Profissões de química
Este artigo é para os amantes da química, para quem as lições de compreender o segredo da tabela periódica, a transformação e combinação de várias substâncias para obter um resultado completamente diferente são mágicas que existem na realidade. Para quem pensa numa profissão associada a esta ciência misteriosa, que abre possibilidades infinitas e amplas perspectivas de futuro.
Peculiaridades
São muitas as profissões relacionadas com a química: segundo algumas estimativas, são mais de 260, segundo outras, até mais. Alguns deles estão ligados à formação em faculdades e escolas técnicas, como farmacêutico, assistente de laboratório de análises químicas. Existem especialidades que exigem um diploma de uma instituição de ensino superior. Você só pode entrar na universidade depois de completar 11 séries, enquanto para instituições de ensino médio você precisa fazer o USE para 9 séries.
É interessante trabalhar em uma profissão relacionada à química, embora muitas vezes esteja associada a um risco à saúde, pois muitas substâncias são bastante agressivas.
Outra característica é a versatilidade da ciência, seus recursos abrangentes e abrangentes.
A próxima nuance flui suavemente da anterior - uma variedade de profissões e, portanto, perspectivas, tanto em renda quanto em conquistas na carreira.
De um especialista cujas atividades estão relacionadas com a química, é necessária uma sólida e sólida base de conhecimentos teóricos. O funcionário deve ter capacidade de análise lógica, de busca de respostas às questões colocadas, de capacidade de tirar conclusões com base nos dados obtidos.
Sem dúvida, os traços ideais serão uma mente curiosa, curiosidade, um desejo de saciar a sede de conhecimento e uma excelente memória para manter em mente muitas fórmulas.
A precisão é a qualidade exigida para o manuseio de produtos químicos perigosos. Atenção, precisão, paciência sem limites - afinal, às vezes estamos falando de centésimos na mesa de peso, e um erro pode sair muito caro (um exemplo é o maior desastre do mundo na Fábrica Química de Bhopal - o número de vítimas supera as perdas de Chernobyl ) A responsabilidade social pode ajudá-lo a evitar tragédias. Entender que a vida e a saúde das pessoas ao seu redor inevitavelmente o disciplinam em suas ações.
Para alguns, a seguinte característica pode ser uma surpresa, mas para um químico, um bom olfato não é uma qualidade supérflua, porque muitos reagentes têm odores específicos, o que também ajuda a trabalhar com eles.
A capacidade de distinguir entre uma ampla gama de paletas de cores será útil para o químico.
A posse de um complexo dos parâmetros listados ajudará a ter sucesso no campo escolhido, porque o papel desta ciência dificilmente pode ser superestimado - o futuro ainda pertence a ela.
Descrição das profissões mais bem pagas
Um grande número de profissões relacionadas à química conduzem a diferentes níveis de renda. Várias são consideradas as especialidades mais bem pagas e exigem as mais altas qualificações e conhecimentos.
Homem nuclear
A profissão relacionada à física relacionada à química nuclear é uma das mais promissoras e desafiadoras. Obter uma educação deste nível exigirá muito trabalho e esforço. O especialista lida com a química de alta energia, que pertence ao ramo da físico-química, que estuda os processos físico-químicos que acompanham as reações nucleares. A química nuclear é a convergência de três disciplinas: radioquímica, física nuclear e física química.
O nome geral da profissão recebido após graduar-se em um dos programas de graduação e especialidade em química é "Especialista na área de contabilidade e controle de materiais nucleares na área de energia nuclear." Tipos de especialidades:
-
"Produção automatizada de empresas químicas";
-
"Tecnologia química dos materiais do ciclo do combustível nuclear";
-
“Tecnologia de refrigerantes e radioecologia de usinas nucleares”;
-
"Química da radiação e ciência dos materiais de radiação";
-
“Tecnologia de separação e aplicação de isótopos”.
Neftekhimik
A profissão pressupõe uma aptidão obrigatória para as ciências exatas, técnicas, naturais, bem como um alto nível de inteligência e uma mente curiosa. Além disso, o petroleiro precisará de excelente saúde, pois seu trabalho está associado a longas e frequentes viagens de negócios, estando em condições extremas - em nosso país, o petróleo é produzido no norte. A profissão é dominada por homens, mulheres trabalham, mas como pesquisadoras.
Tarefas de petroquímicos:
-
otimização dos processos de extração de matéria-prima;
-
avaliação e desenvolvimento de métodos de produção de petróleo;
-
a eficiência do processamento das matérias-primas obtidas.
O salário depende da região e da política financeira do empregador.
