Profissões agrícolas
Em busca de uma profissão de prestígio, muitos nem sequer pensam no fato de que podem tentar-se em outro setor. A agricultura hoje precisa de especialistas que possam trabalhar na terra, estar envolvidos na produção agrícola ou na criação de animais. Trata-se de um ramo distinto da economia, que tem como principal objetivo dotar a população do país de tudo o que é necessário, nomeadamente: alimentação. Surgiu muito antes da economia e do início do desenvolvimento da ciência.
As pessoas trabalham na terra desde tempos imemoriais, e as profissões agrícolas foram as primeiras a serem dominadas pelo homem. Sempre haverá uma demanda para eles. Vamos conhecê-los e descobrir quais são os mais procurados atualmente.
Peculiaridades
A agricultura, uma vez que dela depende a "saciedade" de todo o mundo, está se desenvolvendo muito ativamente hoje, em alguns países é mais, em outros é menos. Depende dos recursos, da qualidade do solo útil, das condições climáticas e, claro, da vontade da pessoa de trabalhar em sua terra natal.
A atividade agrícola tem uma série de vantagens e características, incluindo:
-
a capacidade de trabalhar na terra e cultivar várias safras com suas próprias mãos;
-
se você ama animais, pode escolher a profissão de criador de gado ou de veterinário;
-
disponibilidade de empregos - há sempre necessidade de especialistas jovens e qualificados;
-
crescimento na carreira e a oportunidade de começar seu próprio negócio.
Hoje em dia, conseguir uma profissão agrícola não é difícil.Existem muitas instituições de ensino diferentes que formam especialistas, fornecem o conhecimento necessário e, o mais importante, fornecem trabalho ao final dos estudos.
Você pode obter um diploma de especialista tanto na faculdade quanto em uma instituição de ensino superior. Tudo depende da direção em que você está interessado. Por exemplo, o diploma de agrônomo ou veterinário pode ser obtido após a graduação em uma universidade ou escola técnica, e a especialidade de operador de máquina é obtida por alunos de instituições de ensino secundário especializado.
O mercado de trabalho oferece uma ampla gama de ocupações agrícolas, algumas das quais baseadas em plantas e outras baseadas em animais.
Profissões relacionadas com a cultura
A produção vegetal é uma das áreas de atividade agrícola, agrária, que implica o cultivo de várias culturas no terreno, como grãos, batata, milho, girassol, linho e muitos outros cereais forrageiros. Existe uma grande procura de jovens licenciados. Vamos examinar mais de perto cada uma das profissões associadas à produção agrícola.
Agrônomo
O agrônomo é um especialista que trabalha com plantas. O principal objetivo de seu trabalho é obter o máximo rendimento possível com o mínimo de custos de recursos.
As funções de um agrônomo incluem:
-
estudo detalhado da área para posterior semeadura;
-
introdução e aplicação no processo de cultivo de plantas de diversas tecnologias modernas e soluções e métodos inovadores que aumentam a produtividade e criam excelentes condições para as plantas;
-
desenvolvimento de medidas de combate a diversas pragas e doenças;
-
controle de qualidade e condição de solo fértil;
-
controle sobre o trabalho de todos os funcionários;
-
traçar planos de semeadura e colheita.
Esse especialista deve necessariamente ter qualidades de liderança e uma mentalidade analítica. São esses recursos que ajudarão a organizar o trabalho com competência e estabelecer contato com a equipe.
Agroengenheiro
O dever de um engenheiro agrônomo é controlar o uso competente e eficiente de máquinas agrícolas no processo de semeadura e colheita. O especialista deve ser capaz de escolher a técnica e o equipamento adequados para isso, de forma a aumentar a produtividade e reduzir os custos de mão-de-obra na produção.
O teste de máquinas e equipamentos, a automação da produção e o controle da capacidade de manutenção, a manutenção do transporte também são tarefas de um engenheiro agrônomo.
Enólogo
A profissão de enólogo é muito interessante. Afinal, está diretamente relacionado à vinificação. Nem um único produtor plantará vinhas sem aconselhamento e consulta com esse especialista.
No centro de suas atividades:
-
identificar locais ideais para o plantio de uvas;
-
determinação da variedade de uva para cultivo;
-
consultoria sobre a organização do cuidado correto e eficaz da planta;
-
assistência na criação de uma adega - é o enólogo que aconselha e dá ao viticultor todas as informações necessárias sobre a escolha do equipamento, o método de processamento da uva a escolher, como e quando engarrafar o produto corretamente e quando, armazenar, vender vinho pronto.
Este especialista é o principal elo da cadeia “uma pequena muda de uva - um copo de bom espumante”.
Motorista de trator
No poder dessa pessoa está, provavelmente, uma das principais unidades que estão presentes na agricultura - um trator. Esta máquina foi a primeira na mecanização da agricultura. É o tratorista que, ao dirigir esse equipamento, trabalha no campo, cultiva e prepara o terreno para o inverno ou para a semeadura.
Além de operar o equipamento, o motorista do trator sem falta (e isso faz parte de suas funções) monitora o estado de seu veículo especial, seu desempenho.
