Profissões

Escolha de uma profissão relacionada aos estudos sociais

Escolha de uma profissão relacionada aos estudos sociais
Contente
  1. Visão geral da profissão
  2. Para quais especialidades você precisa fazer outras disciplinas além de estudos sociais?
  3. Escolhendo uma universidade

Quando o último ano letivo da escola está chegando ao fim, os formandos têm a tarefa de escolher uma universidade e passar no Exame Estadual Unificado para admissão. Toda a vida futura dos jovens depende de uma decisão acertada, portanto, é preciso escolher com cuidado e reflexão. Neste artigo, consideraremos os estudos sociais - um assunto que abre caminho para o estudo de muitas especialidades interessantes e solicitadas.

Visão geral da profissão

A ciência das "ciências sociais" revela muitas facetas da existência da sociedade, portanto, o conhecimento sobre o assunto é necessário para o ingresso em um grande número de universidades. É mais fácil passar no exame em estudos sociais do que em qualquer outra disciplina, então, a cada ano, mais e mais graduados o escolhem.

É quase impossível descrever todas as profissões em demanda que requerem conhecimento da sociedade, porque a ciência inclui diferentes disciplinas: jurisprudência, filosofia, ciência política, psicologia e muitas outras. Portanto, podemos dizer com segurança que este assunto deve ser repassado não apenas para as profissões humanitárias. Para facilitar a sua escolha, apresentamos uma pequena lista de especialidades procuradas, nas quais o tema "estudos sociais" é básico.

Cientista politico

O estudo desta área começou na antiguidade - Platão e Aristóteles foram os primeiros cientistas políticos famosos. Cientistas da Grécia Antiga se tornaram os fundadores dessa especialidade, abriram a ciência política para o mundo e deram vida a ela. A pátria fundadora deste assunto é M.V. Lomonosov, um cientista naturalista russo e um notável acadêmico. Deixe-nos apresentar a você a área de atuação de um cientista político.

  • Pesquisa de instituições de ensino superior socialmente significativas. Isso é necessário para que as universidades de grande importância para a política do país realizem seu trabalho de maneira responsável e correta.
  • Estudo da conexão entre diferentes eventos políticos. A lista de análise inclui as relações econômicas do estado, o nível de cultura da população, bem como a ideologia do país.
  • Investigação do nível de significância dos eventos no país. Os analistas políticos são obrigados a estudar e determinar seu grau de importância para os eventos políticos realizados pela sociedade em regiões individuais ou no Estado como um todo.
  • Os mecanismos da política e os fatores que os determinam também são área de trabalho dos cientistas políticos.
  • A partir de áreas individuais de estudo, o especialista faz uma previsão da situação política do país.

Psicólogo

A especialidade não está muito relacionada aos estudos sociais, mas ainda assim a Faculdade de Psicologia exige o Exame Estadual Unificado nesta matéria. No futuro, quando atribuído a departamentos, pode-se optar por uma profissão que estude psicologia social, portanto, é necessário conhecimento da sociedade nesta área. Além disso, o conhecimento dos problemas da população ajudará os futuros profissionais a ajudar as pessoas com psique ferida a encontrar um caminho para a paz de espírito.

A profissão de psicólogo está sempre em demanda e é muito bem paga. Pessoas de todas as esferas da vida recorrem ao conselho de especialistas privados, portanto, além de altos rendimentos, você terá um trabalho muito interessante e variado.

Além disso, os psicólogos profissionais têm a missão muito importante de manter o equilíbrio espiritual na sociedade.

Culturologista

A especialidade não é uma unidade independente em todos os países. Por exemplo, em estados que usam predominantemente o inglês, os estudos culturais são considerados apenas parte da cultura geral de estudar o público. Mas também há países onde a profissão ocupa uma célula separada na sociedade - tais especialistas estão engajados em um estudo aprofundado do desenvolvimento cultural da população e de seus sistemas individuais.

Vamos descrever com mais detalhes as esferas de atividade dos culturologistas.