Agroquímico
A profissão está em alta na agricultura. Um agroquímico é um especialista altamente qualificado, um representante da ciência relacionada ao estudo de reações e processos químicos, bioquímicos em plantas e solos. Suas responsabilidades incluem o desenvolvimento de princípios e métodos para melhorar a fertilidade, aumentar a produtividade e um efeito benéfico no ecossistema como um todo.
A agroquímica está intimamente relacionada às seguintes ciências:
-
ciência do solo e agricultura;
-
bioquímica e fisiologia das plantas;
-
microbiologia agrícola;
-
física, química, geografia, meteorologia - a região dos eventos é levada em consideração, etc.
Os principais métodos de trabalho de um agroquímico são a utilização de processos químicos e biológicos. Além disso, eles devem se engajar em pesquisas físicas e químicas, que incluem a análise de amostras de solo, fertilizantes, plantas, etc. As funções profissionais de um agroquímico incluem o combate a ervas daninhas e várias doenças, pragas de safras. O especialista é obrigado a estudar a eficácia e o impacto dos fertilizantes em termos econômicos, ambientais, energéticos e agroquímicos.
Lista de especialidades médicas
Muitas especialidades da área médica estão relacionadas à química, portanto, um bom conhecimento do assunto é uma obrigação para os futuros especialistas.
Doutor
Uma das profissões obrigatórias mais importantes. Infelizmente, só aquele que, além de excelente conhecimento teórico, deseja curar, salvar pessoas e beneficiá-las, pode se tornar um bom médico. Os médicos qualificados são especialistas universalmente solicitados que trabalham por vocação, a pedido do coração. Além disso, o especialista deve ter inclinação e desejo de aprender constantemente, já que a medicina não tolera estática.
A ciência da cura está em constante evolução. Os institutos e laboratórios de pesquisa buscam continuamente novos métodos de combate às doenças e seu tratamento. Um bom médico deve se manter atualizado sobre os últimos avanços, aprender e aplicar novos métodos em sua área. Todo médico deve ter o conhecimento da psicologia para poder motivar o paciente a se recuperar, dar-lhe esperança, apoio e incentivo.
Farmacêutico
A profissão é mais indicada para as raparigas, pois desde meados do século XX e no século XXI, foram elas que optaram por esta especialidade. A profissão deixou de ser popular entre os homens, embora fossem a esmagadora maioria. As atribuições do farmacêutico são bastante variadas e dependem da área de atividade profissional.
-
Nos laboratórios de institutos de pesquisa, ele se dedica ao estudo e aprimoramento da composição de medicamentos, bem como diretamente no preparo de medicamentos.
-
Na farmácia, ele deve fazer uma abordagem diferente. Todos os medicamentos devem ser verificados de acordo com seu nível de qualidade, dispostos de acordo com a finalidade a que se destinam e prontos para aconselhar os clientes. Suas responsabilidades incluem a venda de mercadorias e a comunicação com os clientes.
Os farmacêuticos também trabalham em indústrias farmacêuticas, armazéns médicos. Requisitos para a profissão:
-
precisão, paciência, atitude atenciosa para com as pessoas;
-
responsabilidade, boa memória, mentalidade analítica, um certo conhecimento de química e bioquímica.
A especialidade pode ser obtida em escola técnica ou universidade médica.
Farmacêutico
Um farmacêutico com formação superior pode tornar-se farmacêutico. Suas funções são um tanto diferentes das dos farmacêuticos. O farmacêutico tem autoridade para inspecionar farmácias e armazéns, verificar a qualidade dos produtos e controlar o trabalho com os clientes. Ele pode fazer e vender a droga sozinho.
A demanda pela profissão a torna atrativa tanto para mulheres quanto para homens. Ao mesmo tempo, é necessário ter em consideração o seguinte: a obtenção do ensino superior e do diploma não significa o fim dos estudos. O farmacêutico é obrigado a melhorar suas qualificações ao longo de sua carreira. Qualidades exigidas para um especialista:
-
excelente conhecimento de química orgânica;
-
responsabilidade, paciência, memória treinada.
Para resumir as possibilidades e responsabilidades, esta é a organização do comércio grossista de medicamentos.
Químico-cosmetologista
O próprio nome promete beleza e pele bem cuidada, atraindo homens e mulheres. A profissão é extremamente procurada, especialistas com alto nível de qualificação sempre terão trabalho. Um cosmetologista é um médico com diploma universitário especializado em cosmetologia. A sua área de actividade inclui o tratamento de doenças dermatológicas, a luta contra as perturbações do funcionamento normal da derme.
Oportunidades de uma esteticista:
-
uma esteticista pode fazer piercings, tatuagens;
-
suas funções incluem um bom conhecimento das doenças de pele;
-
definição do diagnóstico correto, seleção de agentes terapêuticos e assistenciais para combater os problemas identificados;
-
prestação de serviços de rejuvenescimento da pele com botox, peeling e outros métodos.
