Profissões

Lista e seleção de profissões relacionadas com a matemática

Lista e seleção de profissões relacionadas com a matemática
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da profissão
  3. Qual escolher?

Muitas pessoas estão profundamente interessadas em especializações relacionadas a um determinado assunto escolar. Pode ser bastante interessante fazer e escolher as profissões relacionadas à matemática. É necessário conhecer não apenas sua lista geral, mas também as características de cada perfil, bem como recomendações gerais para seleção.

Peculiaridades

A importância das profissões relacionadas à matemática para as pessoas se deve ao fato de que cálculos e outros momentos deste tipo são a base da sociedade moderna. É impossível imaginar pelo menos algum campo de atividade em que não fosse necessário contar e, portanto, passar nos exames de matemática. E quanto mais desenvolvida uma especialização particular, quanto mais sucesso um ou outro setor alcança, mais importantes são os componentes matemáticos. No entanto, apenas certas áreas de atividade podem ser consideradas totalmente relacionadas à matemática. Esta área do conhecimento humano não ensina apenas a controlar números, formas e horários; isso também:

  • disciplinas pensando;
  • fortalece o aparato lógico;
  • permite que você avalie com mais precisão o aspecto quantitativo de um determinado fenômeno;
  • amplamente utilizado em várias ciências naturais, técnicas e até mesmo campos de atividade aparentemente puramente humanitários.

O treinamento com preconceito em matemática é necessário para aqueles que irão:

  • projetar e montar carros novos;
  • organizar transporte;
  • conduzir trens, navios e aviões;
  • supervisionar as atividades de um grande número de pessoas.

O papel da matemática em muitas áreas é enorme - não é apenas uma ferramenta, é toda uma "linguagem". Com a ajuda de números e fórmulas, gráficos e tabelas, muitas informações são resumidas e analisadas.A cada década, a relevância de passar no exame de matemática só aumenta. E está longe de ser apenas nas áreas que alguém vai nomear. É hora de avançar, entretanto, para a lista de assuntos.

Visão geral da profissão

Tanto meninos quanto meninas podem escolher um trabalho relacionado à matemática.

Para meninas

Deve-se notar desde já que a divisão de “gênero” é puramente condicional, porque com a devida diligência, qualquer pessoa pode assumir qualquer posição... Ainda assim, as meninas costumam ir trabalhar em uma especialização relacionada à matemática como ensino. Esta disciplina é ministrada em quase todas as instituições de ensino públicas e privadas. Lá eles estão muito interessados ​​em candidatos a professores, tanto em álgebra em si, matemática geral ou superior, quanto em ciência da computação.

Mas qualquer instituição educacional e quase qualquer organização (média e grande) emprega contadores, economistas, auditores, auditores... Todos esses especialistas simplesmente precisam estar familiarizados com números e diagramas. Sua área de trabalho é muito mais ampla do que a de professores. E o nível de renda geralmente é mais alto.

No entanto, a lista de várias especialidades que as meninas que gostam de matemática podem fazer em sua vida futura está apenas começando.

Um tipo importante de trabalho é a posição de um especialista em impostos... Não se trata apenas de funcionários de órgãos do Estado, mas também de assistentes de empresários, particulares. Nem todos podem descobrir imediatamente quantos impostos precisam pagar. Se houver uma dívida, o esquema de liquidação torna-se ainda mais complicado. Já o fiscal estadual, também faz relatórios gerais e estatísticos sobre recursos recebidos, atrasos e muitos outros aspectos. Mas vale ressaltar aqui que a matemática é claramente necessária para aqueles que trabalham em qualquer direção da estatística, contabilidade.

Um bom estatístico competente é necessário para as estruturas estatais e comerciais, organizações públicas. Existem especialmente muitas dessas pessoas em:

  • setor bancário;
  • grande negócio de qualquer perfil;
  • autoridades municipais e regionais.

A matemática também desempenha um papel importante para os lojistas. Embora essa área pareça primitiva para muitos, a atividade do warehouse requer cálculos precisos e oportunos. E se falamos de um nível superior - especialistas em logística, modelos computacionais complexos já estão sendo compilados lá. A nomenclatura das mercadorias a serem giradas e o tamanho dos fluxos, a taxa de sua circulação, estão aumentando rapidamente. Portanto, sem matemática, aqui novamente, em lugar nenhum.

