Tudo sobre as profissões relacionadas com eletricidade
De toda a lista de profissões, destaca-se um grupo de especialidades que, de uma forma ou de outra, estão relacionadas com a instalação, transmissão, redistribuição e também o consumo de energia elétrica. Desde o final do século XIX, quando foram inventados o telefone, a bateria e o motor elétrico, e até os dias de hoje, o consumo de energia elétrica no setor industrial e na vida cotidiana não para de crescer. É por isso que as profissões associadas a este tipo de trabalho têm uma procura consistentemente elevada.
Peculiaridades
Eletricistas pode lidar com equipamentos de diferentes tipos: automação, gerador, motores elétricos e muitos outros dispositivos... Suas responsabilidades de trabalho estão relacionadas à instalação, comissionamento, start-up, manutenção, bem como trabalhos de desmontagem ou reparo - todas dependem do perfil específico do especialista. Por exemplo, um eletricista em redes de energia urbanas está envolvido na instalação de linhas de força, na instalação de lanternas em postes, bem como em seu reparo.
Especialistas em máquinas de serviço de fábricas e geradores com diagramas de fiação funcionais; na indústria de construção, especialidades relacionadas ao projeto de fiação elétrica e conexão de edifícios a uma fonte de energia estão em demanda.
Qualidades pessoais como responsabilidade, atenção e precisão auxiliam as pessoas que trabalham com eletricidade no desempenho de suas funções.
Uma pessoa que trabalha nesta área deve ter uma boa coordenação dos movimentos e uma visão perfeita, não deve ter problemas com o sistema músculo-esquelético, coração e vasos sanguíneos. Os profissionais da eletricidade são muito procurados no mercado de trabalho, por isso os empregadores oferecem salários altamente competitivos.Além disso, cada um sempre pode aumentar sua renda se oferecer seus serviços à população privada.
Apesar dessas vantagens da profissão, ela também tem suas desvantagens.
- Em primeiro lugar, esse é um alto nível de perigo.... Trabalhar com eletricidade está sempre associado ao risco de choque elétrico, uma ameaça à vida e à saúde.
- Muitas vezes, quando se trabalha em grandes empresas, no setor de serviços e habitação e serviços comunitários, eletricistas e outros especialistas relacionados com eletricidade, tem que trabalhar o tempo todo... O seu horário de trabalho pode diminuir não só durante o dia, mas também à noite, em caso de acidente, têm que ir trabalhar nos fins-de-semana e feriados.
- Trabalhar com eletricidade envolve condições extremas, em que estes especialistas muitas vezes têm de cumprir as suas funções em altura, no subsolo, em condições de pouca visibilidade e com mau tempo.
Visualizações
Existe uma lista bastante impressionante de especialidades relacionadas à eletricidade.
- Eletricista É um funcionário responsável pela manutenção das redes e equipamentos elétricos em funcionamento. Executa ajustes de mecanismos e dispositivos, pode trabalhar em uma empresa de energia, em uma empresa de manufatura, no setor de transportes, bem como no sistema de habitação e serviços comunitários.
- Eletricista - as suas funções limitam-se à instalação, regulação e manutenção de equipamentos e redes eléctricas.
- Eletricista - realiza um complexo de testes e reparos de todos os tipos de unidades, máquinas, alarmes e sistemas de iluminação. Esse trabalhador estabelece o aterramento, estende o cabo até a rede telefônica. Os especialistas nesta profissão são procurados em muitos setores e suporte de vendas.
- Engenheiro elétrico - esta especialidade exige ensino superior obrigatório. Os trabalhadores nesta categoria estão envolvidos no projeto e manutenção de vários dispositivos elétricos - que podem ser equipamentos para aeronaves, automóveis, acionamentos elétricos e outras instalações. Além disso, a função do engenheiro elétrico inclui o desenvolvimento de um conjunto de medidas para aumentar sua produtividade. Essa pessoa deve ter um conhecimento profundo das características técnicas dos dispositivos com os quais trabalhará.
- Engenheiro de energia - Este é um especialista das mais altas qualificações, sendo o requisito obrigatório a presença de um ensino superior. Os colaboradores com este perfil são responsáveis pela elaboração de projetos de redes elétricas e de aquecimento, desenvolvimento de diagramas de trabalho e seleção de equipamentos otimizados. O engenheiro eletricista também é responsável pela modernização das redes e equipamentos elétricos.
Independentemente do tipo de viés profissional que o funcionário tenha, em qualquer caso, todos os especialistas listados desempenham trabalhos da categoria de alto risco.
Educação
Os empregos que não são de engenharia não exigem educação superior. Para ocupar o cargo de eletricista, eletricista, eletricista ou eletricista, bastará o ensino médio especializado, que se faz em faculdades e escolas técnicas.... A inscrição é feita na base de 9 ou 11 turmas. Os candidatos não passam nos exames, apenas a pontuação média do certificado escolar participa da competição. Via de regra, o currículo é baseado em uma área de atividade específica - pode ser a manutenção de cabos, comunicações, linhas aéreas, sistemas de distribuição, etc. O ciclo educacional dura de 2 anos 9 meses a 3 anos 10 meses, dependendo da formação básica (9 ou 11 anos), bem como das formas de estudo (período integral ou parcial).
Engenharia Elétrica Requer Ensino Superior... Para entrar nas universidades relevantes, você precisará fornecer dados de USE em matemática, língua russa e física.
Especialistas do viés correspondente são treinados em quase todas as regiões do nosso país, o estudo leva pelo menos 4 anos.
Local de trabalho e salário
Dependendo do local de trabalho, o pagamento de especialistas relacionados à eletricidade varia muito - em nosso país variam de 15 a 100 mil rublos. Em média, o pagamento pelo trabalho de um eletricista, eletricista e eletricista é de 30 a 40 mil rublos. Os engenheiros recebem salários mais altos - eles podem contar com um nível de cerca de 50 mil rublos. Os precursores que trabalham em regime de rodízio nas regiões do norte do nosso país têm salários muito mais altos - geralmente são mantidos em torno de 80-90 mil rublos.
O salário de um especialista qualificado em grandes empresas localizadas nas regiões da capital pode ultrapassar a marca de 100 mil rublos. De modo geral, todas as especialidades de alguma forma relacionadas à energia elétrica estão atualmente incluídas na lista das 50 mais demandadas do mercado, e ainda não há previsão de redução da demanda por elas.