A esteticista é a profissional que presta atendimento médico na área da beleza sem o uso de bisturi. Além da dermatologia, o especialista deve ter conhecimentos dos sistemas nervoso e endócrino, fisioterapia.
A profissão exige constante desenvolvimento profissional e o desejo de zelar pela segurança dos clientes.
Perito forense
O cientista forense é igual ao médico, a única diferença está na aplicação dos conhecimentos adquiridos. O dever do médico é salvar a vida e a saúde do paciente. O médico legista lida com eventos criminais. Suas responsabilidades incluem:
-
estudo de lesões, espancamentos e outras coisas;
-
determinação do grau de dano, o tempo de sua aplicação;
-
o estabelecimento exato da causa da morte e o resultado da qual ocorreu.
A profissão é extremamente procurada, pois não há tantos bons especialistas quanto são necessários. Há várias razões para isso:
-
a presença de responsabilidade criminal por tudo o que o especialista escreve e assina;
-
presença em cena - nem todos são capazes de suportar o espetáculo de catástrofes e assassinatos brutais, isso exige muito autocontrole e coragem.
As atividades nessa área afetam significativamente o estado psicológico, por isso é difícil para uma pessoa colérica se tornar um profissional em exames médicos forenses. Local de trabalho - Ministério da Administração Interna, FSB, Ministério da Saúde, centros de exames médicos forenses.
Assistente de laboratório de análises químicas
Um requisito profissional para assistentes de laboratório em análises químicas é o controle analítico da qualidade dos produtos, especialmente na indústria relacionada à química. As funções de um assistente de laboratório químico. a análise inclui:
-
análise química da composição da substância em estudo;
-
determinação da relação dos elementos presentes nele;
-
síntese de substâncias e observação de reações químicas, registrando os dados obtidos.
Acompanhamento da observância das tecnologias na produção de tintas e vernizes, construção, produtos alimentares - o âmbito de aplicação dos conhecimentos adquiridos é ilimitado. Assistentes de laboratório químico as análises são necessárias em quase todas as grandes indústrias, tanto alimentícias quanto industriais.
Que outras profissões existem?
Bioquímico
Profissão difícil, mas interessante. As capacidades de um especialista são o estudo de processos químicos e físico-químicos profundos (em nível molecular). O bioquímico está envolvido em consultoria, suas responsabilidades incluem a produção de produtos bioquímicos. São os bioquímicos que estudam os processos metabólicos. Os resultados obtidos estão sujeitos a publicação. Locais de trabalho: ensino em universidades, clínicas, laboratórios, centros de pesquisa, alimentos, indústria farmacêutica... As vantagens são a procura, o acesso a empresas mundiais, os contactos com cientistas estrangeiros e nacionais, a possibilidade de reorientação para a biotecnologia, microbiologia e outras especialidades. As desvantagens incluem crescimento lento na carreira e baixos salários.
Gerente de produção
Monitora, controla processos químicos em instalações tecnológicas. Ele também é responsável por analisar dados de instrumentação. Com a sua ajuda, bem como com base nos resultados dos testes de laboratório, o operador faz uma avaliação do processo tecnológico atual. A profissão pertence a uma categoria prejudicial, pela qual o especialista tem direito a pagamentos especiais, visitas gratuitas a sanatórios e redução da idade de aposentadoria. É necessário ter uma excelente reação, a capacidade de concentração de longo prazo.
Químico-tecnólogo
A história do surgimento da profissão tem pelo menos 5 séculos.Foi nessa época, a julgar pelos dados de pesquisas históricas e arqueológicas, que experimentos com metais foram realizados no Egito Antigo, explorando suas possibilidades, criando ligas diversas. Claro, esse nome não existia, assim como o conceito de química, mas a essência permanece.
Suas responsabilidades incluem o aprimoramento de métodos de produção de produtos químicos (plásticos, vernizes, resinas orgânicas, etc.), bem como o desenvolvimento de novos. O especialista controla todos os pontos do processo tecnológico, gerencia os funcionários. Um tecnólogo tem a obrigação de analisar, avaliar a situação da produção, ser capaz de tomar decisões rápidas e independentes, ter boa memória e saber química fundamental e aplicada.
De outros
Como mencionado acima, existem muitas profissões relacionadas à química. Para não ser infundado, listaremos apenas alguns deles em vários campos:
-
médicos - fitisiatras, optometristas, virologistas, anestesiologistas, etc.;
-
agrônomos;
-
ecologistas;
-
botânica;
-
enólogos;
-
hidroecologistas;
-
hippologistas;
-
dendrologistas;
-
testes não destrutivos de oleodutos e assim por diante.