  • Ensino. Os portadores dessa especialidade podem ser professores universitários, bem como se engajar na elaboração de um programa educacional para outras instituições de ensino.
  • Atividade social. Um culturologista influencia a preservação dos valores naturais, culturais, históricos e artísticos da sociedade e também lida com o aumento de sua popularidade. Tudo isso é conseguido através do trabalho conjunto com empresas governamentais e comerciais.
  • A ciência. Esta especialidade explora profundamente as raízes da origem da sociedade, faz hipóteses para o desenvolvimento da cultura desde os tempos antigos até os dias atuais. De acordo com os dados obtidos, os culturologistas escrevem enciclopédias, compilam dicionários e reabastecem arquivos.

A especialidade em si não é muito bem paga, mas com um diploma em estudos culturais, você terá acesso a enormes bancos de dados. Como se sabe há muito tempo, conhecimento é poder, por isso os arquivos estudados podem ser aplicados em campos mais lucrativos como turismo, política ou até mesmo mídia.

Sociólogo

A especialidade estuda os problemas de grupos individuais da população e de toda a população do estado. A sociologia revela a essência dos problemas da sociedade, descreve-os detalhadamente, analisa e avalia. Considere as diferentes áreas de atuação das pessoas com esta especialidade:

  • estudar a reação da população aos problemas do estado, determinar as causas do comportamento negativo e encontrar formas de resolvê-lo;
  • estudo de problemas internacionais, conflitos e reações a eles por parte da sociedade;
  • nos negócios, os sociólogos atuam como pesquisadores de marketing ou consultoria.

Jurista

Pessoas que exercem essa profissão se dedicam ao estudo das leis, do estado e também de seu relacionamento. Além disso, a área de trabalho dos estudiosos do direito é a criação de leis e a teoria do direito. Os estudos sociais são ministrados na Faculdade de Direito e a maioria dos juristas torna-se advogado. O Departamento de Direito ajuda os graduados a se tornarem especialistas na área de resolução de problemas típicos da sociedade - família, trabalho, criminal, internacional e muitos outros. A principal tarefa dos advogados é proteger os direitos e liberdades da população de seu país.

Para quais especialidades você precisa fazer outras disciplinas além de estudos sociais?

A escolha de uma futura profissão também é influenciada por outros fatores associados ao interesse por várias ciências. Após a 11ª série, é necessário fazer o exame em várias disciplinas, e os rumos futuros da educação dependem dessa lista. Cada corpo docente requer conhecimento de certas ciências - no futuro, isso ajudará a escolher um departamento para um estudo mais aprofundado da especialidade. Considere vários assuntos intimamente relacionados às ciências sociais.

História

Um conjunto de conhecimentos da história e da sociedade pressupõe o conhecimento do passado e do presente. As especialidades relacionadas com estes assuntos envolvem o estudo e análise de factos, a construção de hipóteses, teorias e a procura da verdade. As profissões neste campo requerem a máxima atenção aos detalhes e verificações de antecedentes rigorosas.

Vamos considerar várias vagas possíveis para pessoas com essa formação.

  • Guia-tradutor. Pessoas com essa especialidade revelam o profundo mundo interior da cultura para os turistas estrangeiros. A rica história do país será interessante para os espectadores quando o guia a transmitir com todos os eventos e fatos coloridos.
  • Advogado. Uma profissão complexa, que está intimamente ligada às ciências sociais e à história, porque essas disciplinas ajudam a estudar em detalhe as leis do Estado. Um advogado defende os direitos das pessoas em um tribunal, e altas qualificações no campo de direitos e obrigações ajudarão um especialista a encontrar a verdade, punir criminosos e absolver inocentes.
  • Dono de galeria. A especialidade envolve a coleta de objetos de arte e um estudo detalhado de seu significado. O conhecimento da história ajuda o dono da galeria a revelar todos os gêneros de exposições e apresentá-los corretamente ao espectador.

Geografia

O interesse do graduado por geografia pode, no futuro, abrir caminho para muitas profissões interessantes, incluindo aquelas relacionadas a viagens ao redor do mundo. Uma escolha cuidadosa do corpo docente ajudará o candidato no futuro a encontrar uma posição exigida e bem paga.

Oferecemos-lhe uma lista de interessantes especialidades relacionadas com a geografia.

  • Engenheiro de transporte. Os especialistas dessa profissão criam rotas de viagem bem-sucedidas e lucrativas.
  • Geógrafo. A profissão envolve um estudo detalhado das conchas do planeta, bem como realizar cálculos matemáticos antes de iniciar a mineração.
  • Logística. Pessoas com essa educação são mais frequentemente responsáveis ​​pela eficiência de movimentar uma variedade de mercadorias. O preço final dos produtos fornecidos muitas vezes depende do logístico, pois suas responsabilidades incluem encontrar a rota de entrega ideal.

Línguas estrangeiras

No mundo moderno, todos os países têm uma relação próxima uns com os outros, portanto, a especialização em línguas estrangeiras é exigida em muitas profissões. A língua mais popular e universal é o Inglês, devido à sua facilidade de aprendizado permite que as pessoas se comuniquem de diferentes partes do mundo.

Vamos considerar várias profissões para as quais é necessário passar no Exame de Estado Unificado em uma língua estrangeira e estudos sociais.

  • Gerente de RP. Pessoas com essa profissão criam uma imagem e distribuem anúncios sobre empresas ou firmas. Um gerente de RP é um intermediário entre a empresa manufatureira e os consumidores e, graças ao conhecimento de uma língua estrangeira, o gerente pode distribuir o produto além das fronteiras de seu estado.
  • Analista. Uma profissão que envolve a análise de diferentes áreas do mercado é frequentemente procurada em grandes empresas.
  • Administrador. O profissional é o rosto da empresa - ele coordena o trabalho do pessoal e controla a qualidade do serviço.

Literatura e russo

Se você passar no exame de estudos sociais e literatura, poderá escolher com segurança universidades com orientação cultural. A combinação dessas disciplinas permite que o graduado escolha uma especialidade interessante e criativa.

Vamos imaginar várias profissões que requerem conhecimento de literatura e estudos sociais.

  • Designer. Uma vasta profissão com a oportunidade de mostrar seus talentos criativos. Ao escolher um departamento, você pode se tornar um designer de interiores, paisagismo ou roupas, também tem a oportunidade de fazer web design e trabalhar em uma empresa de TI.
  • Filólogo. A especialidade envolve um estudo aprofundado das regras e características do idioma. Os filólogos podem ser professores em escolas e universidades, bem como editar ou corrigir textos em publicações. Além disso, a profissão permite que você trabalhe como redator - escreva e venda seus próprios textos ou seja um jornalista.
  • Artista. A Faculdade de Artes ensina atuação e direção para teatro ou cinema.

Para entrar em uma universidade com um viés na arte, é necessário passar não apenas em estudos sociais e literatura, mas também em exames adicionais de admissão.

Química

O estudo aprofundado de química e estudos sociais sugere uma ampla gama de profissões disponíveis para você escolher. Esses profissionais atendem ao bem público - os resultados de suas análises auxiliam na melhoria da qualidade de vida e na prevenção de acidentes.

Considere várias profissões nesta área:

  • engenheiro químico - atua no aprimoramento de equipamentos utilizados no estudo de produtos químicos;
  • assistente de laboratório - examina os constituintes químicos de várias amostras líquidas, bem como de substâncias sólidas e gasosas;
  • professor de química - ensina aos alunos a disciplina de pesquisa química.

Biologia

O assunto envolve o estudo da própria natureza da vida - plantas e animais. Há um grande número de profissões que requerem conhecimentos de biologia e estudos sociais. Aqui estão alguns deles:

  • o biólogo é uma especialidade exigida em muitos sentidos diferentes, que não perdeu sua popularidade ao longo dos anos;
  • conselheiro - um professor que apresenta aos jovens a natureza da vida, ensina organização, higiene e ordem;
  • engenheiro de proteção do trabalho - um especialista nesta área monitora a observância das medidas de segurança nas empresas, é necessário para prevenir acidentes de trabalho.

Escolhendo uma universidade

Quase todas as universidades do país têm um corpo docente, para o qual é necessário passar no exame de estudos sociais. Um conjunto de disciplinas de ciências sociais e literatura, história, química ou biologia abre as portas para metade de todas as universidades existentes no país.

A escolha depende principalmente dos interesses e inclinações do graduado, pois a futura profissão proporcionará a ele toda a sua vida.

sem comentários

Moda

a beleza

casa