Quem é gesso e o que ele faz?
Na indústria de construção moderna, uma grande variedade de materiais de acabamento é usada. Cada composição possui certas propriedades necessárias para atingir um resultado específico. Para usá-los corretamente, você precisa de conhecimentos e habilidades especiais disponíveis apenas para especialistas. Uma das profissões mais solicitadas nesta área é a especialidade de gesso.
História e descrição
Apesar de os mestres estucadores serem hoje uma profissão exigida, ela surgiu há muito tempo. Segundo informações históricas, esse tipo de atividade teve origem na época do Antigo Egito, por volta de 5 mil anos aC. Os trabalhadores estavam empenhados em nivelar as superfícies de vários edifícios. Alguns exemplos do trabalho dos primeiros estucadores sobreviveram até nossos dias em excelentes condições.
O cimento hoje utilizado nas atividades de construção data do século XIX. Foi obtido usando o método de queima de vários elementos. Antes de seu aparecimento, outros materiais eram usados: gesso, argila, etc.
O estucador é um trabalhador qualificado que tem como principal tarefa a decoração de espaços interiores e exteriores. Durante o trabalho, um especialista pode usar equipamentos especiais ou fazer tudo manualmente.
Esta profissão recebe o nome da palavra estuque. Traduzido do italiano, significa "massa". Este termo resumia a atividade de um trabalhador - esfregar ou nivelar superfícies.
Na Rússia, os primeiros funcionários neste campo surgiram por volta do século 6 aC. As menções sobre eles sobreviveram na descrição da colônia Hermonassa, localizada no território da Península de Taman (o moderno território do Território Krasnodar).
Os ancestrais usavam compostos multicoloridos, que agora são chamados de gesso decorativo. Devido à sua cor brilhante, o material cumpriu seu propósito visual e funcional. Esse fato indica que essa profissão já era desenvolvida na antiguidade.
Hoje a profissão se tornou mais multifacetada. Muitas especializações de construção são frequentemente combinadas em uma. Assim surgiram os estucadores-ladrilhadores e os estucadores-pintores. Essa tendência está ganhando popularidade rapidamente.
Muitas empresas de construção estão contratando trabalhadores com qualificação dupla para economizar dinheiro.
Benefícios da profissão:
- salários decentes;
- necessidade constante de especialistas;
- a capacidade de administrar seu próprio negócio;
- treinamento acessível.
Desvantagens:
- fatores prejudiciais que afetam negativamente o estado de saúde;
- perigo;
- o trabalho requer resistência física.
Posições e funções
De acordo com os documentos regulamentares oficiais da ETKS, profissões como pintor e gesso são duas áreas distintas que devem ser separadas. O pintor é o responsável pela aplicação das tintas e esmaltes, etapa final do acabamento, que se inicia após o término do trabalho do estucador. A tarefa do especialista em revestimentos de parede é preparar a base. De acordo com a descrição do cargo, o funcionário deve não só nivelar as paredes, mas também aplicar uma primer.
Se um especialista tem uma especialidade relacionada, sua lista de responsabilidades de trabalho aumenta significativamente, incluindo uma ampla gama de trabalhos.
No território da Rússia, existe uma classificação geral de especialidades de trabalho. É designado pela abreviatura OKPDTR:
- para designar a posição de um gesso, usa-se a codificação 19727;
- um código separado é fornecido para o pintor - 13450;
- existe uma designação de uma especialidade dupla - 19728.
Os deveres profissionais do trabalhador de preparação de superfície são os seguintes:
- os especialistas se dedicam à seleção e, em alguns casos, à compra das misturas utilizadas na obra;
- correção de defeitos e falhas (trincas, lascas, etc.);
- alinhamento de paredes e outras superfícies conforme necessário;
- aplicação de gesso;
- moagem e nivelamento de uma nova camada.
Se a tarefa for executada incorretamente, todas as deficiências se tornarão perceptíveis após a aplicação de cal ou ao tingir.
