de som. A profissão de musicólogo merece atenção especial. Essas pessoas compreendem a arte de uma forma científica. Eles exploram a música, seu desenvolvimento no momento, sua interação com outras esferas culturais. O musicólogo também avalia profissionalmente os intérpretes e suas composições. O editor de música também é um tipo especial de atividade. Ele cria listas de reprodução para programas de rádio ou eventos, forma o repertório musical de várias organizações e desempenha muitas responsabilidades organizacionais. A editora musical também lida com a sonorização de programas de TV, ouvindo os participantes dos castings, fazendo avaliações e acompanhando o surgimento de novos produtos no mundo da música.