Operador de máquinas
Esta profissão masculina é descrita de forma muito semelhante à profissão de motorista de trator. Mas, além da capacidade de dirigir um trator, o operador da máquina pode sentar-se ao volante de qualquer outra máquina agrícola, por exemplo, uma colheitadeira.
Operadores de máquina qualificados são raros hoje. Isso se deve principalmente às condições de trabalho.
A questão é que essas pessoas, independentemente das condições climáticas, seja o calor lá fora ou a chuva torrencial, devem trabalhar e colher.
Mas hoje, graças à tecnologia moderna e ao progresso, os fabricantes de grandes máquinas agrícolas estão fazendo tudo o que podem para facilitar o trabalho desses especialistas. Por exemplo, as colheitadeiras são equipadas com cabines modernas equipadas com ventilador ou ar condicionado.
Jardineiro
A profissão de jardineiro está diretamente relacionada ao cultivo de árvores frutíferas. Ele determina o local de plantio das mudas, traça um cronograma para regar, fertilizar, colher os frutos.
Ele também é responsável pela aquisição e uso de medicamentos que ajudam no combate a pragas e doenças.
De outros
Além das profissões acima relacionadas à produção agrícola, existem muitas outras que também são solicitadas e honradas. Hoje, o setor agrícola precisa de:
-
criadores trabalhando para desenvolver novas variedades de culturas que sejam mais resistentes às mudanças climáticas, doenças e ataques de pragas;
-
engenheiros hídricos;
-
cientistas do solo;
-
melhoradores;
-
especialistas em reparo de equipamento.
Lista de especialidades relacionadas à pecuária
O nome "criação de animais" significa que um especialista nesta área está envolvido com animais. Existem muitas especialidades diferentes neste campo de atividade, vamos conhecer as mais solicitadas.
Técnico de pecuária e engenheiro animal
Essas profissões são muito responsáveis, pois a principal tarefa de um técnico em gado ou de um engenheiro de zoológico é manter um rebanho de alta qualidade. Para atingir esse objetivo, eles devem:
-
monitorar a dieta correta para pássaros e animais;
-
fazer um cronograma de alimentação;
-
controlar a compra exatamente daqueles alimentos que devem ser ingeridos na dieta de seus pupilos durante este período;
-
controlar as condições em que os animais são mantidos.
O zootécnico torna o habitat de animais e pássaros o mais confortável possível. Isso significa que a fazenda deve ser leve e aquecida, os comedouros e bebedouros devem estar limpos e seu número deve atender aos requisitos.
Veterinário
Esta é uma das profissões mais desafiadoras e exigentes na pecuária. É o veterinário, que deve ter profundos conhecimentos em ciências como fisiologia e anatomia dos animais, que diagnostica as doenças e as trata. Responsabilidades do trabalho:
-
exame veterinário e sanitário;
-
emissão de licenças para a venda e uso de produtos agrícolas para alimentação;
-
realização de medidas preventivas em fazendas ou complexos;
-
evitando a propagação de doenças que podem prejudicar a saúde não só dos animais, mas também das pessoas.
Piscicultor
Essa especialização raramente é escolhida, por isso sabemos pouco sobre ela. Mas, de fato, um piscicultor, especialmente neste período, quando o mundo inteiro se depara com o problema de diminuir e contaminar as águas dos oceanos do mundo, com o qual milhares de espécies de peixes desaparecem, é urgente.
Este é o especialista que, com seus conhecimentos, cria os reservatórios artificiais adequados para a piscicultura.
Ele sabe como criar alevinos, criar ecossistemas aquáticos e como alimentar e criar peixes.
Leiteira
A leiteira coleta, drena, enxágue e desinfeta o produto lácteo. Antigamente, e bem sabemos disso pelos filmes, ordenha à mão, hoje eles usam máquinas especiais.
Apicultor
Este especialista em abelhas conhece e domina perfeitamente todas as sutilezas da comunicação com elas.Ele conhece informações sobre como a colônia de abelhas funciona, ele pode rastrear a hierarquia em cada colmeia.
O apicultor faz todo o possível para garantir que a vida dos insetos que lhe foi confiada seja confortável e a colheita seja a mais ampla possível.
De outros
Existem outras profissões que se relacionam com a pecuária: operador de inseminação artificial, operador de complexos pecuários, criador de peles, aviário e muitos outros.
Que outras profissões existem na agricultura?
Como você pode ver, o setor agrícola é amplo e multifacetado. Aqui todos podem encontrar o seu lugar e trabalhar ao seu gosto. Absolutamente todas as profissões relacionadas à criação de animais e produção de safras estão em demanda.
Além de profissões já consagradas, como leiteiro ou agrônomo, novas e modernas especialidades estão surgindo hoje. Esses incluem:
-
agrônomo-geneticista;
-
engenheiro de impressão 3D de alimentos;
-
operador de maquinaria agrícola mecanizada;
-
biohacker;
-
fazendeiro da cidade.
São especialidades do futuro, não tão distantes. O mundo não pára, todos os dias ouvimos falar de novas tecnologias, métodos, inovações. A ciência está avançando e muito rápido.
E para que a atividade agrícola acompanhe o tempo e não se degrade, precisa de jovens especialistas qualificados, cientistas, cujo trabalho mental e físico levará a agricultura a um novo patamar de desenvolvimento.