Esta especialidade de trabalho é dividida em categorias. No total são 6. A classificação inicial é designada pelo número 2, sendo a 7ª considerada a mais elevada e profissional. Vamos considerar cada opção separadamente com mais detalhes.
- Segunda série. O especialista iniciante geralmente está envolvido em trabalho auxiliar e é supervisionado por um funcionário mais experiente e habilidoso. Por exemplo, estucadores iniciantes fazem misturas de trabalho, impermeabilização.
- Terceira categoria. Os operários de nível superior já podem nivelar as paredes com gesso simples. E também estão envolvidos na instalação de telas metálicas. As responsabilidades incluem lixar gesso.
- Quarta série. Tendo atingido este nível, você pode usar ferramentas automatizadas especiais. Esse equipamento é necessário para realizar grandes volumes de trabalho.
- Quinto ano. Um especialista, tendo atingido esse nível, se dedica a um tipo de trabalho mais complexo. Além do processamento de alta qualidade das paredes, o mestre pode criar um relevo expressivo.
- Sexto ano. O profissional trabalha com diversos objetos: colunas, vigas, pilares e muito mais. A obra utiliza composições decorativas. Os trabalhadores organizam a cobertura de grandes arcos, cúpulas de lanceta e abóbadas.
- Sétima série. Alto nível de profissionalismo. Estes são os estucadores mais experientes e altamente qualificados, que dominaram completamente esta difícil profissão.
Requisitos
De acordo com o padrão profissional, um especialista deve ter certas qualidades pessoais, bem como um conjunto de certas habilidades e aptidões.
Qualidades pessoais
Lista de características pessoais:
- responsabilidade, diligência e precisão;
- resistência física;
- resistência ao estresse e paciência;
- excelente memória;
- boa coordenação de movimentos;
- abordagem original e criativa;
- olho preciso;
- sociabilidade;
- desenvoltura;
- tipo de pensamento visual-figurativo;
- pontualidade.
Esta é uma lista generalizada das qualidades de um estucador profissional, de acordo com os empregadores modernos. Vale ressaltar que cada empresa pode ter sua própria lista de requisitos.
Conhecimento e habilidades
Além das qualidades pessoais necessárias, o funcionário deve ter certas habilidades e conhecimentos. Esta é uma profissão difícil e um funcionário não pode lidar sem dominar a terminologia profissional e outras informações. As habilidades que são estabelecidas no processo de aprendizagem e são aprimoradas durante o trabalho também são de grande importância.
De acordo com especialistas, um gesso deve saber e ser capaz de fazer muito.
- A principal habilidade é realizar um bom nivelamento de uma superfície vertical ou horizontal. O especialista deve saber trabalhar não só com paredes, mas também com tetos, fachadas diversas e outros objetos.
- E também você não pode prescindir de conhecimentos gerais em tópicos de construção. O trabalhador deve saber quais materiais, ferramentas e equipamentos são utilizados em uma determinada área e como manejar tudo isso corretamente.
- Em alguns casos, um especialista precisa cobrir vários tipos de superfícies que diferem em textura e outras características.
- Para que o trabalho seja feito no mais alto nível, você precisa ser capaz de corrigir todas as deficiências.
- A lista de competências incluída na norma profissional inclui a selagem de costuras.
- Se grandes rachaduras forem encontradas, você precisa ser capaz de instalar corretamente o farol e monitorar este dispositivo durante a operação.
- O mercado de materiais de construção está representado nos mais diversos materiais. Novos produtos estão sempre aparecendo nas prateleiras das lojas, e para escolher a melhor composição é preciso entender o sortimento.
- Um especialista de alto nível deve ser capaz de controlar o trabalho de funcionários novatos. É necessário não apenas segui-los, mas também ser capaz de definir corretamente a tarefa e responder a todas as perguntas sobre suas atividades.
- No processo de trabalho, você não pode prescindir de ferramentas e equipamentos especiais. Os profissionais sabem não só manuseá-los corretamente, mas também realizar reparos simples, se necessário.
Nota: quando se trata de uma profissão relacionada, a lista de competências e habilidades se expande significativamente. Por exemplo, um pintor-gesso deve ser capaz de preparar a composição de cor, bem como aplicá-la de maneira uniforme e precisa na superfície.
Nesse caso, o gosto artístico e a capacidade de distinguir uma ampla variedade de tons também serão úteis.
Educação
Dada a popularidade crescente dessa profissão, muitos estão se perguntando onde podem aprender essa especialidade.
Existem duas opções para obter a cobiçada profissão.
Instituição educacional
A maneira mais comum e fácil é ir para a faculdade ou escola técnica. Via de regra, essas instituições educacionais são encontradas tanto em cidades grandes quanto em cidades pequenas. A principal vantagem desse método é a capacidade de obter uma especialidade gratuitamente se você se inscrever com um orçamento limitado. O prazo aproximado de estudo é de 3 anos. Você pode se tornar um aluno após a 9ª ou 11ª série de uma instituição de ensino geral.
No processo de aprendizagem, os educadores fornecem a base necessária para iniciar uma carreira na área escolhida. Com base na escola técnica, são ministradas ciências dos materiais e outras disciplinas de que um futuro especialista precisará. No final da formação, muitos alunos realizam estágios práticos com possibilidade de continuação do emprego.
Treinamento e trabalho
A segunda opção é começar a trabalhar imediatamente. Algumas empresas podem contratar um iniciante que adquiriu habilidades básicas por conta própria. Neste caso, pode candidatar-se à vaga de aprendiz ou auxiliar de gesso.
Não vale a pena contar com altos salários, mas, neste caso, você pode rapidamente adquirir habilidades profissionais e começar a ganhar.
Todos escolhem uma opção dependendo de suas capacidades e preferências. Ao escolher estudar em uma faculdade ou escola técnica, você pode obter duas especialidades ao mesmo tempo. No território da Rússia, uma instituição educacional para a especialidade relevante pode ser encontrada em quase todas as cidades. Se nos concentrarmos no segundo método de obtenção de uma profissão ativa, o principal viés é para a prática.
Local de trabalho
A principal atividade laboral do estucador é a indústria da construção. Esse setor está sempre em alta de atividade, principalmente devido ao rápido ritmo de desenvolvimento das grandes cidades. E também você não pode prescindir de um gesso experiente durante uma grande revisão. Alguns especialistas trabalham há muito tempo no estado com outros funcionários. Outros optaram por trabalhar por conta própria.
Alguns especialistas trabalham no exterior. O formato do trabalho pode ser diferente. Via de regra, este é um trabalho de design. Pode durar vários meses ou anos, dependendo da escala e do financiamento. As grandes empresas celebram contratos de longo prazo e proporcionam aos funcionários excelentes condições de trabalho, incluindo acomodação confortável, alimentação, assistência médica e outros serviços.
Conforme observado, existem muitas profissões relacionadas na construção. No entanto, um estucador, um estucador, um pintor e outros especialistas trabalham no mesmo território.
Quanto ele ganha?
Ao escolher uma profissão, um dos fatores decisivos é o nível salarial.
Como em muitas outras profissões, o salário de um trabalhador dependerá de vários fatores:
- local de residência;
- experiência de trabalho (classificação e qualificações);
- a escala do objeto;
- termos de desempenho do trabalho;
- formato e complexidade do trabalho.
No território da Rússia, o salário mínimo para este cargo é de 15 mil rublos. O nível máximo chega a 150 mil rublos por mês. Esses ganhos são oferecidos por grandes empresas nas grandes cidades. O nível médio varia de 60 a 75 mil rublos por mês.
Muitos trabalhadores experientes organizam suas próprias equipes de construção e estabelecem seus próprios preços pelos serviços prestados.