Mas essa ciência pode, com razão, ser considerada um perfil para designers.... A noção de que o design é o reino da criatividade pura está há muito desatualizada. Não apenas casas e carros, máquinas e barcos, mas também roupas, sapatos, materiais de decoração, capas de várias publicações e muito mais devem ser cuidadosamente calculados. Eles levam tudo em conta: quão conveniente é fazer isso ou aquilo, como usá-lo, como ficará em diferentes condições, se a ideia é economicamente justificada.

E quais são as áreas e volumes de superfícies complexas para acabamento, decoração, pintura.

No entanto, a matemática terá que ser ensinada para aquelas meninas que decidem se associar aos estudos sociais. E não se trata apenas de ciências que estudam a sociedade como:

  • economia acadêmica;
  • demografia;
  • antropologia;
  • sociologia.

Operar com números é necessário mesmo em um campo como a história. (apesar do fato de que alguns dos matemáticos não consideram isso uma ciência de todo). Afinal, os eventos históricos também têm uma dimensão "quantitativa". Tenho que trabalhar com estatísticas e modelos matemáticos de vários processos. Estudando a distribuição estatística de certos achados, os arqueólogos distinguem culturas individuais da antiguidade, classificam a pertença de cada local de escavação a eles. E quanto mais próximos de nossos dias, mais importante é entender a dinâmica econômica.

E mesmo a lingüística e a lingüística também contam com um aparato matemático. Não importa se a língua russa, o inglês, algum dialeto raro ou extinto, dialetos, jargões (e mesmo em um estudo comparativo!) Estão sendo estudados, são os cálculos que ajudam a revelar as regularidades mais importantes. Ou a ausência de tal, que em alguns casos também é um importante resultado científico.

Também vale a pena mencionar que pelas características de frequência da fala oral e escrita, eles podem identificar o autor com segurança (isso é importante para pesquisas no campo da história da arte, para especialistas em plágio e investigações).

Para rapazes

Uma forte metade da humanidade é caracterizada por uma gravitação em torno da ciência da computação, informática. E levando em conta até a própria origem da palavra "computador", seus princípios de funcionamento e esquemas de atividades dos mesmos programadores, tudo fica ainda mais claro. Símbolos e processos abstratos são o que os programadores precisam trabalhar constantemente. E não só para eles, porque mesmo um administrador de sistema inteligente ou reparador não pode prescindir de cálculos e compreensão de como tudo funciona.

Para criar um programa ou um jogo, um papel de parede ou um plug-in, um driver ou um pacote de software sólido, e até mesmo o mesmo vírus - isso não é apenas ciência da computação, mas também matemática é necessária.

No entanto, mesmo em um campo como a química, o conhecimento matemático é muito importante. As equações diferenciais são extremamente importantes para os químicos (pesquisadores fundamentais e especialistas aplicados), e a teoria da probabilidade é a parte básica da termodinâmica estatística. Também é importante notar que alguns especialistas destacados estabeleceram tais tarefas na pesquisa química, para cuja solução foi necessário criar novos ramos e técnicas da matemática. As duas ciências mais relevantes estão mutuamente interligadas e se reforçam.

Mas os especialistas da área de geografia não poderão prescindir de conhecimentos matemáticos.... Determinação das distâncias e orientação das estrelas, navegação geral e determinação das alturas do relevo, levantamento topográfico e modelação do processo de formação do relevo - estas são as áreas-chave em que ambos os componentes do conhecimento são necessários. Vários ramos das ciências da terra também são responsáveis ​​por:

  • determinar a taxa de formação de depósitos;
  • compilar e usar modelos de correntes oceânicas;
  • analisar o impacto humano no meio ambiente e o meio ambiente na economia humana;
  • estabelecer o papel da natureza inanimada na disseminação e dinâmica das doenças infecciosas (geografia médica);
  • gerar mapas e plantas da área, analisá-los;
  • estudar fenômenos naturais perigosos (fluxos de lama, avalanches, terremotos, erupções vulcânicas, inundações, deslizamentos de terra);
  • encontrar minerais, avaliar as perspectivas de seus depósitos e estabelecer as razões de sua formação.

Em cada uma dessas áreas, é absolutamente impossível passar sem cálculos matemáticos e, às vezes, sem modelagem muito complexa.... Mas vale a pena falar especialmente dessa especialização "quase geográfica" como um previsor. Os gráficos e previsões sinópticos modernos são compilados com base em uma quantidade colossal de informações que flui continuamente de centenas de milhares de fontes. É impossível processar tudo isso em um tempo razoável sem supercomputadores, e os próprios programas para supercomputadores não podem ser confiados apenas a programadores. Somente a interação contínua do programador e do meteorologista torna possível criar ferramentas realmente funcionais.

