Instalador de reparo e manutenção de equipamentos de gás
Instalador de reparo e manutenção de equipamentos de gás É um cargo de responsabilidade que exige treinamento de alta qualidade das pessoas que se candidatam a esta vaga. Hoje, em nosso artigo, falaremos sobre as características desta especialidade.
Prós e contras da profissão
Serralheiro para manutenção, reparo e operação de equipamentos de gás - é a pessoa que se dedica à reparação, regulação e eliminação de defeitos em equipamentos do sector do gás (pode tratar-se de equipamentos concebidos para receber, transportar, processar, armazenar, etc.). Se você está interessado nesta profissão, antes de tomar uma decisão final sobre a obtenção de uma educação adequada, é recomendável avaliar e analisar cuidadosamente todas as vantagens e desvantagens da profissão.
Então, em primeiro lugar, deve ser dito que especialistas desta área são muito procurados no mercado de trabalho moderno. Além disso, quanto mais elevado for o nível de escolaridade, bem como maiores forem as competências e aptidões que uma pessoa possui, mais relevante é o empregado que ele verá aos olhos dos empregadores. Freqüentemente, um instalador profissional para reparo e manutenção de equipamentos de gás é um funcionário insubstituível da empresa. Também é importante notar que especialistas recebem uma remuneração material bastante alta por seu trabalho (Isto é especialmente verdadeiro para aquelas pessoas que trabalham em grandes empresas no setor privado).
Por outro lado, deve-se ter em mente que requisitos bastante elevados para o treinamento são apresentados a um especialista. Neste caso, importa não só a presença formal do diploma, mas também conhecimentos teóricos e competências profissionais reais. Ao mesmo tempo, o chaveiro terá que aprimorar suas qualificações ao longo de sua trajetória profissional. Além disso, é importante notar (e isso pode ser atribuído às desvantagens da profissão) que as condições de trabalho de um especialista são bastante difíceis e perigosas.
É por isso que os empregadores apresentam requisitos cada vez maiores para a aptidão física e resistência de um especialista.
Requisitos para funcionários
Para que um especialista em manutenção de equipamentos de gás seja capaz de realizar com eficiência e eficiência suas funções profissionais, ele deve ter uma série de características pessoais e profissionais essenciais.
Qualidades pessoais
Entre as características pessoais mais importantes que devem ser inerentes a um chaveiro estão:
- atenção;
- uma responsabilidade;
- disciplina;
- pensamento lógico;
- mente analítica, etc.
As características pessoais de uma pessoa são tão importantes quanto as qualidades profissionais.
Educação e experiência
Para assumir a posição de um chaveiro na reparação e operação de equipamento a gás, você precisa obter uma educação adequada e adquirir pelo menos o mínimo de experiência profissional. Graças a isso, uma pessoa irá adquirir os conhecimentos e habilidades necessárias, a saber:
- conhecimento detalhado dos esquemas de abastecimento de gás;
- compreensão dos princípios de partida do gás em equipamentos especialmente projetados;
- tipos existentes de dispositivos e mecanismos especializados;
- opções de reparo e ajuste de equipamentos;
- características técnicas do equipamento;
- regras para testar mecanismos;
- regras de segurança, etc.
No entanto, esta lista de conhecimentos e habilidades profissionais não é final e exaustiva. Quanto mais competências você possuir, mais procurado você será entre os empregadores, mais fácil será para você se destacar dos outros candidatos para o cargo e mais rápido obterá o cargo desejado.
Responsabilidades do trabalho por categoria
O serralheiro de manutenção de equipamentos de gás realiza suas funções de trabalho de acordo com documentos como descrição do trabalho, ETKS, etc. Cada especialidade tem seu próprio padrão profissional. Ao mesmo tempo, os requisitos para um especialista dependem do local de trabalho específico (por exemplo, o serviço de gasodutos subterrâneos, a área da economia de vapor e turbina a gás, etc.), bem como da categoria .
Primeiro
De acordo com ETKS, um instalador de reparo e manutenção de equipamentos de gás não pode ter a primeira categoria. Esta qualificação não está incluída na descrição da profissão.
Segundo
Os especialistas da segunda categoria desempenham as seguintes funções:
- trabalho especializado na troca de fogões a gás domésticos;
- trabalhar na confecção de costuras nos cilindros;
- preparação de peças componentes;
- aplicação de carimbos, etc.
Como essa categoria é considerada a mais baixa, as tarefas são bastante fáceis. No entanto, mesmo um especialista novato deve ter uma quantidade suficiente de conhecimento no campo das regras para o uso de equipamentos de gás.
Terceiro
Os serralheiros atribuídos à terceira categoria devem executar as seguintes funções:
- substituição de aquecedores semiautomáticos;
- injeção de gás em dispositivos destinados ao uso doméstico;
- conserto do equipamento do posto de gasolina;
- trabalhos de prevenção e fiscalização;
- mudança de caixas de engrenagens, etc.
O funcionário com a terceira série deve conhecer as regras para fornecimento de gás em edifícios residenciais e os princípios de utilização de equipamentos de gás localizados no interior de casa.
Quarto
Os funcionários da 4ª série são responsáveis pelas seguintes tarefas:
- mudança de aquecedores de água automáticos capacitivos;
- conexão e desconexão de gasodutos em funcionamento;
- manutenção de todos os tipos de equipamentos de gás;
- trabalho de instalação;
- substituição de queimadores para fogões de aquecimento, etc.
O conhecimento obrigatório neste nível de desenvolvimento profissional deve incluir Conhecimentos teóricos das regras e princípios do fornecimento de gás a edifícios residenciais, serviços públicos e caldeirarias.
Quinto
Os especialistas da quinta série devem ser capazes de:
- configurar pontos de controle de gás;
- supervisionar funcionários subordinados;
- regular os mecanismos de evaporação;
- elaborar documentação de relatórios;
- para estabelecer o funcionamento dos instrumentos de medição, etc.
Assim, os especialistas da quinta categoria desempenham funções complexas e responsáveis, pois são os especialistas mais qualificados.
Onde obter treinamento?
O treinamento na especialidade de um chaveiro na manutenção complexa de equipamentos de gás deve ser realizado em instituições de ensino médio especializado, a saber - em faculdades e escolas técnicas. Ao mesmo tempo, é aconselhável escolher instituições de ensino especializadas localizadas em grandes cidades ou na capital, uma vez que gozam de autoridade entre a comunidade profissional. Depois de escolher uma instituição educacional específica, você deve entrar em contato com o escritório de admissões da instituição educacional para saber quais exames você precisa fazer para admissão. Tradicionalmente, o processo de aprendizagem dura cerca de 3 anos.
É importante notar que eu mesmo o processo de aprendizagem é bastante complicadoportanto, os alunos devem dar a máxima atenção à formação teórica, pois no processo de aprendizagem os jovens irão dominar uma grande quantidade de conhecimentos técnicos especializados. Além disso, é importante treino prático, durante o qual um jovem especialista adquire competências profissionais indispensáveis no decorrer do trabalho. Além disso, deve-se lembrar que em nenhum caso não pode se limitar a receber apenas educação básicavocê deve constantemente melhore seu nível profissional participando de eventos educacionais especializados: por exemplo, palestras, seminários, conferências, etc.
Kudos e perspectivas de emprego
A profissão de instalador para a reparação e manutenção de equipamentos de gás é bastante prestigiosa e promissora. Aumentando sua classificação um funcionário pode se candidatar a cargos de liderança.
O salário médio de um especialista é de 50.000 rublos, enquanto esse número pode ultrapassar 100.000 rublos.