Profissões de madeira
Este artigo fornece uma visão geral das profissões madeireiras. É descrito quais especializações de uma pessoa envolvem diretamente o trabalho com uma árvore. São caracterizadas as características das profissões envolvidas no corte de madeira, bem como na produção de materiais de madeira e seu processamento.
Peculiaridades
A especificidade mais importante das profissões associadas à madeira é a combinação elusiva de tradição e elementos ultramodernos.... É sabido que o homem trabalha com madeira desde a antiguidade - há vários milênios. No entanto, é quase impossível prescindir dos avanços tecnológicos. Além disso, mesmo as pessoas que criam obras de arte e esculturas estão dispostas a usar várias ferramentas que aumentam suas possibilidades criativas e expressivas.
A árvore requer limpeza e cuidado... Não pense que trabalhar com isso é possível para quem sabe planejar, ver e hackear. É um material muito "fino", mutável e altamente dependente de condições ambientais desfavoráveis. Se o mestre mostrar diligência e paciência, dominar as informações necessárias sobre todos os tipos de matérias-primas, ele será capaz de criar verdadeiras obras-primas a partir da madeira. Essas conquistas às vezes exigem não apenas profissionalismo, mas também uma excelente visão e bom senso do material. Você terá que estudar cuidadosamente toda a ferramenta utilizada, seus principais tipos e características de cada modelo.
Além disso, vale a pena considerar mais alguns pontos.
- O trabalho em madeira é muito diversificado e é representado por um grande número de especializações, sendo impossível abranger todas por uma pessoa.
- Você ainda tem que melhorar constantemente suas habilidades e aprender novas técnicas de trabalho com madeira.
- Necessariamente requerido senso estético desenvolvido, imaginação volumosa, a capacidade de encaixar produtos acabados no interior ou no conceito de design antes mesmo de começarem a trabalhar neles.
- Processamento de madeira sempre permanecerá relevante, mesmo se os materiais mais recentes forem criados.
- É necessário estudar física, química e biologia - isso permitirá uma compreensão mais profunda da própria árvore, de tudo o que acontece com ela durante a obra e o subsequente uso da metamorfose. Esse conhecimento ajudará a fazer um produto melhor.
Quais profissões estão envolvidas no processamento?
Na indústria de marcenaria, existe um grande número de especializações de funcionários... Mas toda essa massa de pessoas pode ser classificada em vários grupos. As seguintes posições estão associadas ao corte (o estágio primário de processamento):
- quadro;
- operador de máquina de serrar;
- operador de linha de produção;
- operador de linha de classificação;
- empilhador;
- máquina para descascar folheados;
- moedor.
Trabalhar em uma serraria é muito mais difícil do que parece do lado de fora. Não funcionará empurrar as peças de trabalho para dentro da máquina de nenhuma forma. Isso desativará equipamentos caros ou impedirá a fabricação de um produto de alta qualidade. As próprias serrarias precisam ser cuidadosamente ajustadas, além disso, será necessário monitorar seu estado técnico. Os modos de corte são alternados conforme necessário. As máquinas retificadoras estão empenhadas em triturar madeira em polpa. Hulkers deve ser capaz de trabalhar com uma grande variedade de espécies de madeira para obter um produto de qualidade.
Os operadores da serraria cortam madeira com máquinas automatizadas e mecanizadas. O monitoramento das máquinas também é responsabilidade deles.
A segunda etapa do trabalho em madeira implica que outros especialistas estão envolvidos no trabalho:
- secadores;
- classificadores;
- cortadores;
- finalizadores;
- marceneiros;
- carpinteiros;
- gnutari;
- tanoeiros;
- vapores;
- coladores.
Carpinteiros e vapores trabalham em unidades de cozimento a vapor. A diferença entre eles é que, para o primeiro, o tratamento térmico da madeira não é importante por si só, mas como preparação para o seu tratamento mecânico. Uma vez que durante tais manipulações, muitas substâncias estranhas são sempre liberadas, as câmaras de trabalho e banhos devem ser cuidadosamente limpos. Isso não quer dizer que nenhum funcionário seja mais ou menos importante - cada um deles é responsável por sua etapa pessoal.
Em qualquer uma das especializações listadas, há uma divisão adicional. Assim, os mesmos carpinteiros são divididos em ordinários e marceneiros. E quando a produção de materiais à base de madeira no local secundário é concluída, eles geralmente vão para a fase de acabamento, que é muito mais diversa em composição. Qual é o produto final para marceneiros pode se tornar matéria-prima para:
- construtores;
- reparadores;
- fabricantes de embalagens (na maioria das vezes caixas);
- construtores navais;
- construtores de automóveis;
- trabalhadores de caminho (travessas de madeira);
- fabricantes de móveis;
- fabricantes de instrumentos musicais;
- mestres baguetes;
- funerários;
- torneiros;
- colhereiros;
- muitas outras especialidades.
Visão geral de outras especializações
A forma mais direta de lidar com a madeira é um engenheiro florestal (não confundir com um engenheiro florestal que se preocupa apenas com a proteção da terra). Os silvicultores trabalham em todo o ecossistema de sua área como um todo para garantir que as plantas, animais e pássaros sustentem uma biosfera tão delicada e frágil como uma floresta. Os agrônomos que cultivam mudas e monitoram o crescimento das árvores plantadas são muito procurados na silvicultura e nas reservas naturais. Freqüentemente, eles também se tornam especialistas em parques urbanos. Nesse sentido, o trabalho dos seguintes especialistas também está associado à madeira:
- ecologistas;
- guarda-jogos;
- pesquisadores trabalhando em reservas e parques nacionais;
- outros especialistas no campo da botânica;
- entomologistas que lutam contra pragas florestais.
Além disso, a floresta também serve como fonte de matéria-prima de madeira. Para obtê-lo, serradores e operadores de máquinas potentes estão trabalhando constantemente. Equipamentos de arraste e extração de madeira, carregadeiras e caminhões de madeira espaçosos são usados nos locais de colheita. E cada um dos tipos de máquinas precisa de profissionais que as operem, monitorem sua facilidade de manutenção e confiabilidade. Nos locais de abate, também utilizam caminhões-guindastes, além de diversos outros dispositivos de içamento, que também contam com operadores próprios.
Mas para que o equipamento chegue ao lugar certo, é preciso muito trabalho dos projetistas e construtores de estradas florestais. Apesar da aparente simplicidade (corte a trilha, limpe a vegetação - e pronto), na realidade você também precisa aprender isso e então pensar em tudo com cuidado. E como tudo isso é tão complicado, então os coordenadores (líderes) aparecem no palco. As mesmas empresas de compras e empreendimentos só podem trabalhar normalmente se alguém coordenar o trabalho das pessoas que nelas trabalham.
Portanto, olhando para uma cadeira ou violino, para a moldura da imagem, vale lembrar aqueles administradores, despachantes e gerentes de seção, sem os quais essas coisas também não teriam aparecido.