A previsão do tempo é extremamente importante para as tripulações de navios e aeronaves, e em ambos os casos é estudada principalmente por capitães e navegadores. Estes últimos, familiarizando-se com tais informações e com muitas outras informações importantes, fazem os cálculos do curso. Não basta ir de um ponto a outro no tempo concedido.

Também é importante fazer isso da forma mais econômica e segura, evitando colisões com outros veículos, evitando áreas perigosas e restritas. E aqui novamente você não pode prescindir de cálculos complexos, elaborando gráficos e diagramas.

O conhecimento matemático é de extrema importância para os arquitetos. Um edifício devidamente projetado não é apenas bonito, mas também tem dimensões estritamente justificadas de pisos e tetos, as dimensões de cômodos individuais e a espessura das paredes. E você também tem que contar:

  • transmissão de calor;
  • retenção de som;
  • vida útil geral;
  • resistência ao fogo;
  • resistência sísmica;
  • retorno econômico e período de retorno;
  • taxas de desgaste;
  • cargas mecânicas finais (e muitos outros parâmetros).

Falando sobre as profissões relacionadas à matemática, engenheiros não podem ser ignorados... Ao criar um carro ou furadeira elétrica, alto-falantes de computador e guindastes de torre, inversores de soldagem e radares, máquinas de costura e helicópteros, você tem que contar e modelar muito. O processo de trabalho às vezes implica o cálculo de mais de um modelo, repetidos testes de laboratório. Tudo isso só pode ser bem compreendido com pleno conhecimento dos métodos matemáticos.

Conhecendo-os completamente, você pode alcançar a satisfação total das necessidades do consumidor e garantir a segurança de uso em condições normais.

Mas também existem outras profissões nas quais você definitivamente terá que dominar a matemática. Um deles é um oficial. Já se foram os dias em que apenas os artilheiros e, até certo ponto, os serviços de abastecimento tinham de fazer cálculos. A ciência militar moderna, tanto em terra como no mar, e ainda mais no ar, é impensável sem planejar e contabilizar cada recurso. Sem falar na logística e organização do transporte, na simulação de vários choques, na importância de conhecer as características e algoritmos de ação de armas e equipamentos modernos, criptografia e comunicação.

Também vale a pena mencionar especializações como:

  • investigador de crimes econômicos;
  • comerciante;
  • acústico;
  • biotecnologista;
  • capataz;
  • técnico de rádio;
  • chef e chef pasteleiro;
  • motorista;
  • soldador;
  • maquinista de trem, maquinista de metrô;
  • controlador de tráfego aéreo;
  • piloto.

Qual escolher?

Nem tudo é tão complicado quanto parece: a escolha de uma profissão relacionada à matemática fica bastante simplificada se você priorizar corretamente. Tudo depende do que mais uma pessoa pode oferecer ao mundo, além da matemática. Então, quem só gosta de contar deve conectar sua vida com estatística e contabilidade, ou com pesquisa fundamental. Pessoas empreendedoras e pró-ativas podem se encontrar nos setores de investimentos e bancos, bolsas de valores e marketing.

Se o apetite pelo risco não é muito pronunciado, mas existe a capacidade de analisar e se aprofundar, você pode fazer previsões comerciais, tornar-se investigador de crimes econômicos.

Aqueles que amam criar, mexer em algo novo com igual sucesso podem se tornar tanto especialistas em ciências aplicadas quanto engenheiros, arquitetos, designers... Neste último caso, a habilidade de desenhar é importante. Se uma pessoa está familiarizada com um computador, há um motivo para aprofundar seu treinamento e tentar se tornar um programador. Basta escolher entre as especializações de programação. Os amantes de viagens devem se concentrar na profissão de transporte.

      Freqüentemente, pessoas de sofá consistentes tornam-se previsores do tempo, pesquisadores acadêmicos ou educadores. Faz sentido se associar a uma carreira no exército ou na marinha apenas para aqueles que estão dispostos a correr riscos. Em tais posições, pelo menos uma prosperidade estável é quase garantida; no entanto, a ameaça de conflitos armados graves está crescendo a cada ano. Uma posição gerencial e outra de liderança serão melhor dominadas e retidas por aqueles que se comunicam livremente com uma ampla variedade de pessoas.

      Bem, é mais fácil se tornar um bioengenheiro para alguém que é apaixonado pela vida selvagem.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa