Especialista na área de administração estadual e municipal
O serviço público parece para muitos de nossos concidadãos uma direção muito promissora de desenvolvimento de carreira - todos sabem quem, no final, você pode se tornar, se tentar muito. Ressalte-se que a princípio o salário pode não ser impressionante, porém, é possível e necessário tentar, pois só quem anda dominará a estrada.
O que é isso?
Em qualquer sociedade moderna, existem pessoas cuja principal responsabilidade é trabalhar com as mãos, trabalhadores do conhecimento, bem como representantes das autoridades que decidem em que direção todos os outros devem trabalhar. À primeira vista, ser chefe é simples - para o funcionamento bem-sucedido de uma empresa ou organização confiada, é necessário estar bem versado nos princípios de sua atividade, possuir habilidades e conhecimentos específicos. Alguém, claro, consegue isso de forma puramente intuitiva, mas a maioria das pessoas estuda isso nas universidades da especialidade, que é chamada assim - administração estadual e municipal.
A estrutura de governança consiste em três níveis diferentes. O mais alto deles - aquele que todos estão se esforçando para alcançar - é o poder supremo, que inclui órgãos administrativos, tribunais e assim por diante. Abaixo está a burocracia local - esse é o nível que é bem possível chegar imediatamente após receber o diploma. Finalmente, o poder pode ser "paralelo" - ou seja, várias associações cívicas não estatais, cujas atividades não contradizem a legislação em vigor. Isso geralmente inclui empresas privadas e outras organizações que não têm relação direta com o estado.
A tarefa do gestor é determinar corretamente a direção de desenvolvimento da empresa, departamento, departamento que lhe foi confiado, bem como resolver os problemas que surjam no curso de suas atividades.
Para desempenhar com eficácia as suas funções, esse funcionário deve compreender o próprio conceito de função pública, orientar-se pelos instrumentos de execução das reformas, ser capaz de diagnosticar problemas de ordem social e ter experiência nas relações públicas.
Ao decidir se deseja ou não ser um funcionário público, você deve compreender claramente as vantagens e desvantagens potenciais de sua decisão. À primeira vista, ser oficial é simplesmente legal. É preciso admitir que, de muitas maneiras, é assim, porque o conjunto de benefícios é bastante digno.
- Uma profissão de prestígio. Todos não podem estar errados - já que todos querem ser funcionários, esta é realmente uma ótima opção. A julgar pelas candidaturas dos candidatos, os jovens de hoje estão mais interessados apenas em jurisprudência e medicina.
- Privilégios. Mesmo no início da carreira, quando o salário ainda não será expressivo, o funcionário já terá benefícios. Os benefícios por si só “não serão completos” e, ainda assim, não interferirão.
- Uma especialidade universal. Os gerentes são absolutamente necessários em todos os lugares. Mesmo que um determinado setor da economia sofra, em geral, os especialistas em gestão não são afetados.
- Perspectivas. Um gerente é uma pessoa que tem um número quase ilimitado de níveis de promoção, mas pode crescer a alturas nunca vistas em qualquer outra área.
No entanto, não se deve pensar que ser funcionário público tem tudo a ver com benefícios. Esse trabalho também tem suas desvantagens, e elas provavelmente parecerão muito importantes para você.
- A profissão é difícil. Um gerente em potencial terá que entender um grande número de áreas diferentes e se aprimorar constantemente. Qualidades de liderança, capacidade de gerenciar a opinião pública, sua própria imagem - essas são todas aquelas propriedades que nunca serão aproveitadas ao máximo e você terá que trabalhar nisso o tempo todo até o final da carreira.
- A responsabilidade é enorme. Nenhum trabalho terá tanta responsabilidade quanto aqui. Todos estão observando as ações do gerente, o futuro de muitas pessoas depende de suas decisões. Se você cometer um erro, corre o risco não apenas de ser expulso do trabalho, mas também de receber uma enxurrada de críticas, que, no pior dos casos, podem se transformar em tentativas de vingança por parte dos insatisfeitos.
- É difícil começar. Com todas as promessas da profissão, no começo será difícil - há muito trabalho e o salário é modesto.
Além disso, para o posterior crescimento na carreira, é importante adquirir conhecimentos e melhorar as competências, tarefas que são exercidas fora do horário de trabalho e de forma totalmente gratuita.
Responsabilidades
Os leitores provavelmente sabem que nossos funcionários, em muitos casos, não brilham com honestidade e decência, mas é preciso entender: uma pessoa que acabou em agências governamentais sem conexões poderosas deve ter princípios morais estáveis não apenas por razões de consciência, mas também por causa de o perigo de ir para a cadeia. Portanto, tendo escolhido este campo específico de atividade para você, não se concentre apenas em seu próprio bem-estar - esteja pronto para realmente trabalhar para o benefício da sociedade, sugerir várias mudanças positivas, implementá-las apesar de possível resistência. As funções de um funcionário público incluem inevitavelmente a preparação de vários tipos de documentação. O tipo de papel depende do local de trabalho e da posição, mas na maioria das vezes você terá que lidar com regulamentos, projetos, pedidos.
O candidato a tal vaga também deve ser uma pessoa bastante sociável e resistente ao estresse, porque no setor público praticamente não há opções de trabalho que não envolvam a comunicação com as pessoas. Não é segredo para ninguém que as agências governamentais costumam apresentar queixas, mas os funcionários nem sempre ouvem as opiniões das pessoas - às vezes não podem e às vezes simplesmente não querem.O futuro funcionário precisa ser capaz de recusar e suportar a torrente de críticas que pode surgir em resposta.
Trabalhar no governo estadual e municipal também exige um monitoramento constante do que se fala em voz alta. Em cargos de chefia, você terá que se acostumar com o fato de que os jornalistas captam cada palavra sua e a transmitem ao público. Em alguns casos, a comunicação com as pessoas será direta, se você precisar falar em um determinado evento de massa. Uma pessoa pode simplesmente falar incorretamente, mas ao mesmo tempo suas palavras causarão uma tempestade de indignação e então ela terá que se desculpar e se explicar publicamente.
O hábito de manter o controle de suas próprias palavras e pensar em todos os seus discursos com antecedência também é muito útil em negociações comerciais. Em muitos casos, a habilidade de conduzi-los só é exigida mais tarde, à medida que a carreira avança, mas isso não é motivo para não treinar suas habilidades de negociação. Habilidades matemáticas também serão úteis. Você precisa entender as estatísticas, ver algumas tendências nelas e fazer previsões plausíveis com base nelas. A capacidade de analisar com sobriedade qualquer situação atual é uma forma direta de garantir que você não saia do cargo com vergonha e censura pública.
Por fim, a atividade do funcionário público, especialmente nos níveis de carreira mais baixos, envolve uma grande quantidade de trabalhos escritos, que gradualmente foram deslocados para impressão nos últimos anos. Vários relatórios e memorandos são deveres diários de um funcionário de escalão inferior.
Educação
Considerando que a administração estadual e municipal é uma esfera bastante extensa, há um grande número de universidades onde se pode obter a especialidade correspondente. Além disso, de uma forma ou de outra, uma especialidade é ensinada na maioria das regiões da Federação Russa - pela simples razão de que os funcionários são absolutamente necessários em todos os lugares.
mas a escolha de uma determinada universidade depende fortemente do nível que o candidato estabelece para si mesmo no desenvolvimento de sua carreira. Se você quer apenas trabalhar nas autoridades locais e uma pessoa não tem hábitos presidenciais convencionais, uma universidade local é bastante adequada para ela. Já é outra coisa se nos sonhos você se vê pelo menos como vice-prefeito, então é desejável não só obter uma "crosta", mas também adquirir conhecimentos especializados com ela. Ao mesmo tempo, o próprio diploma também pode desempenhar um papel importante no processo de início de carreira - se a universidade for considerada prestigiosa, então os empregadores darão mais preferência aos seus graduados, e não a outros candidatos.
Por razões óbvias, os diplomas de maior prestígio na especialidade discutida são emitidos em Moscou e São Petersburgo. - em ambas as capitais existem várias universidades que formam especialistas em administração pública.
Deve-se ter em mente que esta especialidade não é, a priori, barata e, em uma universidade de elite, "custará" aos pais um belo centavo.
Local de trabalho e salário
Contrariamente às expectativas de muitos candidatos, a profissão em questão oferece perspectivas de emprego muito mais amplas do que apenas as agências governamentais. Na verdade, o conceito desta especialidade é tão amplo que duas pessoas com os mesmos diplomas podem trabalhar na sua especialidade, mas ao mesmo tempo fazer coisas completamente diferentes: ser o responsável direto pela comunicação com a sociedade, trabalhar na área da habitação e comunal serviços, resolver questões culturais e educacionais. Em que ninguém diz que bons gestores são necessários apenas para o estado - há uma demanda por eles também nas empresas privadas.
Na maioria das vezes, é claro, em busca de trabalho com esse diploma, vão a várias instituições estaduais da cidade, distrito, nível regional. Ao mesmo tempo, você pode fazer parte do quadro de funcionários de uma grande empresa internacional, de negócios e até de uma organização de pesquisa.Ao mesmo tempo, um graduado adequado deve entender que mesmo um diploma inteligente sem experiência de trabalho ainda não permite a aplicação imediata para cargos elevados e um salário impressionante. Além disso, neste setor, como em qualquer outro, os ganhos podem variar significativamente dependendo da região em que você trabalha e do cargo que ocupa. Às vezes, até a antiguidade é importante - você pode não ser promovido, mas seu salário continuará a crescer.
Então, um iniciante que acabou de sair das paredes de uma instituição de ensino deve se concentrar no salário inicial em uma quantia bastante modesta - em alguns lugares, por 25 mil rublos por mês, vale a pena agradecer ao destino. Em média, no país, funcionários de órgãos do governo ganham cerca de 35 mil rublos por mês, mas para isso é necessário já ser um funcionário experiente e que se tenha declarado bem. Ao mesmo tempo, em Moscou, e especialmente no setor não-estatal, o nível de salários pode ser significativamente mais alto e mesmo 100 mil rublos por mês não parecerá um teto.
É teoricamente possível conseguir esses salários em órgãos do governo, mas para isso, é claro, é preciso ser um chefão.